Sistemático: Edição 1627 – 11/12/2014

Notícias

RNP MINISTRA CURSO PARA EQUIPE DA DTI

Como parte das ações conduzidas pela DTI, com o objetivo de melhorar a governança da Tecnologia da Informação, teve início o Curso Governança com Cobit, ministrado pela ESR – RNP (Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Outros dois cursos serão oferecidos nas primeiras semanas dos meses de março e abril de 2015 com temas relacionados à Gestão de Serviços e a Gerência de Projetos. Cada curso tem um total de 15 vagas, preenchidas por pessoal das equipes do Centro de Computação e do Laboratório de Computação Científica.

O curso de Governança com Cobit teve início no dia 10, com aulas até o dia 12, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Na apresentação de ontem, esteve presente a representante da RNP Elimária de Oliveira Barbosa juntamente com o instrutor Jean Caminha. A partir de hoje, ficou somente Jean Caminha ministrando o curso.

Governança com Cobit tem os seguintes participantes: Antônio Eustáquio Rodrigues, David Eustáquio da Silva, Diógenes Cecílio da Silva Júnior, Guilherme Henrique Silva Gomes, Ivan Santana Santos, Karina Flaviana Ribeiro, Leandro da Cunha Campos, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Mário Magalhães Lara, Raimundo Natalino Chaves, Ronaldo Araújo Costa, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, Thiago Gabriel Diniz e Wallison Fabiano de Araújo.


A representante da RNP Elimária Barbosa e o instrutor Jean Caminha

DRC REALIZA ATUALIZAÇÃO NA INFRAESTRUTURA DE REDE DO DLO

No dia 04 de dezembro, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, realizou a migração da rede que atende ao DLO – Departamento de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais, para um novo roteador, modelo Summit X-460, fabricado pela Extreme Networks .

O DLO e as áreas de Manutenção e Projetos do DOM – Departamento de Obras e Manutenção, antiga Superintendência de Infraestrutura e Manutenção, compartilham um circuito de dados de apenas 100 Mbps, que está congestionado. Com a alteração, o Almoxarifado Geral está sendo alimentado por um circuito de 1 Gbps e tanto o DLO quanto o DOM, serão, até a próxima semana, migrados para circuitos individuais de 1 Gbps. Os novos circuitos vão utilizar pares de fibra ótica passada entre a Reitoria, ECI e DLO que seriam utilizados para o sistema de vigilância por câmeras nos prédios do Campus Pampulha. Outros pares de fibra ótica destes cabos serão utilizados como infraestrutura central do novo projeto de vigilância eletrônica das áreas externas do Campus, baseado em câmeras IP instaladas em postes.

DTI APLICA TREINAMENTO SOBRE O MOODLE NO ICA

A Diretoria do ICA – Instituto de Ciências Agrárias de Montes Claros solicitou à DTI um treinamento sobre a utilização do Moodle para os Coordenadores e Subcoordenadores de graduação do instituto.

A Analista de TI, Érika Gonçalves de Assis, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria, está hoje, dia 11, em Montes Claros, ministrando este treinamento. Érika Assis retorna ainda hoje à Belo Horizonte.

 

DRH ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS DO CECOM

O DRH entregou, esta semana, os certificados dos cursos oferecidos pelo CECOM em parceria com a ProRH, neste segundo semestre de 2014.

Os certificados são dos cursos:

– Curso Linux – Módulo LPI/101, período de 11 a 29/08/2014;
– Curso Linux – Módulo LPI/102, período de 08 a 25/09/2014;
– Curso Linux – Módulo LPI/101, período de 06 a 23/10/2014;

– Curso Noções de Cabeamento Estruturado, período de 29/09 a 03/10/2014;
– Curso Noções de Cabeamento Estruturado, período de 27 a 31/10/2014.

Os participantes dos cursos devem buscar os certificados na sala 8038 B, com Lelé.

Informativo

DAP COMUNICA ATUALIZAÇÃO DE NORMA DE FÉRIAS

O Departamento de Administração de Pessoal da UFMG comunicou, por meio de e-mail em 11/12/2014, a atualização da norma de Férias, “realizada devido à Publicação da Orientação Normativa nº 10, de 3 de dezembro de 2014, que dá nova redação ao art. 5º da da Orientação Normativa nº 2, de 23 de fevereiro de 2011. As disposições desta Orientação Normativa aplicam-se às férias relativas ao exercício de 2015.”

“(…)

§2º Quando não for possível a reprogramação das férias no mesmo ano, excepcionalmente, será permitida a acumulação de férias para o exercício seguinte, nos casos de:

I – licença à gestante, à adotante e licença-paternidade; e
II – licenças para tratar da própria saúde, exclusivamente para os períodos considerados de efetivo exercício, comforme art. 102 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

§3º O servidor em usufruto de licença capacitação, afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país ou para estudo ou missão no exterior com remuneração, fará jus às férias, que, se não forem programadas, serão registradas e pagas a cada mês de dezembro. (Anteriormente esse servidor faria jus às férias relativas ao exercício que se der o seu retorno)
………………………………………………
” (NR)


MOSTRA INTERNACIONAL DE CURTAS DE ANIMAÇÃO OCUPA FACHADA DIGITAL DO ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG exibe em sua fachada digital uma série de curtas que integram a 12ª edição da Mumia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. A seleção contempla produções mineiras, de outros estados e internacionais, com filmes de países como Espanha, Portugal, Ucrânia, Estados Unidos e Colômbia. As sessões, que vão até 18 de dezembro, ocorrem às quintas, às 19h30 e às 20h, e às sextas, sábados e domingos às 19h30.

“Foi um convite muito oportuno e fico feliz de podermos realizar essa parceria. Eu vejo a Mumia como uma forma de difundir conhecimento por meio da animação. É muito importante levar essa discussão para o Espaço do Conhecimento UFMG, um ambiente que estimula o diálogo entre as diferentes formas de saber”, afirma o diretor da mostra, Sávio Leite.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, Belo Horizonte.

Programação e informações podem ser obtidas no site do Espaço do Conhecimento espacodoconhecimento.org.br/?p=9682 ou telefone (31)3409-8350

Assessoria de Comunicação Espaço do Conhecimento UFMG
(31) 3409-8366
(31) 7142-3287

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 10/12/2014)


HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG ARRECADA DOAÇÕES PARA ASILOS DE BELO HORIZONTE

Quase 200 idosos que vivem em três asilos de Belo Horizonte serão beneficiados com as doações de fraldas geriátricas, kits de higiene oral (escova, creme e fio dental), lenços umedecidos, desodorantes, cremes hidratantes e outros materiais de higiene pessoal arrecadados pela campanha Natal Feliz, iniciativa da Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG (HC).

Os interessados em contribuir com a campanha poderão buscar uma cartinha na Assessoria de Comunicação (1º andar, ala sul) e entregar os donativos até 22 de dezembro, também no setor. As doações serão destinadas ao Lar dos Idosos São José, ao Lar Senhor Bom Jesus e da Casa do Ancião, cujos moradores têm idades entre 60 e 102 anos. As instituições escolhidas não possuem fins lucrativos.

Nos últimos anos, o HC participou da campanha Papai Noel dos Correios, apadrinhando cartinhas de algumas crianças.

O Hospital das Clínicas da UFMG fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 110, bairro Santa Efigênia.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-9355.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG – 05/12/2014)


TERMINAM SÁBADO INSCRIÇÕES PARA COLÔNIA DE FÉRIAS NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG recebe até sábado, dia 13 de dezembro, as inscrições para a 9ª edição de sua Colônia de Férias, que oferecerá entre os dias 19 e 23 de janeiro atividades recreativas e de entretenimento com componentes artísticos, culturais e de divulgação científica. A programação, que é destinada a crianças de 5 a 12 anos, inclui visitas às exposições do MHNJB, oficinas, jogos didáticos, caminhadas na mata e brincadeiras tradicionais diferentes daquelas vivenciadas em visitas escolares ou turísticas. As inscrições devem ser feitas no site: www.mhnjb.ufmg.br.

Os responsáveis devem efetuar o pagamento da taxa na portaria 1 do Museu até o dia 22 de dezembro. São disponibilizadas 80 vagas – 50 pela manhã, das 8 às 12 horas, e 30 à tarde, das 13 às 17 horas. As crianças devem levar seu lanche, e as inscritas em período integral, das 8 às 17 horas, terão o custo de R$ 9,00 com o almoço, que deverá ser pago à responsável pela cantina do Museu.

Os interessados podem escolher os dias e os períodos que desejam inscrever suas crianças. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7639/7647.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico UFMG fica na rua Gustavo da Silveira, 1035, no bairro Santa Inês.

Assessoria de comunicação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – comunicacao@mhnjb.ufmg.br – (31) 3409-7607.

(Fonte: Agência de Notícias da UFMG- 10/12/2014)


Eventos

FESTA DE NATAL DA DTI

Será realizada na próxima semana, no dia 18 de dezembro, a Festa de Natal dos funcionários da DTI. A festa está marcada para início às 12h, no Espaço Clubinho, na Pampulha.

Para o sorteio da cesta de guloseimas foi solicitada a colaboração de todos para a confecção da mesma. Até o momento, 55 itens foram recebidos na Redação de O Sistemático. Cada item dá direito à 1 cupom numerado para o sorteio.

Agora, é aguardar o dia da festa!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, no dia 13; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Aleixina Maria Lopes Andalécio, Cláudio Manuel da Costa Silva, Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.

CASAMENTO: Dioberto César dos Reis (Beto), da DRC, vai se casar com Rosely Rodrigues no dia 10 de janeiro de 2015, às 19h, na Igreja Casa de Oração para todos os povos “Igreja da Baleia”, situada à rua Cel. José de Castro, 170, Bairro Santa Cruz , Belo Horizonte.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A DTI promoveu, no dia 03/12/2014, o IV Encontro de Técnicos de Tecnologia da Informação da UFMG, no Auditório 1 da Face. Além da equipe da DTI, composta por 13 pessoas, estiveram participando do encontro 61 representantes de unidades/órgãos da Universidade.

As fotos são de autoria de Carlos Alfeu.


A fala de Antônio Eustáquio, Diretor da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria


A apresentação de Clarissa Botelho do DLO


A apresentação de André Drummond, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação


A apresentação de Eugênio Pacelli, da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria


Um intervalo entre as palestras


As conversas para troca de experiências