Sistemático: Edição 1717 – 22/03/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Professora Sandra Goulart Almeida toma posse como Reitora da UFMG

Na cerimônia pública em que recebeu oficialmente do professor Jaime Ramírez o cargo de reitora da UFMG, na noite desta quarta-feira, 21, a professora Sandra Goulart Almeida externou a crença de que o caráter público e diverso da universidade constitui a fonte de sua capacidade de prover respostas aos muitos desafios do tempo presente.

Segundo ela, o momento de transmissão de cargo sinaliza, por um lado, a continuidade sempre revigorada de um projeto de universidade e de país que outras gerações construíram, e, por outro, invoca justamente a vocação da UFMG para estar constante-mente em busca da construção inovadora da transformação e da renovação.

Ao apresentar sua agenda de trabalho para os próximos quatro anos, ao lado do vice-reitor Alessandro Moreira a quem deu posse na mesma solenidade, Sandra Goulart Almeida ressaltou a necessidade de questionar, a cada momento, quais aspectos de uma tradição, constituída de 90 anos de cuidadosa experimentação institucional, devem ser perenizados e quais devem ser revistos, no esforço de prospecção de um futuro imaginado. …

A cerimônia também foi marcada pela apresentação da equipe de pró-reitores, diretores e assessores que compõem o novo Reitorado.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/sandra-goulart-almeida-apresenta-equipe-a-comunidade-universitaria – 22/03/2018)

DTI tem novo diretor

O novo diretor da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação é o Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, nomeado por meio da Portaria no. 2.207, publicada no Diário Oficial da União de 21/03/2018. O Professor Dorgival substitui o Professor Diógenes Cecílio da Silva Júnior, que ocupou o cargo no período de 2014-2018.

Ele é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, onde se encontra desde 2002. Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais em 1988, com Mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais em 1992, e Doutorado em Computer Science na University of Arizona, Tucson em 1999. O Professor Dorgival já ocupou os seguintes cargos: Coordenador de Recursos Computacionais do DCC/UFMG 2005-2011; Pesquisador visitante da Universidade da California, Berkeley, 2011-2012; Sub-chefe do DCC: 2009-2011 (Chefia Prof. Bigonha), 2011-2013 (Chefia Prof. Mário Campos), 2013-2017 (Chefia Prof. Nagib); Coordenador da Câmara de Ciências Exatas e dos Materiais (CEX) da Fapemig 2013-2015; Membro do Conselho Administrativo da RNP 2013-2015; Coordenador da Comissão Especial de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos da SBC 2013-2015; e Sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) 2016-2017.

Professor Dorgival Guedes
Professor Dorgival Guedes

 

Equipe de implantação do Projeto Piloto do SEI faz visita técnica à UnB

Em 07/03/18 parte da equipe de implantação do Projeto Piloto do SEI da UFMG fez uma visita técnica à UnB – Universidade de Brasília. A DTI foi representada pela seguintes pessoas: Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM e Marcelo Lacerda Garcia, Administrador da DPS. A Diarq, contou com a presença da Júnia Terezinha Morais Ramos, Vice-Diretora e Maria Juliana Nunes da Silva, Arquivista.

O objetivo da visita foi conhecer o processo de implantação do SEI na Universidade e a estrutura do Arquivo Central e o Setor de Protocolo. A visita foi coordenada por Rodrigo de Freitas Nogueira, diretor do Arquivo Central da UnB.

No período da manhã, aconteceu uma reunião com Rodrigo Nogueira e Thiara de Almeida Costa, integrante da Comissão de Implantação do SEI na UnB. Foram sanadas dúvidas sobre a implantação, dificuldades encontradas e soluções tomadas. No período da tarde aconteceu uma visita à Coordenação de Protocolo, onde a equipe pode conhecer um pouco mais da experiência de digitalização e realidade atual do protocolo. Foi uma oportunidade para uma rica troca de experiências e aprendizados.

Marcelo Ladeira, Karina Flaviana, Juliana Nunes e Júnia Ramos
Marcelo Ladeira, Karina Flaviana, Juliana Nunes e Júnia Ramos

Analista de TI do CECOM defende tese de Doutorado

A Analista de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, Patrícia Nascimento Silva, apresentou, no dia 19 de março, a sua defesa de tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG.

Com o título Dados Governamentais Abertos: Métricas e Indicadores de Reúso, a tese de Patrícia abordou o seguinte: Desde as iniciativas de governo aberto, iniciadas pelos EUA em 2009, vários países desenvolveram políticas de dados abertos e planos de ação para estimular a reutilização de informações do setor público. Considerando este delineamento, a pesquisa foi motivada ao desafio da utilização dos dados governamentais abertos (DGA), respeitando as exigências legais, sob a ótica dos produtos e serviços. O objetivo desta tese foi propor um modelo de avaliação dos DGA na Administração Pública Federal do Brasil, tendo como base métricas e indicadores de DGA internacionais para subsidiar a avaliação do reúso dos DGA brasileiros.

A Comissão Examinadora foi composta por: Profa. Dra. Marta Macedo Kerr Pinheiro (Orientadora), Prof. Dr. Renato Rocha Souza (FGV/RJ – por videoconferência), Prof. Dr. Luiz Cláudio Gomes Maia (FUMEC), Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques (FUMEC) e Profa. Dra. Cátia Rodrigues Barbosa (ECI/UFMG)

Profa. Dra. Cátia Barbosa, Prof. Dr. Luiz Maia, Profa. Dra. Marta Macedo, Patrícia Nascimento e Prof. Dr. Rodrigo Moreno
Profa. Dra. Cátia Barbosa, Prof. Dr. Luiz Maia, Profa. Dra. Marta Macedo, Patrícia Nascimento e Prof. Dr. Rodrigo Moreno

Informativo

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 09, de 19/03/1998, publicou notícias sobre posse do novo reitorado, mudanças na hierarquia com a condução de processos de atualização, inclusão e exclusão de senhas da rede local, do A10 e das servidores de e-mail, transição no CECOM, novas diretorias de divisão, Rosas de Abril 1998, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVA ASSESSORIA

Com início da nova gestão, foi ativada a Assessoria de Tecnologia de Informação, que será ocupada pelo Professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho.

A Assessoria será a responsável por traçar as políticas estratégicas na área de TI, além de coordenar e acompanhar a implementação pelos seus órgãos executivos. Estão ligados à Assessoria, o CECOM e o LCC/CENAPAD.

O Professor Márcio Bunte é professor do Departamento de Ciência da Computação do ICEx. Engenheiro Mecânico pela UFMG, Mestre em Operating Research pela University of California at

Berkeley e Ph.D. in OPerations REsearch pela mesma universidade, pesquisador e orientador nsa área de desenvolvimento e análise de técnicas para a solução de problemas computacionalmente complexos, como os de biologia computacional; coordenador do Centro de Recursos Computacionais do DCC e Consultor da Rede Nacional de Pesquisa, tendo participado do processo de implantação da Internet no Brasil.

A Assessoria funcionará no 8o. andar, ocupando espaço que está sendo projetado pela arquiteta Valéria Soares de Melo Franco, do DPFO. As modificações previstas implicarão em intervenções na área das salas 810 a 818.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Emerson Henrique Kfuri Pereira e Mário Magalhães Lara, hoje, dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26; e Antônio Higino Manoel Machado, no dia 29. E para os ex-ceconianos: Raquel Martins de Almeida, no dia 22; Daniele Labarian de Sousa, no dia 23; Robson Nogueira Barreto, Rômulo Vieira de Faria e William Andalécio, no dia 24; Eduardo Moreira da Costa, Ilka Idelfonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; Douglas do Couto Teixeira, no dia 28; e Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29.