Sistemático: Edição 1747 – 28/02/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Proplan e DTI divulgam o Sistema de Apuração de Recursos Próprios

No dia 30 de janeiro, a Pró-Reitoria de Planejamento realizou reunião, no auditório da Reitoria, para apresentação do novo sistema de apuração de recursos próprios – SISARC – Sistema de Apuração de Recursos Orçamentários da Proplan.

Foram convocados representantes de todas as unidades, independente de ter ou não arrecadação de recursos próprios.

O Sistema de Apuração de Recursos Arrecadados da UFMG foi desenvolvido pela Diretoria de Orçamento da Proplan em parceria com a DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação.

O novo sistema permitirá verificar a arrecadação das receitas das diversas unidades de acordo com as particularidades de cada uma. O cadastro para consulta ao SISARC será feito por meio do login do minhaufmg.

Hoje, o processo de apuração da arrecadação das receitas é feito manualmente nos sistemas do governo, SIAFI e SISGRU, e organizado em planilha Excel. Com o SISARC este processo será automatizado para facilitar a apuração e minimizar erros frequentes na emissão, pagamento e identificação de GRUs – guias de recolhimento da união.

Desde este mês todas as emissões de GRUs devem ser feitas por meio de links disponibilizados para todas as unidades e não mais no site do Tesouro Nacional.

Durante a reunião, realizada em 30/01, foram apresentadas as funcionalidades do sistema, em evento que contou com a participação do Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca; e dos Analistas de TI do CECOM, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Walison Dias da Silva, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos; Gabriela Santiago de Paula, Mônica Torres Azevedo Gonçalves e André Luís Ribeiro Pereira, da Proplan.

Estiveram assistindo à apresentação Elizeba Henrique Januário e Carolina Santos Alves Muniz, da DAA – Divisão de Apoio Administrativo do CECOM.

1747_f1

1747_f2


Recesso Administrativo no Carnaval

De acordo com o Ofício Circular/UFMG/GR/No. 001/2019, “haverá recesso administrativo no dia 06 de março (Quarta-feira de Cinzas), previsto como dia não letivo no Calendário Acadêmico, com vistas a reduzir o custo operacional da instituição, sem prejuízo dos serviços considerados essenciais, assim definidos pelos dirigentes das Unidades e demais Órgãos Administrativos.”


Saída de Menor da Cruz Vermelha

O Menor da Cruz Vermelha Samuel Carvalho de Souza desliga-se do CECOM no dia 07 de março, dia em que completa 18 anos.

Ele foi admitido em 06 de fevereiro de 2018, lotado na DAA – Divisão de Apoio Administrativo, atuando na Secretaria do CECOM.

1747_f3

Informativo


Carnaval

Com o recesso administrativo da UFMG devido ao Carnaval, será um fim de semana bem prolongado. Então, um bom Carnaval para todos!

Um bom descanso ou caiam na folia!


Espaço do Conhecimento UFMG fechará durante o Carnaval

O Espaço do Conhecimento UFMG estará fechado durante o Carnaval. De 2 a 6 de março, o museu não abrirá para visitação. As atividades voltam na quinta-feira, dia 7, no horário normal.

O Espaço abre de terça a sexta-feira e domingo, das 10h às 17h. Aos sábados, funciona das 10h às 21h. A entrada é gratuita. As sessões do Planetário custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Os horários das exibições podem ser consultados no nosso site.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352 / 97142-3287 – espacoufmg.comunicacao@gmail.com – www.espacodoconhecimento.org.br

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/02/2019)


Editoras participantes da 10a. Feira Universitária do Livro

Divulgada a lista das editoras participantes da 10ª Feira Universitária do Livro da UFMG. São 30 editoras confirmadas: ABEU, Autêntica, C/Arte, Cia das Letras, Contexto, Contraponto, Editora 34, Editora Lê, Editora Moinhos, EdUFSCar, EDUSP, Exitus, Expressão Popular, Fiocruz Gustavo Gili, L&PM, Mazza, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, Os Menores Livros do Mundo, PUC Minas, Relicário, SENAC, SESC, UFMG, UFPR, UNESP, Unicamp, Vozes e Zahar.

A feira acontece uma vez por ano e já está em sua 10ª edição. Nos dias 26, 27 e 28 de março de 2019, o evento estará aberto ao público, das 9 às 19 horas, na Praça de Serviços, na UFMG Pampulha. Os descontos são a partir de 40%, inclusive em lançamentos.

Mais informações: imprensa@editora.ufmg.br

(Fonte: Editora – Setor de Imprensa – 26/02/2019)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 08, de 04/03/1999, publicou notícias sobre adequação dos sistemas corporativos ao ano 2000, Programa de Treinamento do CECOM, curso de Netware 5, com a presença do Analista Hélio Teixeira da Costa, entre outras.

A notícia que se destacou foi:

TECH ED’99
A Microsoft estará promovendo nos dias 09 e 10 de março, na próxima semana, em São Paulo, o evento Microsoft Tech Ed’99, que será o maior evento já montado no país sobre aplicativos Microsoft e seus recursos. Esta será a primeira versão do TechEd no Brasil, sendo que o evento já vinha sendo realizado regularmente nos Estados Unidos.

Serão apresentados aos participantes novas tecnologias e produtos que compõem a plataforma Microsoft para desenvolvimento de soluções corporativas. O evento será dividido em 4 módulos: Commerce, Data Analysis and Access, Messaging & Collaboration, Infrastructure.

Representando o Centro de Computação, estará presente ao evento o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Carlos Alfeu Furtado Fonseca e Fábio Luiz de Morais, no dia 04; e para os exceconianos: Tiago Alisson Xavier da Silva, no dia 1o. de março; Erliene Duque Loubaque, no dia 04; Professor Antônio Mendes Ribeiro, no dia 05; Paulo José dos Santos e Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06.


Memória Fotográfica do CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal do CECOM, realizada no dia 20 de dezembro de 2018, no Clubinho, região da Pampulha. Desta vez, as fotos são de autoria da Lelé.

1747_f41747_f5