Sistemático: Edição 1629 – 12/03/2015

Notícias

RNP MINISTRA CURSO PARA EQUIPE DA DTI

Como parte das ações que estão sendo conduzidas pela DTI, desde o ano passado, com o objetivo de melhorar a governança da Tecnologia da Informação, foi realizado, nos dias 02, 03 e 04 de março, o Curso Gerenciamento de Serviços de TI, ministrado pela ESR – RNP (Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

O curso, com um total de 15 vagas, foi realizado para o pessoal das equipes do Centro de Computação e do Laboratório de Computação Científica, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Na apresentação, ocorrida no primeiro dia, esteve presente a representante da RNP Adriana Walckiers, juntamente com o instrutor Victor Nunes. A partir do segundo dia, ficou somente Victor Nunes ministrando o curso.

Gerenciamento de Serviços de TI contou com os seguintes participantes: Antônio Eustáquio Rodrigues, David Eustáquio da Silva, Denise Cristina de Assis Moreira, Érika Gonçalves de Assis, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Ivan Santana Santos, Leandro da Cunha Campos, Luiz Cláudio Ferreira Santos, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Mário Magalhães Lara, Paulo Henrique de Araújo Abreu, Raimundo Natalino Chaves, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira e Wallison Fabiano de Araújo.

Em abril está prevista a realização do curso de Gerência de Projetos, ministrado pela RNP.Como parte das ações que estão sendo conduzidas pela DTI, desde o ano passado, com o objetivo de melhorar a governança da Tecnologia da Informação, foi realizado, nos dias 02, 03 e 04 de março, o Curso Gerenciamento de Serviços de TI, ministrado pela ESR – RNP (Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

O curso, com um total de 15 vagas, foi realizado para o pessoal das equipes do Centro de Computação e do Laboratório de Computação Científica, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Na apresentação, ocorrida no primeiro dia, esteve presente a representante da RNP Adriana Walckiers, juntamente com o instrutor Victor Nunes. A partir do segundo dia, ficou somente Victor Nunes ministrando o curso.

Gerenciamento de Serviços de TI contou com os seguintes participantes: Antônio Eustáquio Rodrigues, David Eustáquio da Silva, Denise Cristina de Assis Moreira, Érika Gonçalves de Assis, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, Ivan Santana Santos, Leandro da Cunha Campos, Luiz Cláudio Ferreira Santos, Márcia Regina Lemos, Márcio da Costa Viana, Mário Magalhães Lara, Paulo Henrique de Araújo Abreu, Raimundo Natalino Chaves, Soraya Jardim Neves Alves Ferreira e Wallison Fabiano de Araújo.

Em abril está prevista a realização do curso de Gerência de Projetos, ministrado pela RNP.


O instrutor Victor Nunes

INICIADO O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2015 DO CECOM COM LINUX-201

O CECOM, em parceria com a ProRH, reiniciou, esta semana, seu Programa de Capacitação para o ano de 2015, com o Módulo 201 da turma fechada do Curso de Linux.
O curso teve início no dia 09 e será encerrado no dia 26 de março. As aulas são realizadas na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, de segunda a quinta-feira, de 8h às 12h.
Fazem parte desta turma os seguintes funcionários: Alan Calazans, André Luiz Garcia Correia, Bruno Gomes de Souza, Bruno Oliveira de Carvalho, Cláudio Costa, Edgard Eustáquio de Morais, Felipe Ribeiro de Oliveira, Geraldo Martins da Costa, Gessy Caetano da Silva Júnior, Ivan Santana, Leandro Duarte Assis, Marco Túlio Domingues do Amaral, Mateus Andrade Rezende, Paulo Henrique de Araújo Abreu e Pedro Henrique Begalli Resende.
O instrutor é Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços.
Já o curso Noções de Cabeamento Estruturado está marcado para início no dia 23 de março.


Os alunos da turma de Linux – LPI-201

PUBLICADA A APOSENTADORIA DE CLÁUDIA GALINKIN

Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria no 892, de 10/02/2015, que aposenta a Analista de Tecnologia da Informação Cláudia Galinkin, lotada no Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas.

A trajetória de Cláudia na UFMG teve início em maio de 1981, quando entrou como estagiária do CECOM. Cursava Ciência da Computação e foi a 1a. colocada no teste realizado no CECOM para admissão de estagiários. Foi lotada na então Divisão de Usuários e permaneceu alí até junho de 1983.

Após Concurso feito na UFMG, em julho de 1983, foi contratada como Programador, atuando no Pool de Programação. Por volta de 1984, foi criada a Divisão de Núcleos Computacionais, com o pessoal do CECOM lotado no próprio HC. Foi convidada para fazer parte da equipe, juntamente com Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Gino Ottoni Durante e Marcelo Novaes Machado.

Em 1996, com a aposentadoria da Dilma, permaneceram no núcleo Cláudia, Gino e Marcelo. O Gino se aposentou em novembro de 2014, a Cláudia em fevereiro e Marcelo é o último a fazer parte da equipe.

Cláudia esteve no CECOM em novembro quando da aposentadoria do Gino e, aproveitando a visita, foi tirada a foto abaixo.


Cláudia Galinkin

 

CECOM RECEBE NOVOS FUNCIONÁRIOS

Nos últimos meses, o CECOM recebeu novos funcionários, admitidos por Concurso Público, para compor a sua equipe.

Sócrates Dumont Sobrinho, Bruno César de Souza Santos e Marcos de Almeida Alves já se encontram trabalhando no CECOM.

O Assistente em Administração Sócrates Dumont Sobrinho foi admitido em 18/12/2014. Ele é formado em Direito pela Faculdade de Direito Santo Agostinho, de Montes Claros. Sócrates foi admitido após o Concurso Público de 2012 e, antes de vir para a UFMG, trabalhou como Advogado na Comarca de Buenópolis e Corinto, sendo Assessor da Câmara da cidade de Joaquim Felício, onde atuou até dezembro/2014. Agora, ele está lotado na DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas, apoiando, com orientações, os usuários do Sistema SIGA.

Já os Analistas de Tecnologia da Informação Bruno César de Souza Santos e Marcos de Almeida Alves foram admitidos em 19/02/2015, após Concurso Público de 2013. Os dois Analistas foram lotados na DAS, na área de testes.

Bruno César é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Antes, ele atuava como Técnico de TI no Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidasde Federal de São João del Rey, onde ficou de novembro de 2013 a fevereiro de 2015.

Já Marcos Alves é formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva e, antes de vir para a UFMG, trabalhou no Cefet, no cargo de Assistente em Administração, e atuou no Registro Acadêmico da Graduação daquela instituição, de setembro de 2010 até fevereiro de 2015.


Sócrates Dumont


Marcos Alves e Bruno César

 

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Diêgo Jessé de Pinho Tomáz e Horácio Nelson Fernandes Lacerda saíram do CECOM.

Diêgo Jessé, da equipe da DAS – Divisão de Aplicativos e Sistemas – estava no CECOM desde julho de 2010, quando entrou para a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Depois, passou a fazer parte da equipe da DAS, na área de Testes, sempre apoiando a Redação de O Sistemático na manutenção do site do CECOM. Ele saiu em dezembro de 2014.

Horácio Nelson entrou para o CECOM em julho de 2013, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Em 2013, a equipe de estagiários da DAC passou a fazer parte da equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação – e Horácio permaneceu nesta divisão até a sua saída em janeiro de 2015.


Diêgo Jessé


Horárcio Lacerda

 

NOVOS ESTAGIÁRIOS DO CECOM

O CECOM está contando com novos estagiários em seu quadro. São eles: Mariane Fernandes de Oliveira, aluna do curso de Sistemas de Informação, lotada na DRC; André Victória, aluno do curso de Ciência da Computação, lotado na DAS; e Bárbara Ferreira Aguiar Felizardo Evangelista, aluna do curso de Sistemas de Informação, lotada na DAS.

Mariane entrou para o CECOM em janeiro de 2015 e André e Bárbara foram admitidos no início do mês de março/15.


Mariane Oliveira


Bárbara Evangelista

Informativo

PRIMEIRO NÚMERO DE O SISTEMÁTICO DE 2015

Os leitores de O Sistemático estão estranhando o sumiço do jornal do CECOM. Ele não sumiu, ele deu uma parada estratégica! Foram muitos acontecimentos que fizeram com que ele estivesse somente aguardando o momento para novamente ser publicado.

A última edição saiu em dezembro de 2014. Após a esta data, veio o Natal, Ano Novo, aniversário de 45 anos de inauguração das instalações do CECOM, finalização da Avaliação de Desempenho, saída de estagiários (principalmente da Redação de O Sistemático), entrada de estagiários, novos funcionários, saída de funcionário, aposentadoria, pedidos de aposentadoria, férias, reuniões, projetos de cursos, realização de cursos, nascimento de nenéns, mil coisas.

Até colocar tudo em seus devidos lugares, organizar com calma todo o trabalho que na Redação é feito, chegou, enfim, o momento para arregaçar as mangas e dizer: “- Voltei!”
O Sistemático dá as boas vindas para os que ainda não o conhecem e abre os braços para todos os seus leitores. E espera ter bastante notícia para divulgar neste ano de 2015. O ano está aí com todos os seus percalços, mas com toda aquela esperança que nunca falta em todos nós.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIX, no 09, de 09/03/1995, publicou notícias sobre impressão na BJ-200e, reunião de compradores da UFMG, bolsistas do CECOM, paradas do Sistema A10, entre outras, além do artigo técnico Hermes – integração com microcomputadores, de autoria do Operador de Rede José Maria da Silva Bessa. A notícia que se destacou foi:

Bate Papo Técnico

Amanhã, dia 10, será realizado o Bate Papo Técnico do mês de março, a partir das 14h30, na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo.
O Bate Papo será apresentado pelo analista Marcos Aurélio Nunes de Morais, da DAS, abordando o “Novo Sistema de Vale Transporte – APR”.
Esta palestra é dirigida, principalmente, aos analistas da Divisão de Aplicativos e Sistemas, que será responsável pela manutenção e evolução do APR.
A principal característica do sistema é que ele está ligado ao APO-Controle de Férias e calcula a quantidade de vales que o servidor em férias tem direito, tarefa esta que era feita manualmente pelo DP, por 3 meses consecutivos, para cada servidor em férias.
.

Eventos

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como este é o primeiro número publicado neste ano, “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e início de março.
Colocando tudo em dia, os parabéns desta semana são para: Maximiliano Luís Souza Guimarães, no dia 19; e para os ex-ceconianos: Daniele Maria Miranda e Jane Pires Camargo Lemos, no dia 13; Gláucia Maria Fantoni, no dia 14; Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataide Silva, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Michelle Fernanda Alves do Carmo, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18.

NASCIMENTOS: Todos já sabem, mas vale registrar que Amanda nasceu no dia 28 de fevereiro. O Sistemático envia os parabéns para Karina Flaviana Ribeiro e Walerson pela chegada da princesa da casa.

Outro nascimento foi o de Luísa, no dia 06/03, neta da ex-ceconiana Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, em Vancouver, Canadá. Os parabéns para a Didi, o Beto e para Ana Cristina, a nova mamãe.

MEMÓRIA FOTOGRAFICA DO CECOM

As fotos desta semana registram os alunos do Curso de Gerenciamento de Serviços de TI, ministrado pela Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (ESR – RNP), no período de 02 a 04/03/2015.

As fotos são de autoria da Lelé, graças ao celular emprestado pela Elza.


Denise, Raimundo e Mário, na primeira fila; Márcia, Leandro Cunha e David, na segunda fila; Paulo Henrique, Luiz Cláudio e Wallison, na última fila. À direita: Ivan.


Paulo Henrique, Luiz Cláudio e Wallison


Márcio Viana e Estáquio


Denise, Raimundo e Mário. Atrás: Márcia Lemos e Leandro Cunha


Ivan e Eugênio; Márcio Viana, Érica e Soraya


Ivan e Eugênio


Érika e Soraya