Sistemático: Edição 1724 – 10/05/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DIARQ e CECOM preparam curso sobre o SEI

A Equipe de Implantação do Projeto Piloto do SEI da UFMG está preparando um curso sobre o sistema, no período de 22 a 24 de maio, para funcionários da Universidade, com carga horária de 20 horas. O conteúdo do curso cobrirá conceitos de como usar e como administrar, de forma avançada, os recursos do sistema. O curso será ministrado pelo instrutor da UnB – Universidade de Brasília, Rodrigo de Freitas Nogueira.

Antes desse treinamento, a DPS – Divisão de Processos e Segurança e a DIS – Divisão de Infraestrura e Serviços promoverão, nos dias 17 e 18 de maio, um curso de nivelamento de conhecimento da equipe na ferramenta SEI. O curso acontecerá na sala de treinamento do subsolo do CECOM e contará com a presença da vice-diretora Karina Flaviana Ribeiro; do Administrador da DPS, Marcelo Lacerda Garcia; do Analista de TI da DIS, Gessy Caetano da Silva; de Júnia Terezinha Morais Ramos, Diretora da Diarq; e de Maria Juliana Nunes da Silva, Arquivista da Diarq; além de convidados o curso visa o nivelamento de conhecimento da equipe na ferramenta do SEI, a fim de apresentar as principais funcionalidades, alinhar expectativas e estabelecer uma comunicação efetiva entre os participantes. Este momento servirá para sanar dúvidas, mas principalmente gerar mais dúvidas para serem respondidas no curso com o instrutor da UnB.

Foto tirada durante a visita da equipe de implantação do SEI da UFMG à UnB, vendo-se Rodrigo Nogueira e Thiara Costa (UnB); Marcelo Lacerda, Karina Flaviana, Juliana Nunes e Júnia Ramos (UFMG)
Foto tirada durante a visita da equipe de implantação do SEI da UFMG à UnB, vendo-se Rodrigo Nogueira e Thiara Costa (UnB); Marcelo Lacerda, Karina Flaviana, Juliana Nunes e Júnia Ramos (UFMG)

CECOM tem trabalho aprovado para o WTICIFES 2018

Após a submissão de trabalhos para serem apresentados no WTICIFES 2018, o CECOM recebeu a confirmação de aprovação de um artigo de Analistas de TI da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos. O artigo, intitulado Serviços Online para Gestão Acadêmica: uma experiência no Centro de Computação da UFMG é de autoria de Patrícia Nascimento Silva e Rainer Ronnie Pereira Couto.

O XII Workshop de Tencologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES 2018) será realizado no período de 05 a 08 de junho de 2018, na cidade de Foz do Iguaçu. Sob o tema “O papel estratégico da TI para o Ensino, Pesquisa e a Extensão”, o encontro pretende levantar questões comuns à realidade dos profissionais de TI para promover o debate e a troca de conhecimento e informações da área.

O WTICIFES é uma promoção do

Colégio de Gestores de TI das IFES que, a partir da similaridade dos problemas e desafios de gestão, busca incentivar a troca interinstitucional de experiências e soluções para a efetivação da TI como um instrumento de avanço de todas as instituições.

Desde 2006, o evento reúne anualmente cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro para compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking.

Rainer Pereira Couto e Patrícia Nascimento Silva
Rainer Pereira Couto e Patrícia Nascimento Silva

CECOM tem nova estagiária

O CECOM está contando, desde o dia 02 de maio, com uma nova estagiária em seu quadro.

Trata-se de Júlia Pereira Sepúlveda, do curso de Sistemas de Informação. Júlia foi lotada na área de testes da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, onde já está se familiarizando com os trabalhos.

Júlia Sepúlveda
Júlia Sepúlveda

Informativo

Viajando pelo Universo: Espaço do Conhecimento UFMG tem Observação do Céu, Sessões de Planetário e Oficinas em maio

Conhecer o que está além do céu azul que vemos todos os dias não é privilégio dos cientistas. A Astronomia pode, sim, ser compreendida por qualquer um, inclusive as crianças! Em maio, o Espaço do Conhecimento UFMG traz esse conteúdo para os amantes do Universo, por meio de oficinas e sessões de Planetário, de forma lúdica e didática. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350 ou pelo site www.espacodoconhecimento.org.

Diariamente, o Planetário leva os visitantes a explorarem o cosmos. Há sessões para todas as idades que permitem uma experiência imersiva e contemplativa pelo espaço sideral. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Aos sábados, no Terraço Astronômico, acontece a Observação Noturna, das 19h às 21h. As senhas são distribuídas, gratuitamente, a partir das 17h30. Os visitantes podem ver de perto a Lua, planetas – quando estão disponíveis no céu -, ou aglomerados de estrelas.

Nos domingos, a Observação do Sol anima a manhã, das 11h às 13h. A atividade também é gratuita e tem senhas distribuídas a partir das 10h. Um telescópio especial permite que o público olhe para o Astro-Rei sem danificar a visão. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 08/05/2018)

19a. Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha

 

Eventos

Dia das Mães

No próximo domingo, dia 13 de maio, será comemorado o Dia das Mães. O Sistemático envia as felicitações para as mães ceconianas, como também para as demais mulheres do CECOM que, mesmo não tendo filhos, são mães da mesma forma. Assim também, não se esquece de valorizar a figura dos Pães e parabenizá-los.

Feliz Dia das Mães para: Aída, Carol Diniz, Carol Santos, Cíntia, Diva, Eliz, Érika, Karina, Lucimara, Márcia França, Aeda, Dôra, Maria Helena, Takeda, Patrícia, Poliana, Rosa, Soraya, Thalita, Carlos Alfeu, João Carlos e Lelé.

dia das mães

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Lucas Silva Andrade, no dia 10; Renato Sérgio Lopes, no dia 13; Felipe Ribeiro de Oliveira, no dia 15; David Eustáquio da Silva, no dia 17; e para os ex-ceconianos: Antônia Dalva Cunha, no dia 10; Carolina Lauriano da Silva e Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11; Maria de Fátima Vaz de Oliveira, no dia 13; Rafael Henrique Soares Oliveira, no dia 15; e Paulo Nélio Lage Malvar, no dia 16.CASAMENTO: Cíntia Campos Silva e Alex Soares Coutinho comunicam seu casamento, ocorrido no dia 05 de maio de 2018. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.