Sistemático: Edição 1723 – 03/05/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI estará presente no Simpósio da SBRC e do Workshop da RNP

A Diretoria de Tecnologia da Informação estará presente no Workshop da RNP e no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores, no período de 07 a 10 de maio, em Campos do Jordão, São Paulo. Estarão presentes, o Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor da DTI, e os Analistas de TI da Divisão de Redes de Comunicação (DRC/CECOM), Antônio Higino Manoel Machado e Douglas Santos.

Promovido desde 1999, o Workshop RNP (WRNP) tem o objetivo de aproximar o público dos avanços tecnológicos e dos principais tópicos em discussão na área de pesquisa e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do Brasil.

O workshop será realizado junto ao 36º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), nos dias 07 e 08/05, no Centro de Convenções de Campos do Jordão.

O Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC). Ao longo de mais de três décadas de realização, o SBRC firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de partici-pantes nas suas diversas edições.

A 36ª edição do Simpósio será realizada de 6 a 10 de maio de 2018, também no Centro de Convenções de Campos do Jordão. Tradicionalmente, o evento é composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas,

palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Este ano, pela primeira vez, o SBRC contará com um hackaton na área de Redes de Computa-dores e Sistemas Distribuídos e também com um Concurso de Teses e Dissertações.

O Professor Dorgival Guedes é um dos participantes do simpósio e apresentará a palestra Extensão de um ambiente de computação de alto desempenho para o processamento de dados massivos, com outros pesquisadores. Os Analistas de TI do CECOM, Antônio Higino e Douglas Santos, estão inscritos nos minicursos: MC3 – Aprendizado de Máquina em Plataformas de Processamento Distribuído de Fluxo: Análise e Detecção de Ameaças em Tempo Real; WGRS – XXIII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços; WSCDC – Workshop de Segurança Cibernética em Dispositivos Conectados.

DIS e DRC implantam melhorias na infraestrutura computacional

No último dia 23 foi dada continuidade no processo de melhoria na infraestrutura do Data Center do CECOM. A DIS juntamente com a DRC, realizaram alterações no cabeamento de dados como também a troca de switches para modelos mais modernos e com software atualizado permitindo assim melhor gerenciamento da infraestrutura. Além disso, o throughput (capacidade de transferência) do enlace com o Storage foi ampliado possibilitando maior agilidade no acesso aos dados. As mudanças foram realizadas fora do horário normal de funcionamento com o objetivo de minimizar o impacto e com o intuito de entregar a comunidade um serviço de maior qualidade e confiabilidade.

Com as alterações o CECOM conseguirá realizar estudos para proposta de melhorias, baseando-se em dados gerados pelos sistemas de monitoramento.

Participaram das atividades os funcionários Emerson Henrique Kfuri Pereira e Gessy Caetano da Silva, da DIS, e Antônio Higino Manoel Machado e Douglas Santos, da DRC.

 

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de abril houve uma redução no número de pedidos recebidos comparado ao mês de março, sobretudo devido ao fato de já terem sido feitos vários reparos nas centrais em março. Também foram criados vários pedidos com mais de um atendimento em cada, o que acaba por mascarar o número real de serviços realizados. Ainda em relação aos pedidos recebidos, mais de 72% foram resolvidos no mesmo mês em que foram gerados. Os técnicos também atenderam várias solicitações relacionadas ao concurso da UFMG, que não entraram nas estatísticas de atendimento.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de abril de 2018 sobressaíram solicitações da Administração Central, do ICB, da FAFICH e da FUNDEP. Essa última, assim como no mês de março, solicitou um grande número de pedidos de transferência de ramal.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, houve destaque para pedidos relacionados a transferências e ativações de novos ramais, com muitos pedidos da Administração Central, ICB, FAFICH e FUNDEP. Reparos na rede e nas centrais também se destacaram nos pedidos recebidos e resolvidos.

Campus Saúde da UFMG se colore de amarelo

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com esse objetivo, o Campus Saúde da UFMG, formado pelo Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, se colorirá de amarelo durante todo o mês de maio em apoio ao Movimento Maio Amarelo. Com o mote “Nós somos o trânsito”, o Movimento chega a sua quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Diversas ações alusivas serão realizadas. A partir desta quinta-feira, dia 3 de maio, laços gigantes na cor amarelo enfeitarão todo o gradil do Campus Saúde. Já o Hospital das Clínicas iluminará a sua fachada na cor do movimento.

Nos dias 7 e 21, uma blitz de conscien-tização será realizada na Avenida Professor

Alfredo Balena e dentro do campus pelos alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina da UFMG que fazem parte da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências (Late MG). Um ator caracterizado com lesões de politraumatizado vai alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os perigos do dia a dia no trânsito que podem acarretar graves consequências.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 03/05/2018)

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para: João Carlos Lages, no dia 08; Lucas Silva Andrade, no dia 10; e para os ex-ceconianos: Lígia Dutra da Silva, no dia 03; Paulo Sérgio Moura Brandi e Sérgio Maurício de Oliveira, no dia 04; Cristina Campos Brasil da Fonseca, Reuber Luiz Neves Koury e Iremar Nunes de Lima, no dia 05; Eduardo Miguel Raposo e Roger Augusto de Lima Avelar, no dia 08; e Antônia Dalva Cunha, no dia 10.

Memória Fotográfica do CECOM