Sistemático: Edição 1698 – 22/06/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Arquitetura mainframe é desativada na UFMG após 40 anos

Na tarde do último dia 14 de junho, dentro da programação de comemoração dos 40 anos de O Sistemático, foi desativado “simbolicamente” o computador mainframe Libra, chamado pelos usuários de Plenus.

Na verdade, o Plenus era o programa emulador de terminal que permitia o acesso ao mainframe. O Libra, por sua vez, era um computador com arquitetura de processadores Intel que, por meio de um software específico, emulava o ambiente dos antigos mainframes, permitindo que os sistemas desenvolvidos nos anos 90 e no início deste século permanecessem ativos.

O mainframe já estava desligado desde o dia 16 de abril, já que os contratos com as empresas Unisys e Spread expiraram no dia anterior.

No ato do desligamento estiveram presentes Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, da DGE, Helvécio Cossenzo Pinto, Marco Túlio Domingues do Amaral, Geraldo Martins da Costa, Alan Calazans, Ronaldo Campolina, todos da equipe da DCP, além de Maria José Cortezzi, da DAA e a ex-vice-diretora do Cecom, Márcia Regina Lemos.

Com o objetivo de viabilizar a desativação do ambiente mainframe, eliminando seus custos financeiros e permitindo melhor governança à instituição, foi aberto pelo Cecom um Plano de Ação específico, em novembro de 2015, que foi encerrado em 15 de abril de 2017.

Este Plano de Ação buscava organizar as avaliações, os estudos, o planejamento de desenvolvimento e implantação de novos sistemas e o alinhamento dos diversos projetos direta ou indiretamente relacionados, para tornar possível a desativação do ambiente mainframe.

Participaram deste Plano, sob a coordenação de Carlos Alfeu, os analistas João Carlos Lages, Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara, Ronaldo Araújo Costa e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. Além destes, participaram em projetos conduzidos em paralelo, que permitiram a migração dos sistemas, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Erlon Charles Thomaz Ferreira, Renato Antônio Veneroso da Fonseca, Leonardo Freitas da Silva Pereira, Walison Dias da Silva, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, Luiz Alberto Alberto Borges Júnior, Alan Jovane Vilaça, Hugo de Souza Vellozo, Poliana Lopes Fialho, Marcos de Almeida Alves, os estagiários Wilson Moreira Tavares, Francisco Malaguti M. Júnior e Pedro Henrique V. Nascimento (DDP), além de Paulo Henrique de Araújo Abreu (DAC).

A chegada do primeiro mainframe da marca Unisys à UFMG data de meados dos anos 70 do século passado, em 1975. Era um modelo Burroughs B6700, anterior à mudança de nome da empresa, que ocorreu na segunda metade da década posterior. Neste computador eram processadas todas as demandas computacionais da universidade, fossem elas administrativas ou acadêmicas.

Em 1987, já cuidando somente das demandas administrativas, o B6700 foi substituído por um modelo A10. Este, por sua vez, foi dualizado (processador e memória) no início dos anos 90, em abril de 1992.

Ao final dessa década, vulnerável que estava ao bug do ano 2000, o A10 dual foi substituído por um LX5320, em agosto de 1999. A partir de então, a grande máquina foi trocada por uma plataforma Intel, que possuía software que emulava o ambiente mainframe.

Este modelo perdurou até abril de 2016.

O LX, a partir de janeiro de 2006, deu lugar ao modelo Libra 300 e, posteriormente, no início de 2012, ao Libra 450, que era o menor mainframe instalado pela Unisys no Brasil.

Como framework para desenvolvimento de sistemas na plataforma mainframe, bem como para a gestão do ambiente dos sistemas instalados, integração com base de dados e cadastramento de usuários, o Cecom utilizava desde 1987 o software SADS, propriedade da empresa Spread, que adquiriu a antiga empresa MSA Infor que foi sua criadora.

A desativação do mainframe permitiu à UFMG uma redução imediata dos custos anuais de TI em cerca de R$600.000,00 anuais. Esta redução já está surtindo efeitos a partir do fim dois contratos que estavam em vigor com as empresas Unisys e Spread.

Para a viabilização do Plano de Ação e da desativação foi fundamental a participação dos usuários, principalmente, o DRCA, a Prograd, a ProRH, o DAP e o DLO.

Ao longo dos últimos anos, para permitir a desativação do mainframe, diversos sistemas já haviam migrado de plataforma. As mais recentes migrações foram possíveis com a implantação do SIGA (2013), do CPAV (2014), do Auxílio-transporte, do WebFerias e do PesCad, estes últimos implantados em 2017.

A desativação simbólica do Libra com Carlos Alfeu, Helvécio, Marco Túlio, Geraldo, Márcia Lemos, Alan Calazans e Ronaldo Campolina
A desativação simbólica do Libra com Carlos Alfeu, Helvécio, Marco Túlio, Geraldo, Márcia Lemos, Alan Calazans e Ronaldo Campolina

 

CECOM resgata o “Bate Papo Técnico”

Amanhã, sexta feira, dia 23 de junho, acontecerá um encontro, às 14h30, das equipes técnicas do CECOM na sala de reuniões do subsolo. Neste encontro está sendo resgatado o termo “Bate Papo Técnico”, que era um evento de ocorrência ocasional, realizado nos anos 90, nos quais se discutia sobre tendências tecnológicas e se divulgava os projetos em andamento no Centro.

O objetivo principal, para este encontro de amanhã, é realizar uma espécie de “prestação de contas” das participações recentes de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Karina Flaviana Ribeiro, Patrícia Nascimento Silva e Josemar Pereira dos Santos em eventos externos, disseminando conhecimentos e experiências.

Na oportunidade serão feitas as seguintes apresentações curtas (20 minutos cada), com a possibilidade de perguntas ao final de cada uma delas (10 minutos cada):

– Tendências de Nuvem – Carlos Alfeu Furtado da Fonseca

– Escritório de Projetos – Karina Flaviana Ribeiro

– Armazém de Dados – Patrícia Nascimento Silva e Josemar Pereira dos Santos

– Palestras do WTICIfes – Patrícia Nascimento, Josemar Santos e Karina Ribeiro.

CECOM comemora os 40 anos de O Sistemático

A comemoração do 40º aniversário de O Sistemático foi uma festa promovida com salgados trazidos pela Xina, bolo com o desenho do Sistemático oferecido pela QQ, bolo Floresta Negra cedido pela Lelé e refrigerantes doados por todos do CECOM. Funcionários e estagiários colaboraram e participaram!

No dia 14 de junho, o CECOM comemorou a data antecipada do aniversário do Sist, que é no dia 16 de junho, com a presença de quase todos os ceconianos e com os ex-ceconianos Cleuza Maria Bento, Aleixina Maria Lopes Andalécio, Márcia Regina Lemos, Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Renato Machado Righi e Rubens Crispim da Silva.

A vela do bolo foi apagada por Lelé, Carlos Alfeu, Xina e QQ e o ponto alto do evento foi a entrega para a Lelé do mascote do Sistemático. Idealizado e projetado pela Rosa, a confecção do mascote contou com o apoio da Takeda. Ninguém poderia imaginar que o desenho do Sistemático iria se transformar em um boneco que conquistaria a todos, de tão perfeito que ficou.  O material fotográfico do evento, sob a responsabilidade de Renato Righi, ainda não chegou à Redação e, na próxima semana, serão divulgadas suas primeiras fotos.

Parabéns ao CECOM, aos ceconianos, aos ex-ceconianos e amigos que estiveram presentes à comemoração!

Os bolos de O Sistemático
Os bolos de O Sistemático

 

Marco Túlio, QQ, o mascote e Lelé
Marco Túlio, QQ, o mascote e Lelé

Informativo

PRA divulga alteração na circulação de veículos no Campus Pampulha

Desde o dia 15 de junho, a circulação e o estacionamento de veículos na região central do Campus Pampulha estão alterados. Isto está acontecendo em virtude da montagem de estruturas específicas para as atividades da 69a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no gramado em frente ao prédio da Reitoria e no gramado da Faculdade de Ciências Econômicas. A alteração irá até o dia 15 de julho.

Ao lado, o mapa da região central do Campus Pampulha com a indicação das vias que serão interditadas para o trânsito (linhas tracejadas), aquelas em que não será permitido estacionar (em rosa, com as placas) e o sentido de circulação dos veículos.

Oportunamente, a PRA informará as alterações na circulação de veículos durante o período de realização da SBPC, de 16 a 22 de julho.

mapa ufmg

 

PRORH disponibiliza novos modelos de formulários de abono de ponto e folha mensal

O DAP/ProRH divulgou que, desde o dia 20/06/2017 encontram-se disponíveis no site da PRORH o novo formulário de abono de ponto e folhas de ponto mensais. Eles se encontram no endereço: https://www.ufmg. br/prorh/registro-de-ponto/.

O novo formulário de abono de ponto está disponibilizado em planilha Excel, facilitando seu preenchimento. Todos os

abonos serão digitados e o servidor poderá, na mesma folha, elencar vários assuntos.

O modelo em Excel de registro de ponto manual está disponível em 02 versões. Uma para quem faz 40 horas semanais e outro modelo para 30 e 20 horas semanais. Esta folha deverá ser utilizada nos seguintes casos: servidor novato, servidor removido que ainda não registra seu ponto eletronicamente,

servidor liberado de registrar ponto (como, por exemplo, servidor estudante, motorista etc), entre outros casos.

Com relação às férias, o DAP informa que após o encerramento do PLENUS, os períodos de férias dos servidores não estão sendo carregadas no SISCAF. Até que este problema seja solucionado, a Seção de Pessoal será encarregada por fazer estes lançamentos.

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 20, de 26/06/1997, publicou notícias sobre apresentação do Collegium – Sistema Integrado de Gerenciamento Escolar, Sistema SICCA, treinamento Cliente/Servidor, Sucesu 97, seminário da SCO, disponibilidade das servidoras, IV Arraiá do Byte Coxa, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROJETO ANO 2000

Iniciaram-se, esta semana, na terça-feira, as atividades do Projeto Ano 2000, que serão executadas em parceria com a empresa MSA Infor.

Esta reunião inicial definiu aspectos básicos do projeto, expectativas das partes, áreas de atuação de cada grupo de trabalho e profissionais envolvidos por parte do CECOM e da MSA.

Estiveram presentes: Donizete de Abreu Boenio, Eduardo José Seba e Guilherme Couto Soares, da MSA Infor; Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Regina Helena Moura Brandi, do CECOM.

As reuniões técnicas tiveram início nesta quinta-feira, com a participação de Eduardo Seba, Guilherme Soares,

Regina Brandi e Maria Beatriz de Souza Pereira Prado.

A expectativa é que, ao final do mês de setembro, seja produzido, como resultado deste trabalho conjunto, um diagnóstico com planejamento estratégico para tratamento do problema, feito a partir de um inventário e avaliação da base instalada de sistemas SADS na UFMG.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Rodrigo Couto Zeferino, no dia 26; Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; Pedro Henrique Begalli Rezende, no dia 29; e para os ex-ceconianos: Celso de Souza Lima, Marcos Aurélio Nunes de Morais e Rosângela Martins de Matos, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; Eliane das Graças Alves Cavalcanti e José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ambrósio Alves Moreira Santos, Ângela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos e Ruana Keith da Cunha Lopes, no dia 26; Bruno Vieira dos Santos e Juliano Dantas Santos, no dia 27; Daniel Angelo Avelino e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28.

MENSAGEM DE DESPEDIDA DA EDIR: No dia 08/06/2017, Edir Cabral de Lacerda Ferreira enviou a seguinte mensagem, após a sua aposentadoria, para todos do CECOM: Prezada família Ceconiana, gosto muito do texto de Cora Coralina: “Sou feita de retalhos” e com ele quero ilustrar o meu percurso na UFMG e principalmente no CECOM.

“Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou. Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior… Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade…que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa. E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também. E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados… haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma. Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias. E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de `nós’.” Cora Coralina

Agradeço a Deus por ter vivido e convivido vinte e sete anos na UFMG e a todos sou grata pelo companheirismo, amizade e pelos ensinamentos, deixando e levando saudades. Uma caminhada feita com muita dedicação, profissionalismo, amizade, seriedade e acima de tudo, muito amor. Certa de ter cumprido, com dignidade, o que propus quando entrei para o serviço público, despeço-me de todos, com carinho, sem mencionar nomes, pois cada um sabe qual é o lugar ocupado, do¨retalho¨ que foi costurado nesta “colcha de retalhos”. Abraços a todos e até breve. Fiquem com Deus.

Memória Fotográfica do CECOM

Em vista dos últimos eventos ocorridos no CECOM, O Sistemático terá, nas próximas semanas, material fotográfico à vontade para colocar na seção de memória do jornal. Nesta semana, foi escolhido o primeiro evento, no dia 08/06/2017, que foi a despedida da Edir e do Renato Righi, após as aposentadorias ocorridas em maio/2017. O evento, patrocinado por Fernando Frota e Antônio Carlos, foi organizado pela Takeda. As fotos são de autoria da Lelé.

Edir e Renato Righi
Edir e Renato Righi

 

Edir, Renato Righi, Ivan e Pedro Begalli
Edir, Renato Righi, Ivan e Pedro Begalli

 

Edir e Antônio Carlos
Edir e Antônio Carlos

 

Renato Righi, Pedro Begalli, Cíntia e Ivan
Renato Righi, Pedro Begalli, Cíntia e Ivan

 

A presença dos ceconianos
A presença dos ceconianos

 

Josemar, Maria Helena, Ana, Ivan, Antônio Higino e Diego Brandão
Josemar, Maria Helena, Ana, Ivan, Antônio Higino e Diego Brandão

 

Rosa e Takeda cortando o bolo, vendose José Osvaldo, Carol Diniz, Adair e Renato Adriano
Rosa e Takeda cortando o bolo, vendose José Osvaldo, Carol Diniz, Adair e Renato Adriano

 

Antônio Carlos, Edir, Frota e Renato Righi
Antônio Carlos, Edir, Frota e Renato Righi

 

A despedida da Edir
A despedida da Edir