Sistemático: Edição 1740 – 25/10/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI disponibiliza uso do Moodle para dispositivos móveis

A UFMG utiliza o Moodle, há mais de uma década, como ferramenta de apoio às atividades de educação a distância de seus cursos presenciais e semipresenciais.

O Moodle é uma ferramenta que possui recursos que permitem a acessibilidade por pessoas com deficiência e que também pode ser acessado por dispositivos móveis. O ambiente UFMGVirtual pode ser acessado com o uso de um navegador web, a partir de qualquer dispositivo, em função de suas características de responsividade (adaptação a diferentes formatos de exibição).

Agora, durante o segundo semestre de 2018, a comunidade universitária terá ampliada a possibilidade de acesso ao Moodle por dispositivos móveis, pois poderá utilizar também o aplicativo oficial do sistema. Esse aplicativo é desenvolvido e mantido pela Moodle HQ, uma empresa independente, sediada na Austrália, responsável pela criação dessa que é hoje a principal plataforma de educação a distância no mundo.

Há recursos interessantes no aplicativo. Por ele, é possível:
– fazer download do conteúdo do curso, para poder navegar mesmo offline;
– receber notificações instantâneas de mensagens e outros eventos;
– fazer upload de imagens, áudio, vídeos e outros arquivos;
– ver as notas dos cursos e turmas que foram lançadas no Moodle (não aquelas do Diário de Classe).

O aplicativo permite que se acompanhe tudo o que está acontecendo nas turmas. Toda vez que ele é aberto, os eventos são sincronizados com as postagens do site principal. As notificações de eventos de calendário do Moodle são enviadas automaticamente. Se o usuário não quiser receber essas notificações, é possível desativá-las, seja individualmente ou globalmente. Também é possível receber notificações de postagens de fóruns e tarefas enviadas, entre outras. Para isso, é preciso ativá-las, por meio do aplicativo, ou pelo site principal.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS. Para obtê-lo, o usuário deve acessar o link apropriado abaixo:

Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.moodle.moodlemobile)

iOS (https://itunes.apple.com/app/moodle-mobile/id633359593?mt=8)

As instruções necessárias para a configuração e utilização do aplicativo estão publicadas no Catálogo de Serviços da DTI em https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/moodle-aplicativo-paradispositivos-moveis.

As atividades necessárias para a customização e integração do aplicativo ao ambiente da UFMG estiveram a cargo do analista Leonardo Freitas da Silva Pereira, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos.

1740_f1


Publicado novo Termo de Compromisso do minhaUFMG e serviço de inclusão de pessoas externas

Foi publicado no Portal minhaUFMG, no dia 17 de outubro, o novo Termo de Compromisso de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação. O termo foi revisado pelos membros das equipes da DPS, DRC, DIS e DAC. Este documento tem como objetivo principal apresentar os termos para uso dos recursos computacionais da UFMG aos quais estão sujeitos os usuários da comunidade universitária.

A UFMG oferece recursos de tecnologia da informação a seus alunos e servidores (técnicos administrativos e professores).

Também foi publicada, mas no Catálogo de Serviços da DTI, a Política de Cadastramento de colaboradores (funcionários de fundações, terceirizados, dentre outros) para os quais o uso de recursos de tecnologia da informação é estritamente necessário para desenvolvimento das suas atividades. Nesses casos, é necessário que o Diretor da Unidade, na qual estejam vinculados, solicite à DTI a inclusão dos mesmos, através de formulário próprio, disponibilizado no Catálogo de Serviços no site da DTI (https://www.ufmg.br/dti/paginainicial/portfolio/servicos/), e seguindo os procedimentos descritos no Serviço de Inclusão de Pessoas Externas para acesso aos Recursos de TI.


DTI oferece serviço de Certificado Corporativo

A DTI publicou no dia 22 de outubro um novo serviço em seu catálogo: Emissão e Renovação de Certificado Digital Corporativo. Este serviço é oferecido pela DTI, em parceria com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A função desse serviço é emitir e renovar certificados digitais por meio de uma autoridade certificadora – atualmente, GlobalSign. O intuito do uso de certificados digitais é garantir a autenticidade do site acessado, isto é, garantir que o servidor e, consequentemente, os dados acessados são legítimos.


Poliana Fialho despede-se do CECOM

A Analista de Tecnologia da Informação, Poliana Lopes Fialho, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, desligou-se da UFMG, e a portaria foi publicada no dia 16/10/2018.

Poliana Fialho entrou para o CECOM em julho de 2014, após Concurso Público, sendo lotada na DDP, na área de Administração – Java.

Ela também tinha feito Concurso Público para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, sendo chamada no mês passado para assumir o cargo de Analista Legislativo, motivando, assim, a sua saída da UFMG.

Para a sua saída, seus colegas e amigos do CECOM se reuniram em um almoço, no dia 11/10, no Restaurante Casarão, na Pampulha.

1740_f2

Informativo


Preenchimento de questionário sobre jornada especial deve ser feito até o fim do mês

Estudo subsidiará possível aprovação da nova carga horária de trabalho dos servidores – Servidores de setores como Biblioteca Universitária, CEU, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e Pró-reitoria de Recursos Humanos trabalham no horário experimental.

Encerra-se, no próximo dia 31, o prazo para o preenchimento de questionário sobre a avaliação da experiência com a jornada de 30 horas semanais para os servidores técnico-administrativos da UFMG. Podem fazê-lo, além dos próprios servidores, estudantes e professores da Universidade.

Com base no resultado do relatório, o Conselho Universitário examinará a possível adoção da carga-horária reduzida. Atualmente, 10% dos 4,4 mil servidores estão em jornada experimental.

A UFMG implantou de forma temporária a jornada de 30 horas semanais, seis horas por dia, em setores em que é necessário conciliar trabalho administrativo e de atendimento ao público no horário noturno. A experiência, realizada nos anos de 2016 e 2017, foi estabelecida a partir da Resolução Complementar 03/2015, de 15 de dezembro de 2015.

O questionário já está disponível por meio do link: https://questionarios.ufmg.br/30horas.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/preenchimento-de-questionario-sobre-jornada-especial-deve-ser-feito-ate-o-fim-do-mes, 17/10/2018).


Colônia de Férias da UFMG abre inscrições para participantes veteranos

Desde o dia 22, estão abertas as inscrições de participantes veteranos para a 17ª Colônia de Férias do programa PET – Educação Física e Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. As atividades serão realizadas de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019, no campus Pampulha e no Centro Esportivo Universitário (CEU).

O evento é destinado a alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados da UFMG, assim como seus filhos. A programação inclui jogos, brincadeiras e atividades ao ar livre, das 8h às 17h.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/colonia-de-ferias-da-ufmg-abre-inscricoes-para-participantes-veteranos – 19/10/2018).


Festa no CEU – Centro Esportivo Universitário da UFMG

1740_f3


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 34, de 22/10/1998, publicou notícias sobre Seminário Interno do CECOM/ATI, realização do 51o. ENANUNI – Encontro da Associação Nacional dos Usuários Unisys, matrícula e serviço via Web sobrecarregam A10, nova vice-diretora do CECOM Aleixina Maria Lopes Andalécio, leitura dos formulários da avaliação das disciplinas da graduação, entre outras. A notícia que se destacou foi:

VESTIBULAR
Em matéria publicada no jornal “O Globo”, de 20/10/1998, foi destacado novo recorde de inscrições no Vestibular da UFRJ, que alcançou a marca de 52.863 inscritos. Porém, esta marca foi largamente ultrapassada pelo número de candidatos inscritos no Vestibular da UFMG, que fechou em 61.749.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Leandro Duarte de Assis, no dia 30; e para os ex-ceconianos Camila Cristina de Lima Pimenta, no dia 25; Margareth Alves de Almeida, no dia 27; Jhonata dos Santos Soares, no dia 28; Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29.


Memória Fotográfica do CECOM

No dia 11 de outubro, no Restaurante Casarão, os colegas e amigos de Poliana Lopes Fialho se reuniram para um almoço de despedida. As fotos são de Maria Helena Rodrigues Araújo e do garçom do restaurante.

1740_f4

1740_f5