Sistemático: Edição 1736 – 30/08/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI participa de eventos da Andifes e RNP

O Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de Tecnologia da Informação, está em Brasília/DF, participando da 3a. Reunião Plenária do CGTIC/ANDIFES, que acontece hoje, dia 30, na sede da ANDIFES. Nos dias 28 e 29, ele participou da 7a. edição do Fórum RNP 2018, que teve lugar no CNTC, Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.

O tema do Fórum RNP deste ano foi “Patrimônio digital, Dados abertos, Tecnologias da Memória”, que serviu como fio condutor das palestras e debates. Foram abordadas questões como segurança da informação e governança de TI, além de debates com foco nas redes acadêmicas e as mudanças da internet no Brasil.

1736_f1


Analistas da DRC participam de curso sobre IPv6

David Eustáquio da Silva, Diretor da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, e Douglas Santos, da mesma divisão, estão em São Paulo/SP, participando do curso sobre IPv6 Avançado, oferecido pelo NIC.br.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

O curso, com carga horária de 20h, teve início no dia 27 e será encerrado amanhã, dia 31.

A oferta do curso se deu no momento em que a implantação do IPv6 na UFMG se encontra em processo avançado, dando a oportunidade de auxiliar nos detalhes finais do trabalho, principalmente na parte de segurança.

Além da participação no curso, David e Douglas farão visitas técnicas a fornecedores da UFMG (Extreme e Ruckus).

1736_f2


CECOM oferece curso sobre o Bizagi para a DRI

O CECOM vai promover um curso sobre o Bizagi para funcionários lotados na DRI – Diretoria de Relações Internacionais. O curso visa apresentar a ferramenta Bizagi para a modelagem de processos, a notação BPMN (Notação de Modelagem de Processos de Negócio) e melhores práticas de modelagem.

O curso acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro/2018, no horário de 14h às 17h, na Sala de Aulas do CECOM, localizada no subsolo do prédio da Reitoria.

O treinamento será ministrado por Marcelo Ladeira Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança, com o apoio dos Analistas de TI da divisão Gabriela Duarte Lanza e Júlio César Evangelista Santos.

Informativo


Domingo no Campus

1736_f3


Conservatório UFMG divulga Agenda Cultural

O Conservatório UFMG promove, entre os dias 04 e 06 de setembro, apresentações de música popular e erudita com entrada franca (sujeita à capacidade do espaço). O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site www.conservatorio.ufmg.br.

– Dia 04 (terça-feira) 19h30 – Conexões Musicais
Celso Faria
Música Mineira para Violão
Música Erudita

– Dia 05 (quarta-feira) 12h30 – Quarta Cultural
FIC – Festival Internacional de Corais
Coral Alegria de Cantar, Coral Flor da Terra, Coral Luís de Camões e Coral Vozes da Liberdade – PRMG
Música Popular

– Dia 06 (quinta-feira) 19h30 – Palco Livre
Boi Luzeiro
Show: Ser -Tão
Participação especial de Ribinha, Cantador do Boi de Maracanã
Música Popular
(Com Setor de Comunicação do Conservatório UFMG – (31) 3409-8306 – comunica@conservatorio.ufmg.br – www.conservatorio.ufmg.br) (Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 29/08/2018)


Oficinas e contação de histórias agitam o Espaço do Conhecimento UFMG no próximo sábado

No próximo sábado, 1º de setembro, a programação do Espaço do Conhecimento UFMG terá oficinas e contação de histórias em sua programação gratuita. Para participar, basta retirar uma senha na recepção. O museu fica na Praça da Liberdade, 700, bairro funcionários. Mais informações no site: www.espacodoconhecimento.org.br, no facebook.com/espacodoconhecimentoufmg ou pelo (31) 3409-8350.

Com início às 14h, a oficina Jogo do Sistema Solar levará o público a testar todos os conhecimentos sobre o tema. Qual o maior planeta? Qual a distância de cada um em relação ao Sol? Essas e outras curiosidades serão descobertas pelos participantes em um jogo de cartas que estimula a observação e a lógica. A atividade é indicada para maiores de 8 anos.

Mais tarde, às 15h, as técnicas envolvidas na produção de gravuras serão exploradas na Oficina de Gravura. Após um passeio pela exposição Colecionar o Mundo, onde estão disponíveis algumas dessas obras, assinadas por nomes como Portinari, Burle Marx e Fayga Ostrower, os participantes serão convidados a elaborar seus próprios quadros em EVA. Podem participar crianças a partir de 6 anos.

Por fim, às 18h30, é a vez da atividade Histórias da África de A a Z. São muitas as crenças e os imaginários que compõem o continente africano. Na contação de histórias, a garotada vai conhecer personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A classificação indicativa é livre.

A programação do Espaço conta ainda com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e clube de leitura estão previstas para o mês de setembro. 
Confira a agenda aqui em: http://www.espacodoconhecimento.org.br/acontece/programacao/.
(Com Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352 / 97142-3287 – espacoufmg.comunicacao@gmail.com – www.espacodoconhecimento.org.br) (Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/08/2018).


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 28, de 27/08/1998, publicou notícia sobre seminário interno, rede no 2o. andar da Reitoria para a Copeve, eleições para Órgãos e Comissões da UFMG, entre outras, além do artigo técnico Por dentro da teia, de autoria de Adyr Rodrigues Nascimento. A notícia que se destacou foi:

DESATIVAÇÃO DOS CPS

Foi assinado, com a Unisys, o aditivo ao contrato que oficializa o desligamento dos CPs 01, 02 e 03 do A10. Desta forma, a partir de 1o. de setembro, as conexões ao A10 serão feitas somente via CP04 (conexões da rede antiga) e ICP (conexões TCP/IP, via Rede UFMG).

Esta é uma das etapas concluídas do projeto Migração do A10, conduzido pela DAC.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Renato Adriano Pires Domingos, no dia 31; Leandro Damasceno Pio, no dia 02 de setembro; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; e para os ex-ceconianos: André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Ana Carolina Borges de Andrade, Elizângela Souza Prado e Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o.; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, Acácio Antônio Vieira Monteiro, Guilherme Viegas de Faria e Talita Caroline Botelho Aleones da Silva, no dia 05.


Memória Fotográfica do CECOM

Nos dias 07 e 08/08/2018, a DPS – Divisão de Processos e Segurança, promoveu para os funcionários da DAA – Divisão de Apoio Administrativo e da DTI, treinamento sobre o SEI – Sistema Eletrônico de Informações. O treinamento foi realizado na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria. As fotos são de autoria da Lelé.

1736_f4