Sistemático: Edição 1701 – 13/07/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI viabiliza infraestrutura de acesso à Internet para a realização da SBPC na UFMG

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação está participando dos preparativos para a realização da 69a. Reunião da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada na UFMG no período de 16 a 22 de julho.

Os trabalhos, realizados pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, incluem a ativação da fibra ótica da rede para atender a tenda, que vai abrigar a EXPOT&C, instalada no gramado da Reitoria e a ativação da rede sem fio nos espaços do evento.

Estes trabalhos da DRC estão sendo realizados desde a última segunda-feira, dia 10.

Estão, também, trabalhando junto com a equipe do CECOM, os Analistas Wesley Santos Xavier e Rodrigo Saito, da empresa Smartware Networks, de São Paulo/SP. Eles estão envolvidos com o trabalho de montagem da estrutura sem fio com tecnologia Ruckus, para as salas e auditórios no CAD1 e CAD2 e para as tendas do evento (EXPOT&C e SBPC Jovem, no gramado da FACE).

Portanto, as duas frentes de trabalho, a cargo do CECOM, incluem a alimentação das tendas com Internet cabeada e ativação da rede WiFi em equipamentos Ruckus.

A equipe de Hadware da DRC está preparando a sala de apoio ao evento, localizada no 4o andar da Reitoria, com a instalação de computadores, xerox e notebooks.

Os trabalhos na tenda EXPOT&C
Os trabalhos na tenda EXPOT&C

 

Antônio Higino e Ivan Santana, da DRC
Antônio Higino e Ivan Santana, da DRC

 

Rodrigo Saito e Wesley Xavier, da empresa Smartware Networks
Rodrigo Saito e Wesley Xavier, da empresa Smartware Networks

 

David Eustáquio, Diretor da DRC, coordenando os trabalhos de Antônio Higino e Ivan Santana
David Eustáquio, Diretor da DRC, coordenando os trabalhos de Antônio Higino e Ivan Santana

Informativo

Trânsito na área central do Campus será alterado durante a Reunião da SBPC

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho, na UFMG, está mudando a rotina do campus Pampulha, onde ocorrerá a maioria das atividades – conferências, mesas-redondas, minicursos e sessões de pôsteres.

Está sendo concluída a montagem das estruturas da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação no gramado da Reitoria, e da SBPC Jovem, no gramado da Face. Os trabalhos prosseguem até sábado, 15 de julho. As estruturas serão desmontadas de 23 de julho a 9 de agosto.

Indicações dos sentidos de circulação dos veículos (setas azuis) e das vias que serão interditadas na área central do campus (linhas tracejadas), a partir de domingo, dia 16, constam no mapa ao lado. Serão fechadas para o tráfego de veículos a Rua Professor Eduardo Frieiro, entre Reitor Pires e Albuquerque (na altura da Escola de Engenharia) e Professor Baeta Viana (em frente ao CAD1), a Avenida Mendes Pimentel, entre a Praça de Serviços e o estacionamento da Reitoria, e a Rua Eduardo M. Guimarães, entre Mendes Pimentel e Professor Baeta Viana.

Na Avenida Mendes Pimentel, em frente ao CAD2, funcionarão os dois pontos de embarque e desembarque de ônibus fretados. O ponto de táxi também ficará na Avenida Mendes Pimentel, em frente à Fafich.

Trânsito na área central do campus será alterado  durante a Reunião da SBPC

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048076.shtml – 12/07/2017)

Férias e Reunião da SBPC alteram rotina de funcionamento dos restaurantes universitários

Durante as férias escolares na UFMG, os restaurantes universitários terão seu funcionamento alterado. Na sexta-feira, 14, data de encerramento do primeiro semestre letivo de 2017, os RUs dos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros servirão apenas café da manhã e almoço. No restaurante da Faculdade de Direito, também será servido almoço. Nenhuma das unidades terá jantar.

No sábado, 15, os restaurantes não vão funcionar. Os bandejões do campus Pampulha vão atender normalmente de 17 a 21 de julho, período de realização da Reunião da 69ª Reunião Anual da SBPC. No sábado, 22, na semana de 24 a 28 (segunda a sexta) e na segunda, 31, será servido almoço somente no Restaurante Setorial II.

Os RUs dos campi Saúde e Montes Claros vão servir somente o almoço, de segunda a sexta-feira, de 15 a 31 de julho.

No mesmo período, o restaurante da Faculdade de Direito ficará fechado. O atendimento nos restaurantes universitários voltará à rotina em 1º de agosto, data de início do segundo semestre letivo.

(Com Assessoria de Comunicação da Fundação Universitária Mendes Pimentel)

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048087.shtml – 13/07/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, n 23 de 12/07/1997, publicou notícias sobre eliminação de vírus na UFMG, curso Suporte ao Microsoft Windows 95, publicação do Edital do Concurso Vestibular da UFMG de 1998, senhas, disponibilidade das servidoras, entre outras, além do artigo técnico Uso do Correio Eletrônico, de autoria de Fernando Frota Machado de Morais. A notícia que se destacou foi:

49a, REUNIÃO DA SBPC

Serão encerradas amanhã, dia 18, as atividades da 49a. Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que está sendo realizada na UFMG desde o dia 13. Entre as atividades estão:

Concerto ARS Nova – Coral da UFMG, às 18h30, no Auditório da Reitoria Show Projeto Sexta Sintonbia com Paulo Padilha, às 20h, no Centro Cultural da UFMG e os ingressos devem ser retirados antecipadamente no stand da PROEX, no saguão da Reitoria. O CECOM participou da preparação do evento com o fornecimento da infraestrutura de rede (Internet) no Centro Pedagógico, Praça de Serviços, ICB e saguão da Reitoria. Colaboraram nesta tarefa fornecendo consultoria, acesso à rede ou equipamen-tos o CP, ICB, Biblioteca Universitária, LCC, Depto. de Estatística e DCC, este através do POP-MG.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Érika Gonçalves de Assis, no dia 17; Edgard Eustáquio de Morais. no dia 18; e para os ex-ceconianos: Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14; Alberto Moreira dos Santos, no dia 16; Ivan Pereira Prado e Kátia Lisboa Macedo, no dia 18; Adelaide Maria Coelho Baeta e Simone Lopes de Moura, no dia 19; Michael Fernandes Diniz Moreira e Márcio Benedito Baptista, no dia 20.

Memória Fotográfica do CECOM

Os trabalhos da equipe da Divisão de Redes de Comunicação foram fotografados desde o momento de levar o material para instalação na tenda da EXPOT&C até a sua finalização. As fotos desta semana, de autoria de David Eustáquio da Silva, retratam o início dos trabalhos, na segunda-feira, dia 10.

Antônio Higino
Antônio Higino

 

Antônio Higino
Antônio Higino

 

David, Antônio Higino e Ivan
David, Antônio Higino e Ivan

 

Ivan, Antônio Higino e David
Ivan, Antônio Higino e David

Antônio Higino, David e Ivan
Antônio Higino, David e Ivan