Sistemático: Edição 1734 – 09/08/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM recebe novos Analistas de TI

O CECOM recebeu hoje os novos Analistas de TI, admitidos no último Concurso Público da UFMG. São em número de 09 (nove), que serão lotados na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos e na DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação.

A Diretoria do CECOM preparou uma recepção para o dia de hoje, apresentando uma palestra cuja pauta incluiu a Tecnologia da Informação na UFMG, com informações gerais e a DTI; o CECOM e suas divisões; normas, regras, serviços e procedimentos administrativos; ambiente de trabalho e cultura organizacional.

A partir de amanhã, dia 10, estão previstas: definição quanto à equipe a ser alocado; apresentação aos colegas de trabalho; preparação do ambiente de trabalho; agenda específica para cada divisão.

Os novos Analistas de TI do CECOM são: André Campos de Carvalho, Bruno Loredo Lopes, Gabriela Duarte Lanza, João Pedro de Carvalho Castro, Júlio César Evangelista Santos, Manassés Ferreira Neto, Márcio Cléber Silveira, Miguel Ângelo de Castro Meirelles e Thassio Augusto da Silva Santos.

Participaram da apresentação de hoje o o Diretor de TI, Professor Dorgival Olavo Guedes Neto; o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca; a Vice-Diretora do CECOM, Karina Flaviana Ribeiro; o Diretor da Divisão de Desenvolvimento de Produtos, João Carlos Lages; e a Diretora da Divisão de Apoio Administrativo, Maria José Cortezzi.

novos_analistas

 

Inaugurada a sala de treinamentos da ESR no DCC

Esta semana, foi inaugurada no DCC – Departamento de Ciência da Computação, mais uma unidade da ESR – Escola Superior de Redes, que pertence à RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que oferece cursos de TI em diversas áreas. Esta é a 10a. unidade da ESR no Brasil, sendo que as demais estão em Belém, Brasília, Campinas, Cuiabá, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

A montagem da sala de treinamentos foi viabilizada pelo DCC e os instrutores e o material didático são fornecidos pela RNP.

O curso inaugural Gerenciamento de Serviços de TI (GTI3) foi realizado nos dias 06, 07 e 08/08, ministrado por Jean Caminha.

Entre os participantes do curso estava Samid Eduardo da Silva Reis, Técnico de TI, da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

O próximo curso será ITIL v3 Fundamentos (GTI7), de 09 a 10/08, em horário integral. No curso estarão participando Ivan Santana Santos e Luiz Cláudio Fereira Santos, também da DAC.

sala_esrn

 

DPS promove curso sobre o SEI para a DAA

A DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação promoveu, nos dias 07 e 08 de agosto, treinamento sobre o SEI para a equipe da DAA – Divisão de Apoio Administrativo.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa.O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

O curso foi elaborado e apresentado por Marcelo Lacerda Garcia e teve a participação de: Carolina Santos Alves, Cíntia Campos Silva, Elizeba Henrique Januário, Leandro Júnio de Souza, Maria José Cortezzi, Renato Adriano Pires Domingos, Thalita Ferreira Drumond, além de Rosa Amélia dos Santos, Secretária da Diretoria de Tecnologia da Informação.

curso_sei

 

Saída de Estagiário

O CECOM não conta mais com os seguintes estagiários em seu quadro:

– Ailton Vinaud Júnior, da DRC: entrou em 01/07/2018 e saiu em 18/07/2018;

– Wilson Moreira Tavares, da DDP: entrou em 01/10/2016 e saiu em 31/07/2018;

– Júlia Pereira Sepúlveda, da DDP: entrou em 01/05/2018 e saiu em 03/08/2018.

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

1734_grafico_1

Gráfico 1 – Durante o mês de julho houve uma redução no número de atendimentos realizados, visto que dois técnicos e o engenheiro da telefonia estavam de férias, além do período de férias da própria UFMG. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi de 82%, maior em relação aos meses anteriores.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de julho de 2018 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central e do Hospital das Clínicas, além da Faculdade de Educação. Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacaram-se os pedidos relacionados a transferências, reparos na rede telefônica e ativação de ramais e extensões, além de programações realizadas nas centrais do Campus Pampulha e do Hospital das Clínicas.

1734_grafico_2

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 25, de 06/08/1998, publicou notícias sobre Curso Gestão Estratégica, 51o. ENANUNI, curso de Educação a Distância, apresentação de palestras, entre outras, além do artigo técnico Por dentro da teia, de Adyr Rodrigues Nascimento. A notícia que se destacou foi:

Na terça-feira, dia 04, o CECOM instalou na Faculdade de Farnácia um computador que vai ser utilizado como servidor de e-mail e proxy para WWW. O equipamento utiliza o sistema operacional Linux e o programa utilizado como proxy WWW é o Squid. A configuração do software Squid foi feita com a colaboração do Centro de Recursos Computacionais do DCC.

O servidor proxy foi instalado visando agilizar a navegação na internet, através do armazenamento das páginas consultadas pelos usuários em uma máquina local. … É intenção do CECOM, como Gerente da Rede UFMG, disseminar o uso de servidores proxy em todas as unidades externas ao Campus Pampulha.

Eventos

Dia dos Pais

No próximo domingo, dia 12, será comemorado o DIA DOS PAIS. Um feliz dia para todos os pais ceconianos!

Memória Fotográfica do CECOM

ANIVERSÁRIOS:

“O Sistemático” envia os parabéns para: Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12; e para os ex-ceconianos: Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09; Isabel Cristina de Oliveira e Jéssica Taís Carvalho Rodrigues, no dia 11; Marcelo Novaes Machado, no dia 14; e David Lan Kwai Pan, no dia 16.