Sistemático: Edição 1749 – 21/03/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Realizado o 9o. Encontro de Técnicos de TI da UFMG

O 9o. Encontro da DTI com a Equipe Técnica das Unidades Acadêmicas e Administrativas da UFMG foi realizado ontem, dia 20/03, no Auditório 4 da Face. Organizado pelo DAC – Divisão de Atenção ao Cliente/CECOM, o encontro contou com a colaboração das divisões DIS, DRC e DDP nas apresentações.

Foram abordados temas propostos pela própria comunidade de TI da UFMG e a pauta foi a seguinte:

14h: Abertura pelo Professor Dorgival Olavo Guedes Neto, Diretor de TI;
14h15: Apresentação do Catálogo de Serviços e suas atualizações por Ivan Santana Santos, Diretor da DAC;
14h45: Apresentação do Aplicativo SIGA por Patrícia Nascimento Silva, da DDP – Divisão de Desenvolvimento de Produtos;
15h15: Esclarecimento de dúvidas apresentadas feitas por integrantes das equipes da DRC- Divisão de Redes de Comunicação e DIS – Divisão de infraestrutura e Serviços;
15h45: Intervalo 16h: Webconferência por Leonardo Nunes, do CAED 16h30: Estudo de caso: Backup na FAFICH por Kennedy Souza, da FAFICH;
A partir das 17h houve um espaço para temas livres, com o encerramento do evento às 17h30.

Participaram do encontro 28 Técnicos de TI, representantes da Escola de Arquitetura, Escola de Belas Artes, Faculdade de Educação, Faculdade de Letras, Escola de Música, Escola de Engenharia, DAST, CAC, Faculdade de Farmácia, Fafich, Escola de Enfermagem, Escola de Ciência da Informação, Escola de Veterinária, CAED e Risoleta Neves.

O encontro foi transmitido via Skype, sendo assistido por 11 técnicos.

1749_f1


DTI dá continuidade à modernização dos serviços de telefonia

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, esta semana foram realizadas as migrações da Faculdade de Farmácia, no dia 20, e do ICB – Instituto de Ciências Biológicas, hoje, dia 21.

Nos horários definidos pela equipe do CECOM o serviço de telefonia fica indisponível ou sujeito a instabilidades.

Sempre que a agenda for definida, novos informes são enviados às unidades.


DRC visita ICA para receber as novas Centrais Telefônicas

Na próxima terça-feira, dia 26/03/2019, o Analista Douglas Santos, da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, irá realizar uma visita ao ICA – Instituto de Ciências Agrárias para orientar a equipe técnica de Montes Claros na preparação das salas que receberão as novas centrais telefônicas da unidade.

Esta vistoria tem como meta alinhar as ações de modificações nas partes de civil e elétrica que deverão ser realizadas nas salas técnicas para atendimento aos pré-requisitos exigidos nas instalações.

1749_f8

 

Informativo


Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês de julho de 2017, o Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja , todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 – Durante o mês de fevereiro houve um aumento no número de pedidos recebidos em relação ao mês anterior. O percentual de pedidos atendidos no mesmo mês em que foram solicitados foi um pouco superior a 86%.

Gráfico 2 – Nas estatísticas de fevereiro de 2019 houve destaque mais uma vez para as solicitações da Administração Central e da FUNDEP, além da Escola de Engenharia e ICEX.

Gráfico 3 – Em relação ao tipo de atendimento, o número de reparos na rede telefônica se manteve alto, seguido dos atendimentos de programações nas centrais e transferência de ramais.

1749_f3

1749_f4

1749_f5


Editora UFMG realiza 10a. edição da Feira Universitária do Livro em Belo Horizonte

Este ano serão 30 editoras participantes oferecendo descontos a partir de 40%, inclusive em lançamentos.

A Editora UFMG realiza nos dias 26, 27 e 28 de março, em Belo Horizonte, a 10ª Feira Universitária do Livro da UFMG. O evento estará aberto ao público das 9 às 19 horas, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha.

Nesta edição, 30 editoras estão confirmadas: ABEU, Autêntica, C/Arte, Cia das Letras, Contexto, Contraponto, Editora 34, Editora Lê, Editora Moinhos, EdUFSCar, EDUSP, Exitus, Expressão Popular, Fiocruz, Gustavo Gili, L&PM, Mazza, Mulheres em Letras, Oficina de Textos, Os Menores Livros do Mundo, PUC Minas, Relicário, SENAC, SESC, UFMG, UFPR, UNESP, Unicamp, Vozes e Zahar.

Quem visitar a feira vai encontrar livros com descontos a partir de 40%, inclusive lançamentos.

(Fonte: Editora – Setor de Imprensa – 20/03/2019)

1749_f6


Conservatório UFMG divulga programação da próxima semana

O Conservatório UFMG promove, de 25 a 28 de março, apresentações de música popular, erudita e clássica indiana. Os eventos têm entrada franca, sujeita à capacidade do espaço. O Conservatório fica na Av. Afonso Pena, nº 1.534, centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone (31) 3409-8300 ou no site www.conservatorio.ufmg.br.

Na segunda-feira, dia 25 de março, às 19h30, o projeto Performare recebe o flautista Albert Andrew, que apresentará seu recital de formatura. No repertório estarão canções eruditas de renomados compositores, como Franz Schubert e Astor Piazzolla.

Já na terça-feira, dia 26 de março, também às 19h30, o projeto Conexões Musicais recebe um show de música clássica indiana. Na apresentação, o cantor Ricardo Passos será acompanhado por Edson Fernando no pakhawaj, instrumento de percussão tradicional da Índia.

No dia seguinte, 27 de março, às 12h30, o Choro da Mercearia se apresenta pelo projeto Quarta Cultural. Ao som de flauta, bandolim, violão de 7 cordas, cavaco e pandeiro, o grupo apresenta composições de nomes como Jacob do Bandolim e Hamilton de Holanda.

Encerrando a programação da semana, o projeto Palco Livre recebe na sexta-feira, dia 28 de março, às 19h30, a apresentação Performando conexões: a criatividade performativa na interlocução musical, com Susana Castro. Trata-se de um recital-conversa que faz parte de pesquisa de mestrado na área de performance.

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG – (31) 3409-8306 – comunica@conservatorio.ufmg.br – www.conservatorio.ufmg.br

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/03/2019)


Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no sábado

No próximo sábado, dia 23 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. O dia começa às 10h, com uma contação de histórias acessível em Libras sobre as crenças e os imaginários que compõem o continente africano. Às 15h, uma oficina vai mostrar às crianças como cientistas fazem experimentos de laboratório. Também ás 15h, o Espaço recebe o lançamento dos livros Periferias em Rede: Experiências e Perspectivas e Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH. Em seguida, às 17h, o Multiverso vai trazer o Grupo Identidade para uma apresentação de dança que mistura o estilo urbano com elementos contemporâneos. As atividades terminam às 18h15, com um jogo de cartas que vai revelar curiosidades sobre os planetas.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de março. Para mais informações, acesse o site (http://www.espacodoconhecimento.org.br/acontece/programacao/) e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352|97142 3287 – espacoufmg.comunicacao@gmail.com – www.espacodoconhecimento.org.br

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 20/03/2019)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 10, de 18/03/1999, publicou notícias sobre finalização da ligação do escritório da obra da nova Escola de Odontologia à Rede UFMG, programa de treinamento do CECOM, Maximiliano Luiz Souza Guimarães como novo funcionário do CECOM, seleção de bolsistas, entre outras, além do artigo técnico “Projeto Pessoal C/S”, de autoria de João Carlos Lages, da DAS. A notícia que se destacou foi:

VISITA AO SARAH KUBITSCHEK
Dentro das atividades de trabalho da comissão que está conduzindo o processo de revitalização da informatização do Hospital das Clínicas, estiveram, hoje, visitando o Hospital Sarah Kubitschek, o Assessor de Tecnologia da Informação, Prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho; o Diretor do LCC, Prof. Oswaldo Sérgio Farhat de Carvalho; o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca; e os membros da Comissão de Informática do HC: Prof. Sílvio Basques, Maria Beatriz M. Alkimin e Guilherme Fátima de Faria.

Os visitantes conheceram detalhes da estrutura que compõe a rede Sarah, que mantém hospitais públicos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Luís e Fortaleza. Este último ainda não foi inaugurado. Também foi vista a infraestrutura e os sistemas de informação que automatizam os processos hospitalares.

A opção da rede Sarah é adquirir pacotes de mercado para a informatização de atividades tipicamente administrativas, tais como: gerência de recursos humanos, compras, contabilidade e almoxarifado. Para as demais atividades hospitalares, foi feita a opção de desenvolvimento in-house. Para isto, a rede conta com 25 analistas de sistema lotados nos cinco hospitais que compõem a rede. A maior parte do desenvolvimento é em plataforma Cliente/Servidor em duas camadas, utilizando Visual Basic e Oracle, com Windows NT como sistema operacional. …

Na visita, o acompanhamento ficou a cargo do doutorando Luciano Lima, do DCC. Além dele, participa da equipe de informática do Sarah o ex-ceconiano Carlos Gonçalves Correia, que foi estagiário do CECOM no início dos anos 80.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Rogério Rosendo Lopes, hoje, dia 21; Emerson Henrique Kfuri Pereira e Mário Magalhães Lara, no dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26 e para os ex-ceconianos: Raquel Martins de Almeida, no dia 22; Daniele Labarian de Sousa, no dia 23; Robson Nogueira Barreto, Rômulo Vieira de Faria e William Andalécio, no dia 24; Eduardo Moreira da Costa, Ilka Idelfonso Ramos e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; e Douglas do Couto Teixeira, no dia 28.


Memória Fotográfica do CECOM

O Sistemático publica esta semana fotos da participação de funcionários do CECOM na Caminhada Ecológica do Rosas de Abril 2018. As fotos pertencem ao acervo do site da Assufemg e datam de 26/04/2018.

1749_f7_125