Sistemático: Edição 1730 – 28/06/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM participa do Workshop de Tecnologias de Redes do POP-MG.

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa está promovendo desde o dia 25/06, junto ao POP-MG, o WTR-MG-2018 – Workshop de Tecnologias de Redes. O evento, voltado para gestores e equipes técnicas da área de TIC das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do estado de Minas Gerais, teve lugar no ICEX- Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

O Diretor da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, David Eustáquio da Silva, e Samid Eduardo da Silva Reis, da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, participaram do Mini Curso Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos, ministrado nos dias 25 e 26. Hoje, dia 28, David Eustáquio, Samid Eduardo, além do Diretor da DAC, Ivan Santana Santos, participaram das palestras apresentadas durante todo o dia.

Uma das palestras do evento ficou a cargo do Analista da DRC Douglas Santos, que apresentou “Distribuição automática de IP com gestão distribuída”. O WTR-MG-2018 será encerrado amanhã, dia 29.

workshop_pop_mg

 

Atividades de migração da telefonia fixa da UFMG encerram hoje

Dando andamento à migração dos serviços de telefonia fixa e portabilidade numérica da Oi para a Embratel/Claro, foi realizada hoje, dia 28, quinta-feira, a última etapa destas atividades.

Já haviam sido realizadas as migrações do Centro Cultural, Campus Saúde, MHNJB, ICA e Campus Pampulha.

Hoje, foi a vez das unidades do Centro (Arquitetura, Direito, Conservatório e alguns telefones do Campus Saúde), migração ocorrida no horário de 12h às 14h.

Todo esse trabalho foi conduzido pela equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, com os funcionários Oséias Geraldo Bessa Viana, Edgard Eustáquio de Morais, sob a coordenação de David Eustáquio da Silva.

Informativo

Hospital das Clínicas da UFMG é a primeira instituição de saúde a oferecer pré-natal masculino em Belo Horizonte

Homem que faz este procedimento previne riscos à gestante e ao bebê

O Hospital das Clínicas da UFMG (HCUFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é a primeira instituição de saúde de Belo Horizonte a oferecer pré-natal masculino, inspirado na estratégia do Ministério da Saúde para estimular a população masculina a realizar um conjunto de exames preventivos durante a gravidez da parceira. Várias doenças, se detectadas precocemente no pai ou na mãe, podem trazer benefícios e ajudar na promoção da saúde do bebê a curto e a longo prazo, por isso a importância de também inserir o homem no pré-natal.

Exames de sangue, tais como glicemia e colesterol, sorologias diversas e avaliação de peso, dentre outros, agora são realizados nos companheiros paralelamente ao atendimento da mulher grávida no Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG. Eles também são orientados em relação a aspectos gerais da gravidez e do cuidado com o recém-nascido, deixando de ser apenas acompanhantes para se tornar participantes e protagonistas de todos os momentos da gestação.

“O objetivo é atender o típico homem brasileiro: aquele que é saudável e não tem tempo para ir ao Centro de Saúde. Queremos utilizar o momento em que ele se organiza para acompanhar a esposa ou namorada e melhorar a sua saúde”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Regina Amélia Aguiar, que é quem está à frente do projeto.

Regina Amélia explica que se detectada alguma doença durante o pré-natal masculino, o paciente será encaminhado para a Atenção Básica. “A atenção primária é o principal regulador da saúde. Por isso mesmo, nosso objetivo não é tirá-lo da Atenção Básica, mas sim ajudar na prevenção e promoção da saúde desse homem que tem dificuldade de ir ao posto de saúde no dia a dia”, revelou.

Um homem com sífilis, por exemplo, pode não saber que tem a doença e transmiti-la à HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG É A PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE A OFERECER PRÉ-NATAL MASCULINO EM BELO HORIZONTE Homem que faz este procedimento previne riscos à gestante e ao bebê gestante durante as relações sexuais desprotegidas. A mãe pode passar para o filho durante a gestação ou o parto, o que pode levar a consequências graves, como aborto espontâneo, parto prematuro, má formação do feto, surdez, cegueira, dentre outros.

Embora o Pré-Natal do Parceiro seja da Atenção Primária e tenha sido normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011, ele ainda não é realizado em Belo Horizonte. O HCUFMG, que atende pacientes nos níveis secundário e terciário do Sistema Único de Saúde, se inspirou nele para criar o seu próprio pré-natal do homem, que atende parceiros de gestantes de alto risco e risco habitual. “Queremos conscientizar os homens da importância dele na gestação e do quanto ele pode melhorar o resultado da gravidez. Além disso, é a oportunidade de dar visibilidade a uma proposta tão bacana e fundamental para a saúde pública”, garantiu a médica.

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/06/2018)

Programa Idiomas sem Fronteiras

idioma_sem_fronteiras

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no.19, de 25/06/1998, publicou notícias sobre atualização de hardware, informações da DAA na Intranet do CECOM, Relatório Anual das Atividades da Proplan, contracheque na Internet, entre outras.

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Roberto Alves Rodrigues, hoje, dia 28; Pedro Henrique Begalli Rezende, no dia 29; Soraya Jardim Neves Alves Ferreira, no dia 03 de julho; Teo Milanez Brandão, no dia 05; e os ex-ceconianos Daniel Angelo Avelino e Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28; Rafael Viegas de Carvalho, no dia 30; Regina Helena Moura Brandi e Jader de Freitas Batista, no dia 01/07; Norberto de Souza Lage, no dia 02; Diarley Rone Silva, Joaquim Coelho da Fonseca Neto, Luiz Carlos Campos e Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; Maurício de Souza, no dia 04; e Vânia Maria de Menezes, no dia 05.