Sistemático: Edição 1624 – 20/11/2014

Notícias

DRC SUBSTITUI ROTEADORES NA REDE UFMG

A DRC – Divisão de Redes de Comunicação migrou, na última sexta-feira, dia 14 de novembro, as redes que atendem às diversas áreas do CECOM e parte dos computadores que abrigam serviços web da UFMG para um novo roteador.

Na terça-feira, dia 18, foi trocado o último roteador Allied-Telesyn que atendia à Escola de Engenharia e ontem, dia 19, foi substituído o equipamento da Faculdade de Farmácia.

Todos os novos roteadores são do modelo Summit X-460, fabricado pela Extreme Networks.

CECOM IMPLANTA IPV6 NA UFMG

A Divisão de Redes de Comunicação do Cecom – DRC – concluiu os testes com filtros e endereços IPv6 nos novos roteadores da Rede UFMG. O IPv6 deve, em médio prazo, substituir definitivamente o IPv4, protocolo utilizado atualmente e que está com sua capacidade de endereçamento esgotada no mundo. Em termos práticos, endereços IPv4 correspondem aos endereços dos computadores da UFMG iniciados com “150.164”. Os endereços IPv6 alocados para a UFMG são iniciados com “2001:12f0:0601”.

Todos os novos roteadores estão programados para atender tanto ao IPv4 quanto ao IPv6.

Para concluir a implantação do IPv6 na UFMG faltam dois passos: o primeiro envolve a definição e implantação de política de alocação dos endereços IPv6 nos computadores, de maneira a garantir que sistemas não cadastrados fiquem sem acesso à rede. O segundo passo envolve os sistemas que abrigam as páginas web da UFMG e os serviços oferecidos pela rede, que deverão ser verificados quanto à completa adaptação ao novo protocolo.

RNP MINISTRA CURSOS PARA EQUIPE DA DTI

Dentro das ações conduzidas pela DTI, para melhorar a governança da Tecnologia da Informação na instituição, serão promovidos cursos ministrados pela ESR-RNP (Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Estes cursos abordarão temas relacionados à Governança com Cobit, a Gestão de Serviços e a Gerência de Projetos. Os dois últimos cursos serão oferecidos em 2015, nas primeiras semanas dos meses de março e abril. Cada um dos cursos terá um total de 15 vagas, que serão preenchidas por pessoal das equipes do Centro de Computação e Laboratório de Computação Científica.

O curso de Governança com Cobit acontecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, na sala de aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com os seguintes participantes: Antônio Eustáquio Rodrigues, David Eustáquio da Silva, Diógenes Cecílio da Silva Júnior, Guilherme Henrique Silva Gomes, Ivan Santana Santos, Karina Flaviana Ribeiro, Leandro da Cunha Campos, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves, Ronaldo Araújo Costa, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Thiago Gabriel Diniz e Wallison Fabiano de Araújo.

 

DTI PROMOVE NO DIA 28/11 O 4º ENCONTRO DE TÉCNICOS DE TI DA UFMG

A equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI – promoverá mais um encontro com os técnicos de TI das unidades administrativas e acadêmicas da UFMG. O encontro será no dia 28 de novembro, no horário de 14h às 17h, em local ainda não confirmado.

O objetivo do Encontro é informar sobre o andamento dos vários projetos em execução na DTI e a troca de experiências onde serão repassadas orientações sobre questões envolvendo TI.

NOVA TURMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO TEM INÍCIO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A próxima turma do curso de Noções de Cabeamento Estruturado terá suas aulas iniciadas na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro.

Esta turma é composta pela equipe da DOM (Diretoria de Obras e Manutenção) e pessoas que se inscreveram para a Turma A (das inscrições abertas), sendo constituída pelas seguintes pessoas: Alexandre César Gomes, Breno Julian Wendling Cardoso, Carlos Alberto de Moraes, Carlos Augusto da Silva, Gláucio Bueno Gonçalves, John Anderson Gabrich Machado, Lara Figueiredo Xavier, Sônia Regina Pereira Diniz, Vinícius Etrusco Moreira e Vitor Siqueira.

As aulas serão realizadas no horário de 13h às 17h, na sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, com término no dia 28/11.

O instrutor do curso de Cabeamento Estruturado é o Analista de TI, David Eustáquio da Silva, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC).

Informativo

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Criado em 2007, o Conexões Itaú Cultural contempla um mapeamento inédito da presença da literatura brasileira no mundo, seja na mídia, na pesquisa universitária ou no mercado editorial, além de realizar encontros de pesquisadores que trabalham com literatura brasileira no Brasil e no exterior e produzir textos reflexivos sobre as condições da literatura brasileira no exterior.  Clique.

– Fazer seu filho ajudar em casa auxilia também no desenvolvimento dele. Cuidar de si mesmo é algo que deve ser ensinado no dia a dia, com exemplos e incentivo para fazer seu filho ajudar em casa. Saiba como no endereço.

– A BNDigital materializa duas das tradicionais missões das bibliotecas nacionais: preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo. Veja.

– O Grupo Globo é um conjunto de empresas que tem como missão informar, entreter e contribuir para a educação do país através de conteúdos de qualidade. “Queremos cada vez mais ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que almeja a felicidade de todos e de cada um.” Saiba mais.

– Sua sáude. Veja o Guia de prevenção no endereço.

– 5 exercícios de HIIT para fazer em casa: quer encarar o HIIT (Treino Intensivo Intervalado de Alta Intensidade), mas não tem tempo de ir à academia? Listamos cinco exercícios simples para executar em casa. Clique.

– Dica da Aleixina Maria Andalecio dada pelo Facebook:

“Você nunca mais vai acompanhar as instruções de segurança nos vôos do mesmo jeito. A Air New Zealand, que se auto-denomina a “companhia oficial da Terra Média”, criou um vídeo tão inusitado quanto épico para mostrar as indicações de segurança aos passageiros nos voos.” Veja no endereço.


ICEX SEDIA WORKSHOP SOBRE SISTEMAS DE RECOMENDAÇÃO PARA SOCIEDADES SUPERCONECTADAS

Quando se entra em um portal de notícias e ele já sugere notícias de interesse ou relacionadas ao que se tem lido com mais frequência, isso se dá em razão de um sistema de recomendação. Nesta sexta, 21, o auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) recebe o workshop Sistemas de recomendação para uma sociedade massivamente conectada, justamente para debater as tendências dessa área da ciência da computação tendo em vista a sociedade superconectada que se projeta para o futuro próximo.

O que mais intriga na área, no entanto, são as conjecturas futuristas – como sugere Wagner Meira, professor do Departamento de Ciência da Computação e organizador do workshop. “Para os dias de hoje, também temos o exemplo dos sites de comércio eletrônico, que recomendam, com base nas compras e visualizações anteriores, novos produtos de interesse do internauta. No entanto, no futuro nós teremos uma diversidade muito maior de plataformas e cenários. Como vamos lidar com essa nova realidade é uma grande questão.”

Wagner dá alguns exemplos. “A sua geladeira poderá dizer o que você precisa comprar no supermercado, por exemplo. Considerando o seu consumo, ela poderá criar a sua lista de compras automaticamente”, sugere. Uma lista de compras, quem sabe, concebida em conformidade com o planejamento nutricional estipulado previamente pela própria pessoa no sistema do eletrodoméstico.

“E também devemos pensar na grande diversidade de sensores que devem surgir. Sensores atmosféricos que recomendarão o que vestir. Há também o caso do carro inteligente, capaz de avaliar se o motorista está dirigindo mal ou consumindo muito combustível. São inúmeras as possibilidades”, afirma Meira.

O workshop terá atividades ao longo de todo o dia, com discussões em inglês e português. O evento é aberto ao público.

Das 9h às 12h, as discussões serão sobre um tutorial com o tema Mining Social Networks for Recommendation, que será apresentado por Martin Ester, professor e diretor da Escola de Ciência da Computação da Simon Fraser University, do Canadá. …

Das 13h às 15h, haverá apresentação de pôsteres de estudantes da UFMG sobre projetos de sistemas de recomendação, atividade sob a coordenação de Rodrygo Santos, professor do Departamento de Ciência da Computação do ICEx.

Por fim, das 15h às 17h, será realizado o painel Recommender systems for a massively connected society: challenges and trends, que vai reunir Martin Ester, Antonio Loureiro, professor do DCC, e Nivio Ziviani, emérito do mesmo departamento.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/036126.shtml – 18/11/2014)


CINECLUBE OLARIA, NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA UFMG, CELEBRA A CONSCIÊNCIA NEGRA COM EXIBIÇÃO DE FILMES

AAcontece na sexta-feira, dia 21 de novembro, mais uma edição do CineClube Olaria na Estação Ecológica UFMG e desta vez a temática está relacionada ao Dia Nacional da Consciência Negra com a exibição dos curtas Miúda e Rosário, ambos dirigidos por Tomás Vianna e Carlo Kanashiro, além de Conto de Lágrimas, dirigido por Mirian Rolim. A sessão começa às 19h30, na Olaria da Estação, campus Pampulha. A entrada é gratuita. Após os filmes, haverá um debate sobre o tema e, em seguida, uma apresentação musical do grupo Quê que tem Zé.

O CineClube Olaria, inaugurado em 2012, é uma parceria entre a Estação Ecológica UFMG e o Laboratório Innovatio da Escola de Belas Artes da universidade.

Mais informações pelos telefones (31)3409-7472, da Escola de Belas Artes, e (31)3409-2296, da Estação Ecológica UFMG.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVIII, nº 39, de 24/11/1994, publicou notícias sobre melhorias na matrícula para o 2o semestre de 1995, 43º ENANUNI, migração dos discos,visitas da Comissão de Informática, Festa de Natal do CECOM, entre outras, e a Parte 3 do artigo técnico “Os novos periféricos do A10”, de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca. A notícia que se destacou foi:

EXECAPES

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação promoveu uma reunião com a CAPES para análise do novo sistema de coleta de dados proposto por aquela agência.
O novo sistema, que substituirá o atual EXECAPES, terá um projeto piloto implantado no 2o semeste de 1995.
Sua versão definitiva será implantada em 1996, em um servidor centralizado no prédio da Reitoria (no G30 ou no servidor Novell), conectado à rede UFMG.
O sistema está sendo desenvolvido utilizando-se como ferramenta o PowerBuilder e SGBD SYBASE.
Além disso, todo o trânsito de informações entre a ProPos e a CAPES passará a ser feito via Internet.

Eventos

FESTA DE NATAL DA DTI

A Festa de Natal da DTI está marcada para o dia 18 de dezembro, a partir das 12h, no Clubinho, local de realização da festa nos últimos anos. Como sempre, será servido um almoço de confraternização.

A lista de adesão foi passada e, agora, será recolhida a contribuição de cada participante.

Quanto à ornamentação do 8º andar e subsolo, os preparativos estão em andamento, devendo ser iniciados na próxima semana.

Como alguns participantes indagaram pelas cestas natalinas, a Redação comunica que elas serão confeccionadas com a contribuição daqueles que quiserem participar do sorteio, independente ou não de irem à festa.

Mais detalhes serão divulgados em O Sistemático ou por e-mail.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, Karina Flaviana Ribeiro e Rosilaene Aparecida de Freitas, hoje, dia 20; e para os ex-ceconianos: Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata, Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Como o mês de Dezembro está chegando e com ele as festas de final de Ano, vale relembrar a decoração de Natal do CECOM em 2013. As fotos são de autoria da Lelé.


A lareira e a coleção de Papai Noel


A ceia de Natal


Papai e Mamãe Noel e o trenó


O presépio