Sistemático: Edição 1726 – 24/05/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Diarq e CECOM promovem curso sobre o SEI

A Equipe de Implantação do Projeto Piloto do SEI da UFMG promoveu, nos dias 22, 23 e 24, em sala da Escola de Engenharia, um curso sobre o sistema, com instrutores da UnB – Universidade de Brasília. O curso, com carga horária de 24 horas, abordou conceitos de como usar e como administrar, de forma avançada, os recursos do sistema, ou seja, apresentou os módulos SEI Usar e SEI Administrar.

O SEI Usar é utilizado, basicamente, para elaboração e tramitação de documentos e o SEI Administrar é usado para definição, configurações e parametrizações que serão aplicadas no SEI Usar. Os instrutores foram Rodrigo de Freitas Nogueira e Edmilson Cosme, e participaram do curso os funcionários: Adriane da Conceição (Prograd), Alexandre Naves Magalhães (Proplan), Aline Cândido Domin-gos Teixeira (DGI), Carla Lorena Canela de Miranda (Auditoria), Célia Schneider (EBA), Daniel Brito Paixão (Diarq), Eliane Bezerra Lima (DLO), Franciane Ester de Souza (Fafich), Gustavo Henrique Gonçalves Cunha (Cedecom), Janice Pereira da Costa (DCF), Joana Aline Vasconcelos Gomes (Proplan), Júnia Terezinha Morais Ramos (Diarq), Karina Flaviana Ribeiro (CECOM), Lilian Aparecida Moreira Reis (Diarq), Marcelo Lacerda Garcia (CECOM), Maria Juliana Nunes da Silva (Diarq), Mário Araújo Rodrigues (ProRH), Ronald Marcelo Tataro (Fafich), Silvana Aparecida da Silva Santos (ProRH), Thalita Ferreira Drumond (CECOM), Tomaz Roberto Baêta Zilli (Pro-curadoria) e Wander Paulo da Rocha (DLO).

Os Instrutores Rodrigo e Edmilson
Os Instrutores Rodrigo e Edmilson

 

Os participantes do curso sobre o SEI
Os participantes do curso sobre o SEI

 

CECOM ajusta políticas de segurança da Rede sem Fio

Para garantir a qualidade do serviço da Rede sem Fio e maior segurança a seus usuários, o CECOM vem melhorando o monitoramento e o acompanhamento da utilização deste serviço.

Hoje, a infraestrutura da Rede sem Fio é capaz de, diariamente, atender a mais de 20.000 conexões. Desde sua liberação, o serviço já foi utilizado por cerca de 57.000 diferentes usuários.

Atualmente, existem duas soluções de Rede sem Fio homologadas na UFMG. A do fabricante Motorola, adquirida da Extreme e instalada na maioria dos prédios, desde 2012, e a da fabricante Ruckus, desde 2017, operando no CAD1, CAD2 e Reitoria. No total, são mais de 700 Pontos de Acesso ativos na rede.

Como resultado do maior controle dos usuários que utilizam a rede sem fio da UFMG, com o objetivo de aumentar a segurança da utilização do serviço e de sua infraestrutura, a primeira medida adotada foi a de bloquear contas (usuários) com mais de 5 dispositivos logados simultaneamente.

Isso foi feito para coibir a utilização a partir de logins que foram comprometidos e que estavam sendo utilizados por terceiros.

Foram detectados 397 usuários que tiveram suas senhas comprometidas e que estavam sendo utilizadas por vários equipamentos. Houve um caso extremo no qual um único login foi utilizado por mais de 300 dispositivos.

Todas as contas comprometidas estão sendo bloqueadas e os usuários notificados por e-mail para alterarem suas senhas. Os administradores de TI das unidades tem acesso a uma ferramenta disponibilizada pelo CECOM que mostra todos os bloqueados, seja por mau uso, que firam os Termos de Uso, ou por logins simultâneos.

 

Informativo

Ciência da Computação da UFMG recebe inscrições para seleção de mestrado

Estão abertas, até 19 de junho, inscrições para o processo seletivo do mestrado em Ciência da Computação da UFMG, para ingresso no segundo semestre. Os interessados deverão se inscrever no site do programa (http://ppgcc.dcc.ufmg.br/inscricao-online) e encaminhar os documentos solicitados no edital (http://ppgcc.dcc.ufmg.br/wp-content/uploads/2018/05/Edital_mestrado_2018_2.pdf).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-5864, 3409-5865 e pelo e-mail ppgcc@dcc.ufmg.br.

O programa de pós-graduação oferece 30 vagas, seis delas reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros. A autodeclaração e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site (http://ppgcc.dcc.ufmg.br/inscricao-online) e na Secretaria do Programa (Instituto de Ciências Exatas, campus Pampulha da UFMG). Os candidatos deverão optar por uma das modalidades: ampla concorrência ou reserva de vagas para negros.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – 24/05/2018)

Caça ao Tesouro revela história humana no Espaço do Conhecimento UFMG

Perdidos na Ilha do Conhecimento: brincadeira acontece no sábado, 26 de maio, às 15h; atividade tem classificação de 6 a 16 anos.

No próximo sábado, dia 26 de maio, a exposição Demasiado Humanovai se transformar no palco de uma caça ao tesouro! Fantasiados e carregando lupas e mapas, os visitantes vão percorrer todo o museu, em busca de pistas, na atividade Perdidos na Ilha do Conhecimento. Cofres, caixas, chaves e calendários astronômicos espalhados pelo Espaço do Conhecimento UFMG indicam que a brincadeira vai começar.

Voltada para crianças e jovens, a caça ao tesouro passa por vários temas abordados na exposição, como a pré-história, as grandes navegações, a geografia humana e a escrita. Assim, os participantes se divertem e, ao mesmo tempo, descobrem instrumentos de sobrevivência, registros e rastros de outras culturas. A atividade começa às 15h. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350 ou pelo site www.espacodoconhecimento.org.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, exibição de documentário e contação de histórias prometem agitar o mês de maio.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

(Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352 / 9 9306-0348-espacoufmg.comunicacao@gmail. com – www.espacodoconhecimento.org.br)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 24/05/2018)

Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina com jogo de baralho em Libras

Com o intuito de tornar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) mais acessível e lúdica, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza no próximo sábado, dia 26 de maio, às 10h, o jogo Librário do Conhecimento. A atividade tem entrada gratuita e classificação livre.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, nº 700, bairro Funcionários. Mais informações no site www.espacodoconhecimento.org.br ou pelo e-mail libras.conhecimento@gmail.com.

Parte da programação de maio do projeto Sábado com Libras, a atividade com cartas de baralho é uma forma divertida de utilizar materiais didáticos inclusivos desenvolvidos a partir do Librário, tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinais em Libras e palavra em português.

O Librário foi primeiramente desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço do Conhecimento criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. …

(Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352 / 9 9306-0348- espacoufmg.comunicacao@gmail. com – www.espacodoconhecimento.org.br)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 24/05/2018)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 15, de 21/05/1998, publicou notícias sobre desempenho de processadores, visita ao CECOM, atualização do antivírus InocuLan, entre outras, além do artigo técnico “Por dentro da teia”, de autoria de Adyr Rodrigues Nascimento. A notícia que se destacou foi:

50o. ENANUNI

Está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, desde o dia 17, o 50o. ENANUNI – Encontro Nacional dos Usuários Unisys. Este evento está sendo marcante, pois representa a comemoração dos 25 anos da ANUNI – Associação Nacional dos Usuários Unisys.

Participando do ENANUNI, representando o CECOM, estão presentes: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Iremar Nunes de Lima, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Regina Helena Moura Brandi.

Entre as palestras programadas, o analista Iremar Nunes de Lima, da DAC, apresentou, no dia 19, a palestra Arquiteturas para Integração Web e Banco de Dados.

O 50o. ENANUNI encerra suas atividades hoje, dia 21.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Leonardo Freitas da Silva Pereira, hoje, dia 24; e para os ex-ceconianos: Luís Fernando Terenzi e Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho, no dia 25; Adeise Lucas Pereira, no dia 26; Ana Maria da Rocha e Walter Guerra, no dia 28; Avair Eustáquio e Camila Amorim de Sena Medeiros, no dia 29; Hugo de Souza Vellozo, no dia 30; Diogo Freitas Duarte Magalhães e Alcy Penido de Souza, no dia 21.

Memória Fotográfica do CECOM

Nos dias 17 e 18/05/2018, o CECOM preparou um curso de nivelamento de conhecimento da equipe do Projeto Piloto na ferramenta SEI. Além da equipe, alguns funcionários da UFMG foram convidados para o treinamento. O curso teve lugar na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. As fotos são de autoria da Lelé.

fotos