Sistemático: Edição 1706 – 24/08/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

UFMG da início ao processo de avaliação de desempenho 2017

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos deu início ao Programa de Avaliação de Desempenho 2017. Já está disponível para acerto, as listas de composição das equipes que será feito pelas Seções de Pessoal das Unidades e Secretarias de Apoio Administrativo dos Órgãos da administração central da UFMG. Os ajustes que forem necessários deverão ser feitos até o dia 15/09/2017.

O envio da portaria de designação do Comitê Local do Programa de Avaliação de Desempenho teve o prazo prorrogado para 25/08/2017. Como este ano todos os membros do Comitê Local terão acesso ao Sistema Informatizado de Avaliação de Desempenho – SIAD, para consulta, validação das equipes organizadas pela Seção de Pessoal e postagem de relatório final do processo, o envio da Portaria é o ato que estabelece a possibilidade de cadastro de cada membro do Comitê no SIAD, pela ProRH.

A Pró-Reitoria agendou para o dia 30/08/2017, quarta-feira, às 10 h, em local ainda a ser divulgado, uma reunião das Chefias das Seções de Pessoal com a Comissão de Coordenação Geral para apresentação do Programa de Avaliação de Desempenho 2017.

LCC tem novo diretor

Desde o dia 07 de agosto, o Professor Bismarck Vaz da Costa é o novo diretor do LCC – Laboratório de Computação Científica, por meio da Portaria no. 4.909, de 07/08/2017, publicada no Diário Oficial da União de 08/08/2017.

O Professor Bismarck foi diretor do ICEx nas gestões 2002/2006 e 2006/2010.

Ele é Professor Titular do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas.

O LCC, criado em 1981, já teve os seguintes diretores: Professor Manoel Lopes de Siqueira (1981 a 1987), Professor Roberto Alves Nogueira (1987 a 1998), Professor Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho (1998 a 2006), Professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho (2006 a 2016) e Professor Diógenes Cecílio da Silva Júnior (2016 e 2017)

Bismarck

 

Informativo

Definidas diretrizes para escolha do futuro Reitorado

O Conselho Universitário estabeleceu, em reunião realizada nesta terça, dia 22, as diretrizes para o processo que escolherá o próximo Reitorado da UFMG. A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

O órgão máximo de deliberação da UFMG optou, ainda, por manter o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos: o voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o de funcionários e alunos vale 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

A Comissão Eleitoral, a quem compete operacionalizar o processo de consulta à comunidade, será instalada nesta segunda-feira, 28. A composição da comissão foi definida em portaria assinada pelo reitor Jaime Ramírez, considerando a regulamentação do processo pelo Conselho Universitário.

Calendário – A consulta à comunidade universitária busca subsidiar o Colégio Eleitoral na elaboração da lista tríplice para escolha do novo reitorado. O Colégio é composto pelos representantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores. O vencedor do pleito encabeça a lista, encaminhada em seguida ao Ministério da Educação, que, em última instância, define o nome do reitor.

De 4 a 11 de setembro, a Comissão Eleitoral receberá inscrições de chapas.

São considerados votantes pelo regulamento da consulta os servidores dos quadros permanentes de pessoal magistério superior, de ensino básico, técnico e tecnológico, do corpo técnico-administrativo em educação que estejam em efetivo exercício e estudantes de graduação, especialização, residência incluída a pós-doutoral , mestrado, doutorado (exceto aqueles com trancamento total de matrícula ou que não tenham se matriculado no segundo período letivo de 2017) e os estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048476.shtml – 23/08/2017)

PRA promove recolhimento de bens inservíveis

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA), está viabilizando a coleta de resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados nas unidades acadêmicas e administrativas do Campus Pampulha, unidades do Campus Saúde e Centro.

A coleta ocorrerá no dia 04/09. São resíduos eletroeletrônicos: monitor, teclado, mouse, laptop, CPU, rádio, impressora, telefone, eletrodomésticos e equipamentos de comunicação e informática em geral.

O material a ser coletado deve ter passado pelo processo de desfazimento e não possuir mais patrimônio, obrigatoriamente. Equipamentos patrimoniados não serão coletados.

No ato da coleta, a unidade deverá assinar um termo de compromisso atestando que todo o material coletado não é patrimoniado.

O descarte pode envolver eletroeletrônicos pessoais, pois esse descarte não gera custo para Instituição.

UFMG participa de exposições sobre impactos da descoberta da América na cultura ocidental

Até o dia 10 de setembro, três exposições em Belo Horizonte recebem visitantes interessados em conhecer o processo que culminou na construção da percepção do território brasileiro, entre os séculos 16 e 20. Reunindo cerca de 350 mapas, plantas, textos impressos e manuscritos, o conjunto de mostras – intitulado O desafio cartográfico do novo – contém mapas e livros que explicam como a descoberta da América e a conquista do Brasil impactaram na cultura ocidental, produzindo imagens que tentavam situar a fauna, a flora e os habitantes das terras recém-conhecidas pela cultura europeia da era moderna.

A primeira mostra – Olhares sobre o globo e o Brasil – está em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2.244), de terça a domingo, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h. Estão reunidas, pela primeira vez, raridades que estão sob a guarda de importantes instituições culturais brasileiras, como o Setor de Obras Raras da UFMG, a Biblioteca Nacional, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP, o Arquivo Público Mineiro, o Instituto Amílcar Martins e coleções particulares de Minas Gerais.

Cartografar e desenhar Minas Gerais está em cartaz no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342). Ela exibe mapas muito pouco conhecidos, que revelam a formação das Minas Gerais, desde sua descoberta até a definição das divisas do estado, no final do século 19. A exposição conta com obras de requinte técnico e artístico, que dialogam de perto com a produção dos artistas do barroco e do rococó mineiros.

A exposição Belo Horizonte e a cartografia de uma cidade planejadaé a primeira a se dedicar exclusivamente às representações visuais e cartográficas (mapas, panoramas, plantas de construções e fotografias) do período de construção da capital mineira. A mostra está no Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202).

(Fonte: Agência de Notícias UFMG -Cedecom – Assessoria de Imprensa – 16/08/2017)

HÁ 20 ANOS…

O Sistemático Ano XXI, no. 28, de 21/08/1997, publicou notícias sobre Sistema de 1o. e 2o. Graus, curso de Prevenção e Combate a Incêndio, curso de Gerência da Informação, Bate Papo Técnico, remoção do funcionário Orlando Laboissière para a Escola de Música, entre outras, além do artigo técnico Arquiteturas para Integração de Bancos de Dados e a Web, de Iremar Nunes de Lima. A notícia que se destacou foi:

PROJETO SICCA

Ontem, foi encerrado o período de testes do módulo do Sistema de Compras que compõe o SICCA – Sistema Integrado de Compras, Contabilidade e Almoxarifado.

Amanhã, o CECOM e o DMP farão reunião, na parte da manhã, para analisar o fechamento da etapa de desenvolvimento do sistema e definir atividades e prazos de instalação do sistema nas unidades.

Inicialmente, o sistema deverá ser instalado, além do CECOM e DMP, nas unidades usuárias que participaram dos processos de especificação, contratação, desenvolvimento e testes do sistema, que foram: Escola de Engenharia, ICEx e ICB.

Ainda nesta reunião, o CECOM e o DMP definirão o início do processo de contratação do desenvolvimento terceirizado de um novo sistema de controle de patrimônio e materiais que se integrará ao SICCA e substituirá o atual sistema ATM em uso no A10.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thalita Ferreira Drumod e Gessy Caetano da Silva Júnior, no dia 23; Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, no dia 28; Renato Adriano Pires Domingos, no dia 31; e para os ex- ceconianos: Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Carlos Alberto Barbosa França e Luciano de Errico, no dia 24; Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; Prof. Nívio Ziviani, no dia 27; Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, no dia 28; Francimara Teixeira Garcia, no dia 29; André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31.