Sistemático: Edição 1685 – 16/03/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM encerra reestruturação da rede sem fio da UFMG

A infraestrutura da rede sem fio da UFMG é composta pelos pontos de acesso, equipamentos instalados nos prédios que proveem o sinal de rádio da rede, e um conjunto de controladores, equipamentos instalados em pontos estratégicos que centralizam a pro-gramação dos pontos de acesso e o tráfego entre a rede cabeada, que provê acesso à internet, aos sistemas da universidade e aos equipamentos móveis dos usuários.

No final de agosto de 2016 a rede sem fio da UFMG apresentou problemas de desempenho e estabi-lidade. Os pontos de acesso não conse-guiam se conectar aos controladores e os controladores apresentaram pro-blemas de comunicação, ficando inca-pacitados de trabalhar em conjunto. Naquele momento a quantidade de pontos de acesso ativos, que chegava a 650, caiu abaixo de 300 .

Desde então algumas soluções de contorno foram tomadas: um programa que reiniciava os pontos de acesso sem comunicação passou a ser executado periodicamente e foram investigadas possíveis causas do problema, como ataque interno, externo ou uma das controladoras defeituosas. Duas das cinco controladoras foram retiradas do sistema, o que garantiu uma certa estabilidade no funcionamento do núcleo principal. A versão do “firmware” (sistema operacional) das controladoras e dos pontos de acesso foi trocada por uma mais nova e, diante da falta de resultado, migrada para uma mais antiga. Todo o sistema foi reconfigurado a partir do zero por duas vezes. A partir de outubro de 2016 a quantidade média de pontos de acesso ativos ficou acima de 520.

O período letivo, afetado pela greve parcial, e eventos dentro da UFMG, impediram que se obtivesse uma janela de tempo adequada para uma reestruturação mais drástica antes de fevereiro de 2017. Aproveitando o período de férias e a pequena quantidade de usuários, os controla-dores foram agrupados fisicamente em um único local, tiveram seu sistema operacional atualizado para a versão mais recente e foram reprogramados. Os pontos de acesso foram migrados para a mesma versão dos controladores e sua configuração foi reduzida ao mínimo, sem nenhuma rede sem fio configurada. A partir do dia 23 de fevereiro de 2017 a rede atingiu um ponto de estabilidade que permitiu a ativação das várias redes sem fio, inclusive as utilizadas em eventos.

Um trabalho de identificação de pontos de acesso fora do sistema foi executado, diversos problemas de conexão física à rede ou de configuração foram corrigidos e, nesta semana, a quantidade de pontos de acesso ativos na rede da UFMG se estabilizou em 725, com tendência de crescimento já que a atividade de “caça a pontos de acesso inativos” não foi encerrada. O limite de crescimento previsto neste momento é 800, estimativa do número de pontos de acesso distribuídos e que não apresentaram problemas de funcionamento.

DAA participa de palestra sobre ISSQN

A Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da sua Secretaria Adjunta de Arrecadações, e o Instituto de Estudos Fiscais – IEFi, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – CRC-MG, realizaram, no dia 23 de fevereiro, uma palestra sobre o tema “As novas regras sobre o ISSQN (LC 157/2016) e seus impactos mais relevantes”.

A palestra, teve lugar no Auditório da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, tendo como público alvo: Contadores e Profissionais da Contabilidade, associados do IEFi, auditores tributários, procuradores, tributaristas, demais profissionais ligados ao tema.

Representando o CECOM, esteve presente ao evento, a Contadora Cíntia Campos Silva, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

Cíntia Campos Silva
Cíntia Campos Silva

Substitutas durante férias da recepcionista do CECOM

Durante as férias de Aída Patrícia Dias da Silva Ramos, Recepcionista do CECOM no 8o andar, no período de 06/02 a 07/03, o CECOM contou com o trabalho de Isabela Almeida Camillo e Sara Cristina Oliveira, que atuam como substitutas das funcionárias da empresa .

Isabela esteve no CECOM no período de a 06 a 23/02 , sendo então, chamada para cobrir uma Licença Maternidade na Escola de Veterinária. Em seu lugar, no período de 24/02 a 07/03, esteve no CECOM Sara Oliveira.

O Sistemático, em nome de todos, agradece a atenção que elas tiveram no trabalho de substituição da Recepcionista do CECOM.

Isabela Camillo
Isabela Camillo

 

Sara Oliveira
Sara Oliveira

Informativo

PRA promove plantão para emissão de carteiras de identificação

A Pró-Reitoria de Administração está promovendo, desde ontem, dia 14, até 13/04/2017, um plantão para emissão da Carteira de Identificação para os servidores docentes e técnico-administrativos em educação, estudantes de graduação e de pós-graduação strictu sensuque ainda não a têm.

A Carteira de Identificação permite o acesso às Unidades Acadêmicas, ao Sistema de Bibliotecas, aos Restaurantes Universitários e ao Centro Esportivo Universitário, sendo também um documento de identidade funcional, válido em todo o território nacional, dos servidores docentes e técnico-administrativos.

O atendimento está sendo feito no horário de 8h às 20h, ininterruptamente, no Auditório da COPEVE localizado no 2º andar da Unidade Administrativa III.

Exposição no Espaço do Conhecimento UFMG irá contar a história do rio das Velhas

Será inaugurada na próxima terça-feira, dia 21 de março, a exposição temporária “À Margem: Água, Cultura e Território”, para contar a história das águas da Bacia do Rio das Velhas, cruciais para o surgimento de Belo Horizonte. Até o dia 18 de junho, os visitantes poderão entender o caminho do rio, desde sua nascente até seu curso por campos e cidades, e compreender como, no lugar de áreas verdes preservadas, vieram esgoto, resíduos industriais, agrotóxicos e assoreamento. A exposição tem a parceria do `Manuelzão’, projeto de extensão da universidade. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350. …

(Fonte: CEDECOM – 16/03/2017)

Editora UFMG promove oitava edição da Feira Universitária do Livro

De 21 a 23 de março, a Praça de Serviços sediará a8ª edição da Feira Universitária do Livro, promovida pela Editora UFMG. O evento vai reunir 27 editoras de todo o país, que venderão títulos com descontos de até 40% em relação ao preço de capa. A feira ficará aberta ao público das 9h às 19h.

Além da Editora UFMG, estarão representadas as editoras Autêntica, Cia das Letras, Zahar, Editora 34, Contexto, Editora LPM, Gustavo Gili, Cortez, Editora C/Arte, Contraponto Edusp, Exitus, Expressão Popular, Fino Traço, Intersaberes, Lexicon, Mazza, Nandyala, Oficina de Texto, Editora Puc Minas, Relicário, Revan, Editora do SESC, Editora da Universidade Federal do Paraná, Unesp e Unicamp.

(Com Assessoria de Imprensa da Editora UFMG – imprensa@editora.ufmg.br – (31) 3409-3888 – https://www.editoraufmg.com.br/)

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – 14/03/2017)

Inscrições para cursos de Mandarim na UFMG terminam sexta

Terminam sexta, 17 de março, as inscrições para os cursos de mandarim promovidos pelo Instituto Confúcio da UFMG. São oferecidas turmas nos níveis básico, intermediário e avançado.

As matrículas podem ser feitas no site da Fundep (http://bit.ly/2hqGxdA). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail icufmg@dri.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3259.

Os cursos, ministrados na Faculdade de Direito e na Faculdade de Letras da UFMG, têm o objetivo de difundir a língua e a cultura chinesas. Há turmas com aulas duas vezes por semana e outras com atividades somente aos sábados.

(Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Relações Internacionais (31) 3409-4401ou 3409-5289 – comunica@dri. ufmg.br – www.ufmg.br/dri/).

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – 15/03/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 08, de 13/03/1997, publicou notícias sobre fusão da DAC e DST, Projeto SICCA, treinamento VTLS, treinamento Cliente/Servidor, implantação do SisComex, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MIGRAÇÃO PARA A REDE UFMG

Dentro do projeto de migração do acesso ao sistema A10 para a Rede UFMG, foi iniciada a instalação do Plenus TCP/IP com criptografia no prédio do ICEx. Na sexta-feira da semana passada, dia 07, funcionários da DAC estiveram naquela unidade, instruindo o Agente de Informática, Jader de Feitas Batista, no processo de instalação e configuração desta nova versão do emulador. Com isto, o trabalho de disponibilização nos diversos locais daquele prédio, que hoje estão ligados à rede A10, já está sendo realizado pelo próprio agente, com o apoio da DAC para solucionar problemas que possam vir a ocorrer. Assim que todos estes locais estiverem utilizando a nova conexão, a linha atual será fisicamente desativada, com o recolhimento de cabos, caixas conversoras e netlinks.

O próximo passo do projeto é a migração da Fafich. …

 

Eventos

Memória Fotográfica do CECOM

O almoço de confraternização de final de ano da DTI (CECOM e LCC) foi realizado no dia 16 de dezembro de 2016, no Restaurante Massa – pizza & grelhados. Esta semana, O Sistemático apresenta o primeiro lote das fotos, que são de autoria da Lelé.

Os primeiros a chegar ao Restaurante
Os primeiros a chegar ao Restaurante

 

A chegada da Karina e do Zeferino
A chegada da Karina e do Zeferino

 

A chegada de Luiz Cláudio, Benício, Leo, Charles e Fábio
A chegada de Luiz Cláudio, Benício, Leo, Charles e Fábio

 

A outra ponta da mesa com Vítor, Rafael e Diego Brandão
A outra ponta da mesa com Vítor, Rafael e Diego Brandão

 

Patrícia, Thiago Moreira, Helvécio, Josemar, Matheus, José Eugênio e David
Patrícia, Thiago Moreira, Helvécio, Josemar, Matheus, José Eugênio e David

 

Aída e Antônio Higino
Aída e Antônio Higino

 

Vítor, Rafael, Leandro Campos e Rogério Rosendo
Vítor, Rafael, Leandro Campos e Rogério Rosendo

 

Rosa, Thalita, Alan Jovane, Lucimara e Edir
Rosa, Thalita, Alan Jovane, Lucimara e Edir

 

Carlos Alfeu, Ronaldo, Helvécio, Josemar, Matheus, José Eugênio e David
Carlos Alfeu, Ronaldo, Helvécio, Josemar, Matheus, José Eugênio e David

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19; Rogério Rosendo Lopes, no dia 21; Emerson Henrique Kfuri Pereira e Mário Magalhães Lara, no dia 22. E para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataide Silva, Roberto Márcio Ferreira de Souza e Michelle Fernanda Alves do Carmo, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michele Marie Ribeiro Perpétuo e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19;. Gladson de Oliveira, Maria Luciene Diniz Ferreira e Samuel de Freitas, no dia 20; Raquel Martins de Almeida, no dia 22; e Daniele Labarian de Sousa, no dia 23.