Sistemático: Edição 1741 – 01/11/2018

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


DTI participa da comemoração dos 50 anos da UFMG em Montes Claros

Na próxima segunda-feira, dia 05 de novembro, a Reitora da UFMG, Professora Sandra Regina Goulart de Almeida, acompanhada de toda a sua equipe, estará em Montes Claros para a comemoração dos 50 anos da Universidade em Montes Claros.

“Em 11 de outubro de 1968, o então Colégio Agrícola Antônio Versiani Athayde foi incorporado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde então, uma história de muitos avanços sociais e regionais começou a ser desenhada até o cenário atual. Era o início da história do atual Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros.

Atualmente, o ICA é responsável pela oferta de seis cursos de graduação e cinco de pós-graduação, que contam com especialização, mestrado e doutorado no município. O novo ciclo é iniciado com o anúncio da aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de um novo programa de mestrado, que deve ter início em 2019.

Segundo o diretor da instituição, professor Leonardo David Tuffi Santos, a permanência do campus regional cumpre a missão de interiorizar a UFMG. A localização do ICA/UFMG e as características regionais fazem com que o papel da UFMG no Norte de Minas se torne nobre, desafiador e de muita responsabilidade.

A solenidade em comemoração dos 50 anos da presença da UFMG no Norte de Minas será seguida da solenidade de posse da Diretoria do ICA para a gestão de 2018 a 2022.” (Fonte: https://www.ica.ufmg.br/?noticias=instituto-de-ciencias-agrariascomemora-50-anos-de-ufmg-no-norte-deminas-gerais – 11/10/2018)

A Equipe da Reitora da UFMG estará presente com os Pró-Reitores da Prograd, PRA, ProEx, PrPG, PRAE, PrPq, além dos diretores do CEDECOM, FUMP e DTI.

O Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI, estará acompanhado de Douglas Santos, da equipe da DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Além das solenidades marcadas para o dia, Douglas estenderá a visita ao ICA para conhecer fisicamente a infraestrutura de rede do Instituto. Nesse contato, ele tomará conhecimento dos problemas ali encontrados e dará informações sobre as futuras decisões para melhoramento do serviço de rede.

1741_f1


CECOM – Ano 48

No domingo, dia 04 de novembro, o CECOM completará 48 anos. É a data da publicação da Portaria no. 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação em substituição ao antigo Centro de Processamento de Dados, que existia desde 1967.

Os parabéns para os pioneiros e todos os funcionários que passaram ao longo destes anos no CECOM e ajudaram a construir um pouco essa história na UFMG. Registramos aqui todos diretores do CECOM: Professor Antônio Mendes Ribeiro (Gestão 1970 a 1980), Maria Miriam Arruda (Gestão agosto/1980 a outubro/1984), Professor João Carlos Pires Bauer (in memoriam) (Gestão novembro/1984 a abril/1986), Eduardo Henrique Lima (Gestão abril/1986 a março/1994) e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (Gestão março/1994 até o momento), que souberam conduzir os trabalhos aqui realizados. Os parabéns para todos os ceconianos e ex-ceconianos!


Saída de Estagiário

A partir de hoje, dia 31/10/2018, o estagiário Alison de Oliveira Souza não pertence mais ao quadro do CECOM, data de encerramento de seu estágio.

Alison Souza entrou para o CECOM em julho de 2017, lotado na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos, área de Testes, onde permaneceu até a sua saída.

Informativo


Projetos da Ciência da Computação UFMG serão apoiados pela Google

Quatro projetos desenvolvidos por professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG foram contemplados pela Google, na edição 2018 do Latin America Research Awards (Lara). Esses projetos estão entre os 26 escolhidos entre 300 inscritos em todo o continente. A cerimônia de premiação foi realizada ontem, no escritório da empresa em Belo Horizonte. Os responsáveis pelos projetos receberão bolsas mensais durante um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ou dois anos, dependendo se o projeto é de mestrado ou doutorado, respectivamente.

Um dos projetos que receberá apoio é Uma abordagem para medir confiança de notícias, do doutorando Júlio César Soares dos Reis, orientado pelo professor Fabrício Benevenuto de Souza. Segundo Júlio Reis, o projeto opera sobre a iniciativa Eleições sem Fake, também do Departamento de Ciência da Computação (DCC), que monitora as redes sociais em busca de transparência das informações, com foco no período eleitoral.

O objetivo é criar uma pontuação que oriente jornalistas e usuários em geral sobre a confiabilidade das informações. “Essa pontuação é baseada em dados relacionados, por exemplo, a publicações passadas de determinado domínio nas redes”, explica o pesquisador. “No caso dos jornalistas, esse mecanismo poderá ser útil para indicar prioridades no processo de checagem.”

Outra pesquisa selecionada pela Google é Moderando conteúdo falso e de ódio com contexto em redes sociais, realizada pelo mestrando Manoel Horta Ribeiro, com orientação de Wagner Meira Júnior e Virgílio Almeida. A ideia é desenvolver modelo capaz de interpretar discursos nas redes sociais, com base não no texto em si, mas em aspectos como histórico do usuário e presença do tema em conteúdo falso e notícias em geral.

Autenticação e consumo
O projeto Autenticação das coisas: autenticação e controle de acesso para todo o ciclo de vida de dispositivos inteligentes, do doutorando Antônio Lemos Maia Neto, orientado por Leonardo Barbosa e Oliveira, cria um conjunto de protocolos que, além de garantir controle de acesso na Internet das Coisas, facilita a interoperabilidade sem fio segura entre novos dispositivos e outros pertencentes a diferentes domínios, de forma transparente e contínua.

Por fim, DVFS inteligente: redução do consumo de energia em programas que executam em smartphones, do mestrando Júnio Cézar Ribeiro da Silva, sob orientação de Fernando Quintão Pereira, propõe menor consumo de energia em programas para smartphones, encontrando para cada parte de um programa a configuração de hardware – conjunto de processadores, mais suas frequências – mais adequada. O foco da próxima etapa do projeto é aprendizagem de máquina para adaptar programas ao hardware em que eles executam.

As bolsas mensais são de 1200 dólares para o estudante e 750 dólares para o orientador, no caso de pesquisas de doutorado; de 750 dólares para o estudante e de 675 dólares para o orientador, no caso de mestrado.

(Fonte: Portal UFMG – Cedecom – Assessoria de Imprensa – 29/10/2018)


Horário de Verão

Não se esqueçam de que o Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 começa às 00h do próximo domingo, dia 04 de novembro de 2018.

A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão adiantados em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

O término do horário de Verão será no dia 17 de fevereiro de 2019.


Fim de semana prolongado

Como o dia 02/11, Finados, vai cair na sexta-feira, a UFMG terá um fim de semana prolongado. Bom descanso para todos!


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 35, de 29/10/1998, publicou notícias sobre o início do processo de adequação dos sistemas de informação ao ano 2000, trabalhos do Vestibular da UFMG de 1999, formulário para cadastramento de pessoal a serviço do Vestibular, via Web, leitura das folhas de respostas utilizadas na avaliação de disciplinas dos cursos de graduação da UFMG, treinamentos oferecidos pelo CECOM a funcionários da UFMG, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INA 98
Encerrou-se nesta semana a participação do CECOM na implantação da versão 98 no INA nos 98 departamentos da UFMG. O INA é um sistema de coleta de dados que permite à Administração Central elaborar um relatório anual de atividades e produção da Universidade.

Este ano, um novo sistema foi projetado sobre a arquitetura Cliente/Servidor, para substituir o atual INA, com tecnologias mais modernas e mais amigáveis ao usuário. Por várias razões o sistema não chegou a ser implementado e, por isso, o INA foi alterado e implantado nos diversos departamentos.

Com o encerramento do trabalho, Carlos Roberto Alves Rodrigues, responsável pelo serviço, passa a atuar juntamente com Lísia Rocio de Abreu na implantação do SICON V (Sistema de Controle de Convênios) junto à Proplan.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Alan Jovane Vilaça, amanhã, dia 02; CECOM, no dia 04; Rafael Braga Soares Righi, no dia 05; e para os ex-ceconianos: Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, hoje, dia 1o. de novembro; Marcelo Henriques Vieira, no dia 02; Angelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos, no dia 03; Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04; Nathália Arantes Jerônimo e Hélio Marques Sobrinho, no dia 05; Nélia Neiva Zille e Márcio Alexandre Moraes, no dia 06; Efigênio Vieira de Ataíde e Maria Tereza Camargos Diniz França, no dia 07.


Memória Fotográfica do CECOM

A DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação promoveu, no dia 10 de outubro de 2018, o 8o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG, no Auditório 1070 da FACE. Esta semana, O Sistemático publica fotos dos apresentadores dos diversos assuntos abordados durante o evento: Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI da UFMG; Ivan Santana Santos, Diretor da DAC – Divisão de Atenção ao Cliente; Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DIS – Divisão de Infraestrutura e Serviços; Douglas Santos, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação; e Sibelius Rodrigues Simões, da Pró-Reitoria de Pesquisa. As fotos são de autoria de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Diretor do CECOM.

1741_f2

1741_f4