Sistemático: Edição 1696 – 08/06/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Debate sobre preservação de arquivos digitais reúne especialistas nesta quinta. na FACE

O impacto da gestão de processos e documentos eletrônicos na preservação de arquivos digitais será abordada pelo professor Daniel Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nesta quinta-feira, 8, às 14h, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha.

Flores participa do 4º Ciclo de Palestras da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) da UFMG, em mesa com o analista em Tecnologia da Informação Marco Aurélio Rodrigues Braga, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e com o professor Diógenes da Silva Jr., diretor de Tecnologia da Informação da UFMG.

Intitulado O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a preservação digital: o impacto na administração pública – mudanças e desafios, o debate será mediado pelo professor Renato Venâncio, diretor de Arquivos Institucionais.

A atividade, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047679.shtml – 06/06/2017)

Analista de TI do CECOM apresenta dissertação de Mestrado

O Analista de TI do CECOM, Mateus Andrade Resende, apresentou, no dia 02 de junho, a sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG.

Com o título Desenvolvimento e avaliação de uma metodologia para geração de agentes genéricos para jogos de tabuleiro, a dissertação de Mateus abordou o seguinte: Um agente de General Game Playing (GGP) deve ser capaz de jogar efetivamente diferentes jogos talvez com algum processo inicial de aprendizagem. Dadas as regras de um jogo qualquer, como gerar um agente inteligente que seja competitivo em comparação a agentes específicos para o jogo? Neste trabalho, propomos um método denominado UCT-CCNN para o aprendizado off-line de função de valor para estados de jogos de tabuleiro. No método UCT-CCNN inúmeras partidas são jogadas pelos agentes MCTS com política da árvore conhecida como Upper Confidence Bounds for Tree (UCT) em um processo off-line que gera uma base de dados de exemplos de estado-utilidade. A partir desses exemplos uma função de valor para os estados de jogo é aprendida com o uso de redes neurais construtivas denominadas Cascade Correlation Neural Networks. Os jogos Othello e Trilha foram submetidos ao método UCT-CCNN e os agentes obtidos foram capazes de ganhar de agentes específicos do domínio.

A Comissão Examinadora foi composta por: Prof. Luiz Chaimowicz – Orientador (DCC/UFMG), Prof. Adriano Alonso Veloso (DCC/UFMG) e Prof. Leandro Soriano Marcolino (Universidade de Lancaster).

Mateus Andrade Resende
Mateus Andrade Resende

Saída de Estagiário

O estagiário Jair Lopes de Souza Júnior, lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, encerrou seu estágio no CECOM no dia 31 de maio.

Jair Lopes entrou para o CECOM em junho de 2015, lotado na DAC, onde permaneceu até a sua saída.

Novos estagiários do CECOM

O CECOM recebeu no dia 1o de junho os seguintes estagiários:

– Alison de Oliveira Dias, do curso de Ciência da Computação, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos;

– Bruno Duarte Pereira Carneiro, do curso de Geografia, lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente;

– Gabriel Antônio Rausch Ferreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação;

– Rômulo Rafael da Silva, do curso de Sistemas de Informação, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.

Alison de Oliveira
Alison de Oliveira

 

Rômulo Rafael
Rômulo Rafael

 

Gabriel Rausch
Gabriel Rausch

 

Informativo

Biblioteca virtual com acervo de várias áreas do conhecimento está disponível para teste na UFMG

A Biblioteca Universitária da UFMG disponibiliza, para teste, acesso a mais de setecentos títulos da plataforma e-volution, uma biblioteca virtual com conteúdos das áreas de exatas, humanas e saúde. O conteúdo completo dos livros pode ser acessado no formato digital e não é disponibilizado em PDF.

O primeiro acesso à biblioteca virtual deverá ser feito em qualquer unidade acadêmica da UFMG, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, ou na Escola de Arquitetura e Faculdade de Direito (no centro de BH). No site www.evolution.com.br, o usuário deverá clicar em “Login” e fazer o cadastro, para ter acesso a todas as ferramentas disponíveis na plataforma. No momento do cadastro, é necessário marcar a opção “Habilitar Acesso Remoto”, que possibilita acessar o material em qualquer lugar e a qualquer hora. Todos esses procedimentos são explicados em vídeo tutorial: http://bit.ly/1L8AxrW

A plataforma ficará disponível para teste nos meses de junho e julho de 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4627 ou pelo e-mail:setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br. (Com Assessoria de Comunicação Sistema de Bibliotecas da UFMG – comunicacao@bu.ufmg.br – (31) 3409-5521 – https://www.bu.ufmg.br/bu/)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047679.shtml – 06/06/2017)

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no gramado da Reitoria, na próxima terça

Na próxima terça-feira, 13, às 18h30, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais fará concerto aberto ao público, no gramado da Reitoria, no campus Pampulha.

Organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a apresentação inaugura a série UFMG, 90: muitas culturas, vertente artístico-cultural da programação do aniversário de 90 anos da Universidade. O concerto também integra a série Concertos na praça, na qual a Filarmônica realiza apresentações abertas e ao ar livre com o objetivo de popularizar a música erudita e formar plateias.

Quatro obras serão executadas: O aprendiz de feiticeiro, do francês Paul Dukas (1865-1935); Orfeu no inferno: abertura, do franco-alemão Jacques Offenbach (1819-1880); Uma noite no Monte Calvo, do russo Modest Mussorgsky (1839-1881) e Dança macabra, do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921). A orquestra promete uma apresentação didática e interativa, em que instrumentos e detalhes das peças serão explicados ao público entre as execuções.

Sobre a orquestra – A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais conta com 90 músicos, de 17 diferentes nacionalidades – dez deles se formaram na UFMG. A apresentação no campus Pampulha também marca a comemoração da décima temporada da orquestra, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2008.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047758.shtml – 08/06/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 19, de 19/06/1997, publicou notícias sobre inauguração do SIBRADID, informações acadêmicas via Internet, Rede Administrativa, segurança na Internet, proposta de palestras para o 49o Enanuni, entre outras, além do artigo técnico Informix x PowerBuilder – A epopeia de uma conexão, de autoria de João Carlos Lages.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para : Wilton Campos, no dia 09; Maria Aeda Viveiros, no dia 14; O Sistemático, no dia 16; Bruno Oliveira de Carvalho, no dia 20; e para os ex-ceconianos: Rodrigo Wenceslau Torres e Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Sílvio Eduardo de Castilho Lages, no dia 09; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loreiro Araújo, Lisia Rocio de Abreu e Ricardo Mascarenhas Paixão Filho, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignês Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel e Ângelo Bechler de Moro, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, Rui César Andrade Pinho e Luciana Martins da Silva, no dia 16; Fernando Iran Fonseca de Souza e Carlos Farina, no dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; e Mílvia Batista de Miranda, no dia 21.