Sistemático: Edição 1708 – 21/09/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM tem nova vice-diretora

Foi publicada, em 10/08/2017, a Portaria no. 4.850, de 02/08/2017, designando a Analista de Tecnologia da Informação Karina Flaviana Ribeiro como Vice-Diretora do CECOM.

Karina Ribeiro entrou para a UFMG em março de 2008, como Analista de TI, lotada no LCC – Laboratório de Computação Científica. Em setembro de 2013 veio para o CECOM e em outubro de 2016 assumiu a diretoria da DPS – Divisão de Processos e Segurança.

Com o falecimento, em março deste ano, do Vice-Diretor do CECOM, Ronaldo Araújo Costa, Karina recebeu o convite da Diretoria Geral do CECOM para ocupar a Vice-Diretoria, o que prontamente aceitou.

Karina Flaviana Ribeiro
Karina Flaviana Ribeiro

CECOM participa de encontro do TCU em Brasília

O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (SEFTI), promoveu, no dia 12 de setembro, em Brasília/DF, o Encontro Diálogo Público – Tecnologia da Informação: Como Gerar Resultados Transformadores?

O evento contou com diversas palestras, que aconteceram no horário de 8h às 18h, no Auditório do ISC, localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul/SCES – Asa Sul de Brasília. O CECOM esteve presente ao encontro com Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Karina Flaviana Ribeiro.

Informativo

Saída de funcionário do CECOM

O Assistente em Administração Adair Rodrigues Amaral Júnior solicitou a sua remoção do quadro do CECOM. Ele saiu no dia 12 de setembro, sendo lotado na Faculdade de Odontologia da UFMG.

Adair estava no CECOM desde fevereiro deste ano, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde atuou nos trabalhos de administração da telefonia da UFMG.

Adair Amaral Júnior
Adair Amaral Júnior

CECOM recebe novo assistente em administração

O CECOM recebeu, no dia 29 de agosto, o Assistente em Adminis-tração Leandro Júnio de Souza para substituir Adair Rodrigues Amaral Júnior.

Leandro Souza foi admitido pela UFMG após o Concurso Público de 2016, sendo chamado agora para ocupar o cargo.

Ele é formado em Educação Física pela Faculdade Pitágoras e está lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde desenvolve trabalhos administrativos da telefonia, no que se refere às solicitações de serviços, atualização de catálogo telefônico, cadastro de ramais, entre outros.

Leandro Júnio de Souza
Leandro Júnio de Souza

Estatísticas do sistema de telefonia da UFMG

Desde o mês de julho/2017, O Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

sist2oe1

Gráfico 1 – O gráfico número 1 representa a demanda que o setor de telefonia teve no mês de agosto e quantos pedidos atenderam os critérios para atendimento. Os pedidos rejeitados, que no mês avaliado, representam cerca de 30% do total, são compostos em sua grande parte por SPAMS.

sist2oe0

Gráfico 2 – O segundo gráfico representa proporcionalmente o quanto cada unidade acadêmica e unidades da administração central demandaram os diversos serviços atendidos pelo setor de telefonia. O HC (Hospital das Clínicas), que neste mês de agosto foi responsável por 15,76% do total de solicitações, terá menor representatividade no gráfico do mês seguinte, já que, o setor de telefonia atenderá essa unidade apenas em relação aos problemas na central. As demais solicitações serão atendidas pela EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

sist2oe4

Gráfico 3 – O último gráfico mostra o quanto cada serviço foi solicitado e atendido pelos técnicos. A coluna que mostra os dados do HC representa o total de demandas dessa unidade, não havendo subdivisões, fato que contribui para a maior repre-sentatividade no gráfico, empatando com o campo de reparos na rede. Neste gráfico houve uma grande queda no campo “central reparo” em relação ao mês de julho, já que, em julho esse campo compreendeu 69 pedidos e em agosto apenas 10.

Comissão Eleitoral homologa candidaturas à Reitoria

Sorteio definiu ordem das chapas nas cédulas ou urnas eletrônicas

Foram homologadas na manhã de terça-feira, dia 19, pela Comissão Eleitoral, as candidaturas das três chapas inscritas para concorrer à próxima gestão (2018-2022) da Reitoria da UFMG. Também foi definida, por meio de sorteio, a ordem das chapas nas cédulas eleitorais ou urnas eletrônicas.

A chapa 1 (UFMG em Foco) é a do candidato Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária, tendo como vice Carmela Maria Polito Braga, da Escola de Engenharia. A chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) é encabeçada por Sandra Regina Goulart Almeida, da Faculdade de Letras, com

Alessandro Fernandes Moreira, da Escola de Engenharia, de vice. A chapa 3 (UFMG +) é formada por Andrea Mara Macedo, do Instituto de Ciências Biológicas, e Paula de Miranda Ribeiro, da Faculdade de Ciências Econômicas, como vice.

“A Comissão agora vai se dedicar à organização de aspectos da consulta como a definição das regras do debate, que já são objeto de norma do Conselho Universitário”, disse a presidente, professora Efigênia Ferreira e Ferreira.

Consulta – A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de

novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês.

Por definição do Conselho Universitário, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos, em que o voto dos professores tem peso de 70% e o de funcionários e alunos, 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/comissao-eleitoral-homologa-candidaturas-a-reitoria – 19/09/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no. 32, de 18/09/1997, publicou notícias sobre visita de candidato a Reitor ao CECOM, treinamento em AIX, participação de funcionários do CECOM no curso de Prevenção e Combate a Incêndio, treinamento Automação de Escritórios, entre outras. A notícia que se destacou foi:

QUALIDADE E PARTICIPAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Escola de Governo de Minas Gerais (FJP), em cooperação técnica com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, estará realizando nos dias 29 e 30 de setembro o curso Qualidade e Participação na Administração Pública. O curso terá lugar na própria Fundação João Pinheiro, à Alameda das Acácias no. 70, Pampulha, no horário de 8h às 17h. Representando o Centro de Computação, estará participando do curso Márcia Regina Lemos, Diretora da Divisão de Apoio Administrativo.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Mateus Andrade Rezende, no dia 23; e para os ex-ceconianos:Heloísa Helena Pimenta e Marlene de Almeida Marques, no dia 21; Gabriel Vítor de Souza Furtado, no dia 22; Janer Olinto de Andrade, no dia 26; e Antônio Carlos Souza Lima Júnior, no dia 27.

Lembrete aos chefes

Na próxima semana, precisamente no dia 30 de setembro, é comemorado o Dia da Secretária.

Não se esqueçam!