Sistemático: Edição 1688 – 06/04/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM reativa projeto de inventário de computadores da Administração Central

O Centro de Computação, através de sua área de suporte a microinformática, reativou o projeto de inventário de software nos computadores da Administração Central. Para centralizar as informações foi adotado o aplicativo OCSInventory NG, de uso livre e gratuito.

À medida que pedidos de atendimento em computadores são atendidos, a equipe instala um agente que monitora tanto o hardware quanto o software do equipamento. Este agente, periodicamente, envia estas informações para um servidor que armazena os dados coletados. Neste servidor é possível identificar versões desatualizadas de aplicativos e sistemas operacionais obsoletos ou com problemas de atualização e gerar ações para fazer as atualizações e correções necessárias. Numa segunda etapa a atualização dos aplicativos poderá ser feita automaticamente, através de parâmetros definidos no serviço OCSInventory. A área de suporte a microinformática do CECOM envolve a Divisão de Atenção ao Cliente – DAC, e a Divisão de Redes de Comunicação – DRC.

DRC tem novo diretor

Desde o dia 1o de abril, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação está com novo diretor, o Analista de TI David Eustáquio da Silva.

David está substituindo o Analista de TI Fernando Frota Machado de Morais, que estava à frente da divisão desde maio de 1997 quando ainda se denominava Divisão de Suporte Técnico. A divisão teve a sigla renomeada em julho de 2000, passando a se denominar DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Frota solicitou a exoneração do cargo por motivos pessoais, mas continuará compondo a equipe da divisão.

O novo diretor da DRC, David Eustáquio, é formado em Processamento de Dados na FABRAI, Especialista em Redes e Telecomunicações pelo DCC/UFMG e Mestre em Administração. Está no CECOM desde abril de 2010, lotado na DRC.

David Eustáquio
David Eustáquio

 

Fernando Frota
Fernando Frota

Publicada a aposentadoria de Jader Santos

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 03/04/2017, a Portaria no 1.735, de 28/03/2017, que aposenta o Técnico em Tecnologia da Informação Jader Santos.

Jader entrou para o CECOM em abril de 1977, como contínuo, por meio da Fundep. Em 1979, passou a ocupar o cargo de Auxiliar de Serviços na Secretaria Administrativa, onde ficou quase 4 anos. Fez estágio no subsolo e em janeiro de 1981, foi contratado pela UFMG, lotdo no Setor de Digitação da Divisão de Controle do Processamento. Em 1984, teve a oportunidade de fazer estágio no Setor de Operação de Computador e em junho de 1985 passou a ocupar o cargo de Operador.

Em janeiro de 2004, já como Técnico de TI, foi convidado para compor a equipe de Hardware da Divisão de Atendimento e Consultoria. Mais tarde, a área de Hardware passou a fazer parte da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Juntamente com Renato Righi, ele trabalhou nos últimos anos na manutenção dos microcomputadores da área administativa.

Jader esteve na Redação de O Sistemático e disse que gostaria de agradecer às pessoas que o ajudaram durante todo o tempo no CECOM, o convívio com os colegas e amigos. E disse que está deixando aqui uma família adquirida ao longo de tantos anos de convivência.

Jader Santos
Jader Santos

Saída de estagiários

O estagiário Felipe Fonseca Rocha, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Processos, saiu do quadro do CECOM no dia 13/03/2017. E no dia 01/04, a estagiária Vitória Avelino Madureira, da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, pediu demissão do Quadro de Estagiários do CECOM. Vitória Avelino estava no CECOM desde outubro de 2016.

Novos estagiários do CECOM

Desde o dia 01/04, o CECOM está contando com mais 2 novos estagiários em seu quadro. São eles:

– Helbert Luiz Paulino, aluno do curso de Engenharia Elétrica, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação;
– Rafaela Cristina Bastos Santos, aluna do curso de Relações Internacionais, lotada na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

Rafaela Santos
Rafaela Santos

 

Helbert Paulino
Helbert Paulino

Informativo

Funcionamento da UFMG no dia 13 de abril

A Reitoria da UFMG comunicou que haverá recesso administrativo no dia 13 de abril, previsto como dia não letivo no Calendário Acadêmico, com vistas a reduzir o custo operacional da instituição, sem prejuízo dos serviços considerados essenciais, assim definidos pelos dirigentes das Unidades e demais Órgãos Administrativos.

Programa Aproxime-se

aproximase

Projeto Lua Cheia no Museu da UFMG inicia nova temporada em abril

Nas noites de sexta e sábado dos meses de abril a setembro, os visitantes do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) voltarão a caminhar pela mata inspirados pela beleza da lua. Trilha guiada, bate-papo e palestra sobre répteis marcam o retorno do Projeto Lua Cheia no Museu, nos próximos dias 7 e 8 de abril, das 19h às 22h.

São oferecidas 60 vagas por passeio. As inscrições devem ser feitas pelo site do museu (http://bit.ly/1TZJetr), onde também podem ser encontradas outras informações sobre a atividade. O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG está localizado na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, Bairro Santa Inês.

Os valores da entrada são de R$ 20 para pessoas acima de 12 anos e de R$ 10 para crianças de até 12 anos, estudantes, adultos acima de 60 anos e servidores ou terceirizados da UFMG. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito.

(Com Assessoria de Comunicação do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG – comunicacao@mhnjb.ufmg.br – (31) 3409.7607 – http://www.mhnjb.ufmg.br/)

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – 06/04/2017)

Observação do Céu com novo telescópio começa em abril no Espaço do Conhecimento UFMG

Atividade gratuita será retomada no dia 8, às 19h. Senhas serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 18h.

A partir de 8 de abril, a observação de planetas, estrelas e outros astros será retomada no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG, que acaba de ganhar mais um telescópio. A tecnologia do novo equipamento, um refrator com 120 milímetros de abertura, melhora a qualidade da observação dos corpos celestes. O Espaço passa a ter dois telescópios, o que possibilita ao público contemplar dois objetos diferentes na mesma noite.

A chegada do outono faz com que o anoitecer ocorra mais cedo e facilita a observação do cosmos, que volta a ser realizada todos os sábados, das 19h às 21h, no quinto andar do Espaço, com o acompanhamento da equipe do Núcleo de Astronomia. O Terraço Astronômico possui um teto retrátil e tem entrada gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu.

São distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, no dia da observação, a partir das 18h. O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Praça da Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 05/04/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 11, de 10/04/1997, publicou notícias sobre atualização de equipamentos, ligação do Teatro Universitário à Internet, palestra para o Enanuni, Plenus TCP/IP, disponibilidade das servidoras, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CECOM ASSUME REDE UFMG

Desde a sua idealização em 1991, a partir de propostas e orientações de professores do DCC – Departamento de Ciência da Computação, destacando-se a atuação do professor José Marcos Silva Nogueira, a Rede UFMG vem sendo mantida, gerenciada e expandida pelo LCC – Laboratório de Computação Científica. Estas atividades foram cumpridas ao longo dos últimos anos.

Com a revitalização da Comissão de Informática (COMINFO), que orientou projetos com aporte significativo de recursos e estabeleceu definições políticas e estratégicas, a rede UFMG cresceu de forma acelerada. Dentro do novo estágio que ela está alcançando e, principalmente, em função dela agora tornar-se via de trânsito para os sistemas administrativos, tanto para o acesso ao A10 quanto para os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos em plataforma Cliente/Servidor (SICCA, Convênios, Tramitação de Documentos e SIGA), a Administração Central e a COMINFO definiram pela transferência da gerência da Rede UFMG do LCC para o CECOM.

Esta transferência se dará de forma gradual, conforme plano de ação a ser estabelecido pelas diretorias do CECOM e LCC.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Dioberto César dos Reis,e Benício Alves de Souza, no dia 10; Carolina Santos Alves e Ivan Santana Santos, no dia 11; e para os ex-ceconianos: Eduardo Jaine Quirós Batres e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; Paulo Fernando Seixas, Leonardo Barroso de Araújo, Nilson José Marinho Vale e Nair Vieira Sales, no dia 10; Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11; Lucas Silveira Bacelete de Souza, André de Paula Dias Couto e Diego Almeida Gava, no dia 12.

AGRADECIMENTOS: Júnia, esposa do Ronaldo, enviou o seguinte e-mail, após receber O Sistemático da semana passada: “Lelé, Amei!! Obrigada pelo carinho de todos vocês. Um beijo enorme a todos desta equipe maravilhosa.”

E-MAIL PARA TODOS: A ex-ceconiana Regina Helena Moura Brandi enviou o seguinte e-mail para a Redação: “Oi Lelé, consegui ler O Sistemático agora. Não sei porque os envios não estavam chegando na minha caixa de entrada. Fiquei chocada com as notícias das mortes do Ronaldo e do Geraldo. Com imenso pesar de não ter recebido as notícias antes e não ter ido aos velórios para me despedir dos dois. Recebam meus profundos sentimentos de pesar. Abraço a todos vocês com muito carinho.”
Memória Fotográfica do CECOM

Mais um lote de fotos do almoço de confraternização de final de ano da DTI (CECOM e LCC), realizado no dia 16/12/2016, no Restaurante Massa – pizza & grelhados, As fotos são de autoria da Vicentina.

Lelé entregando a cesta número 1 para a feliz ganhadora Cíntia
Lelé entregando a cesta número 1 para a feliz ganhadora Cíntia

 

Euler, Marco Prais, Matheus e David
Euler, Marco Prais, Matheus e David

 

Uma das melhores fotos tiradas pela Vicentina
Uma das melhores fotos tiradas pela Vicentina

 

Lelé, Aída, Antônio Higino e Carlos Roberto
Lelé, Aída, Antônio Higino e Carlos Roberto

 

Leandro Campos, Rogério, Marcos e Maria Helena, de lado
Leandro Campos, Rogério, Marcos e Maria Helena, de lado

 

Luiz Cláudio, Vítor, Rafael, Max e Diego Brandão
Luiz Cláudio, Vítor, Rafael, Max e Diego Brandão

 

Wallison, Karina, Leo e Zeferino
Wallison, Karina, Leo e Zeferino