Sistemático: Edição 1693 – 18/05/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI participa do XI WTICIFES 2017

Recife recebe o XI Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2017) no período de 29 de maio a 1º de junho de 2017. Sob o tema “A TI como Agente Transformador nas Universidades “, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.

Integrado ao XI WTICIFES, acontecerá o II Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, com o mesmo objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

O WTICIFES é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES para, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Universidades.

O evento se destina a dirigentes e servidores de TI das Instituições Públicas de Ensino Superior.

Os Analistas de TI do CECOM Patrícia Nascimento Silva, Josemar Pereira dos Santos e Vítor Fonseca de Melo enviaram o artigo “Armazém de dados para o Censo da Educação Superior: uma experiência no Centro de Computação da UFMG e foram selecionados para o WTICIFES.

Patrícia Nascimento e Josemar Pereira estarão em Recife para a apresentação da palestra, marcada para o dia 30 de maio. Além deles, o Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, Professor Diógenes Cecílio da Silva Júnior, e Karina Flaviana Ribeiro, Diretora da Divisão de Processos e Segurança da Informação, também estarão presentes.

Patrícia Nascimento e Josemar Pereira
Patrícia Nascimento e Josemar Pereira

 

Prof. Díogénes Cecílio da Silva Júnior
Prof. Díogénes Cecílio da Silva Júnior

 

CECOM terá representante no Workshop da RFI

Entre os dias 22 e 24/05, a RNP organizará, em São Paulo/SP, o Workshop da RFI – Apresentação das ofertas dos provedores privados de nuvem. Estão confirmadas as participações de 10 provedores de nuvem pública: Microsoft, Amazon, Vert, Telefonica, IBM/Softlayer, Google, UOL Diveo, Embratel, NIPBR, BR Cloud. O evento pretende com esta oportunidade uma interação com as empresas que lideram a oferta de nuvem e, assim, aprofundar o conhecimento dos participantes.

O evento será realizado na Cinemateca Brasileira, no largo Sen. Raul Cardoso, 207

– Vila Clementino, São Paulo, Sala Cinemateca-Petrobrás. A abertura será no dia 22/05 a partir das 14h, com término às 18h30, Nos dias 23 e 24/05 os trabalhos serão realizados de 8h às 18h30. Representando o CECOM, estará prsente ao evento Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

 

Informativo

Ataque de Ransomware na UFMG

Na última sexta-feira, 12 de maio de 2017, o mundo foi surpreendido por uma série de ataques em computadores que atingiram pelo menos 150 países. Empresas de tecnologia, instituições públicas e particulares, hospitais, aparentemente o vírus não fez nenhuma distinção na escolha de suas vítimas. Em alguns casos, foi necessário suspender o funcionamento dos equipamentos de informática para conter as perdas e possibilitar a restauração dos sistemas.

A origem do ataque é desconhecida, mas o vírus, denominado “WannaCry”, se baseou em ferramenta que explora falhas de protocolos no Windows desenvolvida pela NSA, Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que vazou ou foi roubada. Por ironia, no código do vírus utilizado no ataque foram detectados trechos de outros desenvolvidos na Coreia do Norte, o que o torna um vírus que uniu a tecnologia dos dois países.

A proliferação do vírus cessou quando, acidentalmente, um hacker descobriu uma referência a um nome de domínio de internet no código do vírus, adquiriu o direito sobre este domínio e o colocou no ar. A não existência deste domínio era a chave que fazia o vírus se propagar.

O vírus utilizado no ataque era do tipo “ransomware”. Este tipo de vírus “sequestra” arquivos de um computador, só liberados mediante o pagamento de resgate. O sequestro era feito através da criptografia dos arquivos, que seriam liberados com o envio de uma chave após o pagamento.

A contaminação inicial em cada organização se deu a partir de um ataque de “phishing”, e-mails com aparência real com apontador para um sítio eletrônico com conteúdo malicioso ou com documentos, inclusive do tipo PDF, contendo o vírus. O acesso ao sítio eletrônico ou a abertura do documento disparava a execução do malware, que passava a varrer a rede de dados local à procura de novas vítimas.

Este cenário, de mensagens de “phishing”, e a propagação pela rede é conhecido há anos. Exemplos de mensagens de phishing chegam todos os dias às caixas postais: são viúvas ou filhos à procura de uma pessoa honesta, que possa receber uma transferência bancária da fortuna de algum ditador falecido, mas precisam de dinheiro para viabilizar a transferência; são títulos que serão protestados; são prêmios em loterias nos quais o destinatário nunca apostou; ou,

mais sofisticadas e com alvos bem específicos; são mensagens em tese enviadas por uma pessoa conhecida, através do uso de uma conta de e-mail falsa, pedindo ajuda devido a alguma doença na família, acidente; ou, como já ocorreu algumas vezes na Universidade, professores que estão fazendo parte da banca de algum concurso oferecendo vagas para fiscalização, onde o candidato deve enviar um valor que será devolvido dentro da remuneração pelo trabalho prestado.

Embora casos bem sucedidos de “phishing” não sejam incomuns na UFMG, ou porque a Universidade não foi um alvo do ataque, ou porque os membros da comunidade usaram o bom senso, a DTI não tem notícias sobre a contaminação de nenhum equipamento com o WannaCry.

Entretanto, mesmo que acontecesse um ataque inicial bem sucedido, este atingiria apenas a rede da escola ou do órgão administrativo utilizado pelo computador comprometido, já que a falha utilizada pelo vírus seria bloqueada pelos filtros de segurança da rede da Universidade.

Fernando Frota Machado Machado de Morais
Analista de TI da DRC – Divisão de Redes de Comunicação

Ceconiano recebe prêmio em Santa Luzia

No dia 27 de abril de 2017, a TV Ketal de Santa Luzia/MG, promoveu uma festa para a entrega de prêmios aos melhores do ano daquela cidade. Foram 16 categorias, com votação pela Internet, que destacou como a melhor Banda/Conjunto Musical a Banda Urbe, com seus componentes Max (contrabaixo), Wanderson (guitarra), Sandro (vocal) e Mansueto (baterista).

A Banda Urbe começou em 1986, tendo na sua primeira formação o ceconiano Márcio Viana (contrabaixo), o ex-ceconiano Wanderson (guitarra), Sandro (vocal) e Alessandro (baterista). Em 1991, Márcio Viana se desligou do grupo e a banda acabou. Em 2015 a banda ressurgiu com o ceconiano Max ocupando o lugar do Márcio Viana no contrabaixo.

O Sistemático parabeniza a Banda Urbe, na pessoa do Max, pela conquista do Prêmio Ketal Melhores do Ano.

Max, Sandro e a jornalista Liliane Marques
Max, Sandro e a jornalista Liliane Marques

Foto http://santaluzia.ketal.com.br/

 

Tomaz Aroldo da Mota Santos recebe título de Professor Emérito

A cerimônia solene de entrega do título de Professor Emérito da UFMG para Tomaz Aroldo da Mota Santos, reitor da Universidade na gestão 1994-1998, que será realizada nesta quinta-feira, 18, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, será transmitida ao vivo, pela internet. O título é entregue a docentes aposentados que tiveram destaque em sua trajetória acadêmica. Graduado em Farmácia pela UFMG em 1968, Tomaz obteve na mesma instituição o grau de Doutor em Ciências. Foi professor de imunologia no Instituto de Ciências Biológicas, onde atuou nos cursos de graduação e de pós-graduação, de 1975 a 2014. Foi também diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pró-reitor de extensão.

Depois de quase 40 anos como docente da UFMG, o professor assumiu, em 2015, a direção pro-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), onde permaneceu até outubro de 2016.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047532.shtml – 18/05/2017)

Palco Livre recebe Quarteto de Violões para recital de Música de Câmara

O projeto Palco Livre, do Conservatório UFMG, apresenta hoje, 18, a partir das 20h, o recital de música erudita O violão camerístico, do Quarteto de Violões Horizontes. O grupo é formado por Leonardo Araújo, Roger Deboben, João Pedro Morales e Dinobergue Viana, alunos do bacharelado em violão da Escola de Música da UFMG. A entrada é gratuita.

O quarteto foi criado em 2015 com o objetivo de explorar o repertório original para a formação – tradição iniciada por compositores na segunda metade do século 20 -, além de experimentar transcrições e arranjos de diversos períodos.

O repertório selecionado para a apresentação conta com uma das primeiras obras escritas para essa formação: Estampas, do espanhol Federico Torroba, formada por pequenas peças que evocam imagens e cenas da Espanha. Também figura no repertório a peça Toccata, do cubano Leo Brouwer, compositor em atividade e uma das figuras de destaque no universo do violão.

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047538.shtml – 18/05/2017)

Caminhão-Museu da UFMG recebe visitantes no Campus Pampulha

Até a próxima sexta-feira, 19, o Museu Itinerante Ponto UFMG estará aberto a visitas guiadas no campus Pampulha. Com programação especial para a 15ª Semana Nacional de Museus, o caminhão está estacionado no Centro Pedagógico, em frente à Faculdade de Educação. As visitas podem ser feitas pela manhã, das 9h às 12h, e durante à tarde, das 13h às 15h.

Com o tema O ser humano e sua interação com o universo, o Ponto UFMG é composto de um caminhão que transporta seis salas interativas. O objetivo da instalação é possibilitar que a sociedade aprimore conhecimentos sobre temas relacionados à ciência, à tecnologia e à inovação. Outras informações sobre o museu itinerante podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5179.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047514.shtml – 17/05/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 16 , de 22/05/1997, publico notícias sobre 48o ENANUNI, alunos com acesso via Internet, treinamento na ATT, treinamento na NetHouse, curso de VTLS, PowerSoft Brasil Tour 97, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

Liberação de Servidora

Esta semana, está sendo liberada, pela DAC, a rede local do prédio da Unidade Administrativa II, interligando o DPFO e o DM. O processo de liberação inclui a confecção das pontas da fibra ótica, instalação detransceivers e hubs, definição de códigos e treinamento dos Agentes de Informática dos dois locais, Marcelo da Silva Santos (DPFO) e Carlos Alberto de Siqueira (DM) na instalação do software necessário à utilização da rede.

Posteriormente, a intrerligação à rede deve ser estendida a outros órgãos instalados na UA II, como o SAMS, a FTO e o Laboratório do IGC. A Fundep, por possuir rede própria, não será incluída neste processo.

O trabalho de liberação envolveu praticamente toda a equipe técnica da DAC e foi coordenado por Fernando Frota Machado de Morais. O treinamento dos agentes está a cargo de Eugênio Pacelli Pereira de Souza.

REDE BU

Na continuidade do processo de implantação da rede local do prédio da Biblioteca Central, foi feito, nesta semana, o treinamento do Agente de Informática da Editora, César de Almeida Correia, na instalação do software necessário à utilização da rede.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Leonardo Freitas da Silva Pereira, no dia 24; e para os ex-ceconianos: Eduardo Costa e Silva e Roberto da Silva Bigonha, no dia 19; Bianca Tereza da Silva Alves, no dia 21; Wang Kui Ying, no dia 22; Jonas Fernandes Campos, no dia 23; Luís Fernando Terenzi e Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho, no dia 25.

Memória Fotográfica do CECOM.sist10_2017-a4

No dia 11/05/2017, a Redação de O Sistemático homenageou todas as mulheres do CECOM, pelo Dia das Mães, com a entrega de uma rosa para cada uma. Antes da entrega das rosas, ainda como parte da comemoração do Dia das Mães, no dia 10/05, Maria Helena Rodrigues Araújo, copeira do CECOM, sorteou uma bela orquídea entre as mães e a feliz ganhadora foi Lucimara Lopes, da DDP.

As fotos são de autoria da Lelé e de Renato Righi.

Lucimara recebendo a orquídea das mãos de Maria Helena
Lucimara recebendo a orquídea das mãos de Maria Helena

 

Após a entrega das rosas, todas se preparando para a foto oficial do dia
Após a entrega das rosas, todas se preparando para a foto oficial do dia

 

A foto oficial das homenageadas com Eliz, Cíntia, Lucimara, Rosa, Soraya, Diva, Takeda, Aeda, Karina, Carol Santos, Aída e Dôra (em pé); Denise e Lelé (agachadas)
A foto oficial das homenageadas com Eliz, Cíntia, Lucimara, Rosa, Soraya, Diva, Takeda, Aeda, Karina, Carol Santos, Aída e Dôra (em pé); Denise e Lelé (agachadas)