Sistemático: Edição 1735 – 23/08/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Pesquisa de Atendimento da DTI obtém bom índice de avaliação

Implantada no final de maio de 2014, a Pesquisa de Satisfação referente aos serviços oferecidos pela DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação, e monitorada pela Divisão de Atenção ao Cliente, apresentou bom índice de avaliação, apesar do baixo retorno de respostas.

No encerramento de todas as solicitações feitas à DTI por e-mail, telefone ou presencial, o usuário recebe e-mail enviado pelo software RT – Request Tracker, solicitando o preenchimento de um formulário de pesquisa sobre o atendimento recebido.

O formulário é simples, de natureza confidencial e anônima.

As informações completas são publicadas no site da DTI em https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/2018/08/Pesquisa-de-Satisfação-da-DTI.pdf.

Abaixo os principais gráficos de atendimento:

1735_f1

1735_f2


ESR promove segundo curso na sala de treinamento do DCC

Após o curso inaugural da sala de treinamentos da ESR – Escola Superior de Redes, que pertence à RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, foi promovido, no ICEx, o curso ITIL v3 Fundamentos (GTI7), no período de 09 a 10/08. O curso, em horário integral, foi ministrado por Jean Caminha.

Entre os participantes do curso estavam Ivan Santana Santos, Diretor da DAC – Divisão de Atenção Cliente, e Luiz Cláudio Ferreira Santos (DAC); além de Alexandre Alves da Rocha (Face), Fábio Pires de Oliveira (Engenharia), Mateus Filipe Marques Medeiros (CP), Solange Guimarães (Arquitetura) e Wilson Sant’Ana da Silva (Música).

1735_f3


Funcionária da DAA participa de Congresso de Contabilidade

1735_f4

Foi realizado no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, de 15 a 17 de agosto, o VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Setor Público, promovido pela Rede CQ.

A Contadora do CECOM, Cíntia Campos Silva, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, esteve participando do evento juntamente com outros representantes de órgãos da UFMG, como do Departamento de Contabilidade e Finanças, Colégio Técnico, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Escola de Engenharia.

A Rede CQ – Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público é a construção coletiva, atuação conjunta e cooperativa (estado, governo e sociedade), cujo objetivo é a discussão (e ação) sustentável, com representatividade e capilaridade social, sobre o tema da qualidade do “gasto” público. A atuação em Rede é a forma mais eficiente e eficaz de transmitir, propor e envolver a sociedade brasileira; gerando consciência de que o recurso público – quando mal utilizado, seja pelo desperdício, desvio e/ou corrupção – é a causa primeira da impossibilidade do estado oferecer saúde, educação, segurança pública, etc., de boa qualidade, à população brasileira que dele necessita.

As edições anteriores do Congresso CQ foram realizadas nos anos de 2010 a 2017, contando com mais de 17 mil participantes nas modalidades presencial e virtual.

Foram apresentadas diversas palestras com ministrantes bem preparados, em sua maioria doutores e mestres nas áreas de contabilidade, economia e áreas afins, com conhecimentos sólidos e práticos elevando as discussões e dando incentivo ao compartilhamento de conhecimentos entre os participantes.


Nova estagiária do CECOM

O CECOM está contando com mais uma estagiária em seu quadro. Trata-se de Camila Cabral Pinheiro, do curso de Biblioteconomia, que iniciou o estágio no dia 06 de agosto.

Camila foi lotada no DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

1735_f5


Publicada a aposentadoria de Raimundo Chaves

Foi publicada no Diário Oficial da União de 17/08/2018, a Portaria no. 5172, de 08/08/2018, que aposenta o Analista de Tecnologia da Informação Raimundo Natalino Chaves.

Raimundo entrou para a UFMG em 20 de maio de 1982, como Agente Administrativo, passando depois para Assistente em Administração, lotado na Secretaria Geral do ICEx. Lá ele trabalhou com serviços de administração de pessoal da unidade e na matrícula, que na época era controlada, no ICEx, pelo Sistema MACACO – Matrícula Acadêmica por Computador. Em 1989, após concurso, passou a ocupar o cargo de Analista de Sistemas e em 1990 foi remanejado para o CECOM.

O primeiro lugar em que ele trabalhou no CECOM foi na antiga DSF – Divisão de Sistemas Funcionais, onde ficou por uns 3 meses. Passou depois para a DAS – Divisão de Sistemas Acadêmicos para trabalhar com os Sistemas Acadêmicos da Graduação e Pós-Graduação.

Em 1991, juntamente com o Frota, passou a trabalhar, também, com o novo Sistema do Vestibular da UFMG, ainda no mainframe. Aos poucos, foi incorporando os demais processos seletivos acadêmicos da UFMG (EBAP, UAB, LECAMPO, FIEI etc.) juntamente com a equipe de concursos.

Ficou assim, trabalhando com estes sistemas acadêmicos e de concursos, até a sua aposentadoria em 17 de agosto de 2018.

Em sua despedida, ele enviou o seguinte e-mail para todos:

“Hoje foi publicada no Diário Oficial a portaria da minha aposentadoria.

Foram mais de 36 anos de excelente convivência, respeito e troca de experiências. Muitas brincadeiras, risos e também muito trabalho.

Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para esta etapa da minha vida que me proporcionou, além de outras coisas, crescimento pessoal e profissional.

Sempre terei muito orgulho de poder dizer que trabalhei na UFMG e principalmente no Cecom.

Graças a Deus posso dizer, também, que fiz muitos amigos e que sentirei saudades.

Mas, não deixarei de voltar aqui para revê-los sempre que puder.

Muito obrigado e um forte abraço a todos”.

1735_f6


DRH promove evento para servidores recém-admitidos na UFMG

Em cumprimento à Lei 11.091, de 11 de janeiro de 2005, que estrutura a carreira dos servidores técnico-administrativos, orienta que as Instituições Federais de Ensino organizem eventos para recepção dos servidores recém-admitidos, o Departamento de Recursos Humanos – DRH da UFMG elaborou um cronograma para realização da Recepção dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação Recém-Admitidos, com o objetivo de ofertá-lo aos servidores que entraram em exercício nos anos de 2017 e 2018.

Desta forma, o DRH-UFMG está convocando 3 (três) servidores do CECOM para participarem da segunda turma do referido evento que acontecerá de 27 a 31 de agosto, de 8h às 12h, na Unidade Administrativa III, DRH, sala 102.

O curso tem carga horária de 20 horas e está organizado em módulos temáticos, sendo eles: I – Educação pública, universidade pública, UFMG; II – Ética no Serviço Público; III – Direitos e Deveres do Servidor e IV – Atendimento ao cidadão. Para receber o certificado é necessário que o servidor tenha 80% de frequência no curso.

Em função da grande demanda existente para este curso, não há previsão de segunda convocação para os servidores que não comparecerem. Assim, as chefias no CECOM já confirmaram a presença de Bruno Loredo Lopes (DDP), Gabriela Duarte Lanza e Miguel Ângelo de Castro Meirelles (DPS).

1735_f7

Informativo


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 27, de 20/08/1998, publicou notícias sobre  reuniões semanais com a ATI, REQNG, controle de solicitação de serviços, implantação do SICONV, VTLS-1998, Coordenadoria UFMG Jovem, treinamento da RNP na UFMG, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PROJETO SESU

A SESU, após análise de projeto de ampliação da capilaridade da r ede UFMG e ampliação dos recursos computacionais da graduação, que foi enviado ao MEC em abril deste ano, remeteu à UFMG a proposta de convênio para investimento em ambos os casos (rede e graduação).

No que diz respeito à graduação, a alocação de recursos será estabelecida a partir de avaliação definida pela Prograd. Com relação aos recursos para investimento em rede, o CECOM está revisando e adequando o projeto original em função dos recursos terem vindo aquém do planejado e em rubricas específicas. Este processo de adequação, orientado pela ATI, deverá privilegiar itens relacionados à aquisição de software de gerenciamento, infraestrutura do backbone e ampliação de acesso discado.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Thalita Ferreira Drumond e Gessy Caetano da Silva Júnior, hoje, dia 23; e para os ex-ceconianos: Carlos Alberto Barbosa França e Luciano de Errico, no dia 24; Yolanda Vieira de Castro, no dia 25; Nívio Ziviani, no dia 27; Maria Beatriz de Souza Pereira Prado e Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, no dia 28; e Francimara Teixeira Garcia, no dia 29.

Colação de grau: A colação de grau dos formandos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR será realizada no dia 28/08/2018, no Clube Labareda. Entre os formandos está Helvécio Cossenzo Pinto. O Sistemático, em nome de todos, envia os parabéns.


Memória Fotográfica do CECOM

No dia 09 de agosto, o CECOM recebeu os novos Analistas de TI, admitidos no último Concurso Público da UFMG, com uma recepção preparada pela Diretoria, na Sala de Reuniões, no subsolo da Reitoria.

O Diretor do CECOM, Carlos Alfeu, proferiu palestra sobre a TI na UFMG; o CECOM e suas divisões; normas, regras, serviços e procedimentos administrativos; ambiente de trabalho e cultura organizacional. As fotos são de autoria da Lelé.

1735_f13