Sistemático: Edição 1720 – 12/04/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Equipe de implantação do Projeto Piloto do SEI faz visita à UFRGS e ao TRF4

Dando continuidade ao estudo de implantação do sistema SEI na UFMG, nos dias 10 e 11/04 a Equipe Técnica de Implantação do Projeto Piloto fez uma visita à UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A DTI foi representada por Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM, e Marcelo Lacerda Garcia,
Administrador da DPS. A Diarq contou com a presença de Júnia Terezinha Morais, ViceDiretora, e Maria Juliana Nunes da Silva, Arquivista.

O objetivo da visita foi conhecer a estratégia utilizada pela UFRGS para a implantação do sistema. Foram visitados os setores de Protocolo, Arquivo Central e
Escritório de Processos.

Aproveitando a oportunidade, a equipe visitou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pelo desenvolvimento do SEI. No TRF4, a equipe foi recebida por Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia, gestora do SEI e Mairon Guerra Bathaglini, gestor de TI do TRF4. Durante o encontro,
Patrícia falou sobre a importância de treinamentos, mudança cultural e dos desafios encontrados.

Mairon (do TRF4), Maria Juliana, Júnia, Patrícia (do TRF4), Karina e Marcelo
Mairon (do TRF4), Maria Juliana, Júnia, Patrícia (do TRF4), Karina e Marcelo

Administração Central recebe novas impressoras

Com o encerramento do contrato, firmado entre a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e a empresa MAC ID Comércio, Serviços e Tecnologia da
Informação LTDA., as impressoras Xerox WorkCentre 4250/4260 foram gradativamente desativadas durante o mês de março de 2018.
O processo licitatório para contratação da prestação dos serviços de impressão, cópia e digitalização – do tipo Outsourcing de Impressão Departamental foi concluído, tendo como vencedor a empresa AMC Informática Ltda, a qual firmou contrato com a UFMG e iniciou a implantação dos novos equipamentos.
Na semana passada, entre os dias 04 e 06 de abril, foram distribuídas na Reitoria as novas multifuncionais Kyocera ECOSYS M2640idw. Os equipamentos atenderão os órgãos da Administração Central, dentre eles, Gabinete da Reitora, Auditoria Geral, SODS, Pró-reitorias, dentre outros.

A empresa fornecedora foi responsável pela entrega e instalação inicial e o CECOM procedeu com as etapas de configuração de protocolos e inclusão nas estações de trabalho – ainda em andamento. Estão envolvidos nos trabalhos, os colaboradores da DRC, Fernando Frota Machado de Morais, Luciano Massahud de Souza, Sadallo Andere Neto, Lucas Silva Andrade, Marcel Henrique da Silva Mendes, contando com o apoio de Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS, e Luiz Cláudio Ferreira Santos, da DAC.

Multifuncional Kyocera ECOSYS M2640idw
Multifuncional Kyocera
ECOSYS M2640idw

Informativo

Crianças “invadem” primeiro Domingo no Campus de 2018

O convite, feito pela UFMG para pessoas de todas as idades, foi atendido principalmente pelas crianças, que eram maioria em quase todas as atividades realizadas no campus Pampulha, neste dia 8, na 11ª edição do Domingo no campus. Antes mesmo que o sol garantisse presença na manhã a princípio nublada, meninas e meninos de todas as idades deram vida ao Território de experimentação com água, organizado no Bosque da Música pelo Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia). Elas também foram as primeiras a experimentar os sons dos tambores na oficina de intervenção musical com ritmistas de bloco carnavalesco, realizada na Praça de Serviços. No gramado da Reitoria, de onde se viam bicicletas, bolas, skates, capacetes e outros equipamentos em movimento, a reitora Sandra Goulart Almeida comentou que o Domingo no Campus é uma forma de socializar o que é produzido na Instituição e de incorporar outros conhecimentos à Universidade.

Quanto mais pudermos trazer a comunidade para dentro do campus, mais ela se sentirá parte desse projeto tão bonito, que é a UFMG , enfatizou. Desejamos que as pessoas comecem vindo aos domingos e que se tornem parte desse universo. Segundo a reitora, espaços transformados em áreas de lazer e de convivência simbolizam o que a Universidade deseja para a sua rotina. Cito sempre Boaventura de Sousa Santos, que diz que a extensão não deve ser um apêndice, mas parte do fazer acadêmico. O Domingo no Campus é uma dessas ações que faz a Universidade manter-se sempre em sintonia com a sociedade na qual estamos inseridos , disse.

A pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, compartilha desse pensamento. Nosso campus é lindo, um local do qual as pessoas podem usufruir nos outros dias da semana. Mais do que um espaço acadêmico, a UFMG é um ambiente que pode ser apropriado pela sociedade, ressalta. A intenção é criar uma cultura de uso desse espaço para encontro e não estritamente para atividades de formato acadêmico. …
(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/criancas-invadem-primeirodomingo-no-campus-de-2018- 08/04/2018)
Entre as várias oficinas oferecidas aos participantes do Domingo no Campus, o destaque foi para a de tricô, com a monitora Mary Takeda Barbosa, do CECOM.

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 12, de 16/04/1998, publicou notícias sobre lançamento do CorelDraw 8, modificações no 8o. andar, alterações do RJU, UFMG contra a dengue, entre outras. A notícia que se destacou foi:

50o. ENANUNI

Será realizado, no período de 17 a 21/05/98, em Foz do Iguaçu, Paraná, o 50o. Encontro Nacional de Usuários Unisys. Este evento será marcante, pois representará a comemoração dos 25 anos da ANUNI. O CECOM ainda está definindo a sua forma de participação. Entretanto, já está programada para o dia 19/05/98, às 16h45, a apresentação da palestra Arquiteturas para Integração Web e Banco de Dados, feita por Iremar Nunes de Lima, analista da DAC, um dos selecionados para o evento dentre as diversas palestras apresentadas por empresas e profissionais de todo o Brasil.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: O Sistemático envia os parabéns para os ex-ceconianos:

Lucas Silveira Bacelete de Souza, André de Paula Dias Couto e Diego Almeida Gava, no dia 12; Aline Serrão de Filipo, no dia 14; Marcelo Bassoli Campos, no dia 16; Rubens Crispim da Silva e Thiago Brandão Vilar, no dia 18

Memória Fotográfica do CECOM

As fotos desta semana foram tiradas no dia 07 de março de 2018, durante a comemoração do aniversário do Menor da Cruz Vermelha
do CECOM, Samuel Carvalho de Souza. As fotos são de autoria da Lelé e Eliz.