Sistemático: Edição 1739 – 18/10/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI apoia o Mês de Segurança

No mês de outubro de 2018, acontece no Brasil e na América Latina o Mês de Segurança, uma celebração internacional que tem o objetivo de fomentar a cultura da segurança da informação em instituições do país e da região.

Promovido no Brasil pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Mês de Segurança é realizado em parceria com a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) – que reúne instituições acadêmicas de 17 países da América Latina e Caribe, e a Organização dos Estados Americanos (OEA) – com foco nas instituições governamentais dos seus 35 estados membros.

A DTI apoia esta iniciativa e estimula discussões, abordando o tema nos seus encontros realizados com as equipes de TI da Universidade. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.ufmg.br/dti/blog/seguranca-em-tic/.

A segurança da informação diz respeito à proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização ou um indivíduo.

Uma das boas práticas em segurança é a conscientização. Nesse sentido, a DTI alerta sobre a alteração da senha do minhaufmg, caso não tenha feito recentemente, como uma medida simples e prática de prevenção.


DTI promove o 8o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação promoveu, no dia 10 de outubro, o 8º Encontro de Técnicos de TI da UFMG, no Auditório 1070 da FACE.

Foram abordados temas propostos pela própria comunidade de TI da UFMG, e a pauta apresentada foi:

– Abertura feita pelo Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM;

– Estudo de caso: autenticação corporativa – Shibboleth, apresentado por Sibelius Rodrigues Simões, da Pró-Reitoria de Pesquisa;

– Atendimento minhaUFMG, Catálogo de Serviços e Campanha de Segurança da Informação, apresentado por Ivan Santana Santos, Diretor da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente;

– Tendências da Rede sem fio e IPv6, apresentada por Douglas Santos, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação;

– Apache, SSL e Segurança em Web Sites, apresentada por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços.

O encontro foi transmitido por meio do Web Conference da RNP para 13 interessados.

Estiveram presentes cerca de 34 Técnicos de TI da UFMG, além da equipe da DTI, com 15 participantes.

1739_f1


Tem início o Inventário Anual da UFMG

A UFMG está iniciando o processo Inventário Anual de Bens Permanentes para o exercício 2018. Para isto, o CECOM designou a Comissão Inventariante do órgão e esta se reuniu ontem, dia 17/10, para início dos trabalhos.

A principal atividade da Comissão é realizar o levantamento físico dos bens da unidade apontando:
– a localização física dos bens;
– a verificação do estado de conservação do acervo;
– a identificação de bens ociosos;
– os bens que eventualmente não estejam registrados na Unidade;
– os itens registrados no Sicpat que não foram localizados no levantamento físico.

As informações coletadas serão repassadas para o Setor de Patrimônio do órgão para atualização das informações e correções nos registros do acervo patrimonial.

O prazo de conclusão dos trabalhos com a entrega do relatório final tem data limite em 10/12/2018.

Participam da Comissão Inventariante do CECOM: Marcelo Lacerda Garcia (DPS), Alan Calazans (DCP), Bruno Gomes de Souza (DIS), Carolina Santos Alves (DGE), Daniel Fraga de Almeida (DAC), Leandro Júnio de Souza (DAA), Rafael Braga Soares Righi (DRC) e Thássio Augusto da Silva Santos (DDP), sendo presidida pelo primeiro.


DCF realiza encontro com responsáveis pelo Setor de Contabilidade e Financeiro

Visando melhorar os procedimentos da área contábil da UFMG, o DCF – Departamento de Contabilidade e Finanças promoveu reunião com os responsáveis pelo setor financeiro e contabilidade das unidades/órgãos da universidade.

Na pauta, apresentada pelo Diretor do DCF, Elízio Marcos dos Reis, constaram: aproximação do DCF com as diversas unidades executoras; processo de padronização de procedimentos contábeis; projeto de mudanças em relação ao Movimento Diário; Empenho em nome do Banco do Brasil; prazos para Empenho Orçamento 2018.

O encontro aconteceu no dia 10/10/2018, no CAD 1, e contou com a presença de servidores da área. Representando o CECOM, esteve presente a Contadora Cíntia Campos Silva, da DAA (Divisão Apoio Administrativo).


DRH dá continuidade à recepção aos servidores recém-admitidos

Mais 3 Analistas de TI lotados no CECOM participaram da Recepção dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação Recém-Admitidos, realizada pelo Departamento de Recursos Humanos da UFMG.

Desta vez, foram convocados os servidores João Pedro de Carvalho Castro, Júlio César Evangelista Santos e Thássio Augusto da Silva Santos, que participaram do evento no período de 17 a 21 de setembro, na Unidade Administrativa III.

O curso está organizado em módulos temáticos, sendo eles: I – Educação pública, universidade pública, UFMG; II – Ética no Serviço Público; III – Direitos e Deveres do Servidor e IV – Atendimento ao cidadão. Para receber o certificado é necessário que o servidor tenha 80% de frequência.

Visando atender aos servidores que entraram em exercício no ano de 2017, o DRH elaborou um cronograma para realização da Recepção a estes servidores. Serão ofertadas duas turmas no período de 05 a 09 de novembro do corrente ano sendo uma no horário das 8h às 12h e outra das 13h às 17h. Uma terceira turma será ofertada no período de 19 a 23 de novembro, no horário das 8h às 12h. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada período/horário, sendo que para a oferta de cada turma será necessário um número mínimo de 20 inscrições. O evento será realizado na Unidade administrativa III, sala 102.

Os servidores do CECOM que entraram em exercício em 2017 e ainda não participaram da Recepção de TAEs e que foram convocados são: Daniel Fraga de Almeida, Leandro Júnio de Souza, Luciano Massahud de Sousa e Sadallo Andere Neto.

1739_f2


Saída de Estagiários

Os estagiários da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, Jonas Ferreira da Trindade e Renato Sérgio Lopes Júnior, pediram demissão do quadro do CECOM este mês.

Jonas Trindade entrou para o CECOM em agosto de 2017 e saiu no dia 24/10/2018 e Renato Sérgio entrou para o CECOM em abril de 2018 e saiu ontem, dia 17/10/18.

Informativo


Horário de Verão

O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 começa às 00h do dia 04 de novembro de 2018.

A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão adiantados em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Este ano, o Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018. Embora tenha sido cogitado um segundo adiamento do início do horário de verão para o dia 18 de novembro (com o objetivo de não interferir com o Exame Nacional do Ensino Médio), este não se concretizou. O término do horário de Verão será no dia 17 de fevereiro de 2019.


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 33, de 08/10/1998, publicou notícias sobre Curso de Especialização Gestão Estratégica, implantação em MG do SIDEC – Sistema de Divulgação Eletrônica de Compras, curso no Serpro, Intranet, lançamento da versão 5 do sistema operacional de redes da Novell, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REDE UFMG

Nesta quinta-feira, dia 08, a DAC efetuou a ligação da Escola de Música ao backbone da Rede UFMG. Por enquanto, o único equipamento ligado à rede é o IBM 43P, que atuará como servidor de nomes e WWW da unidade. Este equipamento faz parte do pacote distribuído às unidades acadêmicas pelo LCC, durante a segunda fase de expansão da Rede UFMG. A Escola de Música e o DPFO estão providenciando, agora, a montagem da rede interna.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos Wanderson Machado Horta, no dia 18; Antônio Eustáquio Rodrigues e Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19; José Diz Ramos e Patrícia Lage, no dia 21; Alexandre Henrique Cardoso, Diego Araújo Costa, José Marcos Silva Nogueira e Clayton Ricardo Santos, no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24; e Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25.


Memória Fotográfica do CECOM

No dia 10 de outubro, a DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação promoveu o 8o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG, no Auditório 1070 da Face. O encontro contou com a presença dos Técnicos de TI dos diversos órgãos/unidades da UFMG.

As fotos são de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

1739_f3