Sistemático: Edição 1725 – 17/05/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM promove curso de nivelamento sobre o SEI

Está marcado para o período de 22 a 24 de maio um curso sobre o SEI, organizado pela DiArq e CECOM, para funcionários da UFMG. Como já foi divulgado, antes desse curso, a DPS – Divisão de Processos e Segurança e DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços, estão promovendo hoje e amanhã, um curso de nivelamento de conhecimento da equipe do Projeto Piloto na ferramenta SEI.

O curso está acontecendo na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 9h às 12h. A apresentação está a cargo de Marcelo Lacerda Garcia, da DPS, e de Gessy Caetano da Silva, da DIS, que estão demonstrando as principais funcionalidades do sistema, alinhando expectativas e estabelecendo uma comunicação efetiva entre os participantes. Com isso, serão sanadas dúvidas sobre o SEI, promovendo também dúvidas para serem apresentadas no curso da próxima semana com o instrutor da Universidade de Brasília.

Estão participando do curso de nivelamento: Célia Shneider (EBA), Daniel de Brito Paixão (Diarq), Érika Campos Martins Fernandes (Diarq), Franciane Ester de Souza (Fafich), Janice Pereira Costa (DCF), José Carlos Tadeu (DLO), Karina Flaviana Ribeiro

(Vice-Diretora do CECOM), Lilian Aparecida Moreira Reis (Diarq), Maria Juliana Nunes da Silva (Diretora da Diarq), Ronald Marcelo Tataro (Fafich), Thalita Ferreira Drumond (CECOM) e Wander Paulo Rocha Custódio (DLO).

Os participantes do curso de nivelamento sobre o SEI
Os participantes do curso de nivelamento sobre o SEI

 

DRC divulga andamento da implantação do IPV6 na UFMG

A DRC (Divisão de Redes de Comunica-ção) é a responsável pela gestão das redes de dados institucionais da UFMG, tanto a rede cabeada quanto a rede sem fio.

Na área de redes, muito tem sido comentado a respeito do IPv6 e da sua necessidade de implantação. Por isso, a DRC tem tratado do tema e preparado ações que encaminhem para sua implantação total.

Mas o que é o IPv6?

Cada dispositivo que se conecta na internet recebe um endereço IP (Internet Protocol), que é um número único. Na versão 4 (IPv4) a numeração é composta por 32 bits e possibilita a distribuição de 4.294.967.296 endereços.

Apesar de parecer uma grande quantidade de endereços, eles estão acabando e já esgotaram-se em alguns locais do mundo. Este esgotamento se deve, principalmente, à má política de distribuição adotada no passado. Algumas medidas foram adotadas para adiar o esgotamento, mas já não são mais suficientes.

A versão 6 (IPv6) é composta por 128 bits possibilitando a distribuição de 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereços e utiliza base hexadecimal para representação.

O IPv6 veio para, além de aumentar a quantidade de endereços, também suprir algumas deficiências do IPv4, além de melhorias.

Em uma época em que inúmeros dispositivos se conectam à rede e se fala na “internet das coisas” esta ampliação de endereços é fundamental para viabilizar o que se vislumbra em futuro próximo.

Como está a implementação do IPv6 na UFMG?

Neste momento, aproximadamente 90% dos equipamentos (roteadores e switches) distribuem endereços IPv6. No IPv4, com o qual a maioria das pessoas já está acostumada, o prefixo da rede na UFMG é o 150.164. Já com o IPv6 o prefixo passa a ser 2001:12f0:601::/48.

Algumas unidades já utilizam IPv6 em estações e servidores em caráter de teste. A expectativa é que a distribuição para todas as unidades se dará em breve.

A DRC está trabalhando para automatizar a entrega dos endereços, bem como a configuração do reverso no DNS. Possivelmente, a rede sem fio será a primeira a distribuir os endereços desta forma.

Por que a UFMG ainda não distribuiu os endereços?

A razão principal é que alguns sistemas externos, por exemplo, os de sites de periódicos, autenticam o acesso utilizando o endereçamento IP e alguns, como os da IEEE e da CAPES, tiveram problemas com a autenticação utilizando IPv6. Assim, por enquanto, a DRC orienta e mantém a utilização de IPv4 para acesso a estes portais.

As pessoas que quiserem mais informações sobre o IPv6 e, principalmente, os envolvidos com a administração da rede da UFMG, podem estudar mais sobre o assunto. Existe muito material na internet. Duas dicas: o livrohttp://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/ e o curso http://ipv6.br.

AMC Informática faz treinamento sobre a nova impressora

A UFMG firmou contrato com a empresa AMC Informática Ltda., cujo objeto é a prestação dos serviços de impressão, cópia e digitalização – do tipo Outsourcing de Impressão Departamental.

Após a instalação da impressora, a empresa esteve no CECOM, no dia 16/05, para um treinamento com os funcionários indicados pela Diretoria.

O treinamento, com duração de 2 horas/aula foi de utilização da impressora Kyocera M3550idn, com ênfase à utilização do painel de operação (visualização de mensagens de alertas e erros), impressão de um lado, e frente e verso, cópia e digitalização, configuração, alimentação e retirada de papel, impressão de relatórios, resolução de problemas, desobstrução de papel no interior da impressora, substituição de suprimentos. Além da instrução de uso da impressora, os participantes do treinamento receberam instrução de procedimentos para abertura de requisição (reposição de suprimentos), abertura de chamado para assistência técnica e coleta de suprimentos vazios.

O instrutor foi Leandro Guedes de OIiveira e o treinamento ocorreu na sala onde fica localizada a impressora do CECOM, no 8o. andar. Participaram do treinamento: Luciano Massahud de Sousa, Sadallo Andere Neto e Maria Auxiliadora dos Santos.

Sadallo, Luciano e o instrutor Leandro Guedes
Sadallo, Luciano e o instrutor Leandro Guedes

Informativo

“Idiomas sem Fronteiras” recebe inscrições para cursos gratuitos de Inglês

Serão ofertadas cinco formações com carga de 16 horas cada; atividades começam em junho

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos interessados em realizar gratuitamente cursos presenciais de inglês poderão se inscrever para a quarta oferta do Programa Idiomas sem Fronteiras. As inscrições estão abertas até terça-feira, 22 de maio, e as as aulas terão início no dia 4 de junho.

Com o objetivo de desenvolver habilidades linguísticas para internacionalização e preparação para o contexto acadêmico, os cursos desta oferta são: Produção escrita: abstracts, Produção escrita: essay, Produção escrita: Cartas de apresentação, Compreensão oral: palestras e aulas e Mobilidade acadêmica internacional: primeiros passos. Todos os cursos têm carga de 16 horas.

Estão aptos a se inscrever todos os estudantes de graduação, mestrado e doutorado de qualquer área de conhecimento, além de professores e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG.

O interessado deve ter vínculo ativo na plataforma do curso de Inglês My English Online (MEO) ou já ter realizado o TOEFL ITP por meio do Programa IsF – Inglês. Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo no site do IsF.

Ao longo de 2018 serão feitas nove ofertas de cursos presenciais gratuitos na UFMG por meio do Idiomas Sem Fronteiras. Confira o cronograma das próximas ofertas.

(Setor de Comunicação da DRI)

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/programa-idiomas-sem -fronteiras-abre-inscricoes-para-cursos-presenciais-de-ingles-gratuitos- 17/05/2018)

Há 20 anos…

HÁ 20 ANOS…

O Sistemático Ano XXII, no.14, de 14/05/1998, publicou notícias sobre Coordenação do Vestibular, visita ao CECOM, evento Developer Days, Inforuso Sucesu 98, atualização de antivírus, ferramenta de busca na Internet “Família Miner”, entre outras, além do artigoPérolas da Tradução Automática, de autoria de Aleixina Maria Lopes Analécio. A notícia que se destacou foi:

PROJETOS ENVIADOS AO MEC

Na última semana do mês de abril, com a participação dos Analistas Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Fernando Frota Machado de Morais, Aleixina Maria Lopes Andalécio, do CECOM, e Celso Souza Lima, do LCC/CENAPAD, foram elaborados projetos coordenados pelo Assessor de Tecnologia da Informação, prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, para

pleito de recursos orçamentários junto ao MEC/SESU, para ampliação da capilaridade da rede UFMG e dos recursos computacionais destinados à graduação.

Esta semana, a Diretoria do CECOM providenciará cópias dos projetos, que serão disponibilizados para consulta na INTRANET do CECOM, com acesso restrito às suas divisões.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para David Eustáquio da Silva, hoje, dia 17; Leonardo Freitas da Silva Pereira, no dia 24; e para os ex-ceconianos: Eduardo Costa e Silva e Roberto da Silva Bigonha, no dia 19; Bianca Tereza da Silva Alves, no dia 21; Wang Kui Ying, no dia 22; e Jonas Fernandes Campos, no dia 23.

Memória Fotográfica do CECOM

No período de 07 a 10 de maio, Campos do Jordão/SP, recebeu o Workshop da RNP e o 36o. Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Representando a Diretoria de Tecnologia da Informação, estiveram presentes o Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI, e os Analistas de TI do CECOM, Antônio Higino Manoel Machado e Douglas Santos, da DRC – Divisão de Redes de Computadores.

Antônio Higino e Douglas participaram de vários minicursos e as fotos desta semana foram tiradas durante a realização dos mesmos. Fotos cedidas pelo Douglas.

Fotos