Sistemático: Edição 1727 – 07/06/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DTI participa do WTICIFES 2018

Está sendo realizado, desde o dia 05, em Foz do Iguaçu/PR, o Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), que é uma promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES.

Desde 2006, o evento reúne anualmente cerca de 150 pessoas, entre diretores, pró-reitores e outros representantes das áreas de TIC das IFES brasileiras, em um encontro para compartilhamento de conhecimento e fortalecimento de networking.

Integrado ao XII WTICIFES, está acontecendo o III Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais, com o mesmo objetivo de relatar experiências e boas práticas e debater a gestão por processos como estratégia para a superação das dificuldades do cenário atual.

O tema do evento deste ano é “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, e entre os artigos aprovados para apresentação consta na programação Serviços Online para Gestão Acadêmica:

uma experiência no Centro de Computação da UFMG,de autoria dos Analistas de TI, Patrícia Nascimento Silva e Rainer Ronnie Pereira Couto, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, apresentado hoje, na parte da tarde.

Além de Patrícia Nascimento e Rainer Couto, estão presentes no XIII WTICIFES, o professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG, e Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM.

O evento será encerrado amanhã, dia 08 de junho.

wticifes

Publicada a aposentadoria de Benício de Souza

Foi publicada no Diário Oficial da União, de 04/06/2018, a Portaria no. 3.361, de 16/05/2018, que aposenta o Técnico em Tecnologia da Informação Benício Alves de Souza.

Benício entrou para o CECOM em maio de 1981, com estágio como Digitador, atuando na Divisão de Usuários. Em 1982, foi contratado pela UFMG, ficando lotado no Setor de Digitação da Divisão de Controle do Processamento. Após estágio no Setor de Operação, em 1984 passou a ocupar o cargo de Operador. Permaneceu no Setor de Operação por 10 anos até ser removido para o LCC – Laboratório de Computação Científica.

Em 2013, com a reestruturação da Diretoria de Tecnologia da Informação e já ocupando o cargo de Técnico de Tecnologia da Informação, foi removido para o CECOM, passando a compor a equipe da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. A nova nomenclatura da DAC é Divisão de Atenção ao Cliente.

Na aposentadoria do Diretor da DAC, Antônio Eustáquio Rodrigues, ocorrida em janeiro deste ano, Benício assumiu a Diretoria da Divisão.

Em sua despedida, Benício enviou o seguinte e-mail para todos:

“Caros Colegas e Amigos,

Saiu a publicação da minha aposentadoria. Agradeço a todos que, de alguma forma, contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional. Foram 36 anos de UFMG.

Mais uma vez, obrigado!

Abraço a todos.”

benecio

Informativo

Edição da semana passada

O Sistemático não foi publicado na semana passada pela suspensão das atividades na UFMG, devido à paralisação dos caminhoneiros no país.

Retorna esta semana, mantendo a rotina de publicação das atividades do CECOM.

Estação Ecológica da UFMG recebe mais uma edição do Domingo no Campus

Evento acontece no próximo domingo, 10 de junho, com entrada franca

A 13ª edição do Domingo no Campus está marcada para o dia 10 de junho. Com entrada franca, o evento acontece das 8h às 13h, nos 114 hectares da Estação Ecológica da UFMG. A Estação Ecológica fica no campus Pampulha da UFMG. Outras informações estão disponíveis no facebook.com/domingonocampusufmg.

A programação inclui sessões no Cine Clube Olaria, apresentação de dança, caminhadas ecológicas e diversas oficinas. Além disso, o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, marca presença com o projeto Tô de Boa, Tô no Campus, que promove uma série de brincadeiras recreativas e de lazer como slackline, peteca, futebol e muito mais.

Nesta edição haverá opções de lanche disponíveis em food trucks, como batata frita, pipoca e outros. A infraestrutura também contará com serviços de segurança, limpeza e banheiros químicos. Por se tratar de área de conservação ecológica não é permitida a entrada de cães e gatos, pois são potenciais predadores de espécies nativas.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG – (31) 3409-6435 – comunica@proex.ufmg.br – www2.ufmg.br/proex)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 06/06/2018)

Nesta nova edição doDomingo no Campus, Mary Takeda Barbosa, do CECOM, estará mais uma vez ministrando a Oficina de Tricô e Crochê para os participantes.

Não percam!

takeda

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 16, de 28/05/1998, publicou notícias referentes a curso de Especialização em Gestão Estratégica – “Gestão Universitária”, Rede UFMG, projeto para integração Voz-Dados, Bate Papo Técnico, modificações com a chegada da ATI ao 8o. andar, remoção de Ana Lúcia Ribeiro Diniz para o Depto. de Ciência da Computação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO COM NOVOS DIRETORES

Desde o mês de outubro do ano passado e até o final deste ano, serão renovadas as diretorias de todas as unidades acadêmicas da UFMG.

Buscando estar cientes sobre questões relativas à informática em suas unidades, alguns dos novos diretores têm se reunido com a ATI – Assessoria de Tecnologia da Informação – e o CECOM. Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões com este objetivo na Fafich, onde assumiram a professora Vera Alice Cardoso Silva, como Diretora, e a professora Regina Helena Alves da Silva, como Vice, e na Fale, onde assumiram a professora Eliana Amarante de Mendonça Mendes e a professora Verônica Benn-Ibler, como Diretora e Vice-Diretora, respectivamente.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Antônio Carlos Soares, no dia 01 de junho; Renato Antônio Veneroso da Fonseca, no dia 06; e para os ex-ceconianos: Gerson Edson Machado de Sousa, no dia 01; Cantidio Lelis Pereira e Cleuza Maria Bento (QQ), no dia 02; Tereza Cristina Andrade Oliveira, Maria Aparecida da Silva, Paulo César Marciano de Oliveira e Regina Célia Teixeira Pádua, no dia 03; Marília Pereira Martins e Nathália Pereira Rocha, no dia 05; Rainer Brockerloff e Rosana de Melo Faria, no dia 06. E os parabéns em dia para: Alison de Oliveira Souza, no dia 08; Maria Aeda Viveiros, no dia 14; e os ex-ceconianos: Natália Cristina Martins, no dia 07; Rodrigo Wenceslau Torres e Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Wilton Campos e Sìlvio Eduardo de Castilho Lages, no dia 09; Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10; Aléxia Loreiro Araújo, Lisia Rocio de Abreu e Ricardo Mascarenhas Paixão Filho, no dia 12; Antônio Carlos Cortez e Silva e Ignês Amorim de Almeida, no dia 13; Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14.

Memória Fotográfica do CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante a realização do curso sobre o SEI, com instrutores da UnB – Universidade de Brasília, para funcionários da UFMG. O curso teve lugar na Escola de Engenharia, no período de 22 a 24/05/2018, promovido pela Diarq e CECOM. As fotos são de autoria da Lelé.

sist2