Sistemático: Edição 1694 – 25/05/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Analistas de TI do CECOM participam do XI WTICIFES 2017

Será realizado na próxima semana, em Recife/PE, de 29 de maio a 1o de junho, o XI Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2017). Sob o tema “A TI como Agente Transformador nas Universidades”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.

Integrado ao XI WTICIFES, acontecerá o II Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, com o mesmo objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

O WTICIFES é uma promoção do Colégio de Gestores de TI das IFES para, a partir da similaridades dos problemas e desafios de gestão, incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Universidades.

O evento se destina a dirigentes e servidores de TI das Instituições Públicas de Ensino Superior.

Os Analistas de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos do CECOM, Patrícia Nascimento Silva, Josemar Pereira dos Santos e Vítor Fonseca de Melo, enviaram o artigo “Armazém de dados para o Censo da Educação Superior: uma experiência no Centro de Computação da

UFMG” e foram selecionados para o WTICIFES. A palestra será apresentada no segundo dia do evento, 30/05, às 10h30, por Patrícia e Josemar. Além disso, eles assistirão a várias palestras da programação do evento da área de interesse do CECOM.

A Analista de TI Karina Flaviana Ribeiro, Diretora da Divisão de Processos e Segurança da Informação, estará participando do II Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, durante todo o dia 30/05. Karina Flaviana estará, também, assistindo, nos demais dias, às palestras de interesse do CECOM.

O Professor Diógenes Cecílio da Silva Júnior não poderá estar presente ao XI WTICIFES 2017 por motivos inadiáveis na UFMG.

Patrícia Nascimento e Josemar Pereira
Patrícia Nascimento e Josemar Pereira

 

Karina Flaviana Ribeiro
Karina Flaviana Ribeiro

Publicada a aposentadoria do Professor Márcio Bunte

Foi publicada hoje, dia 24/05/2017, a Portaria no2.862, de 19/05/2017, que aposenta o Professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, do Departamento de Ciência da Computação/ICEx.

O Prof. Márcio Bunte foi Diretor de Tecnologia da Informação por 2 períodos: 1998/2002 e 2002/2006, e Diretor do LCC – Laboratório de Computação Científica no período 2006 até 2016.

A sua história na UFMG teve início no CECOM em 1977, quando entrou como estagiário, lotado na antiga Divisão de Usuários.

Em março de 1978, com a ida dos professores do DCC, que eram lotados no CECOM, para o ICEx, Márcio preferiu ir também para o Instituto. Entrou para o Mestrado do DCC e também como Professor.

No DCC, foi eleito subchefe do departamento por duas vezes e ocupou a chefia do DCC, quando o Professor José Nagib Cotrim Árabe assumiu a Pró-Reitoria de Administração em 1993.

Em 1998 recebeu convite para fazer parte da equipe para reestruturar a Tecnologia da Informação na Universidade. Surgiu a ideia de se criar a Assessoria de Tecnologia da Informação e Márcio aceitou ser o Assessor de TI. Após alguns anos, a Assessoria teria seu nome mudado para DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação.

Professor Márcio Bunte
Professor Márcio Bunte

Publicadas as aposentadorias de Denise Cristina e Edir Cabral

Foram publicadas no dia 24/05/2017, as Portarias de 19/05/2017, no 2.853 que aposenta a Analista de Tecnologia da Informação Denise Cristina de Assis Moreira e no 2.854 que aposenta a Telefonista Edir Cabral de Lacerda Ferreira.

A história de Denise Cristina teve início na UFMG em dezembro de 1982, como estagiária, lotada na antiga Divisão de Usuários. Ficou na divisão até novembro de 1984, quando foi contratada como programadora, sendo lotada na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas. Trabalhou no Setor de Programação e, em 1987, passou a ocupar o cargo de Analista de Sistemas. Quando houve a fusão das divisões de Sistemas Funcionais e de Sistemas Acadêmicos, formando a Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), Denise ficou na área funcional. Passou para a área acadêmica em 1995, quando também começou a fazer parte da equipe do Vestibular. Foram muitos trabalhos nestes anos todos e em 2013 passou a fazer parte da equipe responsável pelo SIGA – Graduação e Pós-Graduação.

Em sua despedida, Denise enviou o seguinte e-mail para todos da DTI:

Queridos colegas e amigos da DTI,

Ontem foi meu último dia de trabalho do CECOM. Hoje foi publicada minha aposentadoria, mas eu tinha que estar aqui para me despedir. Cada um de vocês, de alguma forma, fez parte desta história de 34 anos. Quero agradecer por todo este tempo que passamos juntos, pelas experiências adquiridas, pela troca de conhecimentos, pelos risos, pelas piadas, enfim…

À UFMG e especialmente ao CECOM agradeço pelo crescimento pessoal e TODO crescimento profissional que adquiri. E tenho muito orgulho disto.

O CECOM e os amigos que fiz aqui sempre vão estar em meu coração. Alguns amigos se despediram antes, mas vocês que continuam aqui tenham a certeza que quando a saudade apertar eu volto para revê-los. Estou saindo com o sentimento de dever cumprido e feliz por ter alcançado um direito que estão querendo nos tirar. Espero que continuemos em contato. Um abraço carinhoso a todos. Fiquem com Deus e até qualquer dia.”

Já Edir Cabral de Lacerda Ferreira começou na UFMG em 1990, após ter feito Concurso para Telefonista. Trabalhou durante anos no subsolo do prédio da Reitoria, local da Central Telefônica do Campus. A telefonia fazia parte do DM – Departamento de Manutenção.

Ficou na Central Telefônica até 1998 quando Antônio Carlos a convidou para ser sua Secretária. Em 1999, começaram as negociações para a Telefonia vir para o CECOM e ela recebeu o convite para vir com Antônio Carlos. Aceitou o convite e, em 2000, foi lotada na DAC, aprendendo como era o serviço na Operação de Rede. A DAC mudou a sua estrutura e foi criada a Divisão de Redes de Comunicação, onde Edir passou a trabalhar, direcionando os serviços, com total apoio aos técnicos da Telefonia.

Denise Cristina
Denise Cristina

 

Edir Cabral
Edir Cabral

Informativo

CEDECOM divulga material de comemoração dos 90 anos da UFMG

Em razão do aniversário de 90 anos da UFMG, o Centro de Divulgação e Comunicação (Cedecom) preparou uma série de produtos de comunicação com o objetivo de dar visibilidade à história da Universidade. Essas peças estão disponíveis no site https://www.ufmg.br/90anos .

Alguns dos produtos foram criados também para serem exibidos antes de eventos realizados nos auditórios que têm equipamentos multimídia. São eles:

1. Vídeo institucional – peça de 3 minutos que apresenta a UFMG em números e destaca sua comunidade acadêmica, produção científica e espaços físicos. Ideal para ser exibido quando o público for constituído de pessoas da comunidade externa. Disponível em https://youtu.be/FlgoClQuW5k .

2. Clipe da série “90 anos de histórias” – peça promocional do conjunto de 90 vídeos com personagens da UFMG que contam, por meio de suas histórias pessoais, a própria história da UFMG. O objetivo da exibição desse clipe é divulgar a série e convidar as pessoas a sugerir outros personagens que tenham depoimentos a dar. Disponível em https://youtu.be/mRHyQ08VeSg .

3. Vídeo Contra o Trote – peça de 2 minutos que trata da Resolução 6/2014 que proíbe qualquer tipo de trote estudantil no âmbito da UFMG. Sugerimos utilizá-lo quando a audiência de estudantes de graduação for expressiva. Disponível em https://youtu.be/X8syjFIrcI8 .

4. Teaser SBPC – vídeo de 30 segundos que divulga a realização da SBPC na UFMG em julho deste ano. Disponível em: https://youtu.be/Lc7EPCvq1pU .

Para serem usados, esses vídeos podem ser baixados do canal UFMG na rede social YouTube, pelos endereços indicados acima, ou executados diretamente a partir dessa rede social.

O Cedecom está à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários. Os contatos poderão ser feitos pelo telefone 3409-4186 ou por e-mail: dir@cedecom.ufmg.br.

(Fonte: Núcleo de Comunicação Integrada – 22/05/2017)

Instituto Casa da Glória, em Diamantina, abriga exposição sobre os processos do conhecimento

A exposição Processaber, que já foi montada no Espaço do Conhecimento UFMG, chega a Diamantina, no Instituto Casa da Glória, vinculado ao Instituto de Geociências. Até o dia 2 de setembro, visitantes poderão mergulhar no universo de métodos, instrumentos e índices criados para sistematizar o conhecimento.

A mostra contém objetos de medida curiosos, jogos interativos, “labirinto do conhecimento” e uma pista de aviões de papel. A visitação será de quarta a sábado (das 13h às 21h, às quartas, e das 8h às 17h, nos outros dias).

A exposição Processaber é fruto de parceria da UFMG com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e com a Secretaria de Turismo de Diamantina.

O Instituto Casa da Glória fica na Rua da Glória, 298.

(Com Setor de Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047616.shtml – 25/05/2017)

Educação Ambiental Humanitária em bem estar animal é tema de curso gratuito na UFMG

Professores, médicos veterinários, legisladores, gestores e servidores públicos e entidades que lidam com a fauna são os convidados a participar do curso gratuito sobre Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal – EAHBEA (http://bit.ly/2qVMtMV), que acontece no dia 7 de junho, das 14h às 20h, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, Auditório 3. Os interessados deverão enviar e-mail para contatosaudeunica@gmail.com informando “Inscrição gratuita curso EH” (no assunto), nome completo, CPF e telefone. Além disso, deverão comunicar se pertencem a algum órgão, instituição ou ONG e levar 1kg de ração para cão ou gato.

O curso, que será ministrado por Elizabeth Mc Gregor, geógrafa e pós-graduanda em Educação Ambiental, é um programa educativo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal que percorre diversos municípios do Brasil fazendo o enraizamento do respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação. Elizabeth já trabalhou em 57 municípios de 10 estados brasileiros e capacitou mais de 8 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos, que têm o potencial de disseminar o conhecimento a milhões de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. O material didático foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente aos professores capacitados.

O texto de apresentação no site do curso (disponível em www.forumanimal.org/educacao) diz que “o sistema de educação brasileiro é bastante falho no que se refere à construção de um paradigma de valores sustentáveis, que garantam que nossos jovens reconheçam os animais como seres sencientes – que como nós sentem dor, medo, estresse, tristeza ou alegria. Nós preenchemos essa lacuna, disseminando não só o conceito de senciência animal, como também as implicações do abandono de animais domésticos, conceitos de guarda responsável e diversos outros hábitos e escolhas pessoais que podem fazer uma grande diferença para os animais e para o meio ambiente”.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG – comunica@vet.ufmg.br – (31) 3409-2017 – http://www.vet.ufmg.br/)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 24/05/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 17, de 05/06/1997, publicou notícias sobre gerência de endereços IP, retirada da tela SOS01, demonstração do software Power Lock, Seminário da Biblioteca Universitária, treinamento Cliente/Servidor, disponibilidade das servidoras, IV Arraiá do Byte Coxa, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SISTEMA SICCA

Durante as últimas semanas, os usuários do SICCA – Sistema Integrado de Compras, Contabilidade e Almoxarifado, estão avaliando os módulos Administração, Contabilidade e Almoxarifado, que estão sendo liberados pela empresa Ampla Informática e Consultoria Ltda.

No momento, a empresa está desenvolvendo o último módulo restante, que ´é o módulo Compras, para, então, iniciar o processo de implantação do sistema que se encerrará no mês de julho.

A coordenação do projeto, do lado do CECOM, que está a cargo do analista Hélio Teixeira da Costa, deverá ser transferida para a DAS, em função da carga de projetos e atividades em curso na DAC.

A partir desta experiência pioneira, inclusive, todos os futuros projetos que envolvam terceirização das atividades de desenvolvimento de sistemas serão gerenciados pela DAS.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Ana Carolina Coelho Mendes e Hugo de Souza Vellozo, no dia 30; e para os ex-ceconianos: Luís Fernando Terenzi e Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho, no dia 25; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Ana Maria da Rocha e Walter Guerra. no dia 28; Avair Eustáquio e Camila Amorim de Sena Medeiros, no dia 29; Diogo Freitas Duarte Magalhães e Alcy Penido de Souza, no dia 31.

Memória Fotográfica do CECOM

Na terça-feira, dia 23/05/2017, a turma da sala de Denise Cristina de Assis Moreira resolveu comemorar a sua aposentadoria, que seria publicada no DOU no dia seguinte. Organizaram um lanche no café da tarde e aproveitaram para fazer a foto oficial da despedida. Estiveram presentes, além da Denise, Ana Lúcia, Mário, Raimundo, Patrícia, Thiago Diniz, Lucimara, Vítor Melo, Josemar, Lucas, Bárbara, Ana e Rainer.

As fotos são de autoria da Lelé.

Todos se aprontando para a foto
Todos se aprontando para a foto

 

Vítor, Josemar, Bárbara, Lucas, Thiago Diniz, Ana, Mário, Denise, Rainer, Ana Lúcia, Lucimara, Patrícia e Raimundo
Vítor, Josemar, Bárbara, Lucas, Thiago Diniz, Ana, Mário, Denise, Rainer, Ana Lúcia, Lucimara, Patrícia e Raimundo