Sistemático: Edição 1699 – 29/06/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Área de armazenamento de Correio será otimizada

A utilização do envio de mensagens pelo Correio eletrônico gera a necessidade de grandes áreas de armazenamento. Investir no crescimento desta área nem sempre é viável em função das restrições orçamentárias e financeiras.

Com o objetivo de otimizar a área utilizada pela Comunidade, o CECOM elaborou um estudo para verificar quanto do espaço era gasto com mensagens classificadas como SPAM e mensagens de divulgação em massa.

Analisados os números que foram coletados, foi estabelecida uma nova política para controle da utilização destas situações (SPAM e UFMG-Divulgação).

Assim, com o objetivo de otimizar os recursos computacionais e, em particular, de armazenamento utilizado pelo correio eletrônico institucional, estão sendo adotadas as seguintes ações a partir do dia 1o de julho de 2017, próximo sábado:

1) Serão excluídas as mensagens da pasta “SPAM” recebidas há mais de 30 dias;

2) Serão excluídas as mensagens enviadas pelo usuário “UFMG-Divulgação” há mais de 90 dias e que estejam na caixa de entrada.

A expectativa é de que, após a primeira execução dessas ações, seja liberada para uso uma área de cerca de 350 Gigabytes.

Trabalham na implantação desses novos procedimentos os analistas Cláudio Costa e Bruno Gomes de Souza, ambos da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços.

 

Apresentação do Bate Papo Técnico tem participação ativa dos funcionários do CECOM

No dia 23 de junho, foi realizado o primeiro Bate Papo Técnico do ano de 2017. O encontro teve como objetivo apresentar as participações do CECOM em eventos externos recentes, disseminando assim conhecimento e experiência para os demais funcionários.

Foram realizadas as seguintes apresentações:

– Tendências de Nuvem: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca

– Escritório de Projetos: Karina Flaviana Ribeiro

– Armazém de Dados: Patrícia Nascimento Silva e Josemar Pereira dos Santos

– Palestras do WTICIFES: Patrícia Nascimento, Josemar Santos e Karina Ribeiro.

Estiveram presentes ao Bate Papo Técnico: Rodrigo Couto Zeferino, Renato Antônio Veneroso da Fonseca, Lucas Tadeu Pereira Soares Gomes, Luiz Cláudio Ferreira Santos, Benício Alves de Souza, Walison Dias da Silva, Vítor Fonseca de Melo, Marcelo Lacerda Garcia, Ana Carolina Coelho Mendes, Bárbara Ferreira A. F. Evangelista, Bruno Oliveira de Carvalho, Rômulo Rafael da Silva, Carolina Santos Alves, David Eustáquio da Silva, Raimundo Natalino Chaves, Helvécio Cossenzo Pinto e Paulo Henrique de Araújo Abreu.

bate papo técnico

Aos poucos, os interessados no Bate Papo foram chegando, enquanto Carlos Alfeu explicava
o formato da apresentação

bate papo técnico cecom

 

Publicada a aposentadoria do Leão

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 26/06/2017, a Portaria no3.701, de 21/06/2017, que aposenta o Analista de Tecnologia da Informação Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão).

A história do Leão na UFMG quase coincide com a inauguração do CECOM em fevereiro de 1971. Ele entrou, como estagiário informal, naquele mesmo ano, atraído pela novidade de um Centro de Computação na UFMG, quando cursava Engenheira Elétrica na Universidade. O CECOM ficava localizado no 1o andar da Reitoria, no corredor do lado esquerdo do auditório, onde já existiu a Caixa Econômica Federal e hoje existe a sala para recepção de autoridades do Auditótio. Em 1972, conseguiu uma bolsa oferecida pela IBM e trabalhou na Divisão de Aplicações.

Pouco tempo depois, o CECOM foi transferido para o 5o andar da Reitoria, ao lado do DP. Em 1974, Leão trabalhou na equipe de desenvolvimento do Vestibular e, por volta de 1975/1976, passou para a Divisão de Sistemas. Ao mesmo tempo que estagiava no CECOM, ele também estagiou na Prodemge em 1975.

Por volta de 1976, houve concurso na UFMG, no cargo de Programador e Leão foi

admitido, lotado na Divisão de Sistemas. Em 1978, o CECOM mudou para o 8oandar da Reitoria e a Divisão de Sistemas foi para o subsolo. Em 1979, passou para o cargo de Analista de Sistemas. Em 1983, com a saída de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin da chefia da Divisão de Usuários, ele foi convidado para assumir a DU e, assim, retornou ao 8o andar. Após um bom tempo de DU, foi para o Setor de Operação, no subsolo, ocupar cargo de chefia.

Retornou ao 8o andar algum tempo depois, na Divisão de Suporte Técnico, com atribuições de Bancos de Dados, Equipe Hardware e Operação de Rede, formando mais tarde a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

Ficou na DAC muito tempo, trabalhando com chefes como Hélio Teixeira da Costa, Aleixina Maria Lopes Andalécio e Antônio Eustáquio Rodrigues.

Nos últimos anos, trabalhou na equipe da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços e na DCP – Divisão de Controle do Processamento.

Foi uma rica história no CECOM, com muitos projetos reconhecidos, com uma força de trabalho extraordinária, com um entusiasmo que poucos conseguem ter ao longo da vida.

Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão)
Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão)

Há alguns anos, Leão foi acometido pela doença de Paget e teve que diminuir seu ritmo de trabalho. Mesmo assim, continuou tentando não se afastar do trabalho no CECOM.

Após 2 anos de Licença Médica, ele solicitou a aposentadoria, publicada esta semana.

 

Área de Caixa Postal do Correio Eletrônico da UFMG é expandida

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação divulgou, no dia 22/06/2017 que, todos os servidores docentes e técnicos administrativos da UFMG dispõem agora de 1 GB (um Gigabyte) de área de armazenamento na sua caixa pessoal de correio eletrônico institucional.

Desde abril de 2016, em caráter experimental, este novo limite foi estabelecido.

Com este aumento de capacidade, grande parte dos inconvenientes relacionados a espaço para mensagens será minimizado ou mesmo sanado.

 

Informativo

UFMG receberá em julho o Congresso da SBPC, maior evento científico do Hemisfério Sul

Maior evento científico do hemisfério sul, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada na UFMG de 16 a 22 de julho com o tema “Inovação – Diversidades – Transforma-ção”. A expectativa é receber, no campus Pampulha, cerca de 10 mil pessoas por dia – do Brasil e do exterior – de diversas áreas do conhecimento. A reunião integra as comemo-rações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de setembro deste ano.

Com programação aberta ao público, o evento exige inscrição apenas para quem desejar frequentar um dos minicursos, obter o certificado de participação e o material do evento. As conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, SBPC Cultura, SBPC Jovem têm entrada franca para aqueles que queiram participar apenas como ouvintes. A ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência também têm entrada franca.

A SBPC Jovem já está com inscrições abertas para escolas e grupos de estudantes que desejem participar de sua programação. As inscrições de escolas públicas ou privadas devem ser feitas pelo formulário on-line (http://bit.ly/2rh2FYv). Entretanto, os agendamentos de visitas das escolas municipais de Belo Horizonte deverão ser realizados diretamente na Secretaria Municipal de Educação, por meio do telefone (31) 3277-8870 ou pelo e-mail escola.integrada@pbh.gov.br.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional

de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a reunião é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. Reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. Tudo isso faz do congresso “um exercício raro da pesquisa apresentada em diversos níveis, em diferentes discursos e para públicos variados, reunindo instituições públicas e privadas, de diversos segmentos, para um esforço coletivo e discussões técnicas em busca de respostas para o crescimento nacional”, diz o texto de apresentação do evento em http://bit.ly/2ozYaLl.

“A universidade pública brasileira não pode se furtar ao debate de seu tempo. Na condição de agentes importantes e decisivos na promoção da inovação, devemos oferecer à sociedade o conhecimento gerado em nossos campi. A produção do conhecimento e a reflexão crítica são dimensões essenciais do projeto da universidade contemporânea, e a SBPC é uma excelente oportunidade para que discutamos essas dimensões. Quatro edições da SBPC (1965, 1975, 1985 e 1997) já foram realizadas na UFMG, e neste ano, quando completamos 90 anos, teremos mais uma vez a honra de sediar este importante encontro da comunidade científica brasileira”, destacou o reitor Jaime Ramirez.

Inscrições na SBPC e nos minicursos – Interessados em fazer um dos minicursos deverão providenciar a inscrição na SBPC até dia 3 de julho. Informações sobre a inscrição no evento estão disponíveis no site da SBPC (http://bit.ly/2s70RCQ). A matrícula nos minicursos está condicionada ao limite de vagas e ao pagamento de taxa extra de R$ 10,00. Cada pessoa só pode se matricular em um minicurso. A relação dos minicursos está disponível em http://bit.ly/2pFSxfc e mais informações sobre a matrícula também podem ser vistas em http://bit.ly/2kJnVpo.

Já os interessados em receber certificados de participação e material do evento têm prazo até as 12h do dia 10 de julho (http://bit.ly/2s70RCQ) para se inscreverem. Essa inscrição dá direito ao crachá, entregue no credenciamento e ao certificado on-line de participação geral.

As taxas de inscrição para a 69ª Reunião Anual da SBPC são as seguintes: estudante de graduação ou estudante da educação básica ou técnica, R$ 160 para não sócios e R$ 80 para sócios da SBPC; estudante de pós-graduação ou professor da educação básica ou técnica, R$ 200 para não sócios e R$ 100 para associados; pesquisador, docente do ensino superior ou outros profissionais, R$ 300 para não sócios e R$ 150 para sócios da SBPC. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/06/2017)

 

PRORH disponibiliza novas versões dos formulários Abono de Ponto e Folha Mensal

Foram disponibilizados no site da PRORH novas versões dos formulários de Abono de Ponto e Folha de Presença.

As mudanças são as seguintes:

1) Na folha de abono de ponto:

– inclusão do motivo “problema no relógio de ponto”;

– exclusão da coluna “carga horária manual”;

– correção do texto para “Total de Horas Abonadas no Mês”;

– inclusão do campo “horário de trabalho” do servidor.

– o servidor deverá preencher os campos “entrada” e saída” para que a carga horária total seja preenchida;

– o campo “C.H. Total” ficará vazio se o motivo for: “Esquecimento Registro de Ponto” ou “Problema no Relógio de Ponto”, conforme explicado no formulário de abono;

– o formulário está com a data “de” e “até” preenchida apenas como exemplo, e poderá ser modificada a critério do servidor;

– para lançamentos, a Seção de Pessoal deverá levar em consideração o que é solicitado no SISCAF, por exemplo, caso o lançamento exija carga horária total, utilizar a informação deste campo, caso seja necessário o lançamento de “entrada” e “saída”, utilizar a informação destes campos.

2) Folha Manual (horário diferente de 40 horas)

– correção nos campos a serem preenchidos que estavam travados;

– utilização desta folha para carga horária diferente de 40 horas.

 

Universidade descarta pneus inservíveis; coleta no Campus Pampulha será feita nesta quinta-feira

Cerca de 70 pneus fora de uso serão encaminhados à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-reitoria de Administração.

A coleta será feita na manhã desta quinta-feira, 29, em unidades administrativas e acadêmicas do campus Pampulha que já informaram ao DGA a existência de estoques do material em suas dependências.

A coleta de pneus é parte da rotina da DGA, que percorre regularmente as unidades do campus para coletar pilhas e outros resíduos.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/047938.shtml – 29/06/2017)

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 21, de 03/07/1997, publicou notícias sobre visita do diretor do Núcleo de Computação Científica da UFRN, Plenus TC/IP, Sistema de Gerenciamento Escolar, CPPTA na Rede BU, curso na ATT, inauguração das novas instalações do Correio na Praça de Serviços, disponibilidade das servidoras, IV Arraiá do Byte Coxa, entre outras. A notícia que se destacou foi:

UNIDADES DE CD/ROM 

Encerrando o processo de atualização dos micros da DAS, que se mostrou necessária em face das novas ferramentas de desenvolvimento adotadas pelo CECOM,

foram instaladas, hoje, unidades de CD/ROM em todos os micros daquela divisão que ainda não dispunham deste periférico.

Com isso, todos os equipamentos daquela divisão passam a ser Pentium ou 686, com 32 MB de memória, pelo menos 1 Gb de disco rígido, unidade de CD/ROM e, devido às exigências dos softwares utilizados, o Windows 95.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Pedro Henrique Begalli Rezende, hoje, dia 29; Rosilene Maria Felix, no dia 1o. de julho; Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, no dia 03; Teo Milanez Brandão, no dia 05; e os ex-ceconianos Rafael Viegas de Carvalho, no dia 30; Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 1o. de julho; Norberto de Souza Lage, no dia 02, Diarley Rone Silva, Joaquim Coelho da Fonseca Neto, Luiz Carlos Campos (criador do desenho do Sistemático) e Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; Maurício de Souza, no dia 04; Vânia Maria de Menezes, no dia 05; e Geraldo dos Reis, no dia 06.

NASCIMENTO: Nasceu Rafael, no dia 27 de junho, filho de Denise e André Drummond. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

 

Memória Fotográfica do CECOM

Esta semana são publicadas fotos da sequência da entrega do mascote do Sistemático, durante a comemoração de seu 40o aniversário, realizada no dia 14 de junho/2017, no Espaço de Convivência do 8o andar. A surpresa, idealizada pela Rosa com apoio da Takeda, surpreendeu e agradou a todos, que queriam vê-lo de perto, pegar e tirar fotos. Será que o boneco do Sistemático pode se tornar o mascote do CECOM?

As fotos são de autoria de Renato Righi.

Carlos Alfeu, Lelé, O Sist e Marco Túlio. A reação de todos ao verem o boneco do Sistemático
Carlos Alfeu, Lelé, O Sist e Marco Túlio. A reação de todos ao verem o boneco do Sistemático

 

QQ (madrinha), Lelé (mãe), Xina (tia) e Helvécio. As primeiras fotos com o mascote
QQ (madrinha), Lelé (mãe), Xina (tia) e Helvécio. As primeiras fotos com o mascote

 

Todos queriam ver o mascote: Marco Túlio, Márcia Lemos (de costas), Aída e Xina (de costas)
Todos queriam ver o mascote: Marco Túlio, Márcia Lemos (de costas), Aída e Xina (de costas)

 

Uma foto para a posteridade: Rosa, QQ, Lelé, O Sist, Xina, Takeda, Helvécio e Márcia Lemos
Uma foto para a posteridade: Rosa, QQ, Lelé, O Sist, Xina, Takeda, Helvécio e Márcia Lemos

 

Carlos Alfeu, QQ, Lelé e Marco Túlio. O que será que tem nesse embrulho de presente?
Carlos Alfeu, QQ, Lelé e Marco Túlio. O que será que tem nesse embrulho de presente?