Sistemático: Edição 1715 – 08/03/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Profa. Sandra Goulart Almeida é nomeada Reitora da UFMG

Foi publicado na edição do dia 02/03, do Diário Oficial da União, decreto do Ministério da Educação que nomeia a professora Sandra Regina Goulart Almeida para exercer, a partir de 17 de março deste ano, o cargo de reitora da UFMG, com mandato de quatro anos.

Sandra Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira foram escolhidos, pela comunidade universitária, como reitora e vice para a gestão 2018-2022. Eles venceram a consulta no segundo turno, realizado em novembro de 2017, com 65,67% dos votos ponderados. O processo ofereceu subsídios ao colégio eleitoral para a elaboração da lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação.

A posse da nova reitora será realizada em Brasília, em 20 de março. Já a cerimônia de transmissão de cargo ocorrerá no dia seguinte, 21, às 19h, em Belo Horizonte.

Trajetórias

Professora titular da área de estudos literários da Faculdade de Letras, Sandra Almeida é pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG, é mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), com pós-doutorado em literatura comparada pela Universidade Columbia (EUA) e pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vice-reitora da UFMG na gestão 2014-2018, Sandra Almeida atua nas áreas de literatura comparada e literaturas de língua inglesa, estudos culturais, crítica feminista e estudos de gênero nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras.

Alessandro Fernandes Moreira é professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e cumpre mandato de diretor da Escola de Engenharia. Formado em Engenharia Elétrica pela UFMG, é mestre pela mesma instituição e doutor pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/publicada-nomeacao-da-reitora-sandra-goulart-almeida-2-02/03/2018)

CECOM elimina versões antigas do Windows

Visando aumentar a segurança da rede de dados da Administração Central da UFMG, o CECOM iniciou, no mês de novembro de 2017, uma verificação nos computadores da Administração Central. O foco desta verificação é a eliminação dos sistemas operacionais não apropriados para uso corporativo, como as versões “Home” do Windows, e dos sistemas sem suporte do fabricante, como o Windows XP e Windows Vista.

A partir de informações dos computadores registrados no AD (Active Directory, da Microsoft) e no OCS-NG (sistema de inventário de hardware e software) , os órgãos com maior incidência do Windows XP foram visitados e os equipamentos migrados para Windows 7 Pro e, em alguns casos, para Windows 10 Pro. Ao mesmo tempo, foi feita uma vistoria nos outros equipamentos, para identificar casos de computadores não cadastrados, que tiveram sua situação regularizada, com a instalação do pacote padrão de aplicativos em uso na Administração Central e inclusão no diretório AD.UFMG.BR.

Máquinas pertencentes ao domínio exigem que os usuários dos equipamentos estejam cadastrados no “minhaUFMG.br” e permite o acesso ao servidor de arquivos da Administração Central que substituiu o sistema antigo, que era baseado no sistema Netware, da Novell.

A atualização dos sistemas exigiu, em alguns casos, melhoria no hardware dos equipamentos, principalmente da memória principal. Foram atualizados aproximada-mente 40 sistemas Windows XP e encontra-dos 15 sistemas com versões domésticas do Windows, que foram elevadas para a versão corporativa. A maior concentração de computadores com Windows XP estava na BU, onde o processo de migração continua, e no DAST, onde a migração foi efetuada pela equipe de TI local.

Os responsáveis pelo trabalho foram Fernando Frota Machado de Morais e Sadallo Andere Neto, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Aniversário de inauguração do CECOM

Há 1 mês, o CECOM completou 47 anos da inauguração de suas instalações no subsolo do prédio da Reitoria, ocorrida em 1o. de fevereiro de 1971. A Portaria no. 569, de criação do CECOM, foi publicada em 04/11/1970.

Nas duas datas não se pode deixar de parabenizar todos os ceconianos e ex-ceconianos que construíram, ao longo desses anos, a história do CECOM na UFMG.

Primeira edição do ano de 2018

Após 2 meses sem ser publicado, O Sistemático retorna à sua rotina semanal. O ano de 2018 veio com ares de novidades, aos poucos sendo reveladas, com esperança de dias melhores.

O horário de verão acabou, a chuva ainda continua, os trabalhos têm a sua continuidade e uma certeza bem tímida de que o caminho a ser percorrido será bom.

Deixamos o ano de 2017 para trás, com tanta tristeza de acontecimentos tão perto de nós, mas com uma força incrível para não nos abatermos com nada. Essa força é que nos empurra para frente, para mantermos nossa postura profissional e humana perante nossos colegas e a instituição.

Alguns dos nossos colegas encerraram as suas atividades no CECOM, com a aposentadoria ou pedido de exoneração, mas isto não quer dizer que saíram do nosso convívio e da nossa lembrança. Um grande colega e amigo, o Ronaldo, nos deu adeus!

Seguiremos, como sempre, trilhando o caminho que nos trouxe até agora: com garra, coragem e determinação.

Mais um ano pela frente e O Sistemático continua com o seu trabalho de registro dos momentos do CECOM, com todo seu empenho em se manter como órgão pronto a atender, na sua área, à UFMG.

Publicadas as aposentadorias de Antônio Eustáquio e Vicentina Queiroz

Foram publicadas no mês de janeiro, as aposentadorias do Analista de Tecnologia da Informação Antônio Eustáquio Rodrigues e da Assistente em Tecnologia da Informação Vicentina Maria Queiroz.

Em 16/01/2018, foi publicada a Portaria no. 8.016, que aposenta Antônio Eustáquio, cuja história na UFMG teve início em março de 1980. Após Concurso, foi admitido como Datilógrafo, lotado na Faculdade de Farmácia. Foi chefe da Seção de Pessoal e depois mudou de cargo passando a ser Agente Administrativo. Em 1991 assumiu a Secretaria Geral da escola, permanecendo no cargo até 2001. Em maio de 2001, após convite da diretoria, ele pediu remoção para o CECOM, sendo lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria. Em agosto de 2006, assumiu a diretoria da DAC, ficando no cargo até a sua saída. No ano de 2011, após Concurso, passou para o cargo de Analista de TI.

Na sua despedida, Eustáquio enviou o seguinte e-mail para todos do CECOM:

“Colegas e Amigos, Hoje foi meu último dia de trabalho no CECOM. Amanhã será publicada minha aposentadoria. Quando pisei pela primeira vez na UFMG em março de 1980, não tinha a noção do quão gratificante seria a minha passagem por esta Instituição. Nestes 38 anos, 17 deles compartilha-dos com o CECOM, foram vários momentos alegres, outros nem tanto e momentos tristes e difíceis, mas que de uma forma ou de outra tiveram que ser superados. Independentemente do adjetivo, cada um desses momentos contribuiu muito para o meu crescimento pessoal e profissional e é por esse motivo que não poderia encerrar essa fase da minha vida sem agradecer a cada um de vocês, principalmente aos colegas e amigos da DAC, pelo apoio, pela atenção, pelo convívio, pelo compartilha-mento de conhecimento e, principalmente, pelo companheirismo e pela amizade, que, sem dúvida nenhuma, foram fundamentais para percorrer todos esses anos. Saio com um sentimento tristeza por deixar uma rotina e um convívio prazerosos, mas com a certeza de que tudo que fiz foi com muita responsabilidade, dedicação e comprometimento. Levarei sempre comigo tudo e todos. Mais uma vez obrigado! Um grande abraço, fiquem com Deus e até breve!”

Vicentina Maria Queiroz teve a sua aposentadoria publicada por meio da Portaria no. 423, no dia 24/01/2018.

A história de Vicentina na UFMG teve início em agosto de 1978, quando passou no Concurso da UFMG como Datilógrafo. Foi lotada no CECOM, atuando na Secretaria Administrativa. Trabalhou também no Setor de Normas, no Setor de Documentação de Sistemas da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, foi Secretária da Diretoria Geral, Secretária da Divisão de Suporte Técnico e, durante bastante tempo, responsável pelo CIT – Centro de Informações Técnicas. Ao longo desses anos o cargo ocupado por ela foi alterado para Auxiliar Técnico de Processamento de Dados e depois Assistente em Tecnologia da Informação. Fez parte da equipe da Divisão de Apoio Administrativo, onde controlava os serviços reprográficos e das ligações telefônicas, além do apoio à recepção do 8o. andar.

Vicentina Maria Queiroz
Vicentina Maria Queiroz

 

Antônio Eustáquio Rodrigues
Antônio Eustáquio Rodrigues

 

Saída de Menor da Cruz Vermelha

O Menor da Cruz Vermelha, José Osvaldo Nery Cardoso, despediu-se do CECOM em novembro de 2017.

Para a despedida e comemoração do aniversário de 18 anos de José Osvaldo, seus colegas da DAA prepararam uma surpresa com um bolo de aniversário na sexta-feira, dia 24/11/2017. Seu aniversário foi no sábado, dia 25 de novembro.

Na sua despedida, ele deixou um abraço e agradecimentos para todos.

As fotos são de autoria de Vicentina Queiroz.

Carol, Cíntia, Carlos Alfeu e José Osvaldo
Carol, Cíntia, Carlos Alfeu e José Osvaldo

 

Novo Menor da Cruz Vermelha do CECOM

Com a saída de José Osvaldo Nery Cardoso, o CECOM está, agora, contando com um novo Menor da Cruz Vermelha.

Trata-se de Samuel Carvalho de Souza, que iniciou seu trabalho no dia 06 de fevereiro. Ele está lotado na Divisão de Apoio Administrativo.

Samuel Carvalho de Souza
Samuel Carvalho de Souza

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Como já era esperado, em janeiro, devido às férias, houve uma redução no número de pedidos recebidos. Essa redução em relação ao mês de outubro de 2017 ficou por volta de 20%. Nos próximos gráficos constarão os dados referentes ao campo “resolvidos no mês avaliado” que é composto pelos tickets criados e resolvidos em janeiro.

Gráfico 2 – Também em decorrência do período de férias houve poucos pedidos das unidades acadêmicas, sendo que se destacaram nas estatísticas a administração central e o grupo de terceiros. Isso ocorreu devido ao fato de eles serem compostos por vários setores e pelo fato das férias terem menos influência sobre a administração central do que sobre as unidades acadêmicas.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, houve destaque para pedidos relacionados a interferências na central telefônica, sendo a grande maioria mudança de categoria dos ramais (liberação de ligações para celular, interurbano etc.). O campo de informações gerais foi composto basicamente por problemas que puderam ser solucionados pelo próprio usuário com orientações passadas por este setor.

9a. Feira Universitária do Livro da UFMG

feira livro

Há 20 anos…

HÁ 20 ANOS…

O Sistemático Ano XXII, no. 07, de 05/03/1998, publicou notícias sobre Seminário de Avaliação da Proplan, participação do CECOM no Curso de Especialização Gestão Universitária, Curso Básico de Windows 95, Plenus TCP/IP, entre outras, além do artigo técnico “Web Server em Workstation”, de autoria de Luiz Eugênio de Almeida Oliveira. A notícia que se destacou foi:

BASE DA DE DADOS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA

Na última semana, a Biblioteca Universitária recebeu, da VTLS INC., a fita contendo a base de dados bibliográficos da UFMG. A fita foi repassada ao CECOM que, através da DAC, efetuou os procedimentos de carga necessária.

Para implantação desta base, sem que fosse necessário desativar as bases de teste já instaladas, foi adquirido e instalado na máquina BIBLOS, onde o sistema está residente, um disco de 9 Gbytes. …

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcos Antônio Silvestre, no dia 09; e para os ex-ceconianos: Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11; Daniele Maria Miranda, Jane Pires Camargo Lemos e Priscila Gonçalves do Nascimento, no dia 13; e Gláucia Maria Fantoni, no dia 14.

CASAMENTO: Vale registrar que, no dia 22 de fevereiro, Erlon Charles Thomaz Ferreira e Aline Rodrigues Pereira se casaram. Felicidades ao novo casal!