Sistemático: Edição 1703 – 27/07/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM melhora desempenho de sistemas acadêmicos

Em função dos cortes orçamentários sofridos pela Universidade nos últimos anos, que implicaram na indisponibilidade de recursos para investimento em infraestrutura computacional, o Cecom tem buscado a otimização de seus serviços e sistemas para fazer frente ao crescimento da instituição e de suas demandas por Tecnologia da Informação.

Em fevereiro desse ano, em função das mudanças de calendário que foram necessárias para acomodar os semestres letivos, provocadas pela greve do ano passado, uma sobreposição de datas fez com que sistemas críticos como a Matrícula de veteranos da Graduação, a Matrícula de veteranos da Pós-graduação, o Registro de Calouros da Graduação e o Diário de Classe Eletrônico, ocorressem em datas coincidentes o que causou uma demanda por recursos computacionais além do esperado. Ocorreram, então, momentos de queda abrupta de desempenho ou mesmo de indisponibilidade dos sistemas acadêmicos.

A situação foi analisada pela Diretoria e pelas equipes de desenvolvimento (DDP) e de infraestrutura (DIS) do Cecom. Foram mapeados pontos que poderiam sofrer intervenções para mitigar os riscos, evitando que os mesmos problemas se repetissem.

As principais ações foram as seguintes:

– estudo do código dos sistemas críticos;

– análise das estatísticas de acesso e consumo de recursos;

– desenvolvimento e implantação de melhorias no módulo de Matrícula da Graduação do Siga (foi obtida uma redução de 30% na alocação de recursos necessários);

– desenvolvimento e implantação de recurso de Captcha no módulo do Diário do Aluno (foram eliminados os acessos excessivos e contínuos feitos por robôs de software, o que permitiu o fechamento do semestre sem ocorrências de travamentos);

– testes de desempenho das melhorias introduzidas e de funcionamento simultâneo dos sistemas críticos;

– reorganização preventiva do sistema de arquivo dos clusters;

– reorganização da alocação de recursos de processamento e memória dos clusters;

– montagem de um esquema de Plantão Especial, envolvendo as divisões de atendimento (DAC), desenvolvimento (DDP), infraestrutura (DIS) e redes (DRC) para dar cobertura à realização do Registro Acadêmico nos dias 19, 20, 27, 28 e 31 de julho.

A expectativa é que os problemas ocorridos em fevereiro sejam reduzidos ou praticamente eliminados. Porém, a maior intervenção ainda está por vir. Ela será realizada pela equipe da DDP no sistema da Pós-graduação. Desenvolvido com tecnologia Web de 15 anos atrás ele precisará ser atualizado. Para isso, será aberto em agosto, com término em final de novembro, um projeto que tratará especificamente do módulo de Matrícula da Pós. Os demais módulos do sistema serão tratados no planejamento de projetos para 2018. Estas atualizações garantirão o funcionamento simultâneo, em momentos de pico de acesso, que hoje está sujeito a restrições e limitações.

Para a realização das intervenções citadas anteriormente, à exceção do Plantão, atuaram Rainer Ronnie Pereira Couto, Thiago Gabriel Diniz, Rogério Rosendo Lopes, Aaron Jordan da Silva Penido, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Teo Milanez Brandão, da equipe da DDP, e Márcio da Costa Viana, Pedro Henrique Begalli Rezende e Emerson Henrique Kfuri Pereira, da equipe da DIS.

Para o Plantão, participarão também Felipe Ribeiro de Oliveira (DIS), Mário Magalhães Lara (DDP) e Ivan Santana Santos e Antônio Higino Manoel Machado (DRC), coordenados por Luiz Cláudio Ferreira Santos e Samid Eduardo da Silva Reis (DAC).

Registro e Matrícula presenciais começam nesta quinta-feira

Os candidatos convocados nas chamadas do Processo Seletivo Sisu/1ª edição de 2017 e que efetuaram o registro acadêmico on-line para o segundo semestre letivo deste ano deverão comparecer ao procedimento presencial de apresentação de documentos do registro acadêmico a partir desta quinta-feira, 27.

O atendimento será realizado nos dias 27, 28 e 31 de julho – de acordo com escala divulgada no último dia 21 – no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2), no campus Pampulha.

“Os estudantes precisam comparecer à UFMG para apresentar documentação e realizar os procedimentos presenciais. O procedimento é imprescindível para garantir a ocupação da vaga”, informa a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Daniele Zárate.

As instruções para registro e matrícula presenciais estão disponíveis na página Sisu UFMG..

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048189.shtml – 26 /07/2017)

 

Informativo

Festival de Inverno da UFMG começa sexta-feira com teatro, dança e música gratuitos

Com apresentações de música, teatro e dança, a programação cultural do 49º Festival de Inverno da UFMG será aberta dia 28 de julho, sexta-feira, às 18h30, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, com apresentação do espetáculo teatral De tempo somos, do Grupo Galpão. A programação é gratuita e não precisa de inscrições.

Para quem gosta de música, há atrações de hip-hop, samba e música sacra, além de apresentações que abordam temas como o feminismo negro e as ditaduras que existem no Brasil. Os eventos estão sujeitos à lotação dos espaços.

A programação está afixada no flanelógrafo do hall do elevador no 8o. andar e pode ser acessada em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

O Festival oferece ainda oficinas, minicursos e aulas abertas, que tem inscrições gratuitas, pelo site sistemas.ufmg.br/eventos, até 28 de julho. Apenas as aulas abertas não precisam obrigatoriamente de inscrição e os interessados podem se apresentar no início da atividade.

O Festival também conta com cinco exposições em diferentes espaços da universidade: Desconstrução do Esquecimento: Golpe, Anistia e Justiça de Transição (no Centro Cultural da UFMG); DomQuixote – Portinari e Drummond: releituras de Cervantes (no Conservatório UFMG); Olhar Revisitado: Reencontros e Novas Afetividades (na Reitoria, Campus UFMG Pampulha); Canção Amiga, Clube da Esquinae Demasiado Humano, ambas no Espaço do Conhecimento UFMG.

O tema desta edição do Festival é Poéticas de Transformação: Criação e Resistência e o objetivo é promover a criação artístico-cultural como ação de resistência e prática de transformação social. Este ano o Festival comemora 50 anos de realização. A primeira edição foi em 1967, mas são 49 edições porque em 1980 e 1984 o evento não aconteceu.

O Festival de Inverno será realizado até o dia 5 de agosto, com atividades no Campus Pampulha, Conservatório UFMG (Centro), e também em espaços públicos da cidade como a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza; Museu Giramundo (rua Varginha, 245 – Floresta) e a praça da Liberdade, no bairro Funcionários.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 26/07/2017)

Associações Atléticas dão boas-vindas a novatos durante matrícula

Associações criadas pelos estudantes para incentivar o esporte universitário serão apresentadas aos novos alunos que farão registro acadêmico e matrícula, no campus Pampulha, a partir de hoje, 27. …

Até o dia 31, em estandes instalados no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2), serão oferecidas informações sobre as associações atléticas, que reúnem times masculinos e femininos de diversas modalidades esportivas, como handball e futsal, equipes de cheerleading e baterias universitárias.

Mais informações sobre as atléticas podem ser conferidas em vídeo produzido pela TV UFMG e na página da Liga das Atléticas.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048207.shtml – 27/07/2017)

A Ciência em Diálogo com a Cidade: Fachada Digital celebra 90 anos de história da UFMG

Em comemoração às nove décadas da UFMG em 2017, o Espaço do Conhecimento UFMG apresenta a chamada temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural, que tem por objetivo tornar o conhecimento acessível à população. Imagens e sons irão ocupar a Fachada Digital do final de julho até 23 de setembro, das 18h às 22h.

Serão apresentadas 21 produções de professores, alunos e funcionários da UFMG, que tratam de temas variados de pesquisa e extensão, passando pelas ciências exatas, biológicas, sociais e humanas. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/07/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no. 25, de 31/07/1997, publicou notícias sobre mudança no sistema de ar condicionado do CECOM, no subsolo, solicitação de serviços para a DAC, visita da Universidade Federal de Juiz de Fora, material de uso comum, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Encerrado o processo de atualização realizado nos equipamentos da DAS, várias placas de 486 ficaram disponíveis, sem previsão de utilização no CECOM.

Estas placas estão sendo, agora, utilizadas para atualizar equipamentos de alguns órgãos administrativos, processo que já foi efetuado em 2 micros do Departamento de Material e Patrimônio, 3 do Departamento de Pessoal e 1 do Centro Esportivo Universitário.

As atividades de instalação estão sendo executadas pelos técnicos de hardware da DAC.

TREINAMENTO

No período de 04 a 13 de agosto, Gilmar Lima Guimarães, Vice-Diretor do CECOM, e Maria Luciene Diniz Ferreira, da DAS, estarão participando do curso de Access Avançado 7.0, oferecido pela empresa Zargon Computação Ltda.

O curso será realizado nas dependências da Zargon, à rua dos Otoni no. 881, 9o. andar, Bairro Funcionários, no horário de 19h às 22h30.

Eventos

Sociais

Texto eventos 1