Sistemático: Edição 1700 – 06/07/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

O Sistemático chega à sua Edição 1700

Após completar 40 anos no dia 16 de junho, mais um marco na trajetória de O Sistemático: sua edição 1700 é publicada hoje, dia 06 de julho de 2017. Sua história foi contada e recontada na edição especial de 14/06/2017 e, desta vez, as fotos falam mais do que as palavras escritas. O Sistemático continua no seu caminho, esperando contar sempre com a participação de todos os ceconianos, ex-ceconia-nos, leitores, amigos e colaboradores.

O mascote do Sistemático com a turma do 8 o andar
O mascote do Sistemático com a turma do 8 o andar

 

Criação de Luiz Carlos Campos
Criação de Luiz Carlos Campos

 

Lelé e seu mascote
Lelé e seu mascote

 

As idealizadoras do mascote: Rosa e Takeda
As idealizadoras do mascote: Rosa e Takeda

 

Carlos Alfeu, O Sist e Carol Santos
Carlos Alfeu, O Sist e Carol Santos

 

Helvécio, Alan Calazans, Ronaldo Campolina, O Sist, Geraldo e Marco Túlio
Helvécio, Alan Calazans, Ronaldo Campolina, O Sist, Geraldo e Marco Túlio

 

Atrás: Luiz Cláudio, Samid, Paulo Henrique e Eustáquio. À frente: Fernando, Ramon, O Sist e Daniel
Atrás: Luiz Cláudio, Samid, Paulo Henrique e Eustáquio. À frente: Fernando, Ramon, O Sist e Daniel

 

Programa de Aperfeiçoamento dos Servidores de TI oferece cursos em julho

O mês de julho começa com diversas inscrições gratuitas de capacitações promovidas pela ENAP, SERPRO e Plataforma Coursera na modalidade presencial e a distância. O Programa de Aperfeiçoamento dos Servidores de TI – PROATI aproveita essa oportunidade e divulga esses cursos aos servidores que atuam nas áreas de TI dos órgãos e entidades do SISP.

Capacitações com inscrições abertas em julho de 2017:

1. ABC da Gestão de Projetos (Coursera/Fundação Instituto de Administração) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

2. As Ferramentas dos Cientistas de Dados (Coursera/Johns Hopkins University) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

3. Comunicação e Linguagem (SERPRO) – Até 31/07

4. Comunicação no Trabalho no Século XXI (Coursera/University of California) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

5. Desenvolvimento Ágil com Java Avançado (Coursera/ITA) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

6. Elaboração de Projetos (ENAP) – Até 07/07

7. eMag – Conteudista (SERPRO) – Até 31/07

8. eMag Desenvolvedor (SERPRO) – Até 31/07

9. Gerenciamento de Projetos (Coursera/University of California) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

10. Gerenciamento de Projetos (ENAP) – Até 07/07

11. Gestão de Projetos: as bases do êxito (Coursera/ University of California) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

12. Gestão do Orçamento Público (ENAP) – Até 28/07

13. Gestão Estratégica (Coursera/Copenhagen Business School) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

14. Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (ENAP) – Até 28/07

15. Introdução à Gerência de Projetos (SERPRO) – Até 31/07

16. MGD – Introdução ao Modelo Global de Dados (SERPRO) – Até 31/07

17. Modelando Risco e Realidades (Coursera/Universidade da Pensilvânia) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

18. Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipe (ENAP) – Até 08/07

19. Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software (Coursera/ITA) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

20. Segurança no Desenvolvimento e Software (SERPRO) – Até 31/07

21. Trabalhar Inteligentemente, Não é Mais Difícil: Gestão do Tempo Para a Produtividade Pessoal e Profissional (Coursera/University of California) – Inscrições abertas (gratuitas somente para ouvintes)

Confira esses e outros cursos no calendário do PROATI: http://www.sisp.gov.br/gestaodepessoas/wiki/aperfeicoamento.

 

Informativo

O Sistemático publica as estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

A partir deste mês, O Sistemático passa a publicar as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação – Telefonia. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas. Essa apresentação será feita sempre na segunda semana do mês.

Gráfico 1 – No primeiro gráfico é destacado o quantitativo de solicitações que o setor recebe por mês. Uma média de 10 pedidos por dia, o que equivale a aproximadamente 3,0% – Mês dos ramais ativos hoje (+ ou- 7000), o que mostra a estabilidade desse serviço. A coluna rejeitados trata das solicitações recebidas com informações incorretas. Daí decorre a necessidade de filtrar os pedidos antes de serem passados para o atendimento.

Outro dado aparente no gráfico é a quantidade de solicitações atendidas, das que foram abertas no próprio mês, e a quantidade atendida referente ao acumulado de outros meses, totalizando assim 177 atendimentos no mês de Maio. Esses atendimentos vão desde uma programação ou reparo mais complexo na central até a troca do cordão espiral de um aparelho telefônico.

Gráfico 2 – Esse gráfico reflete os diversos serviços que o setor realiza nessa área, dando destaque esse mês para a quantidade de transferências, reparos na rede e reparos na central. A coluna HC mostra os atendimentos feitos no Hospital das Clínicas, não sendo detalhado o tipo de atendimento por se tratar de uma central separada, feito pelo técnico da DRC alocado no centro. A coluna miscelânea trata de diversos serviços que não tem expressão em número suficiente para receberem coluna específica.

Gráfico 3 – Esse gráfico mostra quanto cada unidade acadêmica e também a Administração Central absorve de atendimentos da Telefonia. É uma constante a Administração Central absorver a maior parte do atendimento, por se tratar de um agrupamento de diversos setores e que absorve a maior parte dos funcionários da Universidade. Esse mês, a FUNDEP se destaca, com um grande número de alteração de layout, realizando muitas transferências de ramais, totalizando aproximadamente 12,0%. A fatia outros trata de solicitações externas à UFMG.

 

sist1oe8

sist1oe9

sistoe10

UFMG prorroga até sábado matrículas para cerca de 40 minicursos da SBPC

Aplicações da energia nuclear na saúde, Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental, O que é arte afro-brasileira? um percurso teórico e prático de criação de jogos de mediação e Inovação tecnológica e propriedade intelectual são alguns dos 43 minicursos que compõem programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ainda recebem inscrições. Elas que podem ser feitas em http://bit.ly/2pFSxfc

Os interessados podem se inscrever até sábado, 7 de julho, de acordo com a disponibilidade de vagas. Leia as instruções em http://bit.ly/2tFJGuC

Até o momento, 14 dos 57 minicursos estão com vagas esgotadas. Para participar dos minicursos, os interessados devem se inscrever antes para a Reunião em http://bit.ly/2kJnVpo

O preenchimento das vagas se dará de acordo com a ordem de matrícula, e as aulas serão ministradas por professores de instituições de todo o país.

Cada minicurso tem duração de oito horas. Para obter o certificado, é preciso alcançar, no mínimo, 75% de presença. As atividades ocorrerão simultaneamente, por isso só é possível matricular-se em uma delas.

A 69ª Reunião Anual da SBPC será realizada no campus Pampulha, de 16 a 22 de julho, com o tema Inovação, diversidade e transformações.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 03/07/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 22, de 10/07/1977, publicou notícias sobre apoio do CECOM à 49a. Reunião Anual da SBPC, informações da graduação via Internet, migração para a Rede UFMG, administração do Sistema VTLS, disponibilidade das servidoras, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DOMÍNIO UFMG NO CECOM

A partir desta semana, dando prosseguimento às atividades necessárias para a transferência da gerência da Rede UFMG, foi transferido para o CECOM o controle do registro de domínio da UFMG.

Para se capacitar a desenvolver as tarefas envolvidas com relação à administração do DNS – Domain Name System, o CECOM realizou treinamento específico em DNS, tendo como instrutor Lázlo Barbosa de Miranda Pinto. Participaram do curso: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Aleixina Maria Lopes Andalécio,

Fernando Frota Machado de Morais e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

Hoje, dia 10, o CECOM e o LCC estarão comunicando aos administradores de rede a oficialização desta transferência e orientando procedimentos.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; Diego Brandão Santos, no dia 08; Domingos da Costa Rodrigues, no dia 10; e para os ex-ceconianos: Geraldo dos Reis, no dia 06; Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Carlos Gonçalves da Cruz, no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; Bruno Liberal de Araújo, no dia 11; Paulo Couto Lessa, no dia 12; e Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13.

Memória Fotográfica do CECOM

Mais um lote de fotos tiradas no dia 14 de junho de 2017, durante a comemoração dos 40 anos de O Sistemático, realizada no Espaço de Convivência do 8o. andar.

As fotos são de autoria de Maria Helena Rodrigues.

Rogério, Leandro Campos, Marcos e Carlos Alfeu
Rogério, Leandro Campos, Marcos e Carlos Alfeu

 

Rosa, Marco Túlio, QQ, O Sist, Lelé e Helvécio. Ao fundo: Renato Adriano e Eliz
Rosa, Marco Túlio, QQ, O Sist, Lelé e Helvécio. Ao fundo: Renato Adriano e Eliz

 

Renato Righi, Bruno César, Leandro Assis, Bruno Gomes, Aaron, Felipe e Gladson
Renato Righi, Bruno César, Leandro Assis, Bruno Gomes, Aaron, Felipe e Gladson

 

Thiago Diniz, Mário e Ana Lúcia vendo a Edição Especial na parede, vendo-se Thiago Moreira, Aaron e Talita Chaim
Thiago Diniz, Mário e Ana Lúcia vendo a Edição Especial na parede, vendo-se Thiago Moreira, Aaron e Talita Chaim

 

Aaron, Talita Chaim, Vicentina, Felipe e Gladson
Aaron, Talita Chaim, Vicentina, Felipe e Gladson

 

Helvécio, Márcia Lemos, Xina e Ana Carolina
Helvécio, Márcia Lemos, Xina e Ana Carolina