Sistemático: Edição 1731 – 05/07/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

DRCA realiza Registro Acadêmico a partir de amanhã

O Registro Acadêmico é o primeiro ato acadêmico obrigatório a ser realizado pelo candidato classificado para ocupar a vaga obtida em exame de seleção realizado por programa de graduação ou pós-graduação. Por meio do Registro Acadêmico, o candidato classificado fornece à UFMG seus dados pessoais e acadêmicos, entre outros. O Registro Acadêmico dos calouros da graduação, para 2018/2, terá  início no dia 6 de julho, sexta feira, no CAD 2 e o último dia será dia 26/7, quando deixará este local e, então, passará a ser realizado no DRCA até o dia 23 de agosto. A estimativa é de que sejam  atendidas 2.710 pessoas nos primeiros dias (6,9, 10 e 11/7).

No dia 6, o registro será realizado das 9h às 11h30. Na segunda-feira, dia 9, das 13h às 19h. No dia 10, haverá atendimento das 8h às 11h30, apenas para pessoas com deficiência, que serão  submetidas a perícia médica. No dia 11, os calouros farão registro das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Serão utilizados pelos atendentes do DRCA 25 computadores, e 10 impressoras, contará ainda com um serviço de apoio com 2 computadores, onde os usuários poderão usar para consultar informações  necessárias para realização do registro, e mais 3 computadores que serão usados por funcionários do DRCA, totalizando 30 computadores.

O CECOM, além de participar da montagem da infraestrutura, configurando os equipamentos, prioriza o atendimento às demandas do DRCA durante o período de realização do registro, que conta com apoio  de suporte presencial a usuários de microinformática realizado pela Divisão de Atenção ao Cliente – DAC, bem como monitoramento e suporte remoto pelas equipes de Transmissão de dados (Divisão de  Redes de Comunicação – DRC), de Infraestrutura (Divisão de Infraestrutura e serviços – DIS), e de Aplicações (Divisão de Desenvolvimento de Produtos – DDP). Funcionários de cada divisão estarão a  postos para identificar problemas, e atender prontamente qualquer demanda ou incidente que venha a impactar as atividades. São eles:

Suporte presencial a usuários de microinformática: André Rodrigues Drummond e Marcel Henrique da Silva Mendes; Divisão de Atenção ao Cliente – DAC: Toda a Equipe; Divisão de Redes de Comunicação –  DRC: Antônio Higino Manoel Machado e Luciano Massahud de Sousa; Divisão de Infraestrutura e Serviços – DIS: Felipe Ribeiro de Oliveira e Pedro Henrique Begalli Rezende; Divisão de Desenvolvimento  de Produtos – DDP: Mário Magalhães Lara, Thiago Gabriel Diniz, e Raimundo Natalino Chaves.

Datas do registro:

  • Local de registro: CAD 2
    1ª a 5ª Chamadas SISU – 6, 9, 10, e 11 de julho
    6ª chamada SISU e 1ª a 3ª Chamada Habilidades – 18 e 19 de julho
    1ª Chamada UAB – 23 e 24 de julho
    7ª Chamada SISU e 4ª chamada – Habilidades – 25 e 26 de julho
  • Local de registro: DRCA
    8 ª Chamada SISU e 2ª chamada UAB – 06 e 07 de agosto
    5 ª Chamada Habilidades – 09 de agosto
    3ª Chamada UAB – 14 de agosto
    9ª Chamada SISU – 16 de agosto
    10 ª Chamada SISU – 23 de agosto

Analista da DRC apresenta palestra no WTR-MG-2018

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa promoveu, no período de 25 a 29 de junho, junto ao POP-MG, o WTR-MG2018 – Workshop de Tecnologias de Redes.

O evento teve lugar no ICEx – Instituto de Ciências Exatas da UFMG, onde foram realizadas palestras e minicursos.

Além da presença dos diretores da DRC e DAC, e de Samid Eduardo da Silva Reis, que participaram de minicurso, o Analista da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, Douglas Santos, apresentou, no dia  28, a paletra “Distribuição automática de IP com gestão distribuída”. Na sua explanação, Douglas apresentou uma proposta de endereçamento que irá melhorar a distribuição de endereços IP na UFMG, além de melhorar o gerenciamento destes endereços. Com a proposta, será possível distribuir endereços IP tanto na versão atual, IPv4, quanto na nova versão IPv6 de forma dinâmica.

douglas-santos-wtr-2018

CECOM recebe novo estagiário

O CECOM está contando com novo estagiário em seu quadro. Trata-se de Ailton Vinaud Júnior, do curso de Sistemas de Informação. Ailton iniciou o estágio no dia 02 de julho, atuando na DRC- Divisão  de Redes de Comunicação, na área de Microinformática.

estagiario_ailton

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando a s estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no  Hospital da s Clínicas.

grafico_junho2018

Gráfico 1 – Durante o mês de junho houve uma redução no número de atendimentos realizados, visto que um dos técnicos da telefonia estava de férias. Tal fato afetou o percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados, que foi de pouco mais de 63%. Houve também um grande a um entono número de pedi dos rejeitados, decorrente no aumento do número de spams que passaram e chegaram à lista de pedidos da telefonia.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de junho de 2018 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central e da FUNDEP, além do Hospital das Clínicas.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento destacaram-se os pedidos relacionados a transferências, reparos na rede telefônica e ativação de ramais e extensões, além de programações realizadas na central do Hospital das Clínicas.

UFMG altera Calendário Escolar de 2018

Está publicada versão atualizada do calendário escolar da UFMG para o ano letivo de 2018 (https://www2.ufmg.br/sods/Sods/CEPE/Documentos/ResolucoesComuns), aprovada pelo Conselho de Ensino,  Pesquisa e Extensão (Cepe). Entre as principais mudanças está o cancelamento da edição presencial da Mostra das Profissões que estava prevista para 15 de setembro. A atividade, que pode ser  visitada virtualmente (https://www2.ufmg.br/ mostradasprofissoes../), será reestruturada.

O calendário atualizado também determina que, durante a realização da Copa do Mundo Fifa de 2018, as atividades acadêmicas sejam suspensas nos turnos em que se confirmem jogos da seleção brasileira de futebol.

O primeiro período letivo de 2018 termina no próximo dia 14, sábado, e o segundo período tem início em 6 de agosto, segundafeira.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-altera-calendario-escolarde-2018-1)

Bandejões e FUMP terão funcionamento novamente alterado nesta sexta

A partida entre Brasil e Bélgica, que será disputada nesta sexta-feira, dia 6, a partir das 15h, pelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, vai provocar alterações no funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs). O restaurante Setorial 2, no campus Pampulha, servirá café da manhã e almoço. O Setorial 1, também na Pampulha, servirá almoço e jantar, e o bandejão da Faculdade de Direito abrirá apenas para almoço. O horário do almoço nos restaurantes será encerrado às 13h30.

Os bandejões do campus Saúde, em Belo Horizonte, e do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, funcionarão normalmente, servindo café da manhã, almoço e jantar.

Os setores administrativos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), responsável pela gestão dos bandejões, funcionarão das 7h às 14h em Belo Horizonte e em Montes Claros. O Setor de Atendimento no campus Pampulha abrirá das 8h às 14h.

De 6 e 9 de julho, o atendimento do Núcleo de Escuta será realizado na sede da Fump, em Belo Horizonte, em decorrência da presença da Fundação na efetivação do registro acadêmico dos calouros selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2º/2018.

Expediente termina às 13h – De acordo com o Ofício Circular 014/2018, editado pela Reitoria, os horários das atividades didáticas e administrativas da UFMG sofrerão alterações nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Como o jogo do Brasil nesta sexta-feira será às 15h, as atividades se encerrarão às 13h.

Uma das atividades programadas para a manhã de sexta-feira é a efetivação do registro acadêmico e da matrícula dos candidatos aprovados no Sisu para o segundo semestre letivo de 2018. O atendimento será das 9h às 11h30. A escala vai até 11 de julho.

O ofício estabelece ainda que o expediente excepcional não poderá acarretar prejuízo às atividades consideradas essenciais.

(Com Assessoria de Comunicação da Fump)

(Fonte:https://ufmg.br/comunicacao/ noticias/jogo-do-brasil-nesta-sexta-alterafuncionamento-dos-bandejoes – 05/07/2018).

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 20, de 02/07/1998, publicou notícias sobre conexão da PJ à Rede Reitoria, cursos da RNP, novo diretor do ICEx (Prof. José Francisco Soares), novo diretor do LCC (Prof. Osvaldo Sérgio Farhat de Carvalho), resultado do Bolão da Assufemg da Copa de 1998, entre outras. A notícia que se destacou foi:

GALERIA DE EX-REITORES Está marcada para o dia 09 de julho, na Sala das Sessões do 4o. andar da Reitoria, a inauguração do retrato do Professor Tomaz Aroldo da Mota Santos na Galeria dos Ex-Reitores  da UFMG. A inauguração está marcada para as 17h.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Teo Milanez Brandão, hoje, dia 05; Euler Xavier de Oliveira, no dia 07; Diego Brandão Santos, no dia 08; e para os ex-ceconianos Vânia Maria de  Menezes, no dia 05; Geraldo dos Reis, no dia 06; Ana Lúcia Ribeiro Diniz e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadete Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; Bruno Liberal de Araújo, no dia 11; e Paulo Couto Lessa, no dia 12.