moodlebqdestino01

Sistemático: Edição 1728 – 14/06/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Analistas do CECOM apresentam artigo no WTICIFES 2018

Na semana passada, de 05 a 08 de junho, foi realizado em Foz do Iguaçu/PR, o XII WTICIFES – Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, promoção do Colégio de Gestores de TIC das IFES. Integrado ao WTICFES, aconteceu o III Encontro dos Escritórios de Processos das Universidades Federais.

O tema do evento deste ano foi “O papel estratégico da TI para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”. Entre os artigos apresentados, estava na programação Serviços Online para Gestão Acadêmica: uma experiência no Centro de Computação da UFMG,de autoria dos Analistas Patrícia Nascimento Silva e Rainer Ronnie Pereira Couto, ambos da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.

Além de Patrícia Nascimento e Rainer Couto, estiveram presentes no evento, o Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG, e Karina Flaviana Ribeiro, Vice-Diretora do CECOM.

Analistas do CECOM apresentam artigo no WTICIFES 2018

Ivan Santana é o novo Diretor da DAC

Com a aposentadoria de Benício Alves de Souza, Diretor da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, o Analista de TI Ivan Santana Santos assumiu a diretoria da divisão.

O novo diretor da DAC, Ivan Santana Santos, está na UFMG desde maio de 2014, quando entrou após Concurso Público. Ele foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde permaneceu até receber o convite da Diretoria do CECOM para assumir novas funções.

Ivan Santana é graduado em Redes de Computadores pelo Centro Universitário UNA e Especialista em Redes Convergentes pela Faculdade Estácio de Sá.

Ivan Santana
Ivan Santana

O Sistemático completa 41 anos

No ano passado saiu uma super edição de comemoração dos 40 anos do jornal, com direito à festa, fotos, bolos, mascote e muita alegria.

Esse ano não tem aquela festa, mas tem a alegria de comemorar mais um ano na sua trajetória.

Agora, são 41 anos dedicados ao registro de uma equipe dentro da UFMG. Vale recordar que O Sistemático foi publicado pela primeira vez no dia 16 de junho de 1977 e conseguiu sobreviver nesse caminho.

A Redação não poderia deixar de agradecer a todos os diretores do CECOM, aos ceconianos e ex-ceconianos que, aqui trabalharam ao longo destes 41 anos.

Os parabéns, novamente, são para O Sistemático e para o CECOM, que conseguiu manter a sua presença entre todos.

Sistemático

Funcionário da DAA participa do 5o. Contratos Week

O Instituto Negócio Públicos está promovendo, desde o dia 11/06, o evento 5o. Contratos Week – Semana Nacional de Estudos Avançados de Contratos Administrativos, na cidade de Foz de Iguaçu/PR.

Durante esta semana, especialistas estão abordando as principais questões da área, considerando atualizações normativas, entendimentos consolidados pelos órgãos de controle e a repercussão prática no dia-a-dia do agente público.

Formado por palestras com abordagem técnica e por oficinas que adentram em temas mais específicos, com enfoque prático, o evento está proporcionando a capacitação e o aperfeiçoamento das equipes de gestão e fiscalização de contratos, oferecendo uma visão sistêmica do contrato em si e de sua relação com as demais etapas do processo de contratação.

O público alvo é: Agentes Públicos em geral, Fiscais e gestores de contratos, Membros de comissão de licitação, Assessores jurídicos, Ordenadores de despesa, Autoridades superiores, Servidores integrantes do controle interno e de Tribunais de Contas, Servidores que atuam direta ou indiretamente na área de Contratos Administrativos.

Representando o CECOM, está presente o Assistente em Administração Guilherme Henrique Silva Gomes, um dos responsáveis pela área de Contratos, Compras e Licitações da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

O evento será encerrado na sexta-feira, dia 15/06.

guilherme

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de maio houve uma pequena redução no número de atendimentos realizados, comparando-se com os meses anteriores. Tal fato se deve, sobretudo, à greve dos caminhoneiros, que afetou o funcionamento da UFMG por uma semana, refletindo também no percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados, que foi de pouco mais de 70%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de maio de 2018 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central, do ICB e da FUNDEP, além da Escola de Engenharia e do Hospital das Clínicas.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacaram-se os pedidos relacionados a transferências, reparos na rede telefônica e programação de centrais, sendo que o último foi bastante solicitado pelo Hospital das Clínicas nesse mês de maio.

Gráfico 1 e 2

Gráfico 3

Expediente da UFMG em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Segundo Ofício Circular nº 014/2018 acerca do expediente administrativo e acadêmico nos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2018:

– nos dias em que os jogos do Brasil se realizarem pela manhã, as atividades didáticas e administrativas terão início a partir das 14 h;

– nos dias em que os jogos do Brasil se realizarem à tarde, as atividades se encerrarão às 13h.

Esse expediente excepcional deve se realizar sem prejuízo dos serviços considerados essenciais, definidos pelos diretores dos órgãos/unidades.

Na 1a. fase, os jogos do Brasil são:

– dia 17/06 contra a Suíça, às 15h

– dia 22/06 contra a Costa Rica, às 9h

– dia 27/06 contra a Sérvia, às 15h.

Nova organização do serviço de limpeza da UFMG

A PRA – Pró-Reitoria de Administração divulgou o seguinte ofício para todos os órgãos e unidades acadêmicas e administrativas sobre a decisão tomada com relação à limpeza dos prédios:

” considerando: – que a convenção coletiva de 2018 do sindicato da categoria ao qual estão vinculados os serventes de limpeza concedeu 40% do valor do salário, a título de insalubridade, aos funcionários que atuam no asseio de banheiros, em edifícios frequentados por mais de 99 pessoas;

– as restrições orçamentárias pela qual passam os órgãos públicos federais, entre eles, a UFMG; foi decidido, de comum acordo com a empresa prestadora do serviço, designar uma equipe específica de serventes de limpeza para o asseio dos banheiros, constituída por 161 funcionários (identificados com camiseta de cor laranja), de um total de aproximadamente 400.

Reconhecemos que essa nova sistemática de trabalho pode, a princípio, trazer alguns inconvenientes, especialmente nessa fase de implantação, mas estaremos atentos para conduzir eventuais ajustes.

Informamos ainda, que não haverá redução no número total de serventes de limpeza.”

A PRA se colocou à disposição para receber sugestões de melhoria, pedindo a compreensão para a decisão tomada mas necessária.

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 17, de 04/06/1998, publicou notícias sobre curso de Especialização em Gestão Estratégica, seminário da Unisys, curso de Pagemaker, horário de serviço nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1998, entre outras, além do artigo técnico Por dentro da teia – Parte 3, de autoria de Adyr Rodrigues Nascimento. A notícia que se destacou foi:

VISITA À MEDICINA

No último dia 28, o analista Fernando Frota Machado de Morais esteve na Faculdade de Medicina, para tratar de assuntos referentes à rede do Campus Saúde e se reunir com o Professor Sílvio de Almeida Basques (ex-usuário do CECOM, quando Coordenador da Residência Médica do HC), Amon Gonçalves Cardoso, administrador da rede, e Angela Maria Gusmão Dutra, agente de informática.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos referentes à rede do Hospital das Clínicas e da evolução da rede da Faculdade de Medicina. O Dr. Sílvio Basques fez uma rápida explanação sobre o

projeto que está sendo elaborado visando à substituição dos equipamentos e sistemas de informática do Hospital das Clínicas, já que os atuais estão tecnologicamente defasados e demandarão um grande investimento para que estejam preparados para o “bug do milênio”. Na ocasião, foi instalado um novo roteador na Faculdade de Medicina, o que possibilitou a conexão do embrião da rede do HC à Internet. Com isso, o Hospital das Clínicas, cuja homepage pode ser acessada em http://www.hc.ufmg.br, assume a posição de mais novo membro da Rede UFMG.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Maria Aeda Viveiros, hoje, dia 14; O Sistemático, no dia 16; Bruno Oliveira de Carvalho, no dia 20; e os ex-ceconianos Maria Lúcia Valadares e Silva, no dia 14; Adriana Lima Leonel e Ângelo Bechler de Moro, no dia 15; Antônio Pedro Lima Santos, Rui César Andrade Pinho e Luciana Martins da Silva, no dia 16; Fernando Iran Fonseca de Souza e Carlos Farina, no dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; e Mílvia Batista de Miranda, no dia 21.

Memória Fotográfica do CECOM

A 13a. edição do Domingo no Campus foi realizada no dia 10 de junho/2018, na Estação Ecológica da UFMG. Com uma programação variada, que incluiu algumas oficinas, o destaque foi a Oficina de Crochê e Tricô, ministrada por Mary Takeda Barbosa, do CECOM. As fotos foram enviadas pela Takeda (site da Pró-Reitoria de Extensão).

Memória