Sistemático: Edição 1721 – 19/04/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Congressos e eventos contam com software de organização e agendamento

O CECOM disponibilizou para a comunidade UFMG o SOAC- Sistema Online de Acompanhamento de Congressos, software para criação e gerenciamento de eventos, que contempla os diversos estágios deste processo, desde a criação do site do evento, submissão e aprovação de artigos, inscrições, até a publicação dos anais.

O Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) é uma customização, feita pelo IBICT, do Open Conference System (OCS). Um software livre para gerenciamento de evento, de cunho preferencialmente acadêmico, que oferece uma variedade de facilidades, com funcionamento em plataforma Web. Torna-se, assim, uma ferramenta importante na implementação de portais que podem abrigar sites de eventos.

Para ter acesso ao serviço, é necessário ler e aceitar as Regras e Termos de Uso do Serviço e preencher o Formulário de Solicitação informados no Catálogo de Serviços no site da DTI (www.ufmg.br/DTI/pagina-inicial/portfolio/servicos). O formulário preenchido deve ser enviado para suporte@dti.ufmg.br.

A implantação do serviço passou pelo estudo e discussões entre divisões do CECOM. Foram abordados como seria o processo de solicitação do serviço e também a elaboração do documento com as regras de uso e o termo de compromisso.

A equipe responsável pela dispo-niblização do serviço foi composta por Márcio da Costa Viana (DIS), Soraya Jardim Neves Alves (DPE), Fábio Luiz de Morais (DAC), sob a coordenação de Karina Flaviana Ribeiro (Vice Diretoria do CECOM).

Analista de TI do CECOM participa do evento MoodleMoot Brasil

O Analista de TI Leonardo Freitas da Silva Pereira, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, estará nos dias 26 e 27 de abril, em São Paulo/SP, participando da 17a. Edição do MoodleMoot Brasil, encontro brasileiro da comunidade Moodle.

Leonardo Freitas vai apresentar, no dia 26, a palestra Sistema Acadêmico Gibbon, que é um sistema acadêmico free e opensource, e está em processo de implantação nas Escolas de Educação Básica e Profissional da UFMG. O objetivo é mostrar principalmente a flexibilidade deste sistema e suas funcionalidades básicas, bem como, as dificuldades nesta implantação. Outro assunto que será abordado é como o sistema pode ser integrado e customizado pela instituição e pela comunidade.

A edição desta vez será realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Campus Higienópolis, em São Paulo/SP.

Leonardo Freitas
Leonardo Freitas

 

Informativo

Candidatos do Concurso da UFMG fazem prova neste domingo

Inscritos devem imprimir comprovante definitivo disponível na internet

Mais de 22 mil candidatos farão neste domingo, dia 22 de abril, provas para preencher 55 vagas de cargos técnicos e administrativos em unidades da UFMG. Haverá exames no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Os candidatos devem levar comprovante definitivo de inscrição, disponível na página do concurso (https://sistemas.ufmg.br/edital683_2017_tae/principal.do ), e chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Parte dos inscritos fará prova pela manhã (a partir das 8h) e os demais à tarde (início às 15h). Aproximadamente 21,5 mil pessoas se inscreveram para concorrer a vagas abertas na capital mineira e cerca de 1 mil em Montes Claros.

As informações sobre o processo, incluindo o edital e suas retificações, estão disponíveis em página eletrônica https://www2.ufmg.br/concursos/Concursos/Tecnico-Administrativo/Concurso-2018 -Cargos-Tecnico-Administrativos-em-Educacao.

Neste concurso público, cujas inscrições encerraram-se em 12 de março, serão selecionados servidores para cargos de nível superior, médio, técnico e fundamental. A vigência é de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A homologação dos resultados ocorrerá em junho, antes do prazo mínimo anterior às eleições em que não é permitido nomear para cargos públicos.

Além da prova objetiva, o concurso prevê provas práticas para os cargos de técnico em audiovisual, técnico em artes gráficas, técnico em mecânica e operador de máquinas agrícolas.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – Assessoria de Imprensa – 19/04/2018)

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de março houve um aumento no número de pedidos recebidos, principalmente devido ao período de chuva, no qual a incidência de falta de energia elétrica é maior, ocasionando erros nas centrais telefônicas. Em relação aos pedidos recebidos, mais de 90% foram resolvidos no mesmo mês em que foram recebidos.

Gráfico 2 – Também em decorrência do período de chuvas foram abertos muitos pedidos das unidades acadêmicas, sendo que se destacaram nas estatísticas a Administração Central, o ICB e a Escola de Veterinária. Por parte da FUNDEP houve um grande número de pedidos de transferência de ramal.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento houve destaque para pedidos relacionados a interferências na central telefônica. A grande maioria de reparos e reprogramações nas centrais devido à oscilação do fornecimento de energia elétrica e queima de aparelhos devido a descargas atmosféricas. O campo de transferências também se destacou nas estatísticas, com muitos pedidos da Administração Central e FUNDEP.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Poliana Lopes Fialho, no dia 20; Samid Eduardo da Silva Reis, no dia 25; e os ex-ceconianos:Alberto Henrique Frade Laender e Paulo Henrique de Carvalho, no dia 20; Patrícia Aninger de Barros, no dia 21; Cristina Maria de Queiroz e Wallace de Almeida Rodrigues, no dia 22; Fillipe de Castro Louback Rocha e Rafael Soares Almeida e Geísa Pereira de Souza, no dia 23; Beatriz Josephina Perrela e Paulo César Cortez Júnior, no dia 25; Cleto Boechat Véo e Tânia Cristina Teixeira, no dia 26.

Memória Fotográfica do CECOM