Sistemático: Edição 1733 – 02/08/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

Desativado o atendimento presencial do ramal 5000

Desde 2003, o CECOM é responsável pelo serviço de atendimento do ramal 5000, serviço esse que orienta os solicitantes externos quanto ao encaminhamento de suas demandas na UFMG. Em grande parte, retiradas chamadas para as quais não é possível atender o solicitante, as solicitações dizem respeito ao redirecionamento do usuário para o ramal correto. No início, o atendimento contava com 4 telefonistas, em turnos, no horário de 7h às 19h. Com a aposentadoria de 3 telefonistas, não seria mais possível oferecer um serviço de boa qualidade.

Por outro lado, o número de chamadas também é baixo para um serviço desse tipo, algo em torno de 40 por hora. Sendo que destas, praticamente 50% são perdidas por falta de condição de atendimento. Considerando então que: – o cargo de telefonista está em extinção, não havendo mais a possibilidade de se realizar concursos; – o número de chamadas tem caído drasticamente em função do avanço de outras tecnologias; – esta demanda pode ser atendida de outra forma e com mais qualidade;

O CECOM solicitou ao CEDECOM e este, à DRI, o apoio para criar uma mensagem gravada em português, inglês e espanhol para um serviço de atendimento automatizado, que finalmente foi implantado no dia 16 de julho. Essa mensagem orienta o solicitante a buscar informações no portal da UFMG e em seu Catálogo Telefônico. “Bem-vindo à Universidade Federal de Minas Gerais. Acesse nosso portal – ufmg.br. Nele você encontra informações sobre nossas unidades acadêmicas e administrativos, nosso catálogo telefônico e fica por dentro de nosso dia a dia. Agradecemos a sua visita.

RNP inaugura unidade da ESR no DCC

A RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa oferece cursos de TI em diversas áreas (Redes, Segurança, Governança, Desenvolvimento, Infraestrutura etc.). Esses cursos são pagos e ofertados por sua ESR – Escola Superior de Redes.

Os cursos são ministrados em unidades da ESR espalhadas pelo país, principalmente em universidades federais.

Agora, em agosto, será inaugurada no DCC – Departamento de Ciência da Computação uma unidade da ESR e os cursos inaugurais serão na área de Governança:

  • Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3), de 06 a 08/08/18 (2a a 4a feira) – em horário integral (09h às 18h)
  • ITIL v3 Fundamentos (GTI7), de 09 a 10/08/18 (5a e 6a feira) – em horário integral (09h às 18h).

Esta será a 10a unidade da ESR no Brasil, as demais estão em Belém, Brasília, Campinas, Cuiabá, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

A montagem da sala de treinamentos foi viabilizada pelo DCC e os instrutores e o material didático serão fornecidos pela RNP.

A política de liberação de vagas gratuitas ainda está em análise. O calendário de cursos na unidade de Belo Horizonte está sendo planejado.

Para os cursos inaugurais, a RNP liberou 5 vagas promocionais para a DTI e estas foram destinadas, por sorteio, aos Técnicos das unidades acadêmicas e órgãos administrativos que se apresentaram como interessados. Os agraciados foram: Alexandre Alves da Rocha (Face), Fábio Pires de Oliveira (Engenharia), Matheus Filip Marques Medeiros (Centro Pedagógico), Solange Guimarães (Arquitetura) e Wilson Sant’anna da Silva (Música).

Além deles, ocupando vagas destinadas à DTI, estarão participando: Samid Eduardo da Silva Reis (apenas no curso Gerenciamento de Serviços de TI), Ivan Santana Santos e Luiz Cláudio Ferreira Santos (apenas no curso ITIL v3 Fundamentos).

A expectativa é que no futuro, com a facilidade da existência da unidade de Belo Horizonte na UFMG, outras oportunidades surjam e sejam utilizadas para a capacitação das equipes centralizada (DTI) e descentralizada (unidades e órgãos).

RNP ativa novos links na UFMG

A RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa oferece conexão gratuita à Internet para instituições federais de ensino superior ligadas ao Ministério da Educação (MEC), unidades de pesquisa federais ligadas ao MCTI, agências de ambos os ministérios e outras instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas. Como não podia ser diferente, a UFMG possui acesso por este provedor, bem como suas instalações fora do Campus Pampulha.

Neste ano, especificamente no mês de julho, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) ativou novos links interligando unidades remotas ao Campus Pampulha com ajuda da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM e, no caso das fazendas, com a ajuda da equipe de TI da Escola de Veterinária.

Os novos links ampliam a capacidade de conexão para 100Mbps em cada localidade. Foram atualizados os links nas Fazendas de Igarapé e Pedro Leopoldo além do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, utilizando fibra ótica.

Ainda está previsto, para os próximos dias, a ativação do novo link do Observatório, na cidade de Caeté, que será interligado utilizando rádio.

A DRC agradece à Flaviana Regis de Oliveira, responsável pela área de TI da Escola de Veterinária, pelo apoio nas instalações das fazendas.

Funcionária da DAA participa de palestra do SCBH

A Contadora Cíntia Campos Silva, da Divisão de Apoio Administrativo, participou, no dia 26/07, de palestra promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de Belo Horizonte juntamente com a Prefeitura da Capital.

A palestra SCBH – Domicílio Eletrônico dos Contribuintes e Responsáveis Tributários de BH foi realizada no Auditório do Senac, localizado na Rua Guajajaras no. 40 – 16o. andar.

Morre o ex-ceconiano Messias Chaves

Faleceu em 28/06/2018, o ex-ceconiano Messias Emanoel Chaves.

Messias entrou para a UFMG, após Concurso Público, como Agente de Mecanização e Apoio em 01/07/1966. Trabalhou durante algum tempo no antigo Restaurante da Reitoria, que ficava no 2o. andar do prédio até ser transferido para o CECOM, atuando como Perfurador na Seção de Digitação. Ficou vários anos no subsolo até ser removido para a DAA – Divisão de Apoio Administrativo para atuar na área de Patrimônio e Pessoal.

Permaneceu no CECOM até a década de 1980, quando solicitou remoção para a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), já ocupando o cargo de Assistente em Administração.

Messias se aposentou em novembro de 1993. Mesmo aposentado, às vezes vinha à UFMG e se encontrava com os ceconianos mais antigos.

Ele tinha 74 anos e deixa viúva Berenita Caetano Chaves.

messias

Informativo

Editora UFMG seleciona obras originais

A Editora UFMG está com edital aberto para seleção de originais para publicação. Os trabalhos acadêmicos, que devem ser inscritos até 17 de setembro de 2018, podem ser de autoria individual, coautoria ou coletânea de textos organizados de todas as áreas. É imprescindível que os trabalhos sejam inéditos e já estejam formatados para o formato livro.

O cadastro deve ser feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na sala 408, bloco 3, do CAD 2, ou pelos Correios. Informações detalhadas sobre a formatação e entrega das obras devem ser acessadas no edital: https://bit.ly/2LpikPm. (Fonte: Editora – Setor de Imprensa – 30/07/2018).

DRI prorroga prazo de inscrição de cursos de Inglês Programa Idiomas sem Fronteiras

Estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, além de professores e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG poderão se inscrever, até o dia 06 de agosto, para a oferta 6 dos cursos gratuitos de inglês ofertados pelo Programa DRI PRORROGA prazo de inscrição de cursos de inglês programa Idiomas Sem Fronteiras.

Para se inscrever em um dos cursos de 32 horas, o candidato precisa ter vínculo ativo na plataforma do curso on-line do Idiomas sem Fronteiras – My English Online – ou já ter realizado TOEFL ITP por meio do Programa IsF.

isf

Há 20 anos… 

O Sistemático Ano XXII, no. 24, de 30/07/1998, publicou notícias sobre curso de Especialização em Gestão Estratégica, curso Linux, cursos do ENAP e Fundação João Pinheiro, reuniões das divisões, entre outras, além do artigo técnico Por dentro da teia, de autoria de Adyr Rodrigues Nascimento. A notícia que se destacou foi:

Seminário Interno

A Diretoria Geral do CECOM enviou, hoje, para as diretorias de divisão, cópias da documentação gerada nos seminários ocorridos em 1994 e 1997, para a preparação dos seminários internos deste ano. Cada funcionário deve ler os textos e gerar comentários, sugestões de melhoria etc.

As ideias surgidas devem ser encaminhadas às diretorias de divisão até o dia 10/08. Em reunião extraordinária da Diretoria, no dia 11/08, serão definidos local e datas, além da estrutura do seminário

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para Alan Calazans, no dia 06; e para os ex-ceconianos: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua, no dia 01; Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Édipo Fernandes Vieira de Oliveira, Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres, no dia 04; e Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09.

Memória Fotográfica do CECOM

Como ocorreu na Copa do Mundo de 2014, os funcionários CECOM não poderiam deixar de fazer o seu Bolão da Copa do Mundo de 2018. Foi um mês de risos e alegria de alguns para não permanecer na lanterna do bolão. Os vencedores da 1a. fase foram: Leonardo (1o.), Pedro Begalli (2o.) e Poliana (3o.). Na 2a. fase os vencedores foram: Cláudio (1o.), Helvécio (2o.) e Leandro Júnio (3o.). A entrega dos prêmios foi realizada no dia 17 de julho, com um cachorro quente organizado pela Takeda, na área de Convivência do 8o. andar. As fotos são de autoria da Eliz e da Lelé.

bolao_2018