Sistemático: Edição 1712 – 09/11/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

UFMG vai às urnas para escolher novo reitorado

Cerca de 50 mil integrantes da comunidade universitária estão aptos a participar, hoje e amanhã, do processo que vai culminar na escolha dos gestores da Universidade para o período 2018-2022.

A votação começou nesta quarta-feira, 8, exclusivamente no Hospital das Clínicas, das 6h às 20h30, e ocorre também na quinta-feira, 9, em todas as unidades, das 8h às 17h. Nas unidades e órgãos em que houver expediente noturno, o horário de votação se estenderá até as 22h.

Com base no resultado da consulta, o Colégio Eleitoral – formado pelos integrantes dos conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e de Curadores – vai elaborar lista tríplice, encabeçada pelo vencedor do pleito, que será encaminhada ao Ministério da Educação, responsável pela definição dos novos ocupantes dos cargos de reitor e vice (integrantes da mesma chapa, necessariamente).

Participam da consulta três chapas (os números foram definidos por sorteio): Chapa 1 (UFMG em Foco) – Renato de Lima Santos, da Escola de Veterinária (reitor) e Carmela M. Polito Braga, da Engenharia (vice); Chapa 2 (UFMG Pública e Diversa) – Sandra Regina Goulart Almeida, da Fale (reitora), e Alessandro Moreira, da Engenharia (vice); Chapa 3 (UFMG+) – Andréa Mara Macedo, do ICB (Reitora), e Paula Miranda-Ribeiro, da Face (vice).

Caso nenhuma das chapas alcance mais de 50% do resultado ponderado dos votos válidos, a Comissão Eleitoral inscreverá automaticamente as duas chapas que alcançarem os maiores percentuais no primeiro turno para concorrerem no segundo turno, marcado para os dias 21 (Hospital das Clínicas) e 22 deste mês (todas as unidades).

Ponderação – Estão aptos a votar servidores dos quadros permanentes – técnico-administrativos e docentes de ensino superior e de ensino básico, técnico e tecnológico -, alunos de graduação, especialização, residência (incluída a pós-doutoral), mestrado e doutorado e estudantes maiores de 16 anos da Escola de Educação Básica e Profissional.

Poderão votar 50.503 membros da comunidade acadêmica. São 3.065 docentes, 4.369 técnicos e 43.069 discentes. Em Belo Horizonte, serão montados postos de votação em 22 unidades do campus Pampulha, além da Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Escola de Arquitetura e Museu de História Natural e Jardim Botânico. Fora da capital, haverá seções eleitorais no Campus Cultural de Tiradentes, no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Nos casos em que o votante integre mais de um segmento, ele terá direito a um único voto. Um técnico que tenha vínculo também como discente votará como técnico; um docente que seja também discente votará como docente; um servidor que tenha vínculos como docente e técnico terá seu voto registrado como docente.

Entre as normas que regem a consulta à comunidade acadêmica, está o sistema de ponderação de votos que tem vigorado nos últimos pleitos. O voto dos professores tem peso de 70%, enquanto o dos servidores técnico-administrativos e o dos alunos vale 15% (cada segmento). A fórmula de ponderação considera o universo total de votantes em cada um dos grupos.

Apuração – Haverá uma junta apuradora para cada posto de votação. A apuração será realizada por meio de mapas fornecidos pela Comissão Eleitoral, apresentando os resultados por segmentos (docentes, técnico-administrativos em educação e discentes). Os documentos serão, então, encaminhados à Comissão Eleitoral, imediatamente após o término da apuração. Centralizados todos os resultados, a Comissão Eleitoral divulgará, por intermédio da rede da UFMG, os resultados da consulta em ata sucinta e os afixará em locais públicos da Universidade.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/comunidade-da-ufmg-escolhe-nesta-semana-novo-reitorado – 08/11/2017)

CECOM – Ano 47

No dia 04 de novembro, o Centro de Computação completou 47 anos. É a data em que foi publicada a Portaria no. 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para todos os os ceconianos e ex-ceconianos.

Continua a Avaliação de Desempenho 2017

Em andamento o processo de Avaliação de Desempenho 2017 da UFMG. No CECOM, a DAA divulgou o cronograma da execução dos trabalhos com todas as datas de término de cada etapa. As chefias devem ficar atentas ao cronograma.

Saída de funcionário do CECOM

O Analista de TI do CECOM, Marcos de Almeida Alves, pediu demissão do Quadro da UFMG em 16 de outubro.

Marcos Almeida entrou para a UFMG em 19/02/2015, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos do CECOM.

Ele prestou Concurso Público no TRE, sendo admitido como Técnico Judiciário – Especialidade Programação de Sistemas.

Marcos de Almeida Alves
Marcos de Almeida Alves

 

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho/2017, O Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

grafico1

Gráfico 1: Conforme representado, o setor de telefonia recebeu 228 tíquetes em setembro, sendo que, 142, ou seja, mais de 60% atenderam os critérios para atendimento. Os tíquetes rejeitados representam spans, pedidos contendo informações incompletas e que não foi possível realizar contato com o demandante, além de solicitações, não institucionais, enviadas, por engano, para este e-mail.

 

grafico2

Gráfico 2: Conforme esperado, no mês de setembro, o HC (Hospital das Clínicas) teve menor representatividade no gráfico, comparado com o mês de agosto, já que, o setor de telefonia agora só é responsável pelas solicitações que exijam intervenções na central, pois a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) é a atual responsável pelas demais demandas.

 

grafico3

Gráfico 3: No mês representado, ocorreu uma relação relativamente proporcional entre as demandas recebidas pelos técnicos. Houve um pequeno destaque para o campo transferência, isso pode ser explicado pelo fato de que houve uma grande solicitação desse serviço pela FUNDEP, devido a uma reorganização interna.

 

Pioneiro na Computação, Wilson de Pádua recebe título de Emérito da UFMG

Professor foi um dos fundadores do Departamento de Ciência da Computação

wilson

Pesquisador nas áreas de engenharia de telecomunicações, engenharia de software e multimídia, produção digital de música e modelagem gráfica tridimensional, Wilson de Pádua Paula Filho recebeu, na noite desta terça-feira, 7, o título de Professor Emérito da UFMG, por iniciativa do Departamento de Ciência da Computação (DCC), do qual foi um dos fundadores.

Em sessão solene e pública da congregação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Wilson de Pádua ouviu, de ex-alunos e colegas, referências à sua genialidade, visão e capacidade de liderança. O vice-reitor em exercício, José Marcos Nogueira, relembrou os anos em que foi seu estagiário, aluno e orientando de mestrado e destacou a luta de Pádua “pela independência tecnológica do país pela via do desenvolvimento de tecnologias para a construção de computadores nacionais, nos aspectos de hardware e software”.

“Visionário e vanguardista, ele é uma combinação singular que explica muito do que se transformou o DCC”, afirmou o chefe do Departamento, Wagner Meira Jr., que também foi seu aluno. “Nos idos de 1980, o professor Wilson criou o Laboratório de Engenharia da Computação, que existe até hoje. Uma proposta tão avançada, que só agora estamos prestes a ganhar o curso de Engenharia da Computação”, exemplificou Meira. O anúncio de que a proposta de criação está em vias de ser encaminhada foi feito na solenidade, pelo reitor Jaime Ramirez, citando parceria entre o ICEx e a Escola de Engenharia.

Ramírez também anunciou que as obras do Centro de Atividades Acadêmicas de Ciências Exatas (CAD 3) serão concluídas até fevereiro e que o novo prédio iniciará suas atividades ainda no primeiro semestre letivo de 2018.

Netos acadêmicos – Aposentado desde 2002, Wilson de Pádua Paula Filho ainda atua no DCC, onde dirige a área de processos de desenvolvimento e manutenção de software no Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (Synergia).

O reitor Jaime Ramírez ressaltou que a entrega do título é um reconhecimento à dedicação e ao comprometimento pelos anos destinados ao magistério, à formação de mestres, à pesquisa e à gestão acadêmica, e “também sinaliza que a instituição lhe pede que continue presente, nos ajudando a ensinar (com rigor e simplicidade) e ao agradecer o título, Wilson de Pádua citou familiares, docentes, servidores técnico-administrativos, alunos – pessoas com quem compartilhou a trajetória de quase quatro décadas como docente da UFMG.

Na saudação ao colega, o também professor aposentado Henrique Pacca Loureiro Luna contabilizou mais de 40 mestres formados sob a orientação de Pádua, 11 dos quais se tornaram professores do DCC. A esse número, José Marcos Nogueira acrescentou 214 “netos acadêmicos”, isto é, pesqui-sadores orientados pelos ex-alunos do homenageado.

Trajetória – Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Wilson de Pádua Paula Filho é mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), instituição da qual foi, por três anos, analista no laboratório de Física Nuclear.

Em 1972, ingressou na UFMG como professor assistente do Departamento de Matemática, do qual se desmembraria, poucos meses depois, o Departamento de Ciência da Computação e Estatística. Em 1974, atuou como pesquisador convidado do Deutsches Elektronen Synchrotron, em Hamburgo (Alemanha), e foi aprovado no concurso para professor adjunto da UFMG. Durante os primeiros anos na Universidade, dividiu o seu tempo entre o Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e o Centro de Computação (CECOM), onde chefiava a Divisão de Tecnologia, responsável pelos primeiros trabalhos de desenvolvimento de hardware.

Ainda em 1974, foi um dos fundadores do curso de pós-graduação em Ciência da Computação e seu primeiro coordenador. Wilson de Pádua também foi o primeiro chefe do Departamento de Ciência da Computação, criado em 1976 após ter sido desmembrado do Departamento de Estatística. Ele exerceu o cargo durante quatro mandatos.

Wilson Pádua teve relevante participação nos movimentos em favor da tecnologia nacional de informática, nos anos 1970, incluindo a fundação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Como pesquisador, atuou no desenvolvimento de suporte à engenharia de telecomunicações, baseado em sistemas de informação geográfica. Ao mesmo tempo, orientou dissertações relacionadas à produção digital de música e à modelagem gráfica tridimensional, tendo se tornado, em 1995, docente do mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes.

O professor Wilson Pádua tem livros publicados nas áreas de engenharia de software e multimídia.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pioneiro-no-pais-na-area-de-computacao-wilson-de-padua-recebe-titulo-de-professor-emerito – 08/11/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no. 36, de 06/11/1997, publicou notícias sobre eleições para Reitor e Vice-Reitor, mudança de equipamentos da sala de aulas do CECOM, instalação do Windows 95, 49o. ENANUNI, Vestibular 1998, III SIPAT, migração do Vestibular do Coltec, festa de confraternização das divisões, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INSTALAÇÃO DOS MD 16

Com a ampliação normal das bases de dados mantidas pelo CECOM no computador A10 e, também, em função da manutenção em disco dos arquivos enviados pelo Siape, a questão de espaço em disco no computador central estava começando a ficar crítico, impondo algumas restrições tanto para o trabalho interno do CECOM quanto para alguns usuários.

A situação se agravou com a condução do projeto para adequação dos sistemas à chegada do ano 2000. Diante deste quadro, a Diretoria do CECOM buscou soluções alternativas que independessem de gastos por parte da UFMG. Desta forma, foi articulado processo de doação de discos, envolvendo as empresas Magnesita e MSA. Os discos doados pela Magnesita são do modelo MD 16, em dois gabinetes independentes, cada um com 2,5 GB, o que aumentará em cerca de 70% a área disponível para os sistemas sediados no A10.

Estes discos estão sendo instalados fisicamente no dia de hoje e, a partir de amanhã, a DAC estará cuidando de sua alocação aos recursos do A10.

 

Eventos

Festividades do final do ano

As festas de final de ano estão chegando!

Então, está na hora de pensar na Festa de Natal do CECOM. A DAA está tratando com a Diretoria do CECOM as providências necessárias para que a festa ocorra de acordo com o momento.

O formato da festa deste ano será divulgado na próxima edição de O Sistemático e todos poderão, então, se manifestar sobre a participação.

Aguardem!

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os próximos aniversariantes: Lucas Barsand de Carvalho, no dia 10; Josemar Pereira dos Santos, no dia 11; Patrícia Nascimento Silva, no dia 14; Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Wallison Fabiano de Araújo, no dia 16; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Sadallo Andere Neto, no dia 19; Karina Flaviana Ribeiro e Rosilaene Aparecida de Freitas, no dia 20; Prof. Diógenes Cecílio da Silva Júnior, no dia 22; José Osvaldo Nery Cardoso, no dia 25; Raphaella Corrêa Diniz, no dia 29; e Bruno Gomes de Souza, no dia 30. Os parabéns para os ex-ceconianos: Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto e Hilmes Almeida Pinhos Candeira, no dia 11; Márcia Regina Lemos e Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Gabriel Pires e Albuquerque de Mello, Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Gimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Álvaro Antônio Fonseca de Souza, no dia 17; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, Solange Guimarães e Renato Mintz, no dia 19; Luiz Eugênio de Almeida Oliveira, no dia 20; Vinícius de Souza Santos, no dia 21; José Monteiro da Mata, Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schetini Cunha, no dia 28; e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.