Sistemático: Edição 1737 – 06/09/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Equipe da UEMG veio conhecer o SIGA

Na última segunda-feira, dia 03, o CECOM recebeu a visita de uma equipe da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, chefiada por William Peter Silva, Gerente de Informática daquela universidade.

O objetivo da visita foi conhecer o SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica da UFMG, para uma troca de experiências e avaliação do sistema.

Estiveram presentes, recepcionando a equipe da UEMG, a Coordenadora do SIGA, Danielle Cláudia Matta Fagundes Zarate, acompanhada do Diretor da DDP – Divisão de Desenvolvimento do Produto, João Carlos Lages, e Thiago Gabriel Diniz, Gerente de Projeto da DDP.


Equipe da UFJ busca apoio em TI

Em busca de conhecer a experiência da UFMG na gestão de Tecnologia da Informação, estiveram em visita ao CECOM, no dia 04/09, analistas da UFJ – Universidade Federal de Jataí.

Eles estão iniciando a estruturação da área de TI da UFJ, que originalmente fazia parte da UFG – Universidade Federal de Goiás.

Os analistas da UFJ foram recebidos pelo diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, e durante uma hora e meia puderam perguntar e conhecer as características da TI na UFMG, abordando aspectos relacionados à gestão, a infraestrutura de redes, servidores e serviços, os principais sistemas de informação, recursos humanos, contratação de serviços etc.

Ao final, acompanhados do diretor da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços, Márcio da Costa Viana, estiveram visitando as instalações técnicas no subsolo da Reitoria.


DAA registra afastamentos no aplicativo de Calendário

No semestre passado foi implantado pela DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos – o aplicativo de Calendário. Originalmente, o aplicativo tinha o objetivo de viabilizar ao DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – uma ferramenta que facilitasse e agilizasse a montagem do Calendário Acadêmico da UFMG.

Entretanto, em função de suas flexíveis funcionalidades, o aplicativo passou a ser utilizado para o atendimento de outras demandas. Como exemplo, a SODS – Secretaria de Órgãos de Deliberação Superior – está utilizando o aplicativo para organizar a agenda das reuniões do Conselho e distribuir aos seus membros o material utilizado nas reuniões.

No CECOM, o Calendário está sendo utilizado para facilitar a construção e manutenção de cronogramas de projeto.

Para conferir maior confiabilidade à montagem destes cronogramas, desde a semana passada, a DAA – Divisão de Apoio Administrativo – está lançando no aplicativo todas as ocorrências de afastamento (licenças e férias) que se referem aos servidores e demais colaboradores. Assim, as diretorias de divisão e gerentes de projeto podem montar seus cronogramas de maneira mais adequada.

O uso do aplicativo de Calendário é fornecido à comunidade como serviço e as instruções (regras de uso, formulário de solicitação e manual do aplicativo) estão disponíveis no Catálogo de Serviços da DTI, no endereço https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/ servicos/calendario/

O serviço é oferecido a qualquer órgão da administração central, suplementares, auxiliares ou complementares; unidades acadêmicas ou administrativas e departamentos acadêmicos ou administrativos da UFMG.

O responsável pelo desenvolvimento do aplicativo foi o Analista Leandro da Cunha Campos, da DDP.

1737_f1


Remoção de funcionários

Dois funcionários do CECOM foram removidos para unidades acadêmicas da UFMG. São eles: a Telefonista da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente, Márcia Maria Fernandes França e o Analista de TI da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz.

Márcia França estava no CECOM desde o ano 2000, quando a Telefonia foi incorporada às atividades da DRC, e passou a atuar na então Divisão de Atendimento e Consultoria. Ela foi removida para a Faculdade de Odontologia, para atuar no Centro de Apoio, Seleção e Encaminhamento do Usuário (CASEU), onde assumiu suas novas atividades no dia 31 de agosto.

Em e-mail enviado para a DGE, Márcia disse que virá, em breve, ao CECOM para agradecer pessoalmente a todos que participaram do período em que esteve na DAC.

O Analista de TI Gustavo Aurélio estava no CECOM desde 2010, quando foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, até a sua saída. Ele foi removido para a Escola de Educação Física, onde passou a atuar desde o dia 28/08/2018.

1737_f5


Analistas de TI recém-admitidos participam de evento do DRH

Mais 3 Analistas de TI lotados no CECOM vão participar da Recepção dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação Recém-Admitidos, realizada pelo Departamento de Recursos Humanos da UFMG.

Desta vez, foram convocados os servidores André Campos de Carvalho, Manassés Ferreira Neto e Márcio Cleber Silveira para participarem da quarta turma do evento que acontecerá de 10 a 14 de setembro, de 8h às 12h, na Unidade Administrativa III, DRH, sala 102.

O curso tem carga horária de 20 horas e está organizado em módulos temáticos, sendo eles: I – Educação pública, universidade pública, UFMG; II – Ética no Serviço Público; III – Direitos e Deveres do Servidor e IV – Atendimento ao cidadão. Para receber o certificado é necessário que o servidor tenha 80% de frequência no curso.

1737_f6

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

1737_f2

Gráfico 1 – Durante o mês de agosto houve um incremento no número de atendimentos realizados, principalmente devido ao encerramento do período de férias e retorno às atividades normais dentro da UFMG. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi de pouco mais de 67%.

1737_f3

Gráfico 2 – Nas estatísticas de agosto de 2018 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central e do Hospital das Clínicas, além da Escola de Veterinária e da Faculdade de Educação.

1737_f4

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento destacaram-se os pedidos relacionados a transferências, a reparos na rede telefônica e a programações realizadas nas centrais telefônicas do Campus Pampulha e do Hospital das Clínicas.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 29, de 10/09/1998, publicou notícias sobre Seminário Interno do CECOM, curso Unix, curso Gestão Estratégica, Inforuso Sucesu 98, lançamento da TV Universitária de Belo Horizonte, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VISITA AO CECOM

No dia 24 de agosto, esteve em visita ao CECOM, a professora Míriam da Costa Oliveira, Pró-Diretora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. O objetivo da visita foi o de obter informações a respeito dos sistemas de controle acadêmico da graduação e da produção científica dos docentes e a evolução destes sistemas no futuro.

A professora Míriam foi recebida pelo Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudio Costa, no dia 08; e para os ex-ceconianos: Hélio Chachan, no dia 07; Renato Machado Righi, Alyne Carvalho Oliveira e Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; Elidimar Sérgio Soares, no dia 09; Rodrigo Fontes Ribeiro e Aloísio Furbino Gualberto, no dia 10; Rogério Soares Pinheiro e Salatiel Ribeiro dos Santos, no dia 11; Maria Lúcia Adorno, no dia 12; Aldemar Lopes de Souza, Diego Amadeu Duarte de Morais Santana e Arnaldo José de Oliveira, no dia 13.


Memória Fotográfica do CECOM

No período de 27 a 31 de agosto/18, David Eustáquio da Silva e Douglas Santos, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, estiveram em São Paulo/SP, participando do curso sobre IPv6 Avançado, oferecido pelo NIC.br. Como eles não deixam de trazer fotos para a Redação, O Sistemático publica a participação deles no curso. As fotos foram cedidas pelo David.

1737_f7
1737_f8