Sistemático: Edição 1743 – 29/11/2018

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


ESR promove curso de Segurança da Informação na UFMG

A ESR – Escola Superior de Redes, pertencente à RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, está ministrando, desde o dia 26/11, mais um curso da sua grade na UFMG.

O curso é GTI – Gestão de Segurança da Informação – NBR27001 – NBR27002, que está acontecendo na sala disponibilizada pelo DCC – Departamento de Ciência da Computação, no prédio do ICEx.

O instrutor é Luiz Carlos Hallay Cecílio e estão participando do curso: Davidysson Abreu Alvarenga (ICB), Gabriela Duarte Lanza (CECOM), Gessy Caetano da Silva Júnior (CECOM), Henrique Gomes Nunes (Face), Ivan Santana Santos (CECOM), Júlio César Evangelista Santos (CECOM), Karina Flaviana Ribeiro (CECOM), Lucas Jotadiemel Masi (ICEx), Luiz Gustavo Gonzaga (Face), Luiz Henrique Loureiro dos Santos (ECI), Manassés Ferreira Neto (CECOM), Márcio Cléber Silveira (CECOM), Miguel Ângelo de Castro Meirelles (CECOM) e Samid Eduardo da Silva Reis (CECOM). Além da UFMG, a RNP atendeu a outras instituições. Com isso, participaram também do curso os seguintes profissionais: Gerson Gabriel Moura Gomes, Glauco Douglas Moreira, Luciano Alves Corrêa, Maurílio Luiz Hoffmann da Silva, Ronan Natalízio Barbosa e Wárlley Júnio Andrade

O curso será encerrado amanhã, dia 30 de novembro.

seguranca_1

seguranca_2


Data limite para férias de janeiro de 2019

O DAP – Departamento de Administração de Pessoal informa aos servidores que vão tirar férias no mês de Janeiro de 2019 que a data limite para homologação é até esta sexta-feira, dia 30/11/2018 às 16h59.

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando a s estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital da s Clínicas.

Gráfico 1 – Durant e o mês de outubro houve um incremento no número de atendimentos realizados em relação ao mês de setembro de 2018. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi de pouco mais de 90%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de outubro de 2018 houve destaque mais um a vez para as solicitações da Administração Central e da FUNDEP, além do Hospital das Clínicas, do ICEx e do ICB.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, destacaram-se os pedidos relacionados a transferências e a reparos na rede telefônica.

grafico_1743


Inscrições da Escola de Verão em Computação da UFMG estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Escola de Verão em Computação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. A Escola é voltada para alunos de graduação, mestrado e doutorado, tendo em vista a disseminação de conhecimento, de inovação e de pesquisas de ponta no âmbito da Ciência da Computação. As inscrições são pagas e podem ser feitas por meio do site da Fundep.

O evento conta com palestras e minicursos sobre diferentes temas acerca da computação, como a palestra do professor Jefersson Alex dos Santos, Inteligência artificial contra a corrupção: o caso do Projeto Geocontrole, Pensando nos computadores do Futuro. Como as máquinas aprenderão economizando energia? Do professor Omar Parnaíba, e o mini curso oferecido pelo professor Wagner Meira Júnior: Justiça, transparência e responsabilidade em mineração de dados.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/11/2018)


Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no fim de semana

O próximo final de semana está repleto de atividades no Espaço do Conhecimento UFMG! No sábado, 1º de dezembro, um debate sobre os desafios e resoluções no ensino de Libras dá início ao dia, às 10h, no Sábado com Libras. Durante a tarde, às 14h, uma contação de histórias vai revelar como
os povos guaranis enxergam as constelações. No fim do dia, às 18h15, as crianças irão decidir como representar pinturas célebres de cidades mineiras na oficina Colecionando lugares: minha paisagem. Já no domingo, a diversidade biológica do Rio Doce será explorada com a observação de coleções taxonômicas, às 15h. Todas as atividades são gratuitas. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, nº 700, bairro Funcionários. Mais informações no site e no Facebook do museu.

(Fonte: https://site.medicina.ufmg.br/inicial/espaco-do-conhecimento-ufmg-oferece-atividades-no-fim-de-semana/)


Programa Idiomas sem Fronteiras

isf

 


Há 20 anos…

O Sistemático AnoXXII, no. 39, de 26/ 11/1998, publicou notícias sobre roteiro para o Ano 2000, palestra sobre Winframe, novos discos para a Biblos, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DESATIVAÇÃO DO SERVIÇO DATAFONE Com a conexão dos principais usuários das linhas dedicadas da Rede A10 à Rede UFMG e a desativação, pela Telemig, dos velhos circuitos de voz-dados, os últimos usuários destas linhas foram, finalmente, migrados para a Rede UFMG. O Hospital das Clínicas e a Escola de Direito já estão conectadas ao mainframe do CECOM através da Rede UFMG, que também permite o acesso à Internet. A desativação das linhas permitirá àquelas unidades economia na rubrica de Serviços e, ao CECOM, a liberação de equipamentos e espaço em suas instalações. As linhas voz-dados (serviço Datafone) da Escola de Direito e do Hospital das Clínicas eram as últimas deste serviço que estavam sendo mantidas pela Telemig, sendo que o CECOM havia se comprometido a desativá-las até o final de 1998.

Eventos


Festa de Natal do CECOM

Os preparativos para a Festa de Natal do CECOM já começaram. Foi marcada para o dia 20 de dezembro a realização da festa, seguindo o modelo de anos anteriores, com um churrasco de confraternização.

O local é o mesmo do ano passado, ou seja, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha.

Na próxima semana, a DAA passará uma lista para confirmação da presença dos participantes, comunicando os detalhes para realização da comemoração.

Até o momento, o CECOM não está enfeitado com a sua tradicional árvore de Natal, com previsão para a segunda-feira, dia 03 de dezembro.

Como em todos os anos, os ceconianos serão convidados para contribuírem com as cestas de guloseimas, organizadas para sorteio no dia da festa. Po enquanto, somente o Papai Noel do CECOM ornamenta a recepção do 8o. andar, indicando a proximidade da data.


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Bruno Gomes de Souza, no dia 30; Aída Patrícia Dias da Silva Ramos, no dia 04 de dezembro; e para os ex-ceconianos: Raphaella Corrêa Diniz e Clélia Camargo Cardoso, no dia 29; Ivan Moura Campos, no dia 1o. de dezembro; Regina Antônia Diniz Siqueira e Orlando Laboissière, no dia 02; Juarez Mendes Campos, no dia 03; Luiz Gomes Temponi, no dia 04; e Ivan de Oliveira Araújo, no dia 06.


Memória Fotográfica do CECOM

No dia 20/11/2018, os Analistas da DPS – Divisão de Processos e Segurança da Informação, Gabriela Duarte Lanza, Júlio César Evangelista Santos e Miguel Ângelo de Castro Meirelles, participaram, na PUC Minas, da 109a. edição do evento BPM Day. As fotos foram cedidas pela Gabriela Lanza.

bpm