- Atividade de férias do Espaço do Conhecimento UFMG leva público para uma viagem ao Egito Antigo.
- A Ciência em Diálogo com a cidade: fachada digital celebra 90 anos da UFMG.
- Há 20 anos…
Noticias
69a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será encerrada no dia 22
Maior evento científico do hemisfério sul, a 69a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada na UFMG desde o dia 16 de julho, com o tema “Inovação – Diversidades – Transformação”. A reunião, que será encerrada no dia 22 de julho, integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de setembro deste ano.
A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação participou dos preparativos para a realização do evento, com a ativação da fibra ótica da rede na tenda que está abrigando a EXPOT&C, no gramado da Reitoria e ativação da rede sem fio nos espaços do evento.
As duas frentes de trabalho, a cargo do CECOM, foram realizadas pela equipe da Divisão de Redes de Comunicação.
A equipe da DRC, juntamente com a equipe da empresa SmartWave, de São Paulo/SP, continuam acompanhando o funcionamento da rede sem fio do evento SBPC.
Até a manhã de 20/07, mais de 12 mil dispositivos se conectaram à rede do evento, trafegando mais de 900GB de dados. Nas medições de controle que são realizadas pelas equipes, o sinal se mostrou estável e com ótima cobertura entre as áreas do evento que acontecem no CAD1, CAD2, tendas instaladas no gramado da Reitoria, FACE e Engenharia.




Informativo
Atividade de férias do Espaço do Conhecimento UFMG leva público para uma viagem ao Egito Antigo
Contação de histórias acontece no próximo sábado, às 19h, com participação gratuita; programação especial de férias vai de 8 a 30 de julho
As imagens das imponentes pirâmides, das curiosas esfinges e das misteriosas múmias nos levam para um mundo em que faraós reinavam sobre um grande império. Muito da cultura ocidental bebeu nas águas do Nilo, quando Cleópatra se envenenou e deixou o Egito para o domínio romano. A história dessa importante sociedade africana será narrada na atividade de férias Contos da Esfinge, no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo sábado, dia 22 de julho, às 19h.
A contação de histórias terá como foco a cosmogonia egípcia: como a origem do mundo e do ser humano eram vistas pela mitologia que acreditava em deuses e num mundo além do nosso. A ideia é mostrar aos visitantes que, além das pirâmides, há inúmeros elementos que fazem do Antigo Egito admirável. A atividade tem participação gratuita e classificação indicativa livre. Contos da Esfinge faz parte da programação especial de férias, que ocorre até 30 de julho.
Programação de Férias – A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma série de atividades para toda a família. Até 30 de julho, os visitantes poderão participar de sessões no Planetário, oficinas de astronomia, contação de histórias, percurso temático, intervenções teatrais e jogos. Para mais informações, acesse o site (espaçodoconhecimento.org. br) e acompanhe as redes sociais (facebook.com/espacodoconhecimento ufmg).
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/07/2017)
A Ciência em Diálogo com a cidade: fachada digital celebra 90 anos da UFMG
De julho a setembro de 2017, produções da chamada temáticaUFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural levam o conhecimento de forma acessível à população. A história começa com a união de quatro escolas de ensino superior, projeto ousado da concepção da primeira universidade do estado. De lá para cá, os rankings não pararam de crescer: hoje, a UFMG conta com 700 grupos de pesquisa, mais de mil patentes registradas e quase 2 mil ações de extensão. Entretanto, a produção de conhecimento nesses 90 anos vai muito além dos números.
Entre projetos de pesquisa e extensão, há o compartilhar de saberes, a troca de sonhos e ideias e a atuação social engajada. Em comemoração às nove décadas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2017, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a chamada temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural, que tem por objetivo tornar o conhecimento acessível à população. Imagens e sons irão ocupar a Fachada Digital de 17 de julho a 23 de setembro, das 18h às 22h.
Informações: espacoufmg.comunicacao @gmail.com | (31) 3409-8352 | (31) 99306-0348
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/07/2017)
O Sistemático Ano XXI, no 24, de 24/07/1997, publicou notícias sobre arquivos de atualização do antivírus Inoculan, serviços www, utilização da Xerox 4520/Windows 95, digitação de fichas de registro de alunos, disponibilidade das servidoras, entre outras. A notícia que se destacou foi:
GRAVADOR DE CDR
Na semana passada, o CECOM recebeu da Copeve, a título de empréstimo, um gravador de CDRs (Compact Disc Recordable) para testes. O gravador é da marca Smart&Friendly, capaz de ler em até 6x e gravar em até 4x. O equipamento permite gravação em diversos formatos: CD Rom, CDRomXA e AudioCD. A unidade dispõe de recurso de geração de CDs multi sessão, que permite acrescentar dados a CDRs anteriormente gravados.
O custo das mídias virgens estão hoje bastante acessíveis, entre R$10,00 a R$20,00. As perspectivas de uso são bastante promissoras. Com o equipamento pode-se levar para o HD local do micro ou para a rede, em torres de CDs, bases de dados completas como dados de pessoal de vestibular, de material etc. O ideal é gravar CDs com dados já consolidados ou com razoável estabilidade. Os aplicativos para acesso a estes dados podem estar no HD da máquina ou no próprio CDR. As pesquisas, tabulações e consultas ficarão bastante simplificadas daqui para frente bem como poderá viabilizar a liberação de espaço em dispositivos mais caros como os discos do mainframe ou mesmo os HDs dos micros.
Nos testes, percebeu-se que um fator fundamental na gravação do CDR é montar um projeto do conteúdo, visto que não há como modificar um CDR já gravado. Já existem no mercado novas tecnologias que permitem até regravação, os chamados CDRW cujos equipamentos e mídias são obviamente mais caros, hoje!
Eventos
ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Henrique de Araújo Abreu, no dia 24; Haroldo Alves, no dia 27; e para os ex-ceconianos: Michael Fernandes Diniz Moreira e Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Luiz Fernando Costa e Juliana Cássia de Lima, no dia 21; Marcus Vínicius Duarte Teixeira, no dia 22; José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23; Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Rêne Alves Machado e Nathália Souza Figueiredo. no dia 26.
Além do trabalho para viabilizar a infraestrutura de acesso à Internet, durante a realização da SBPC, a equipe da DRC aproveitou para tirar fotos marcando etapas do seu trabalho como também marcando a visita aos estandes dos expositores. As fotos desta semana foram cedidas por David Eustáquio da Silva e Antônio Higino Manoel Machado.

