Sistemático: Edição 1690 – 27/04/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI participa de capacitação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações

A convite do Ministério do Planejamento (MP), a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFMG está participando da capacitação de multiplicadores sobre o uso, a administração e a instalação do sistema do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos.

Nos dias 19 e 20/04, o Analista de TI da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços, Gessy Caetano da Silva Júnior, esteve na Escola Judiciária do Tribunal de Justiça, em Belo Horizonte, participando do Módulo2 – SEI: Administrar.

Esta semana, foi a vez do Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior e do Analista de TI da DIS, Leandro Duarte de Assis participarem do treinamento, em Brasilia/DF. O Prof. Diógenes participou do Módulo 2 – SEI: Administrar, nos dias 25 e 26/04. Já Leandro Assis está hoje, dia 27/04, em Brasília, participando do Módulo 3 – SEI: Implantar. Em Brasília, o treinamento está sendo realizado no prédio da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) é disponibilizado como Software de Governo mediante celebração de acordo de cooperação com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Entre as principais características e facilidades do SEI estão: Portabilidade:100% Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado: Internet Explorer, Firefox e Google Chrome; acesso remoto por diversos tipos de equipamentos de vários sistemas operacionais; acesso de usuários externos, possibilitando que os usuários trabalhem à distância; controle de nível de acesso, gerenciando a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos; tramitação em múltiplas unidades, quando várias unidades podem ser demandadas simultaneamente a tomar providências e manifestar-se no mesmo expediente administrativo, sempre que os atos sejam autônomos entre si; funcionalidades específicas com controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros; sistema intuitivo, estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.

(Fonte: https://softwarepublico.gov.br/social/sei)

Prof. Diógenes Cecílio
Prof. Diógenes Cecílio

 

Gessy Caetano
Gessy Caetano

 

Leandro Duarte
Leandro Duarte

CECOM recebe novo funcionário

O CECOM recebeu, no último dia 19, o funcionário Oséias Geraldo Bessa Viana, ocupante do cargo de Engenheiro de Telecomunicações. Ele passou no Concurso da UFMG de 2016 e foi chamado agora. Ele é formado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela PUC/MG, concluiu o curso de Especialização em Redes de Computadores, pela ESAB/ES, e está cursando Especialização em Segurança do Trabalho, pela Faculdade Cândido Mendes.

Antes de vir para a UFMG, Oséias trabalhou durante 11 anos na CBTU/Metrô, como Técnico Industrial. Durante algum tempo ministrou aulas de telecomunicação, eletrônica e elétrica na UNA, Senai, Polimig e Ultramig. Oséias foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde está se familiarizando com os trabalhos executados por Antônio Carlos Soares, responsável pela coordenação de voz da divisão.

Oséias Viana
Oséias Viana

Informativo

Dia do Trabalho

Como dia 1o de maio será na próxima segunda-feira, um bom fim de semana prolongado para todos!

Espaço do Conhecimento UFMG apresenta mistura irreverente de clássicos do Jazz e da Bossa Nova

Um encontro harmonioso entre os grandes sucessos do jazz e da bossa nova acontece às 11h do próximo sábado, dia 29 de abril, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Belo Horizonte). Os arranjos ficam por conta do pianista e compositor Nikolas Yuri, que traz clássicos produzidos e interpretados por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros importantes artistas nacionais e internacionais para o Sarau Musical. A apresentação tem entrada gratuita. Informações pelo telefone (31) 3409-8352.

Com formação em Música Popular e piano pela UFMG, Nikolas Yuri descobriu cedo a paixão pela arte. Ao longo da carreira, fez importantes parcerias com Tuca Graça, Thaís Moreira, Felipe Vilas Boas, Amauri e Felipe de Oliveira. Nikolas também atua como professor.

Esta é sétima edição do Sarau Musical. Uma vez por mês, sempre aos sábados de manhã, músicos e estudantes vinculados à Escola de Música da UFMG tocam no museu.

O Espaço do Conhecimento UFMG está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH. Integra o Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/04/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 13, de 24/04/1997, publicou notícias sobre Sistema SIGA, novidades na Teia UFMG, treinamento Cliente/Servidor, curso de HTML, liberação da servidora BU, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GT DE PLANEJAMENTO DA REDE UFMG

Foi definido pela COMINFO – Comissão de Informática, os membros do Grupo de Trabalho (GT), responsável pelo planejamento da Rede UFMG.

O grupo, subordinado à COMINFO, subsidiará a comissão na definição de aspectos relacionados a: topologia, protocolos, padrões, equipamentos, métodos, treinamentos e recursos humanos necessários para a expansão e manutenção da rede UFMG. A agenda de trabalho deverá ser iniciada na próxima semana, Os participantes serão: CECOM – Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (que coordena o grupo) e Fernando Frota Machado de Morais: LCC- prof. Roberto Alves Nogueira: DCC – prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho e prof. Mário Fernando Montenegro Campos.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Paulo Henrique de Carvalho, no dia 20 e Samid Eduardo da Silva Reis, no dia 25; e os parabéns em dia para os ex-ceconianos: Filipe José Leão Côrrea, Maria Míriam Arruda e Wilca Maria Luzilene Souza e Silva, no dia 28; Paulo Eduardo Rocha Brant, no dia 1o de maio; Lígia Dutra da Silva, no dia 03; Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04.