Sistemático: Edição 1691 – 04/05/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI realiza amanhã o 7o. Encontro de Técnicos de Tecnologia da Informação da UFMG

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação promoverá amanhã, dia 05 de maio, o 7o Encontro de Técnicos de Tecnologia da Informação da UFMG.

O Encontro terá início às 14h, no Auditório 1 da FACE – Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, quando serão realizadas discussões sobre TI na Universidade.

A pauta será a seguinte:

– de 14h às 14h20: PalestraRede sem Fio – David Eustáquio da Silva(CECOM)

– de 14h20 às 14h40 – Debate

– de 14h40 às 15h: PalestraAD – Samba – Emerson Henrique Kfuri Pereira (CECOM)

– de 15h às 15h30: Debate

– de 15h30 às 15h40: Intervalo

– de 15h40 às 16h: Palestra Uso de Laboratórios das Unidades Acadêmicas – Walisson da Costa Resende (Escola de Ciência da Informação)

– de 16h às 16h20: Debate

– de 16h20 às 16h40: Palestra Cluster DHCP – Estudo de caso da Engenharia – Douglas Santos (Escola de Engenharia)

– de 16h40 às 17h: Debate

CECOM participa do Evento MoodleMoot Brasil

O Analista de TI Leonardo Freitas da Silva Pereira, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos, esteve em São Paulo/SP, nos dias 27 e 28 de abril, participando da 14a. Edição do MoodleMoot Brasil, encontro brasileiro da comunidade Moodle.

Leonardo Freitas foi selecionado e apresentou, no primeiro dia do evento, a palestra Ferramentas Externas no Moodle (LTI), cujo objetivo é demonstrar como entender basicamente o funcionamento da especificação LTI no Moodle e em objetos de aprendizagem.

O 14o MoodleMoot Brasil foi realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis, São Paulo/SP.

Leonardo Freitas da Silva Pereira
Leonardo Freitas

 

Leonardo Freitas apresentando a palestra no MoodleMoot Brasil
Leonardo Freitas apresentando a palestra no MoodleMoot Brasil

 

Nova estagiária do CECOM

O CECOM está contando com mais uma estagiária em seu quadro. Trata-se de Talita Chaim Luza, do curso de Engenharia de Sistemas.

Talita iniciou o estágio no dia 02 de maio, lotada na área de testes da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos.

Talita Chaim Luza
Talita Chaim Luza

Informativo

Grupo de Pesquisa do Teatro Universitário da UFMG promove série de intervenções no Centro de BH

Intervenções artísticas em que grupos de mascarados se deslocam livremente pelas ruas da cidade ocorrerão neste mês, às sextas-feiras, sábados e domingos. A Trilogia andarilha é uma produção do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG.

Nas sextas-feiras, às 18h, o espetáculo Seis personagens à procura de um lugar será apresentado nos arredores do Centro Cultural UFMG. Aos sábados, sempre às 15h30, na Avenida Augusto de Lima com rua Rio de Janeiro, será a vez deIntermitentes ou vai e vem.

Trincamatraca: uma mascarada de rua será encenada aos domingos, às 11h, na feira de artes e artesanato da Avenida Afonso Pena, com apresentação especial no Parque Municipal, no dia 21 de março, às 16h.

O Teatro&Cidade foi criado em 2013, como grupo de pesquisa e extensão do Teatro Universitário da UFMG. Coordenado pelo professor Rogério Lopes, é formado pela professora Tereza Bruzzi e pelos atores Diego Meneses, José Antônio de Almeida, Nayra Carneiro, Pedro Vilaça e Rikelle Ribeiro. O grupo desenvolve trabalhos de rua, transformando-a em local de ensaio, convivência, criação e apresentação.

Intervenções mascaradas – Resultado de projeto de pesquisa que investiga os princípios cênicos das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira, as três obras têm caráter itinerante e não chegam a constituir um cortejo, pois a ação dos atores é realizada de maneira simultânea em diferentes locais. O público vai assumir o papel de espectador e de jogador ao participar da construção das cenas junto com os atores.

A montagem Intermitentes ou vai e vemé inspirada em máscaras dos reisados nordestinos e na obra do artesão pernambucano Manuel Eudócio. Estreou na Avenida Olegário Maciel, nos arredores do edifício JK e da Praça Raul Soares. Os atores caminham, ora em grupo, ora sozinhos, chamando a atenção das pessoas com ações aparentemente comuns.

O espetáculo Trincamatraca: uma mascarada de ruaestreou em 2016, no Festival Internacional de Teatro de Campinas. A peça reúne cinco mascarados com trajes espalhafatosos, que misturam elementos dos Catulés de Pirenópolis (GO) com os palhaços das Folias de Reis do Espírito Santo, constituindo uma espécie de procissão burlesca. Por onde passam, eles celebram a liberdade de ir e vir pela cidade de maneira descontraída, sem pressa e sem destino certo.

Seis Personagens à procura de um lugar foi criada no baixo centro de Belo Horizonte e estreia agora, marcando a finalização da trilogia. Na intervenção, seis estranhas figuras estão à procura de um lugar. Com seus poucos e precários pertences, elas se ocupam de tarefas inventadas para tentar manter-se presentes numa realidade na qual parecem deslocados. Neste trabalho, o Teatro&Cidade resolveu propor a criação de máscaras inspiradas na cultura urbana, recorrendo a Carlitos, personagem de Charles Chaplin.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – Assessoria de Imprensa – 04/05/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 14, de 08/05/1997, publicou notícias sobre GT da Rede UFMG, liberação da servidora BU, treinamento de Agentes de Informática, curso de HTML, avaliação de Agentes de Informática, liberação do disco BD08, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MIGRAÇÃO DA REDE A10

O projeto de migração da Rede A10 para TCP/IP deu um importante passo na última semana, quando foi feita a instalação da versão TCP/IP do Plenus na primeira unidade da UFMG situada fora do campus da Pampulha. A Escola de Enfermagem, que fica no campus da Saúde, passou a utilizar este tipo de conexão, em substituição à ligação através do serviço Voz/Dados da Telemig, que será descontinuado assim que for completada a instalação nos micros daquela unidade. O Agente de Informática da Enfermagem, Edinaldo Santana Rocha, é quem está executando todo o trabalho de implantação da nova conexão.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: João Carlos Lages, no dia 08; e para os ex-ceconianos: Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Cristina Campos Brasil da Fonseca, Reuber Luiz Neves Koury e Iremar Nunes de Lima, no dia 05; Roger Augusto de Lima e Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Carolina Lauriano da Silva e Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11.

AGRADECIMENTOS: Os agradeci-mentos para as ex-ceconianas Euclídia Leopoldina de Macedo Vale e Isabel Cristina de Oliveira (Cedecom) pelo envio de e-mails para a Redação de O Sistemático no seu período mais triste.