Sistemático: Edição 1750 – 28/03/2019

 

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Notícias


Ruckus promove treinamento para a UFMG

Em 2017, a UFMG recebeu em doação, por sediar o evento SBPC, equipamentos Wifi da fabricante Ruckus.

Este ano, com início dos trabalhos para modernização da rede sem fio, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação entrou em contato com o fabricante, em São Paulo/SP, que se dispôs a dar um treinamento sobre as novas tecnologias do setor, com objetivo de auxiliar a UFMG no planejamento da ampliação da rede sem fio.

O treinamento Ruckus SmartZone e Zone Planner, realizado nos dias 27 e 28/03, contou com a execução de laboratórios de novas funcionalidades, apresentada pelos instrutores Wellington Silva (Seger Tech) e Sônia Sato (Ruckus), com apoio de Márcia Camargo (Seger Tech) e Gustavo Barros, da empresa Ruckus.

Participaram do treinamento integrantes da área de TI da Escola de Veterinária, Flaviana Regis de Oliveira; da Faculdade de Medicina, Marcellus Vinicius Peixoto e Wagner Bento de Magalhães; e a equipe da DRC com: André Rodrigues Drummond, Antônio Higino Manoel Machado, David Eustáquio da Silva e Douglas Santos.

1750_f1

1750_f2

1750_f3


Continuam os trabalhos de modernização do serviço de telefonia da UFMG

Dando prosseguimento à atualização tecnológica do sistema de telefonia da UFMG, esta semana foi realizada a migração na Fundep, que encontra-se em fase final de testes.

No próximo fim de semana, dia 30/03, a migração será na Reitoria, no horário de 9h às 13h.

Nos horários definidos pela equipe do CECOM o serviço de telefonia fica indisponível ou sujeito a instabilidades.

Sempre que a agenda for definida, novos informes são enviados às unidades.


Saída de estagiário

O estagiário Lucas Silva Andrade pediu demissão do quadro do CECOM ontem, dia 27/03/2019.

Ele entrou para o CECOM em abril de 2018, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, na área de microinformática, onde permaneceu até a sua saída.
1750_f4_2

Informativo


Escola de Enfermagem da UFMG promove Campanha de Doação de Livros para pacientes e acompanhantes do Campus Saúde

A Escola de Enfermagem da UFMG está promovendo, até 26 de abril, uma campanha de doação de livros para pacientes e acompanhantes do campus UFMG Saúde. Serão aceitos livros de literatura no geral em bom estado, a serem entregues no 2º andar da Escola de Enfermagem, próximo ao elevador (Avenida Alfredo Balena, 190 – Centro). Os livros arrecadados irão compor uma biblioteca móvel para empréstimo gratuito para pacientes, acompanhantes, trabalhadores e transeuntes em geral.

Coordenado pela professora Karla Rona da Silva, do curso de Gestão de Serviços de Saúde da UFMG, e realizado em parceria com o Núcleo Avançado do Campus Saúde, a proposta é parte do projeto Leitura é Saúde.

A ação de extensão visa atender uma demanda social: lazer durante a passagem pelo campus Saúde e Hospital das Clínicas.

Segundo Karla Rona, inicialmente o projeto será desenvolvido em pontos estratégicos como nas praças do campus, próximo aos ambulatórios, ao HC e no estacionamento, nas terças e quintas-feiras, período da tarde, com potencial de expansão. “Os livros ficarão expostos nas áreas externas e haverá apoio dos alunos que apresentarão aos interessados a sinopse dos livros que serão oferecidos”, explicou.

Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG – (31) 3409-9883 – comunicacao@enf.ufmg.br – www.enfermagem.ufmg.br

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/03/2019)


Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 30 e 31 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, às 15h, os visitantes irão criar cenários e dar vida a personagens na Oficina de Animação: Cosmogonias. Em seguida, às 17h, o Sábado com Libras promove uma visita mediada à mostra Energia em Movimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para finalizar o dia, às 18h15, o Clube de Leitura vai debater a obra utópica de Charlotte Perkins Gilman Terra das Mulheres, sobre uma sociedade habitada apenas por mulheres. No domingo, às 15h, o Espaço oferece uma atividade infantil com jogos surgidos nas aldeias indígenas. …

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG – (31) 3409-8352 | 971423287 – espacoufmg.comunicacao@gmail.com – www.espacodoconhecimento.org.br

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 27/03/2019)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXIII, no. 11, de 25/03/1999, publicou notícias sobre estudo de alternativas para substituição do Correio Eletrônico Hermes, consolidação do ambiente C/S, programa de treinamento do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO WEB
Com a consolidação do ambiente Cliente/Servidor, no qual serão desenvolvidos todos os futuros sistemas de informação no CECOM, a Diretoria e as divisões DAC e DAS voltam suas atenções para a preparação de ferramental de trabalho para o desenvolvimento de serviços a serem acessados via Web.

Atualmente, todos os serviços disponibilizados pelo CECOM na Web (informações aos alunos da graduação, acesso ao resultado do Vestibular, cadastramento de pessoal a serviço do Vestibular, recursos da Intranet, dados da avaliação da graduação) são desenvolvidos utilizando-se interface CGI e a linguagem Perl, sem padrões estabelecidos e com tarefas não automatizadas, dependendo de muita interferência “manual” do analista/programador.

Desta forma, foi aberto projeto na DAC para seleção de ferramental de software a ser utilizado como padrão no CECOM, para organizar e racionalizar as atividades para desenvolvimento de serviços na web. O objetivo é que as ferramentas selecionadas sirvam para desenvolver interfaces de consulta e, até mesmo, de alteração de dados corporativos, que estejam sediados nos bancos de dados relacionais que estão sendo construídos e consolidados no ambiente C/S, via Web, através do uso de um browser.

A DAC espera concluir este projeto até o final do mês de junho/99.

Eventos


Sociais

Aniversários: “O Sistemático” envia os parabéns para Antônio Higino Manoel Machado, no dia 29; Marcelo Lacerda Garcia, no dia 31; e para os ex-ceconianos: Douglas do Couto Teixeira, no dia 28; Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29; Alda Batista, Maria Eugênia Melo da Cunha e Milton Pifano Soares Ferreira, no dia 31; César de Almeida Correia, Hélio Teixeira da Costa e Assahaf Geçary Lescano de Oliveira, no dia 1o. de abril; Solange Teixeira de Oliveira, no dia 02; Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Geovane Ferreira Piccinin e Pedro Henrique Silvestre dos Santos, no dia 03; Eduardo Rodrigues Cunha, no dia 04.