icpedu015

Sistemático: Edição 1729 – 21/06/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM finaliza a revisão técnica da Rede da Reitoria

Desde agosto de 2017, o CECOM vinha realizando atividades de melhoria na infraestrutura da rede cabeada do prédio da Reitoria. Essas atividades tinham o objetivo de reestruturar e organizar cabos, dutos, salas, racks e equipamentos.

Dando continuidade a estes, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação finalizou nesta semana a reorganização do rack do 6o. andar, completando os trabalhos no prédio.

Agora que a infraestrutura foi organizada e identificada, serão realizadas configurações para monitorar o funcionamento dos equipamentos via software Zabbix. Este software livre monitora vários parâmetros da rede, dos servidores e da saúde dos serviços. Ele utiliza um mecanismo flexível de notificação que permite configurar alertas por e-mail para praticamente qualquer evento. O monitoramento por meio do Zabbix facilitará a identificação de problemas e a realização de ações corretivas, bem como o registro de consumo de banda das portas de comunicação de rede.

As atividades foram realizadas pelos analistas Antônio Higino Manoel Machado, Douglas Santos e André Rodrigues Drummond.

UFMG substitui operadora de telefonia fixa

Em razão de licitação recentemente realizada, a Embratel-Claro passará a fornecer serviços de telefonia fixa para a UFMG em substituição à Oi. A troca não implica mudanças na numeração dos telefones, e a portabilidade numérica dos prefixos 3409 (Belo Horizonte) e 2101 (Montes Claros) será processada com interrupções parciais do sistema de telefonia.

No início de junho, foi feita a portabilidade no Campus Saúde e Centro Cultural. (Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-substitui-operadora-de-telefonia-fixa – 08/06/2018)

Ontem, dia 20, foi a vez no Museu de História Natural e Jardim Botânico e ICA – Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Os demais locais serão oportunamente notificados quando da realização das migrações. Restam o Campus Pampulha e unidades do milhar 8000.

Todo esse trabalho está sendo conduzido pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Estão responsáveis: Oséias Geraldo Bessa Viana, Edgard Eustáquio de Morais, sob a coordenação de David Eustáquio da Silva.

DTI reforça gratuidade para ligações ramal a ramal

Como a UFMG está em processo de transição de fornecedores dos serviços de telefonia fixa, algumas unidades já estão sendo servidas pela empresa Embratel/ Claro, enquanto outras ainda estão sendo atendidas pela empresa Oi.

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação reforça que as ligações entre ramais da UFMG são gratuitas, valendo para os prefixos 3409 (Belo Horizonte) e 2101 (Montes Claros).

Entretanto, para não haver cobrança, é preciso utilizar apenas os 4 dígitos do ramal, sem o prefixo. Por exemplo, para o número 3409-3333, utiliza-se na discagem apenas 3333.

As únicas exceções são o MHNJB e o Centro Cultural. Para essas localidades, por razões técnicas, deve ser discado o número completo, utilizando-se os 8 dígitos (3409- 7600, por exemplo).

DRH entrega certificados de treinamento do Extrator de Dados e DW do SIAPE

O CECOM recebeu, esta semana, os certificados dos participantes do CECOM no treinamento Ferramentas do Extrator de Dados e DW – Data Warehouse do SIAPE, realizado em abril deste ano.

O treinamento, viabilizado com instrutor do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, numa parceria do DAP/ProRH e CECOM, foi realizado de 02 a 06 de abril de 2018.

Os participantes do curso, que foram: Helvécio Cossenzo Pinto, João Carlos Lages, Marco Túlio Domingues do Amaral, Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Rafael Rocha, podem procurar os certificados na Sala 8038-B, com Lelé.

Os demais participantes do curso receberão os cert ificados em suas unidades, conforme informado pelo DRH.

 Comemorado o aniversário do Sistemático

A Redação do jornal do CECOM não poderia deixar de comemorar o 41o. aniversário de O Sistemático, completado no dia 16 de junho. Então, programou para o dia 19 a comemoração junto com todos os ceconianos. O evento teve lugar na Sala de Convivência do 8o. andar, com direito a bolo e refrigerantes, além da presença do boneco do Sistemático.

A Redação agradece a presença e a alegria de todos em comemorar a data. E que venham muitos aniversários pela frente!

As fotos são de autoria da Eliz.

sist15_2018_1

Informativo

UFMG terá expediente alterado nos dias de jogos da Seleção na Copa

Os horários das atividades didáticas e administrativas da UFMG sofrerão alterações nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Rússia.

Segundo o Ofício Circular 014/2018, nos dias em que as partidas se realizarem pela manhã, as atividades terão início às 14h; nos dias em que os jogos forem à tarde, as atividades se encerram às 13h.

O ofício estabelece ainda que o expediente excepcional não poderá acarretar prejuízo às atividades consideradas essenciais. O expediente alterado na Universidade vale já para os dois próximos jogos com datas confirmadas: sexta-feira, 22, às 9h, e quarta, 27, às 15h.

Bandejões – Os jogos da seleção de futebol também geram mudanças nos horários de atendimento da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e dos bandejões.

Nos dias em que os jogos do Brasil forem realizados no período da manhã, a Fump funcionará das 13h às 19h. O Setor de Atendimento no campus Pampulha e o Núcleo de Escuta atenderão das 13h às 17h. Os Restaurantes Universitários (RUs) ficarão fechados no café da manhã e no almoço. Haverá jantar no Setorial I e nos bandejões do campus Saúde, da Faculdade de Direito e do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros.

A Fump funcionará das 7h às 14h nos dias de jogos à tarde. O café da manhã para os estudantes assistidos será servido nos RUs Setorial II, campus Saúde e ICA. Haverá almoço em todos os bandejões, mas o atendimento será encerrado às 13h30. Não haverá jantar.

A circulação dos ônibus internos no campus Pampulha permanece inalterada durante a realização das partidas.
(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-tera-expediente-alterado-nos-dias-de-jogos-da-selecao-na-copa – 20/06/2018)

Filiação Semestral do CEU – Centro Esportivo Universitário

filiacao_ceu

PRA promove coleta de resíduos eletroeletrônico

O Departamento de Gestão Ambiental (DGA), órgão da Pró-Reitoria de Administração (PRA), está viabilizando a coleta de resíduos eletroeletrônicos não patrimoniados nas unidades acadêmicas e administrativas do Campus Pampulha.

A coleta ocorrerá no dia 02/07 e, para organizá-la está solicitando às unidades/ órgãos um levantamento da quantidade de resíduos eletroeletrônicos existente em suas dependências. Isto deve ser feito até o dia 29/06, por e-mail ou pelos telefones do DGA 3409-4361 e 3409-4635. Serão recebidos, também, resíduos eletroeletrônicos da comunidade universitária, pois essa coleta não gera custos para Universidade.

São resíduos eletroeletrônicos: monitor, teclado, mouse,laptop, CPU, rádio, impressora, telefone, eletrodomésticos e equipamentos de comunicação e informática em geral.

5o. Festival de Inverno da UFMG oferece programação gratuita; inscrições estão abertas

Com programação gratuita de residências artísticas, oficinas, conferências, colóquio e eventos culturais, o 50º Festival de Inverno da UFMG será realizado de 20 a 28 de julho no campus Pampulha e no Conservatório UFMG.

As inscrições para as residências e oficinas começaram no dia, 20 de junho, e vão até 20 de julho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente em www.ufmg.br/festivaldeinverno, onde está toda a programação.

Organizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG, o tema desta edição do Festival de Inverno é CoExistência: um, dois, Nós. A ideia é promover a criação artística como ação transformadora e geradora de conhecimento
do indivíduo consigo mesmo, com o próximo e com o espaço e pessoas em volta. Um dos diferenciais dessa edição é o foco nas residências artísticas, atividades que terão
sete horas diárias durante oito dias, representando uma imersão radical no processo criativo e performático. …

O festival ainda oferece oficinas a todas as idades, com quatro horas diárias durante cinco dias. Para o público infantil, haverá as atividades e para a terceira idade, a oficina “Um Encontro com a Arte” (Gil Amancio).

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/06/2018)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 18, de 18/06/1998, publicou notícias sobre reforma do 8o. andar, Bate Papo Técnico, curso de Pagemaker, 30o. Festival de Inverno da UFMG, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROJETO ANO 2000

Dando prosseguimento às atividades relativas ao projeto de adequação dos sistemas do CECOM à chegada do ano 2000, a Diretoria do CECOM e a DAS encerraram processo de levantamento de jobs e programas executados diretamente pelos usuários e atualizaram as planilhas de inventário
feitas pela MSA Infor com os novos dados levantados. Além disso, foi aplicada a estes dados uma nova tabela de produtividade homem/hora, para quantificação dos tempos necessários para a conversão dos sistemas.

Os valores apurados já foram apresentados ao Assessor de Tecnologia de Informação, professor Márcio Luiz Bunte de Carvalho, e estão sendo checados e avaliados pela MSA Infor.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Rodrigo Couto Zeferino, no dia 26; Carlos Roberto Alves Rodrigues, no dia 28; e os ex-ceconianos: Mílvia
Batista de Miranda, no dia 21; Celso de Souza Lima, Marcos Aurélio Nunes de Morais e Rosângela Martins de Matos, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; Eliane das Graças Alves Cavalcanti e José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ambrósio Alves Moreira Santos, Ângela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos e Ruana Keith da Cunha Lopes, no dia 26; Bruno Vieira dos Santos e Juliano Dantas Santos, no dia 27; Daniel Angelo Avelino e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28.

Memória Fotográfica do CECOM

No período de 11 a 15/06/2018, Guilherme Henrique Silva Gomes, da DAA, esteve em Foz de Iguaçu/PR, participando do 5o. Contratos Week – Semana Nacional de Estudos Avançados de Contratos Administrativos. Ele assistiu a várias palestras e participou de 2 oficinas, que serviram como um bom aprendizado para o seu trabalho.

As fotos desta semana foram cedidas pelo Guilherme.

contratos_week_1

contratos_week_2