Sistemático: Edição 1702 – 20/07/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

69a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será encerrada no dia 22

Maior evento científico do hemisfério sul, a 69a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada na UFMG desde o dia 16 de julho, com o tema “Inovação – Diversidades – Transformação”. A reunião, que será encerrada no dia 22 de julho, integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, que serão completados em 7 de setembro deste ano.

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação participou dos preparativos para a realização do evento, com a ativação da fibra ótica da rede na tenda que está abrigando a EXPOT&C, no gramado da Reitoria e ativação da rede sem fio nos espaços do evento.

As duas frentes de trabalho, a cargo do CECOM, foram realizadas pela equipe da Divisão de Redes de Comunicação.

A equipe da DRC, juntamente com a equipe da empresa SmartWave, de São Paulo/SP, continuam acompanhando o funcionamento da rede sem fio do evento SBPC.

Até a manhã de 20/07, mais de 12 mil dispositivos se conectaram à rede do evento, trafegando mais de 900GB de dados. Nas medições de controle que são realizadas pelas equipes, o sinal se mostrou estável e com ótima cobertura entre as áreas do evento que acontecem no CAD1, CAD2, tendas instaladas no gramado da Reitoria, FACE e Engenharia.

EXPOT&C na finalização dos trabalhos
EXPOT&C na finalização dos trabalhos

 

EXPOT&C na finalização dos trabalhos
EXPOT&C na finalização dos trabalhos

 

Antônio Higino instalando a rede sem fio na tenda do SAMU
Antônio Higino instalando a rede sem fio na tenda do SAMU

 

Antônio Higino, debaixo da tenda da EXPOT&C, instalando Access Point
Antônio Higino, debaixo da tenda da EXPOT&C, instalando Access Point

Informativo

Atividade de férias do Espaço do Conhecimento UFMG leva público para uma viagem ao Egito Antigo

Contação de histórias acontece no próximo sábado, às 19h, com participação gratuita; programação especial de férias vai de 8 a 30 de julho

As imagens das imponentes pirâmides, das curiosas esfinges e das misteriosas múmias nos levam para um mundo em que faraós reinavam sobre um grande império. Muito da cultura ocidental bebeu nas águas do Nilo, quando Cleópatra se envenenou e deixou o Egito para o domínio romano. A história dessa importante sociedade africana será narrada na atividade de férias Contos da Esfinge, no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo sábado, dia 22 de julho, às 19h.

A contação de histórias terá como foco a cosmogonia egípcia: como a origem do mundo e do ser humano eram vistas pela mitologia que acreditava em deuses e num mundo além do nosso. A ideia é mostrar aos visitantes que, além das pirâmides, há inúmeros elementos que fazem do Antigo Egito admirável. A atividade tem participação gratuita e classificação indicativa livre. Contos da Esfinge faz parte da programação especial de férias, que ocorre até 30 de julho.

Programação de Férias – A programação de férias do Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma série de atividades para toda a família. Até 30 de julho, os visitantes poderão participar de sessões no Planetário, oficinas de astronomia, contação de histórias, percurso temático, intervenções teatrais e jogos. Para mais informações, acesse o site (espaçodoconhecimento.org. br) e acompanhe as redes sociais (facebook.com/espacodoconhecimento ufmg).

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/07/2017)

A Ciência em Diálogo com a cidade: fachada digital celebra 90 anos da UFMG

De julho a setembro de 2017, produções da chamada temáticaUFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural levam o conhecimento de forma acessível à população. A história começa com a união de quatro escolas de ensino superior, projeto ousado da concepção da primeira universidade do estado. De lá para cá, os rankings não pararam de crescer: hoje, a UFMG conta com 700 grupos de pesquisa, mais de mil patentes registradas e quase 2 mil ações de extensão. Entretanto, a produção de conhecimento nesses 90 anos vai muito além dos números.

Entre projetos de pesquisa e extensão, há o compartilhar de saberes, a troca de sonhos e ideias e a atuação social engajada. Em comemoração às nove décadas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2017, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a chamada temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural, que tem por objetivo tornar o conhecimento acessível à população. Imagens e sons irão ocupar a Fachada Digital de 17 de julho a 23 de setembro, das 18h às 22h.

Informações: espacoufmg.comunicacao @gmail.com | (31) 3409-8352 | (31) 99306-0348

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/07/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no 24, de 24/07/1997, publicou notícias sobre arquivos de atualização do antivírus Inoculan, serviços www, utilização da Xerox 4520/Windows 95, digitação de fichas de registro de alunos, disponibilidade das servidoras, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GRAVADOR DE CDR

Na semana passada, o CECOM recebeu da Copeve, a título de empréstimo, um gravador de CDRs (Compact Disc Recordable) para testes. O gravador é da marca Smart&Friendly, capaz de ler em até 6x e gravar em até 4x. O equipamento permite gravação em diversos formatos: CD Rom, CDRomXA e AudioCD. A unidade dispõe de recurso de geração de CDs multi sessão, que permite acrescentar dados a CDRs anteriormente gravados.

O custo das mídias virgens estão hoje bastante acessíveis, entre R$10,00 a R$20,00. As perspectivas de uso são bastante promissoras. Com o equipamento pode-se levar para o HD local do micro ou para a rede, em torres de CDs, bases de dados completas como dados de pessoal de vestibular, de material etc. O ideal é gravar CDs com dados já consolidados ou com razoável estabilidade. Os aplicativos para acesso a estes dados podem estar no HD da máquina ou no próprio CDR. As pesquisas, tabulações e consultas ficarão bastante simplificadas daqui para frente bem como poderá viabilizar a liberação de espaço em dispositivos mais caros como os discos do mainframe ou mesmo os HDs dos micros.

Nos testes, percebeu-se que um fator fundamental na gravação do CDR é montar um projeto do conteúdo, visto que não há como modificar um CDR já gravado. Já existem no mercado novas tecnologias que permitem até regravação, os chamados CDRW cujos equipamentos e mídias são obviamente mais caros, hoje!

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Paulo Henrique de Araújo Abreu, no dia 24; Haroldo Alves, no dia 27; e para os ex-ceconianos: Michael Fernandes Diniz Moreira e Márcio Benedito Baptista, no dia 20; Fátima Daniel de Sales, Roberto Gadelha Pinheiro, Luiz Fernando Costa e Juliana Cássia de Lima, no dia 21; Marcus Vínicius Duarte Teixeira, no dia 22; José Eduardo Azevedo de Carvalho, no dia 23; Cidiney José da Silva e João Paulo Rodrigues da Costa, no dia 25; Rêne Alves Machado e Nathália Souza Figueiredo. no dia 26.

Memória Fotográfica do CECOM

Além do trabalho para viabilizar a infraestrutura de acesso à Internet, durante a realização da SBPC, a equipe da DRC aproveitou para tirar fotos marcando etapas do seu trabalho como também marcando a visita aos estandes dos expositores. As fotos desta semana foram cedidas por David Eustáquio da Silva e Antônio Higino Manoel Machado.

David na visita ao estande da Marinha do Brasil
David na visita ao estande da Marinha do Brasil

 

Gustavo instalando Access Point na tenda da SBPC Jovem
Gustavo instalando Access Point na tenda da SBPC Jovem