Sistemático: Edição 1718 – 28/03/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DAP e CECOM promovem treinamento sobre Extrator de Dados e DW do SIAPE

O DAP/ProRH, em parceria com o CECOM, estará oferecendo, no período de 02 a 06 de abril, um treinamento sobre as ferramentas do Extrator de Dados e DW – Data Warehouse do SIAPE.

O curso, viabilizado com instrutor do Ministério do Planejamento, Desenvolvi-mento e Gestão, terá a participação de Analistas de TI do DAP, DRH, gabinete da ProRH e do CECOM.

A necessidade desse treinamento se deve à demanda de extrações de dados gerenciais do SIAPE para alimentar sistemas internos da UFMG, tais como: PESCAD, PESSAUDE, Vale Transporte, Abate Teto, PESPAD etc., além de outras extrações de dados gerenciais que servem de subsídios e respostas a auditorias e solicitações da alta administração da UFMG e demais Unidades.

O curso será realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria, com carga horária total de 40 horas. O instrutor será Márcio Sobral e Silva, Chefe da Divisão de Gestão de Ferramentas Gerenciais e Aplicações Móveis do Ministério do Planejamento.

Participarão pelo CECOM: João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rafael Rocha, Helvécio Cossenzo Pinto e Marco Túlio Domingues do Amaral.

Rafael Rocha e João Carlos Lages
Rafael Rocha e João Carlos Lages

 

Helvécio Cossenzo Pinto, Marco Túlio Domigues do Amaral e Maximiliano Luiz Souza Guimarães
Helvécio Cossenzo Pinto, Marco Túlio Domigues do Amaral e Maximiliano Luiz Souza Guimarães

 

Aberta a submissão de trabalhos no WTICIFES 2018

Foz do Iguaçu recebe o XII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2018) no período de 5 a 8 de junho de 2018. Sob o tema “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI para promover o debate e a troca de conhecimento e informações do setor.

A submissão de trabalhos para o WTICIFES 2018 está disponível desde 19 de março de 2018. As regras definidas pelo evento para a apresentação dos trabalhos podem ser encontradas no endereço https://eventos. unila.edu.br/wticifes2018/trabalhos/.

O Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES) é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES que, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, busca incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TIC como um instrumento de avanço de todas as Instituições.

Desde 2006, o evento reúne anualmente cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro para compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking.

A DTI/CECOM tem participado e apresentado trabalhos habitualmente.

Recesso administrativo no dia 29 de março

Conforme Ofício Circular/UFMG/GR/no.005/2018, a UFMG terá recesso administrativo no dia 29 de março, previsto como dia não letivo no Calendário Acadêmico, com vistas a reduzir o custo operacional da Instituição, sem prejuízo dos serviços considerados essenciais, assim definidos pelos dirigentes das Unidades e demais Órgãos Administrativos.

Saída de estagiários

Desde o início do ano, vários estagiários se desligaram do quadro do CECOM, sendo agora as saídas registradas no Sistermático.

Foram eles:

– Gabriel Antônio Rausch Ferreira, da Divisão de Redes de Comunicação. Ele entrou para o CECOM em junho de 2017, saindo em janeiro de 2018;

– Felipe Fonseca Rocha, da Divisão de Desenvolvimento de Produtos: entrou em setembro de 2017 e saiu em fevereiro de 2018;

– André de Las Casas Castro, da Divisão de Atenção ao Cliente: entrou em março de 2016 e saiu em fevereiro de 2018;

– Talita Venilda Guimarães, da Divisão de Atenção ao Cliente: entrou em dezembro de 2017 e saiu no dia 13/03/2018;

– Talita Chaim Luza, da Divisão de Desenvolvimento de Produtos: entrou em maio de 2017 e saiu no dia 26/03/2018.

 

Informativo

Espaço do Conhecimento UFMG retoma Observação Noturna do Céu no Terraço Astronômico

Atividade volta à programação no dia 31 de março, às 19h

A programação do Espaço do Conhecimento UFMG volta com a observação de planetas, estrelas e tantos outros astros que povoam nosso universo. A atividade será retomada no dia 31 de março, no Terraço Astronômico, que conta com dois telescópios. O público poderá contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. É possível, por exemplo, ver a Lua e um planeta em uma única visita ao museu.

A observação do cosmos acontece todos os sábados, das 19h às 21h, no quinto andar do Espaço, com o acompanhamento da equipe do Núcleo de Astronomia. O Terraço Astronômico possui um teto retrátil e tem entrada gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. São distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, a partir das 17h30. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Para mais informações, o contato deve ser pelo telefone (31) 3409-8350.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

(Fonte: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG/Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/03/2018)

Semana Santa

Com o recesso administrativo do dia 29 e a Sexta-feira da Paixão no dia 30, um bom fim de semana prolongado para todos!

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 10, de 26/03/1998, publicou notícias sobre posse da Vice-Reitora, Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola, troca da versão do PowerBuilder 5.3 de 16 bits para 32 bits, Curso de Windows 95. implementação da Intranet do CECOM, instalação de micros do Teatro Universitário, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SEGURANÇA NO AMBIENTE C/S

Durante esta semana, foram realizadas várias reuniões, envolvendo a DAS, DAC, DGE e a UNUS, com o objetivo de definir o sistema de segurança que será utilizado nos aplicativos desenvolvidos para a plataforma C/S. Todas as áreas envolvidas expuseram suas necessidades e seus anseios relativos ao tema abordado.

O sistema de segurança será definido e implementado quando da implantação do SIGA, pois este sistema envolverá vários órgãos da administração central e todos os departamentos da UFMG, o que, obviamente, exigirá um complexo sistema de segurança em seus dados.

Na próxima semana, a equipe envolvida ainda estará trabalhando em busca de alternativas e, uma vez definidas, o assunto deverá ser tratado em artigo em uma próxima edição de O Sistemático.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Higino Manoel Machado, amanhã, dia 29; Marcelo Lacerda Garcia, no dia 31; e para os ex-ceconianos: Douglas do Couto Teixeira, no dia 28; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; César de Almeida Correia, Hélio Teixeira da Costa e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o. de abril; Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; e Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04.