Sistemático: Edição 1623 – 13/11/2014

Notícias

CECOM AVANÇA NA IMPLANTAÇÃO DO IPV6

A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – DRC – implantou o IPv6 nas redes que atendem os órgãos administrativos instalados na Reitoria.

O IPv6 deve, em médio prazo, substituir definitivamente o IPv4, protocolo utilizado atualmente e que está com sua capacidade de endereçamento esgotada no mundo. Em termos práticos, endereços IPv4 correspondem aos endereços dos computadores da UFMG iniciados com “150.164”.

Os endereços IPv6 alocados para a UFMG são iniciados com “2001:12f0:0601”. Após a finalização de testes com os filtros que protegem as redes, conforme noticiado na última edição de O Sistemático, alguns servidores da rede administrativa e também uns poucos computadores de usuários do CECOM receberam seus endereços definitivos e estão sendo utilizados para testes de navegação interna e externa.

RNP ELEVA VELOCIDADE DE CONEXÃO DO CAMPUS MONTES CLAROS

Na semana passada, a Cemig Telecom elevou a velocidade de conexão entre o Campus Pampulha e o Campus Montes Claros/Instituto de Ciências Agrárias em 50%, de 40 Mbps para 60 Mbps.

Este aumento de velocidade decorre de iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, responsável pela manutenção do circuito. A RNP deverá providenciar, também, a conexão de outros campi da UFMG: Campus Cultural de Tiradentes, em Tiradentes; Centro de Produção Sustentável Fazenda Modelo Pedro Leopoldo, em Pedro Leopoldo; Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, em Igarapé; Instituto Casa da Glória, em Diamantina; e Observatório Astronômico Frei Rosário, em Caeté, sendo que as atividades de instalação de circuitos de 20 Mbps para Pedro Leopoldo e Igarapé já foram iniciadas.

INICADO O MÓDULO 102 DA TURMA ABERTA DE LINUX

Teve início nesta segunda-feira, dia 10, o Módulo 102 do Curso de Linux da primeira turma aberta. O curso será encerrado em 28 de novembro.

Fazem parte desta turma os seguintes funcionários: Alexandre Alves da Rocha, André Rodrigues Drummond, Bruno Oliveira de Carvalho, Cristiano Rodrigues Rosa, Daniel Felippe Bernardino Corrêa, Davidysson Abreu Alvarenga, Edilson Costa de Oliveira, Érika Gonçalves de Assis, Flávio Mangerotti de Lima Soares, Henrique Gomes Nunes, Hermes Luciano Monteiro Júnior, João Paulo Pio Alvisi, Leonardo Carlos da Cruz, Luiz Henrique Loureiro dos Santos e Mateus Andrade Rezende.

O instrutor é Emerson Henrique Kfuri Pereira e o monitor é Gessy Caetano da Silva Júnior.
As aulas são realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.


Os alunos da primeira turma aberta de Linux

 

MARCADO PARA O DIA 24 INÍCIO DO PRÓXIMO CURSO DE CABEAMENTO

A próxima turma do curso de Noções de Cabeamento Estruturado será oferecida para a equipe da DOM (Diretoria de Obras e Manutenção) e pessoas que se inscreveram para a Turma A (das inscrições abertas).

Essa turma será realizada agora em novembro, de 24 a 28, segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sala de aulas do CECOM no subsolo da Reitoria, sendo constituída das seguintes pessoas: Alexandre César Gomes, Breno Julian Wendling Cardoso, Carlos Alberto de Moraes, Carlos Augusto da Silva, Gláucio Bueno Gonçalves, John Anderson Gabrich Machado, Lara Figueiredo Xavier, Sônia Regina Pereira Diniz, Vinícius Etrusco Moreira e Vitor Siqueira.

A ocupação das demais turmas de Noções de Cabeamento Estruturado será divulgada oportunamente. Esta é a última turma oferecida em 2014. Em 2015 serão oferecidas 6 turmas a partir de março.

No mês de fevereiro de 2015 serão abertas novamente as inscrições para as turmas de Linux e Cabeamento. Essa decisão tem o objetivo de permitir que as pessoas possam mudar suas opções de turma já feitas no processo de inscrição anterior e, também, permitir que novos inscritos possam solicitar suas vagas.

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Para os usuários do sistema Linux, os mais recentes jogos. O objetivo do projeto é atuar como uma vitrine dos melhores jogos para o sistema Linux e aumentar a conscientização sobre o Linux como uma plataforma de jogos, fornecendo uma maneira fácil de instalar. Clique.

– Para quem quer se aperfeiçoar e fazer curso de Java grátis:
Conceitos Básicos e Introdução: leia.
Java e Orientação a Objetos: veja.

– Estude em casa. Simulados, resumos e vídeos das melhores aulas. Visite o endereço.

– Veja como desativar a opção ‘Visto por Último’ no WhatsApp. Acesse.

– Outra dica: Saiba como impedir o WhatsApp de avisar que você viu mensagens recebidas no endereço.

– Agora é gratuito. O Microsoft Office Mobile é o complemento oficial do Office otimizado para seu telefone com Android. Você pode acessar, exibir e editar seus documentos do Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint de praticamente qualquer lugar. Download.

– Apple App Store: Download.


CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2015 É APROVADO PELO CEPE

Por meio da Resolução 21/2014, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) aprovou, no final de outubro, o calendário escolar de 2015. O primeiro semestre letivo começa no dia 2 de março e termina em 11 de julho. No segundo semestre, as aulas recomeçam no dia 3 de agosto e se encerram em 16 de dezembro.

Eventos tradicionais da agenda da UFMG também estão com suas datas definidas, como os festivais de Verão (10 a 13 de fevereiro) e de Inverno (17 a 25 de julho), Semana do Conhecimento (19 a 23 de outubro) e Mostra das Profissões (24 e 25 de outubro).

O calendário está disponível em https://www.ufmg.br/conheca/calendario.shtml e a resolução que o aprovou pode ser consultada na versão digital do Boletim 1884, que circula nesta semana (https://www.ufmg.br/boletim/bol1884/e1.shtml).

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/036017.shtml – 11/11/2014)


20 DICAS PARA APRIMORAR SUA BUSCA NO GOOGLE

No Olhar Digital de 11/11/2014 (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/20-dicas-para-aprimorar-sua-busca-no-google/45150), foi publicado o artigo “20 dicas para aprimorar sua busca no Google”, transcrito abaixo. A colaboração é de Diêgo Jessé de Pinho Tomáz, da DAS.

Apesar de suas diversas divisões, não há como negar que a maior e mais conhecida ferramenta do Google é seu buscador. Segundo dados de julho da Serasa Experian (http://noticias.serasaexperian.com.br/google-brasil-lidera-buscas-em-junho-segundo-hitwise/), o Google é o buscador mais utilizado no Brasil, com 93,6% de market share, seguido do Bing com 1,56% e do Ask.com, com 1,07%.

No entanto, são poucos os usuários que conhecem todas as artimanhas e ferramentas extras do buscador. O Digital Trends (http://www.digitaltrends.com/computing/the-35-best-google-search-tips-and-tricks/) compilou algumas dicas de buscas no Google e reproduzimos a seguir 20 delas.

Vale frisar que a maior dos comandos é em inglês, contudo, não é difícil utilizá-los. Confira:

Símbolos que refinam a busca:

– Frase exata: digite-a entre aspas, como por exemplo, “ser ou não ser, eis a questão”;

– Frase incompleta: coloque asterisco (*) nos termos que estão faltando, como “ser * não ser, * a questão”;

– Excluir resultados que incluem uma palavra com múltiplos significados: insira um sinal de menos (-) antes da palavra que deseja omitir. Por exemplo: “São Paulo -time” ou “São Paulo -SPFC”;

– Hashtags ou assuntos que estão em alta: jogo da velha (#) + termo, como “#eleições2014”.

Refinando a busca com domínios

– Resultados em um determinado site: “site:” + domínio desejado. Por exemplo: “iPhone 6 site:olhardigital.com.br”;

– Sites que sejam parecidos com um outro domínio: “related:” + site que você quer achar páginas semelhantes. Exemplo: “related:olhardigital.com.br”;

– Última versão de um domínio em cache: “cache:” + site, como por exemplo, “cache:olhardigital.com.br”;

– Arquivo específico de um termo: termo + “filetype:” + tipo de arquivo. Por exemplo: “Jeniffer Lawrance filetype:jpeg”.

Outros comandos úteis:

– Temperatura: “weather” + código postal ou nome da cidade;

– Hora do nascer do sol ou pôr do sol: “sunrise” ou “sunset” + código postal ou nome da cidade;

– Horário de um local: “time” + nome da região;

– Checar o status de um voo: insira o número do voo;

– Conversões de moedas, peso ou medida: digite o valor seguido da unidade + “to” + segunda unidade;

– Definição e origem de uma palavra: “define” ou “etymology” + a palavra;

– Usar a calculadora: digite a equação na barra de buscas;

– Rastrear um pacote: digite o número de rastreamento;

– Descobrir o IP do dispositivo: insira “IP adress” na barra de buscas;

– Filmes em cartaz: “movies” + código postal ou nome da cidade;

– Informações nutricionais ou comparação entre alimentos: nome do alimento/produto ou nome do alimento/produto + “compare” + itens que deseja comparar;

– Pontuação de um time em um campeonato: digite o nome do time.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 38, de 17/11/1994, publicou notícias sobre a visita da Comissão de Informática ao CECOM, mudança na compilação de bancos, desmontagem do DDS, entre outras, além da Parte 2 do artigo Os novos periféricos do A10, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO EM FLORIANÓPOLIS

Os funcionários João Carlos Lages, do CECOM, Elisete Moreira e Letícia Mara Pereira Neves, do DP, estarão, no período de 22 a 25 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina.
Eles vão participar de uma reunião, promovida pela SESU/MEC, na Universidade Federal de Santa Catarina, com a finalidade de desenvolver um subsistema nacional de administração de pessoal das IFES.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Patrícia Nascimento Silva, no dia 14; Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Wallison Fabiano de Araújo, no dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Karina Flaviana Ribeiro e Rosilaene Aparecida de Freitas, no dia 20. E para os ex-ceconianos Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Gimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Álvaro Antônio Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Com a instalação do gerador da Reitoria em uma sala do subsolo, cedida pelo CECOM, vale lembrar como a sala foi anteriormente ocupada. Existem registros mais antigos, mas O Sistemático publica, esta semana, as duas últimas ocupações. As fotos são de autoria da Lelé.



As fotos são de março de 2013 com uma parte da equipe de desenvolvimento de sistemas do CECOM , vendo-se na primeira foto: à esquerda Vítor Melo, Diego Brandão e Leandro Pio; À direita: Leandro Campos e José Eugênio.
Na segunda foto: Vítor Melo, Diego Brandão, Leandro Pio e José Eugênio.



Fotos tiradas em maio de 2013, logo após a saída da equipe do CECOM que cedeu a sala para a equipe do
Diário Eletrônico. Na foto acima> Sônia Maria de Melo e Ana Lúcia Diniz. Foto abaixo: Lucimara e estagiária.