Sistemático: Edição 1742 – 22/11/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Diretor de TI da UFMG participa de reunião da ANDIFES

O Professor Dorgival Olavo Guedes Net o, Di r etor de Tecn ol ogia da Informação da UFMG, está, desde o dia 21, em Brasília/DF, para participar de reunião do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES/ANDIFES.

A reunião está sendo realizada na sede da Andifes, sendo encerrada hoje, dia 22.

cgtic


DTI divulga novos serviços no Catálogo de Serviços em parceria com a RNP

A DTI divulgou dois novos serviços da RNP em seu catálogo. Um dos serviços é o Vídeo sob Demanda, que é um serviço oferecido pela RNP para disponibilização e armazenamento de conteúdo audiovisual, além de integrar os serviços de Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV. O serviço pode ser acessado a partir do portal web Vídeo@RNP. (link: http:// www.video.rnp.br).

O outro serviço é o Vídeo Aula. O serviço de videoaula possibilita a elaboração e disponibilização, na web, de acesso a um vasto material didático, que pode ser usado como apoio ao ensino a distância ou mesmo como reforço de aulas presenciais. A videoaula é um conteúdo que vai além de vídeos. Esse serviço integra diversos tipos de mídia – vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio – e é usado para fins didáticos, pois possui recursos de interatividade e navegação assíncrona. Isso permite que o aluno acesse uma videoaula em qualquer lugar e a qualquer momento, além de participar ativamente do processo de aprendizagem.

Mais informações sobre estes serviços são encontrados no Catálogo de Serviços, no endereço https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/.


ESR vai promover mais um curso na UFMG

Na próxima semana, de 26 a 30/11, será realizado mais um curso da ESR – Escola Superior de Redes, que pertence à RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, na sala disponibilizada pelo DCC – Depto. de Ciência da Computação.

O curso é GTI – Gestão de Segurança da Informação – NBR 27001 – NBR 27002.

Estarão participando do treinamento: Davidysson Abreu Alvarenga (ICB), Gabriela Duarte Lanza (CECOM), Gessy Caetano da Silva Júnior (CECOM), Ivan Santana Santos (CECOM), Júlio César Evangelista Santos (CECOM), Karina Flaviana Ribeiro (CECOM), Luiz Gustavo Gonzaga (Face), Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI), Lucas Jotadiemel Masi (ICEx), Manassés Ferreira Neto (CECOM), Márcio Cléber Silveira (CECOM), Miguel Ângelo de Castro Meirelles (CECOM), Samid Eduardo da Silva Reis (CECOM).

O treinamento será realizado em horário integral, de 9h às 18h.


DTI alerta sobre uso inadequado de serviços de TI externos

A DTI tem observado que, de maneira desavisada e por desconhecimento, alguns membros da comunidade da UFMG têm criado nomes de domínios externos ao domínio ufmg.br, seja para uso de serviços de correio ou para a publicação de sites, alguns de caráter temporário, outros de uso prolongado.

Mesmo que gratuitos, serviços externos de TI não podem ser consumidos para fins institucionais sem que sejam licitados, conforme previsto em lei. Além disso, conforme prevê o decreto-lei 8.135, os dados e comunicações institucionais devem ser mantidos em infraestrutura de TI da própria instituição ou de instituição parceira homologada.

Casos que são identificados pela equipe da DTI são contactados para solicitar sua correção. Mesmo quando algum caso passe despercebido, a diretoria solicita que tal prática seja evitada e corrigida, quando houver.

As caixas de correio institucionais, utilizadas por unidades, órgãos, departamentos, setores etc não têm limite de capacidade e podem ser facilmente criadas com o envio de uma requisição para suporte@dti.ufmg.br.

Para a construção dos sites, é indicada a adoção do software WordPress, cujo conteúdo produzido pode ser disponibilizado na infraestrutura disponível na unidade acadêmica ou na administração central. O serviço de suporte da DTI está à disposição para orientações que sejam necessárias, no ramal 4009 ou no email suporte@dti.ufmg.br.


DPS participa de workshop em Brasília

A convite da Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ), Marcelo Lacerda Garcia, Administrador da DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, e Júnia Morais Ramos, Vice-Diretora da Diarq, participaram do evento “Workshop de Módulos para o SEI”, realizado pela Anatel em sua sede em Brasília, nos dias 20 e 21 de novembro de 2018.

O evento teve viés mais de negócio, com a demonstração da finalidade e do uso de vários Módulos do SEI, entre eles: Peticionamento, Controle litigioso, Relacionamento Institucional, Correios, Controle de Desempenho, Pesquisa Pública, e-OUV, Barramento/ConectaGov e Arquivamento. No evento participaram representantes de mais de 80 instituições das esferas municipais, estaduais e federais.

Segundo Marcelo Lacerda, “o que mais chamou atenção é que o SEI – Sistema Eletrônico de Informações, participante do PEN – Processo Eletrônico Nacional, é uma realidade consolidada no serviço público. Seu alcance é ampliado incorporando módulos diversos que promovem a eficiência administrativa. Um exemplo é o módulo do Correios, idealizado para fazer a gestão do uso dos Correios. Além disso, existem vários grupos construindo outros módulos que serão posteriormente disponibilizados aos usuários do SEI. Este movimento determinará um grande avanço nos processos administrativos do serviço público”.

dps_workshop


Analistas da DPS participam do evento BPM Day

No dia 20 de novembro, a Association of Business Process Management Professionals Brazil Chapter (ABPMP Brasil) promoveu, na PUC Minas, a 109º edição do evento BPM Day. O tema da edição foi Processos, Conhecimento e Transformação Digital.

Participaram do evento os Analistas de TI da DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, Gabriela Duarte Lanza, Júlio César Evangelista de Souza e Miguel Ângelo de Castro Meirelles.

O evento contou com 4 cases, que são apresentações de empresas/instituições mostrando como montam e melhoram os processos delas, para entregar um produto ou serviço de forma mais otimizada e com maior qualidade. As empresas/instituições que participaram foram: Localiza, Prodemge, PUC Minas e Fiat.

Além disso, ocorreu uma palestra da Certisign, a principal patrocinadora do evento, que mostrou como certificados digitais podem contribuir para otimizar os processos dentro de uma instituição.

O painel foi um momento de discussão com alguns dos principais nomes da ABPMP Brasil: Ana Catarina Lima Silva, Leonora Duarte, Andrea Lima e Diovani Merlo. Durante o painel, a plateia enviava perguntas sobre processos e transformação digital que eram discutidas pelos participantes.

As principais questões abordadas no painel foram sobre:

  • O que é esperado da capacitação dos profissionais, devido às mudanças ocorridas pela Transformação Digital;
  • As mudanças dos relacionamentos entre empresas e clientes/fornecedores/ funcionários;
  • Transformação Digital no Setor Público.

Foram oferecidos 5 workshops, sendo que Gabriela Lanza participou do Workshop ABPMP: Introdução ao BPM CBOK (V3.0)

bmp_2


Novo estagiário do CECOM

Desde o dia 01/11/2018, o CECOM está contando com mais um estagiário. Trata-se de Pedro Henrique Bertolini Barbosa, do curso de Sistemas de Informação, lotado na DDP- Divisão de Desenvolvimento de Produtos, área de Testes.

novo_estagiario

Informativo


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXII, no. 38, de 19/11/1998, publicou notícias sobre Seminário Interno do CECOM, reunião com os usuários do Software Collegium, lançamento do medidor quantitativo do volume de serviços já realizados pelo CECOM na adequação dos sistemas de informação acadêmicos – Projeto Ano 2000, definição do Programa de Treinamento para 1999, participação do Prof. Márcio Bunte no 1o. TEC ES, nova Pró-Reitora Adjunta de Administração, Eliane Aparecida Ferreira Marques; nova diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz, entre outras.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: José Monteiro da Mata, Caio Henrique Galli dos Santos e Igor Campos Leal, no dia 22; Vinícius Henrique Aguilar Silva Teixeira, no dia 23; Alex Alves de Souza e Nei Renato Koetz, no dia 24; Paulo César de Oliveira e José Lopes de Siqueira Neto, no dia 25; Álvaro César Leão Teixeira e Frederico Torres Fonseca, no dia 27; Maria Laura Baptista Rodrigues e Pedro Schetini Cunha, no dia 28; e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29.


Memória Fotográfica do CECOM

O Analista de TI da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, Douglas Santos, esteve nos dias 05 e 06 de novembro, visitando o Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. As fotos são de autoria de Douglas Santos.

ica