Sistemático: Edição 1711 – 26/10/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI participa do evento comemorativo de 25 anos da RNP

O Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG, Professor Diógenes Cecílio da Silva Júnior, esteve, nos dias 17 e 18 de outubro, em Brasília/DF, participando da 6ª edição do Fórum RNP, evento promovido anualmente para o intercâmbio de conhecimento e fomento ao ensino e à pesquisa no país. Com o mote “25 anos de internet no Brasil – desafios e tendências”, os debates celebraram a história da web no país com um olhar para o futuro.

A programação teve foco nos desafios para a sustentabilidade das redes acadêmicas. As palestras e os painéis estavam voltados para discussão de temas como: Internet das Coisas (IoT), saúde digital, gestão da identidade, computação em nuvem, tecnologias colaborativas, negócios de impacto social, entre outros.

Durante o evento, a RNP concedeu o título comemorativo Construtores da Internet.br, em reconhecimento à atuação essencial e importante contribuição na construção e desenvolvimento da Rede Acadêmica Brasileira e da Internet no Brasil a vários pesquisadores, especialistas e visionários. Entre eles, foram diplomados como Construtores da Internet.br: Ivan Moura Campos, Márcio Luiz Bunte de Carvalho, Renato Baumgratz Viotti, José Marcos Silva Nogueira (todos ex-ceconianos) e Roberto Nogueira (ex-Diretor do LCC).

RNP avança no Projeto Nuvem

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê para a UFMG conectividade e serviços de rede, está gradativamente avançando na proposição de um modelo de oferta de serviços de computação em Nuvem.

Este serviço pretende vencer obstáculos atuais da legislação e das formas de contratação para oferecer a seus parceiros uma maior dinâmica e escalabilidade, a um menor custo, como opção à alocação tradicional de recursos de infraestrutura computacional.

As discussões sobre este serviço estão ocorrendo desde maio de 2017. Agora, em 19 de outubro, foi realizada a segunda rodada de discussões, na qual esteve presente, novamente, o diretor do Cecom, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

A RNP prevê que, no primeiro trimestre de 2018, apresentará um modelo, de oferta e contratação, montado a partir de soluções gratuitas de players de mercado. Este modelo será avaliado pelos parceiros que poderão, ou não, aderir.

RNP avança no projeto de Nuvem

Vice-Diretora do CECOM participa de curso de Elaboração de PDTI

A Vice-Diretora do CECOM, Karina Flaviana Ribeiro, esteve em Brasília/DF, no período de 18 a 20/10, participando de um curso de Elaboração de PDTI, oferecido pela RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

O curso apresentou conhecimentos essenciais para o desenvolvimento de forma prática de um plano diretor de tecnologia da informação (PDTI), a partir das informações do planejamento e a gestão estratégica de TI nas organizações. Durante o desenvolvimento, o participante pode aprender a metodologia necessária para um alinhamento entre as estratégias e ações da TI e as estratégias organizacionais. O PDTI é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo estratégias e o plano de ação para implantá-las. O foco do curso foi o desenvolvimento de competências práticas, a partir do alinhamento teórico de boas práticas para o desenvolvimento do PDTI com as diretrizes da estratégia de TI.

Curso elaboração de PDTI

CECOM recebe a visita de candidatos a Reitor

Como ocorreu nos processos anteriores para escolha dos ocupantes dos cargos de Reitor e Vice-reitor, o CECOM recebe a visita das chapas inscritas.

As chapas 1 e 3 já estiveram presentes no CECOM, quando apresentaram suas ideias e propostas e ouviram sugestões da equipe. Na próxima semana, no dia 31/10, será a vez da Chapa 2, composta pelos professores Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira.

 

Informativo

Adequação de servidores a cargos e setores é foco de apresentação na Semana do Servidor

Discussão sobre ambientes organizacionais dará subsídios para políticas de recursos humanos.

A partir da Semana do Servidor de 2016, oficinas realizadas em diferentes áreas da UFMG contribuíram para a identificação de alguns ambientes organizacionais da Universidade em suas características, particularidades e deficiências. Nesta sexta-feira, 27, às 16h, no auditório da Reitoria, será feita uma apresentação sobre esses ambientes.

O objetivo é aprofundar as discussões sobre o assunto, para que se avance na descrição dos ambientes e das atividades que são adequadas e inadequadas a cada um deles, das competências e habilidades requeridas por cada um, dos aspectos que facilitam ou dificultam o trabalho, do quantitativo de servidores ideal para cada ambiente, entre outros pontos.

“O objetivo de todo esse trabalho é fornecer subsídios para as políticas de recursos humanos institucionais”, explica Arthur Schlunder Valle, da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de

Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Arthur é o responsável pela apresentação de sexta-feira.

No PCCTAE, um “ambiente organizacional” é definido como uma “área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal”. Arthur lembra que o trabalho de identificação desses ambientes diz respeito à compatibilidade entre atividades, setores e servidores.

“Queremos ampliar e validar o conjunto de informações que colecionamos sobre os diferentes ambientes organizacionais da Universidade, de forma a termos informações mais próximas, fidedignas, sobre a realidade do trabalho nesses ambientes, ou seja, o contexto em que ele é realizado”, explica.

Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, explica que o processo em construção vai possibilitar o desenvolvimento de uma política de admissão e de capacitação dos servidores que considere o perfil do ambiente em que eles vão atuar. “O objetivo é termos uma ideia cada vez mais precisa de quais são as habilidades necessárias para o servidor atuar em cada ambiente e quais são as capacitações que cada setor demanda”, exemplifica.

De acordo com Leonor e Arthur, o trabalho pode resultar em diversos impactos positivos relativos aos recursos humanos da Universidade, desde a realização dos concursos públicos até a movimentação interna de servidores, propiciando melhor contratação e maior adequação das pessoas aos cargos e setores.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/adequacao-de-servidores-a-cargos-e-setores-e-foco-de-apresentacao-na-semana-do-servidor-1 – 26/10/2017)

Restaurantes universitários não funcionarão no próximo sábado

No próximo sábado, 28 de outubro, os restaurantes universitários não funcionarão devido ao recesso escolar da UFMG em comemoração ao Dia do Servidor Público e ao Dia do Professor. O funcionamento normal será retomado na segunda-feira, 30.

A UFMG mantém cinco bandejões: dois no campus Pampulha, um no campus Saúde, um na Faculdade de Direito e um no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/restaurantes-universitarios-nao-funcionam-no-sabado – 24/10/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no. 35, de 23/10/1997, publicou notícias sobre projeto Relações de Trabalho e Psicossociologia, participação em seminário na MSA, treinamento UNIX, feriado do dia 28, instalação de software gerenciador de listas, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Teve início, esta semana, o Curso de Especialização em Gestrão Estratégica – “Gestão Universitária”, promovido pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – Cepead, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG e Fundação João Pinheiro. Este curso terá a duração de 10 meses, com carga horária de uma semana por mês (8h diárias de segunda a sexta-feira), nas dependências da FACE/CEPEAD, à Rua Curitiba no. 832.

Estarão participando do curso: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor Geral; Márcia Regina Lemos, Diretora da DAA e Maria de Lourdes Moreira Braga, da DAS.

 

Eventos

Sociais

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Leandro Duarte de Assis, no dia 30; Marcos de Almeida Alves, no dia 31; Vicentina Maria Queiroz, no dia 01 de novembro; Alan Jovane Vilaça, no dia 02; e para os ex-ceconianos: Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Jhonata dos Santos Soares, no dia 28; Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29; Gilmar Lima Guimarães, no dia 01 de novembro; Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos, no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Nathália Arantes Jerônimo, Rafael Braga Soares Righi e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Nélia Neiva Zille e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; Efigênio Vieira de Ataíde e Maria Tereza Camargos Diniz França, no dia 07.