Sistemático: Edição 1697 – 14/06/2017

CECOM comemora 40 anos de O Sistemático:

Fotos de funcionários e estagiários do CECOM:

Documento de criação do jornal e sua primeira edição:

pdf Versão em PDF

CECOM comemora 40 anos de O Sistemático

CECOM 2017

E NÓS FAZEMOS PARTE DESTA HISTÓRIA

Mais uma conquista acontece no CECOM. E estamos aqui para celebrar. Uma conquista que envolve todos aqueles que estiveram e estão no CECOM. Se não fossem todos, nada seria possível. O trabalho, a força e a vontade de todos que envolvem o CECOM em 40 anos estão registrados em folhas, ora bem amarelas, ora claras, ou na Internet, mas registrados para sempre. A vida profissional de cada um que aqui passou está eternizada.

Parabéns a todos que contribuíram para que este trabalho chegasse a 40 anos. Se não fossem todos, não chegaríamos a esse ponto. O Sistemático é a prova viva do CECOM na Universidade, com todas as transfor-mações ocorridas ao longo de quatro décadas. Quanta coisa mudou! Quantos passos foram dados, quantos projetos foram realizados, quantas pessoas passaram pelas salas, pelo corredor, pelas nossas vidas. Todos marcaram presença, todos se encontram registrados em suas folhas. Uma história iniciada no dia 14 de junho de 1977, que se solidificou em 16 de junho daquele ano, e tem a sua marca firmada em 2017.

Feliz aquele que pode contar a sua história. Feliz aquele que pode dizer:

– “Estive aqui com todos vocês!” Parabéns ao CECOM, aos ceconianos e aos ex-ceconianos pela sua história registrada no Sistemático.

A edição de hoje é uma homenagem a todos que viveram as 1.697 semanas em que ele foi editado.

Depoimentos de diretores e colaboradores

Prof. Antonio Mendes É com grande satisfação que comemoramos mais um aniversário do Sistemático, que, graças à dedicação de sua editora, a nossa amiga Lelé, vem nos atualizando sobre o Centro de Computação, desde os seus primórdios, além de disponibilizar notícias importantes sobre a própria UFMG.

Esperamos que, com a continuidade de sua atuação, consigamos nos antecipar ao futuro nessa área, o que somente é possível através de muita inovação, em especial no processo de aprender. Neste aspecto, será importante a participação de todos no III CIM, Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, promovido pelo GIZ/PROGRAD da UFMG, que tem esse ano o tema I9 com 5Cs: Inove com Conexão, Contribuição, Compartilhamento, Colaboração e Cooperação. Se você não puder estar presente, terá certamente notícias sobre esse encontro no próprio Sistemático.

Prof. Antônio Mendes Ribeiro, Primeiro Diretor do CECOM Gestão 1970-1980, Professor Aposentado do Depto. de Ciência da Computação/ICEx

 Prof. Márcio Luiz Bunte Desde quando comecei a trabalhar no CECOM, em 1977, tenho me mantido informado através do Sistemático. Reler matérias de edições anteriores não só traz boas lembranças, mas demonstra a importância do papel do Sistemático de registro e divulgação para toda a nossa comunidade. Parabéns a todos que foram responsáveis por construir essa referência.

Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Assessor de Tecnologia da Informação Gestão 1998-2006, Diretor do Laboratório de Computação Científica período 2006-2016, Professor Aposentado do Depto. de Ciência da Computação

 Clarindo O nome, O Sistemático, escolhido democraticamente por um concurso disputadíssimo, vencido pela QQ, foi muito inspirado. É sistemático sim, afinal, todos trabalhamos com sistemas e o jornal sai religiosamente toda semana, faça chuva ou faça sol, não tem coré coré nem meu pé me doi! Mas O Sistemático é muito mais do que isso. Reflete o carinho e profissionalimo da grande responsável por sua existência, a dedicada amiga Lelé Cortezzi! Tem sempre um conteúdo útil, mantendo todos na comunidade informados do que realmente acontece de importante. Como sua redatora, o jornal é sério, sem deixar de ser bem humorado, e profissional sem deixar de ter o lado humano muito forte. Eu particularmente, gosto muito da parte das fotos. Quando tem um evento e a Lelé vai lá sem falta, fazendo suas fotos, a gente não dá muita importância, afinal é só mais uma foto. Mas, quanto mais o tempo vai passando, melhores vão ficando as fotos. Trazem sempre gratas recordações daqueles tempos em que a gente era feliz, mas não sabia valorizar! Viva O Sitemático, que continue sistematizando por muitos e muitos anos! Não deixem a Lelé se aposentar!

Prof. Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, Diretor de Tecnologia da Informação Gestão 2012-2014

 Prof. Paulo Fernando Seixas Ao ler a última edição do Sistemático, fui surpreendido com as notícias das aposentadorias da Denise, da Edir e do Márcio Bunte. Amigos do CECOM, com quem tive a honra de trabalhar de 2006 a 2010. A vocês, meus votos de felicidade nesta nova etapa. A foto da contracapa, cheia de carinhas novas, mostra como o CECOM se renova a cada dia, sem perder o espírito de união e amizade que tornam esse ambiente de trabalho tão especial. Parabéns, ceconianos!

Prof. Paulo Fernando Seixas, Diretor de Tenologia da Informação Gestão 2006-2010

 Luciano de Errico Trabalhei como Analista do CECOM de 1984 a 1990, voltando depois como Diretor de TI da UFMG de 2010 a 2012. Conheci o Sistemático quando ele tinha de 6 para 7 anos, ou seja, ainda era uma “criança”. Agora ele completa 40 anos, atingindo a “maturidade”. Como o tempo passa! Porém, o que acho mais interessante no Sistemático é como ele cria uma sensação de família dentro da comunidade ceconiana. Para mim, esse o o valor maior. Parabéns!

Luciano de Errico, Diretor de Tecnologia da Informação Gestão 2010-2012

 Carlos Alfeu Os 40 anos de O Sistemático

40 anos é muito tempo! São 10 Copas do Mundo ou 10 Olimpíadas! São 10 reitorados! Em 40 anos de política brasileira, tivemos ditadura, eleições indiretas, diretas, impeachments e afins. Conheço pessoas que foram avós antes disso. Sim, 40 anos é muito tempo!

Mas conheço alguém que chegou e ficou por aqui, como ela diz, meio que por acaso. E foi ficando. E pariu e criou um filho de papel que depois se digitalizou. E por acaso passou do número 1.000. E por acaso chegou aos “enta”.

Essa pessoa é daquelas que ama o que faz. E ela o fez. Amando o que faz, ela registra de forma obstinada a memória do que diversas pessoas, em diversas equipes, por diversas gestões, construíram e constroem, pelo Cecom, para a UFMG. Por 40 anos!

Como o que importa não é a chegada, mas o caminho, ela continua seguindo. Até quando? Não importa, desde que se faça como se faz no Cecom, com amizade, com colaboração, com solidariedade, com compromisso. Não por acaso.

Nós somos assim. Ela é ainda mais um pouco, pois viu e registrou mais do que vivenciamos juntos.

Parabéns ao Sistemático! Parabéns à Lelé! E porque não, parabéns a todos nós, razão da existência dele.

“O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído”. Ou não?

Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do Centro de Computação

Ronaldo O Sistemático homenageia Ronaldo Araújo Costa, falecido em março de 2017, companheiro, amigo e colaborador do jornal. Como gostava de ser chamado para revisar as notícias e dar palpites!
 Eduardo Henrique Como marinheiro, continuo navegando pelo mundo, agora Rio de Janeiro.

Muito bom ter notícias de vocês, e mais ainda, saber que O Sistemático está completando 40 Anos!

Como diz o poeta, fico: “Feliz e orgulhoso, envaidecido mesmo!”. Para um marujo, o sentimento de pertencer a um lugar é estranho, mas ao mesmo tempo traz a alegria de perceber que, por meio de O Sistemático, meu pertencimento navegou por outros tempos para além do Imaginário. A você e a todos que fazem parte da grande tripulação de O Sistemático, desejo bons ventos e sabedoria para navegarmos juntos e separados.

Eduardo Henrique Lima, Diretor do CECOM Gestão 1986-1994

 Márcia Regina Parabéns para O Sistemático, pelos 40 anos, e os parabéns são também para você Lelé, pois foram 40 anos de dedicação, persistência e trabalho com alegria e muito amor. Parabéns Lelé

Márcia Regina Lemos, Administradora, foi Diretora das divisões de Suporte Técnico e de Apoio Administrativo e Vice-Diretora do CECOM, aposentada em junho de 2016

Cleuza Maria Então… Estamos comemorando mais um aniversário de O Sistemático, 40 anos de existência. Quem diria que ele sobreviveria tanto tempo e a tanta tecnologia? Graças à mãe Lelé, que deu força para ele crescer e passar por todas estas mudanças e continuar transmitindo informações importantes aos seus fiéis leitores.

Me sinto muito feliz por fazer parte desta história.

Parabéns ao “menino” O Sistemático! Parabéns Lelé!

Grande abraço a todos!

OBS.: Acho que O Sistemático merece ir para o Guinness

Cleuza Maria Bento, a QQ, funcionária do CECOM de 1975 a 1980, vencedora do concurso para a escolha do nome do periódico

 Aleixina Maria Apesar dela ser digna do melhor conceito, pelo fato de ter como norma falar demais, muita gente gostaria de mandar para um país distante a menina que, no primeiro dia de estágio no CECOM, fez guerra de gominha com o Bauer. (1-1-2) Solução: A-lei-China, ou seja, Aleixina.

Foi assim que eu estreei nas páginas de O Sistemático (Ano I, no 24, de 24 de novembro de 1977), em uma das muitas charadas criadas pelo grupo que adotou o nome de /ASTERISCO, formado por José Monteiro da Mata, Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua e Newton José Vieira, hoje professores do DCC. Apesar de ter sido estagiária no Cecom no período de 1975/1976, essa minha passagem não foi registrada no prestigioso periódico, simplesmente porque ele ainda não existia. É preciso lembrar que o Bauer (professor João Carlos Pires Bauer, que depois dirigiu o Cecom de novembro/1984 a abril/1986) era então o todo-poderoso diretor da Divisão de Sistemas, onde eu fazia estágio, portanto esse meu debut não contribuiu de forma muito positiva para minha imagem profissional, não.

Mas eu me intrometi mesmo na trajetória do Sist foi a partir de fevereiro de 1981, quando voltei para a Divisão de Sistemas, agora como analista de sistemas. Enxerida como sou, logo estava dando palpites no seu conteúdo (virei uma espécie de revisora) e na sua forma (fui responsável por sua migração da máquina de escrever para o computador e pelas mudanças dos softwares usados na sua formatação). Além disso, sempre fiz parte das equipes encarregadas de sua publicação durante os períodos de férias de sua redatora, a Lelé.

O que eu gostava mesmo era de ver meu nome publicado ali por ter feito algo que merecia ser divulgado. Isso funcionava para mim como um prêmio de reconhecimento muito especial. E me sinto orgulhosa em saber que isso ocorreu várias vezes. Só fiquei triste quando, depois de aposentada, passei a ser citada no jornal como `ex-ceconiana’, pois não é assim que me sinto, eu continuo a me considerar parte da grande família que é o Cecom.

Então estou aqui, mais uma vez, falando do meu orgulho em fazer parte da história de O Sistemático (fiz isso nas edições de número 1000, dos 30 anos e na 1500). Nesta edição comemorativa de seus 40 anos, preciso, mais que tudo, registrar um elogio ao trabalho da Lelé, responsável por ele ter conseguido se manter em circulação durante todo esse tempo, o que ela fez com o carinho de uma verdadeira mãe. Parabéns aos dois!

Aleixina Maria Lopes Andalécio, Analista de TI, foi Diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria e Vice-Diretora do CECOM, aposentada em fevereiro de 2010

 Márcia Maria Há 40 anos o Sistemático acompanha o crescimento, o desenvolvimento e os acontecimentos importantes que contam a história do CECOM. Há 17 anos fazendo parte do setor, vivenciei muitas experiências que ficaram marcadas nas páginas do jornal. Nesta edição de comemoração, gostaria de parabenizar O Sistemático e toda a sua equipe, não só por desempenharem o importante trabalho de informar e divulgar os trabalhos do CECOM, mas também o de documentar os acontecimentos extraordinários e cotidianos do nosso setor e assim, manter vivo um importante registro de nossa memória. Que estas quatro décadas tragam para estas páginas sistemáticas a bagagem das experiências vividas e aprendidas e o ânimo renovado para continuar esta trajetória de grande sucesso!

Márcia Maria Fernandes França, Telefonista, funcionária da Divisão de Atenção ao Cliente desde 2000

 Marco Túlio Para quem escreve uma nova jornada, a companhia é sempre importante. O Sistemático mostra o dia a dia do CECOM e as nuances de seu saudoso passado. Informa, diverte, recorda, ensina e homenageia. Perpetua as conquistas e é o nosso aliado nesta incrível jornada, na qual traçamos as novas histórias que um dia serão publicadas no periódico.

Parabéns e vida longa ao O Sistemático!

Marco Túlio Domingues do Amaral, Técnico em TI, funcionário da Divisão de Controle de Processamento desde 2014

 

A história de o Sistemático

A historia de O Sistemático já foi contada em verso e prosa inúmeras vezes: na edição 1.000, em seus aniversários e, até, em duas entrevistas. Talvez seja o único jornal do mundo que vira gente como a gente e dá entrevista. É engraçado dar vida a ele e sentir tudo o que ele passou e viveu.

Isto tudo é porque O Sistemático é o CECOM e nós ceconianos!

Nesta edição do seu 40oaniversário, vale relembrar a sua história.

Ele surgiu em uma reunião de diretoria, no dia 14 de junho de 1977, com o dever de sair no dia 16 de junho. Sem nome ainda, foi lançado com um concurso para a escolha do seu nome, vencido pela QQ. E, a partir do número 2, lá foi embora pela estrada a fora. Uma estrada de 40 anos, com flores, pedras, dificuldades, alegrias, tristezas, perdas, vitalidade, entusiasmo, com muita notícia, com pouca notícia, esperado, jogado no lixo, amigo, xingado, mas amado por muitos e lembrado por aqueles que saíram do CECOM.

Ele permaneceu pela existência de tantos colaboradores, pela força daqueles que viam nele o mensageiro que ele é, que enxergavam qual o papel a que ele foi destinado.

O Sistemático viveu todas as transformações do CECOM nestas quatro décadas. Muito interessante, para alguém que iniciou a vida em um estêncil rodado em um mimeógrafo chegar a ser lido na Internet.

Estes 40 anos são da Redação. Mas temos que dividi-los com todos os ceconianos e ex-ceconianos, principalmente com os diretores do CECOM: Professor Antônio Mendes Ribeiro, Maria Miriam Arruda, Professor João Carlos Pires Bauer (falecido em 2014), Eduardo Henrique Lima e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, que sempre deram total apoio à sua continuidade.

Vivemos bastante estes 40 anos e vamos seguir em frente com edições a cada semana, contando sempre o que acontece no nosso caminho.

Podem ter certeza: vocês estarão presentes e sempre marcados em suas páginas.

O Sistemático - criação de Luiz Carlos Campos
O Sistemático – criação de Luiz Carlos Campos

Maria José Cortezzi (Lelé), Redatora de O Sistemático desde 1977

 

Fotos de funcionários e estagiários do CECOM

Carolina Santos e Carlos Alfeu
Carolina Santos e Carlos Alfeu

 

Cíntia, Lelé e Eliz
Cíntia, Lelé e Eliz

 

Ivan, André, David e Frota
Ivan, André, David e Frota

 

Prof. Diógenes e Rosa
Prof. Diógenes e Rosa

 

João Carlos e Paulo Henrique de Carvalho
João Carlos e Paulo Henrique de Carvalho

 

Em pé: Bruno, Gessy, Emerson, Márcio e Pedro Begalli. Sentados: Leandro Assis e Wallison
Em pé: Bruno, Gessy, Emerson, Márcio e Pedro Begalli. Sentados: Leandro Assis e Wallison

 

Zeferino, Leandro Campos, Charles, Carlos Roberto, Max, Leo e Rafael
Zeferino, Leandro Campos, Charles, Carlos Roberto, Max, Leo e Rafael

 

Dôra, Haroldo e José Osvaldo
Dôra, Haroldo e José Osvaldo

 

Adair, Beto, Marquinhos e Oséias
Adair, Beto, Marquinhos e Oséias

 

Renato Adriano e Guilherme
Renato Adriano e Guilherme

 

Cláudio e Carolina Diniz
Cláudio e Carolina Diniz

 

Vicentina, Takeda e Thalita Drumond
Vicentina, Takeda e Thalita Drumond

 

Gabriel Uber, Lucimara, Mário, Raimundo e Patrícia
Gabriel Uber, Lucimara, Mário, Raimundo e Patrícia

 

Caíque, Fernando, Ramón, Luiz Cláudio e Jair
Caíque, Fernando, Ramón, Luiz Cláudio e Jair

 

Aeda, Aída e Diva
Aeda, Aída e Diva

 

André, Ariadna, Bruno e Taynan
André, Ariadna, Bruno e Taynan

 

Ronaldo Campolina, Marco Túlio, Helvécio, Alan Calazans e Geraldo
Ronaldo Campolina, Marco Túlio, Helvécio, Alan Calazans e Geraldo

 

Soraya, Karina e Marcelo
Soraya, Karina e Marcelo

 

Mateus Miquelão, Téo, Bárbara e Rainer
Mateus Miquelão, Téo, Bárbara e Rainer

 

À frente: Benício, Eustáquio e Paulo Henrique de Araújo. Atrás: Samid, Daniel, Márcia França, Érika e Fábio
À frente: Benício, Eustáquio e Paulo Henrique de Araújo. Atrás: Samid, Daniel, Márcia França, Érika e Fábio

 

Rogério, Rômulo, Bruno César, Talita Chaim, Pedro Henrique, Aaron, Marcos, Alison, Wilson e Larissa
Rogério, Rômulo, Bruno César, Talita Chaim, Pedro Henrique, Aaron, Marcos, Alison, Wilson e Larissa

 

Mateus Resende, Bruno Carvalho e Renato Veneroso
Mateus Resende, Bruno Carvalho e Renato Veneroso

 

Francisco Malaguti, Luiz Alberto, Pedro Fortini, Thiago Moreira, Alan Jovane, Walison Dias e Euler
Francisco Malaguti, Luiz Alberto, Pedro Fortini, Thiago Moreira, Alan Jovane, Walison Dias e Euler

 

Antônio Higino, Marco Praes e Felipe Oliveira
Antônio Higino, Marco Praes e Felipe Oliveira

 

Edgard, Antônio Carlos, Maria Helena e Gladson
Edgard, Antônio Carlos, Maria Helena e Gladson

 

Diego Brandão, Leandro Pio, José Eugênio, Lucas, Ana, Josemar e Thiago Diniz
Diego Brandão, Leandro Pio, José Eugênio, Lucas, Ana, Josemar e Thiago Diniz

 

 

Documento de criação do jornal e sua primeira edição

O documento de criação do periódico do CECOM está guardado na Redação de O Sistemático desde o dia 14 de junho de 1977.
sisthe42 sisthe43 sisthe44

E no dia 16 de junho de 1977, saía a primeira edição de O Sistemático, ainda sem o nome que o acompanharia por esses longos 40 anos.

sisthe45 sisthe46 sisthe47