Sistemático: Edição 1738 – 04/10/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


CECOM faz atualização automática de aplicativos nos computadores da Administração Central

O CECOM iniciou, no mês de agosto, a padronização das versões instaladas de aplicativos nos computadores da Administração Central. Isto é feito com a atualização automática dos aplicativos que são utilizados nos computadores dos órgãos administrativos ou vinculados à Reitoria da UFMG.

Estão sendo instalados automaticamente as últimas versões do TightVNC (programa para acesso remoto), VLC (reprodutor de mídia), Libreoffice (suite de escritório) e 7-Zip (compactação de arquivos).

Em setembro foi iniciado o processo de remoção de aplicativos que deixaram de ser padrão e não foram removidos durante a migração do uso do servidor de arquivos Novell para o servidor de autenticação e arquivos padrão da Microsoft, o Active Directory, implantado na UFMG em servidores Linux com o uso de aplicativos abertos, como Samba e FreeNas.

Estão em processo de remoção, no momento, versões antigas do 7-Zip e Libreoffice, o cliente da rede Novell, o cliente Bonjour (rede Apple), o Adobe Flash Player Active X em máquinas Windows 10 (agora é pré-instalado no sistema), alguns antimalware instalados durante processos de manutenção e que se tornaram desnecessários, barras de ferramenta de navegadores e, em poucos sistemas, aplicativos que dispensam a obrigatoriedade do uso de licenças de software.

Dentro deste processo de padronização continua a ser executada, também, a migração de computadores com versões antigas do Windows para o Windows 10.

Estes serviços estão sendo realizados pela área de MicroInformática e Atendimento Presencial da DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


CECOM promove curso sobre Bizagi para a DRI

O CECOM promoveu, nos dias 25 e 26/09, um curso sobre o Bizagi para funcionários da DRI – Diretoria de Relações Internacionais. O curso apresentou a ferramenta Bizagi para a modelagem de processos, a notação BPMN (Notação de Modelagem de Processos de Negócio) e melhores práticas de modelagem.

O treinamento foi ministrado por Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança, e contou, na sua montagem, com o apoio dos Analistas de TI da divisão Gabriela Lanza e Júlio Santos.

Como existiam algumas vagas, o curso teve a presença de funcionários de outros órgãos. Participaram do treinamento: Cristiane Xavier (DRI), Elisa Dinelli (DRI), Gabriela Duarte Lanza (CECOM), Júlio César Evangelista Santos (CECOM), Lorenzo Grei (Auditoria), Miguel Ângelo de Castro Meirelles (CECOM), Rogério Ribeiro (DRI), Sadallo Andere Neto (CECOM), Samid Eduardo da Silva Reis (CECOM), Samira Lot Glória Reis (DRI), Tiago Duarte (DRI) e Verônika Haag (DRI).

1738_f1


Analistas de TI do CECOM participam do evento PMI

Foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte, o 13° Congresso de Gerenciamento de Projetos – PMI. O PMI MG é uma associação sem fins lucrativos permanentemente dedicada ao fomento da efetiva aplicação da ciência e das práticas de Gerenciamento de Projetos em sua área de atuação – o Estado de Minas Gerais.

O Congresso, realizado em tempo integral, teve lugar no Centro de Eventos do Hotel Mercure Lourdes.

Estiveram participando do evento: Karina Flaviana Ribeiro, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Rafael Rocha, Soraya Jardim Neves Alves, Thiago Gabriel Diniz e Thiago Tadeu Rodrigues Moreira.
1738_f2


UFMG tem o seu I Encontro BPM Acadêmico

No dia 20 de setembro, a Equipe de Extensão “BPM Acadêmico: Mapeamento de Processos de Negócio”, em parceria com a Diretoria da Escola de Ciência da Informação, promoveu o I Encontro BPM Acadêmico da UFMG.

O evento teve lugar no Auditório 1 da FACE, que contou com um relato da atuação da coordenadora do Projeto BPM Acadêmico, Elisângela Cristina Aganette. A autora relatou o escopo de elaboração e implantação, a metodologia para gestão de processos de negócio, o mapeamento de seus fluxos de informações e a construção de uma cultura organizacional, voltada para a gestão de uma instituição de ensino superior público.

Representando o CECOM, estiveram presentes os Analistas de TI da DPS – Divisão de Processos e Segurança, Marcelo Lacerda Garcia e Gabriela Duarte Lanza.

1738_f3


Funcionária da DAA participa do 14o. EGP e XVIII SECOFEM

Foi realizado em Belo Horizonte, de 17 a 21 de setembro, o 14º Encontro de Gestor es Públicos e XVIII Semana Contábil e Fiscal par a Estados e Municípios (Secofem), evento em parceria com a STN – Secretaria do Tesouro Nacional.

O 14º EGP foi realizado no dia 17/09 no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) e a XVIII SECOFEM foi realizada de 18 a 21/09 no Centresaf-MG.

A Contadora Cíntia Campos Silva, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, esteve presente participando de todas as atividades do evento.

1738_f4


CECOM recebe novo Técnico de Telefonia

O CECOM recebeu, no dia 1o. de outubro, o Técnico de Telefonia Samuel Elias Dutra, aprovado em Concurso Público da UFMG.

Samuel Dutra foi lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, e já está se inteirando das atividades da telefonia do CECOM.

Ele é formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela PUC/MG e, antes de vir para a UFMG, foi funcionário da empresa Telefônica como Analista de Telecomunicações durante os 8 últimos anos.

1738_f5


Novo estagiário do CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 1o. de outubro, com um novo estagiário em seu quadro.

Trata-se de Marlon Soares Silva, aluno do curso de Química, que foi lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

1738_f6

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

1738_f7

Gráfico 1 -Durante o mês de setembro houve uma diminuição no número de atendimentos realizados em relação ao mês de agosto de 2018. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi de pouco mais de 68%.

1738_f8

Gráfico 2 – Nas estatísticas de setembro de 2018 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central e do Hospital das Clínicas, além do ICEx e do ICB.

1738_f9

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacaram-se os pedidos relacionados a transferências e a reparos na rede telefônica.


Classificado

Vende-se um colchão magnético de casal, marca Nippon Flex, com controle remoto, certificado de garantia, embalado. Tratar com Paulo Inácio, telefone 999928250.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 32, de 01/10/1998, publicou notícias sobre Curso de Especialização em Gestão Estratégica, programa de treinamento oferecido pelo CECOM para usuários da Rede Reitoria, melhorias no ambiente do subsolo, 51o. ENANUNI – Encontro Nacional de Usuários Unisys, preparativos para a Festa de Natal de 1998, entre outras.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Gabriel Diniz e Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, hoje, dia 04; Cíntia Campos Silva e André Rodrigues Drummond, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06; Lucimara Lopes, no dia 10; e para os ex-ceconianos: Paulo Inácio Sobrinho, Daniel Alves de Araújo Martins, Bruna Maria Souza e Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; Érica Fernanda da Silva, Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06; Vítor Carvalho Fonseca, Rodrigo de Oliveira Coelho e Maria de Lourdes Armandi, no dia 07; Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; Alberto Rubens Beckler, no dia 09; Adyr Rodrigues Nascimento, Jorman Bernardino Soares, Bruna Andreatta Avelar e Marcelo Marcos da Silva Nery, no dia 11.


Memória Fotográfica do CECOM

Nos dias 25 e 26/09/2018, o CECOM promoveu para a DRI – Diretoria de Relações Internacionais, um curso sobre a ferramenta Bizagi e Notação BPMN. O curso teve lugar na Sala de Aulas do CECOM, no subsolo da Reitoria, com o instrutor Marcelo Lacerda Garcia, da DPS – Divisão de Processos e Segurança. As fotos são de autoria da Lelé.

1738_f11

1738_f12

1738_f13 1738_f14

1738_f15